Mostrar resultados 1 a 7 de 7

Tópico: Barulho de metal a roçar, na roda traseira

Domina as técnicas de queda
    Registo
    16-04-2012

Barulho de metal a roçar, na roda traseira

Boa noite

Há dias foi percorrer e ecopista do Dão, e já à volta (teria percorrido já uns ~70km ao todo) começo a ouvir um barulho, que me pareceu ser metal a roçar em metal, vindo da roda de trás.
    Não consegui apurar a origem, e vim a ouvi-lo o resto do caminho.

Ainda pensei em travões, mas pelo menos da pastilha não me parece, pela natureza metálica do som.

O som não é constante. A cada volta da roda ouve-se um roçar, mas não durante toda a volta, ficando assim um som tipo tss...tss...tss...tss.

Curiosamente, e apesar de depois disso ainda só ter andado ~500m, o barulho não se manifestou.

Sei que não é pergunta fácil, mas... alguma ideia do que possa ser?

Nota: O cubo traseiro foi aberto há dias, por um outro barulho que tinha (diferente), e as esferas terão sido recolocadas, mas segundo me disseram, não foi necessário lubrificar. Esse outro barulho passou.

Info: A bike é uma Berg Trailrock 4.0 HD, com discos hidráulicos Avid Juicy 3 e cubos Formula

Domina bem o OTB Avatar de lucard
    Registo
    08-03-2016
    Local
    Viseu
    Não terás tirado a roda traseira e acidentalmente carregado no travão?
    Ou então, se tiraste a roda, podes ter colocado mal, e estar ligeiramente a tocar no travão.

A malta mais entendida já aí vem ajudar.
    Preciso de rodinhas na Bike. Ando sempre a comer terra...

Se pedalares como falas... Avatar de fabio viana
    Registo
    30-07-2011
    Local
    Pé-de-Moura,Gondomar
    Boas

Isso é normal acontecer.. o barulho que ouves é o disco a "bater" nas pastilhas, porque normalmente o disco pode ter algum ligeiro empeno que depois em andamento faz com que apenas uma pequena parte do disco comece a entrar em contacto com as pastilhas dando origem a esse barulho mecânico.

Tenta ajustar o travão traseiro de maneira a que as pastilhas fiquem com um pouco de espaço entre o disco e assim deixas de ouvir o barulho
    Mega Blast .011 ---> Univega Alpina HT-550 ---> RCZ Race ---> Cube Reaction PRO

Se pedalares como falas... Avatar de edununo
    Registo
    23-04-2010
    Local
    Maia
    O mais certo, é o que já foi dito: Disco a roçar nas pastilhas.

Trata por tu os "desmontas" Avatar de DavidOff
    Registo
    08-03-2016
    Local
    Ribatejo
    Às vezes basta dar uns toques valentes no travão para endireitar, a minha também estava assim quando a comprei em 2ª mão, com o tempo passou.
    Piranhas do Mato
    Um grupo ribatejano, de Vila Franca de Xira
    https://www.strava.com/clubs/223023

Se pedalares como falas... Avatar de Joseelias
    Registo
    18-03-2013
    Local
    Seixal
    Se for o disco empenado com um pouco de força bruta consegues endireita-lo. Se tiveres a sorte de encontrar uma chave inglesa, que é uma ferramenta raríssima , proteges bem o disco com um tecido que não tenha gorduras ou óleos e ajustas a chave à grossura do disco e depois torces no sentido oposto ao empeno para o endireitares. É mais barato que comprares uma ferramenta especifica e evita tocares nos rotores com as mãos.

Última edição de Joseelias : 21-03-2017 às 13:45
    "Don't buy upgrades; ride up grades" - Eddy Merckx
    A BTT'ar desde 1993... mais coisa menos coisa...
    A minha "bomba" made in 1996

Domina as técnicas de queda
    Registo
    16-04-2012
    hehehe
    Eu tinha pensado nisso, mas por ser metálico, achei que não fazia sentido.

Iniciantes...

Obrigado, vou ver isso!

Regras