Em Portugal não encontrei... quando comprei mandei vir de Inglaterra.
Agora se a Multimix tem optimo.
Em Portugal não encontrei... quando comprei mandei vir de Inglaterra.
Agora se a Multimix tem optimo.
Boas,
Foi em www.tibolts.co.uk
Boas compras...
Deves estar a fazer confusão... Não há parafusos em carbono, como é que se ia abrir rosca na fibra?Post Original de albubikes
![]()
Ha sim, e muito mais que possas pensar, a rosca não é aberta mas moldada logo no fabrico;
Trabalho na aviação há já alguns anos e posso te dizer que a avioes cravados de parafusos em carbono,
só não saquei uns quantos para a minha bike porque aquilo é rosca em polegadas, mas descobri um site que os faz para bikes, só que agora perdi o endereço;
mas eu logo descubro e digo qualquer coisa;
pois eu só perguntei para saber se alguém tinha isso na bike, sei que há uns que nem chegam a uma(1) grama.
Boas,
Parafusos de carbono......
http://www.schmolke-carbon.de/carbon...ndex_c_uk.html
No fim da página...
Um abraço
Pedro Vicente
...e a Poshbikes.com também tem.
As 3 fases do biker inexperiente: MEDO--» CONFIANÇA
--» QUEDA
--» Depois de cair, volta o MEDO
--» CONF ...
Estes parafusos de carbono, são de um material diferente daquele usado nos quadros. Em vez de epoxy, usam um polímero termo-plástico vulgarmente chamado PEEK (vêm Poly Ether Ether Ketone ) que têm umas propriedades muito interessantes.
Há um empresa Suiça muito Hi-tech que desenvolveu a tecnologia para transformar isto em parafusos.
http://www.icotec.ch/productsandserv...php?l=en&id=1#
A acreditar nos ensaios que eles publicam no site deles, são parafusos com muito maior capacidade de resistir às vibrações, ausência de corrosão e compatibilidade de comportamento com as peças compósitas onde possam vir a se montadas, nomeadamente expansão térmica.
Esta ultima vantagem é a parte que mais me agrada nestes parafusos, embora sua utilidade no BTT seja muito discutível. Embora nos travões de disco se possam chegar a situações onde esse compatibilidade seja útil, a temperatura máxima de utilização dos parafusos limita a sua utilização aqui.
O grande problema de montar parafusos deste tipo em bikes, é que a única maneira que os podemos montar é substituindo parafusos já existentes em peças que foram desenhadas para parafusos metálicos. Embora estes parafusos compósitos sejam fortes, não são equiparáveis a parafusos de aço ou titânio, como mostra este gráfico da empresa que os produz.
Ou seja, para estar dentro da margem de segurança temos que ficar restringidos a aplicações onde a força total de um parafuso de aço nunca é necessária.
Se uma peça fosse desenhada originalmente para estes parafusos poderia recorrer a furos com o dobro ou mais do diâmetro ou usar o dobro ou mais parafusos. Isto permitiria obter resistências muito boas mantendo o peso ainda assim bem baixo. É uma questão de integração, talvez alguns fabricantes comecem a apresentar alguma coisa deste tipo.
Fibras mais pequenas num "plástico" mais resistente.
É bem pensado!
E os da schmolke até nem estão caros, comparados com uns de titânio.
M4x16 0.8 Nm 0.5 g € 8.-
M5x20 1.5 Nm 0.7 g € 8.50
M5x20 countersunk 1.5 Nm 0.7 g € 8.-
M6x30 4.0 Nm 1.3 g € 9.50
M6x16 countersunk 4.0 Nm 0.7 g € 8.-
Boas
quais sao as medidas de rosca mais utilizado numa bike?
Cumps
M4, M5 e M6 (também há M3), a maioria das roscas são métricas.
Jepas