Nos eventos em que haja anotação dos tempos acho que deve ficar ao critério das organizações os prémios e o critério de distribuição dos mesmos (1ºs classificados, sorteio, etc...). É claro que eventos oficiais (taças, campeonatos...) têm os seus regulamentos e prémios já definidos.
Agora nos passeios???!!!

Há já alguns anos que de dois em dois anos me tem calhado organizar
um passeio. Bem podem esperar sentados aqueles que estão à espera de levar dali um prémio para mostrar à cara metade. Quanto muito levam um valente empeno e já não é mau

O pessoal pode andar à frente ao ritmo que quiser, picar-se com o companheiro do lado, etc... isso são contas de cada um, convém é que tenham um GPS ou conheçam o caminho pois os guias só se responsabilizam pelos que vêm atrás

O único prémio que estou disposto a oferecer são os parabéns aquele que tirar a melhor foto!
Nota: Antes que venham dizer "Ah, e tal, as organizações só querem o dinheiro da malta..." informo que naqueles que organizo a participação é à borla. Mas mesmo que não fosse, não vejo sentido na atribuição de prémios... passeio é passeio, competição é competição.