Pág 4 de 5 PrimeiroPrimeiro ... 2345 ÚltimoÚltimo
Mostrar resultados 31 a 40 de 47

Tópico: Iniciar-me no Btt

Já tem os pedais de encaixe ensinados Avatar de zdjota
    Registo
    24-04-2016
    Local
    PORTO
    os precos diferem um pouco de regiao para regiao,vai te informando na tua e escolhe o melhor qualidade/servico e verifica o feedback do mesmo
    a revisao da suspensao e realmente muito importante, consulta o manual da tua pois diferem de marca para marca, e de tipo e uso

de quanto em quanto tempo se faz? depende do uso, estas ultimas semanas foi muito leve o uso faco um check-up rapido, uma limpeza e lubrificacao e pronto

quando ela esta totalmente cheia de lama e ervas e bichos mortos(lol)e deu umas quedas, desmonto-a toda, lavo os componentes num "tanque" que construi para o efeito com lava-louca escovas diversas e seco com um pano limpo velho, aplico massa consistente nova, deixo a corrente pendurada a secar bem antes de aplicar o oleo e lavo o quadro com a mangueira com pressao(mas nao apliques na bike montada! pode retirar a lubrificacao dos componentes e infiltrar e levar areia pra dentro de rolamentos e afins e traz problemas)
    depois aplico polish pra lama nao pegar tanto mas mesmo assim e uma desgraca o quadro ta em muito mau estado)
    alinhar rodas(que seca!) a minha sorte e que sao relativamente faceis de alinhar

atencao a um pormenor quando lavas a bike com ela montada, evita contaminar os discos de travao pra nao te chatearem com a chinfrineira e a pessima travagem que faz(que te podem deitar abaixo da bike) por contaminacao de oleo ou apenas as maos, as pastilhas verifica antes de saires se estao bem alinhas que nao estao a rocar no disco.

nao precisas de fazer isto tudo, mas ja e uma ideia pra orientares o teu metodo mediante aquilo que tens a tua disposicao

em relacao a calcos e jerseys, escolhe o que te for mais confortavel, muitos escolhem as licras alguns escolhem enduro/DH/AM
    no meu caso que nao uso as licras, estou mais confortavel com algo mais ventilado e com liberdade de movimentos diferentes, para alem de melhor acomodar as joelheiras
    oculos, como o joseelias mencionou, servem perfeitamente para comecar, depois e uma questao de ires adaptando o uso mediante o tipo de terrenos que vais andar, se e solarengo, como aqui na minha regiao, uso lentes muito escuras. lusco fusco, ja se sabe, mais amarelas

capacete, ventilado e desde que apertado atras e abanares a cabeca cima e abaixo nao te sair fora ja esta excelente

wd40 nao uso, ha muitas contradicoes no uso do mesmo, e um desengordurante ou apenas um placebo, nao sei, nao arrisco, a corrente e parte vital de uma bike, portanto uso pra lubrificar oleo mineral e utiliso degreaser para corrente que se pode adquirir na decatlhon, ou lojas da especialidade, ou no meu caso, degreaser para mota

massa lubrificante(para rolamentos, movimento central etc, uso a massa de sabao de litio, encontras nas lojas de especialidade e tambem no comercio automovel(eu uso a do meu carro)
    shampoo, podes usar shampoo automovel, ja que tens uma bike de aluminio, a minha e de aco e nao tem problemas nesse sentido.

a multitool sera suficiente, verifica se ela tem o descravador de corrente, senao, um desses tambem arranjas facilmente online por menos de 5 euros ou nos chineses, sao bastante compactos e fortes

os spares como uma camara de ar podes colar no espigao com fita adesiva eletrica comum, nao estraga.
    podes usar na grade de bidon um porta ferramentas(e um bidon tipo frasco) e colocas as ferramentas la, ha quem opte por bolsas de selim ou as triangulares de quadro, vai do gosto e comodidade de cada um

bidon, agora uso apenas pra levar uma isotonica caseira pra acompanhar a agua que vai na mochila, e mais pratico e esta sempre disponivel pra beber sem parar em qualquer altura,e so meter a boca na chupeta

se planeias voltas grandes leva tambem alguma barras energeticas ou fazes flapjacks caseiros em casa e podes dosear entretanto pra nao te faltar o combustivel, uma banana tambem e uma boa ideia, e se tens alguma doenca, os respectivos medicamentos.

depois deste testamento desfrute, tens uma bike jeitosa e concerteza te vai divertir muito, (e vais sentir mais leve que a de DH lol)

Já se equilibra sozinho na bike
    Registo
    06-06-2015
    Local
    São Pedro do Sul - Viseu
    fabio viana - Onde se arranja Finish Line? Limpar limpas com que a corrente? Sim é sempre melhor levar do que fazer asneira , desde que não fique muito caro xD

Roger24 - Se quer que lhe diga , já fiz ciclovia até Vouzela em tempos que ainda andava regularmente com a bike de Dh, onde posso obter trajecto de São Pedro do Sul até Aveiro?

Pedro Barradas -
    Então qual aconselhas Finish Line ou Squirl lube? Aplicas sempre antes de ir andas?

Joseelias - Segunda quando lá for já vou experimentar esses e mais alguns que lá estejam , pelo andar da carruagem vou sair de lá a olhar para a conta

Estou a pensar num escuros visto a maior parte das vezes ir rolar a tarde por volta das 15:30 até as 17:00 , pausa a tarde de trabalho

Fazer um upgrade futuramente , Like

lucard - hahaha acredito , parece eu que já me tinha desleixado nestas andanças , um colega meu com Specialized com suspensão total , e eu com a Bh , toca a fazer a ciclovia de Viseu, chegamos a Estação de Tondela acho que até tinha lá um posto de carregar carros elétricos na altura , já deve de ir a quase 1 ano ou mais o tempo passa. Ui , a vinda para cá é que foi começou a dar a molesa , fome , começou aquecer , cheguei até a vir a pé , a seguir a ponte que lá tem , a umas casas até lá roubei um pêssego, de tão desidratado que estava , cheguei até a trocar de bicicleta com o meu colega , no fim acho que era o aro empenado que me fazia abrandar , travava sozinha a bicicleta... Gostei imenso , mas jurei que só lá voltava com pratica e com bike em condições.

São fixes , as alças não fogem nem nada? estou a pensar nisso uma jersey e um calções genero Dh por cima
    Essas luvas por acaso experimentei lá umas , estavam me pequenas mas gostei da sensação. E parecem ser bastante frescas/arejadas.
    Vou investir nuns iguais em principio , para não acontecer isso

As barras fazes ou compras ? com o calor não ficam moles ou algo assim?
    Mochila tenho lá uma da Decat , de correr tenho de ver se comprei uma bolsa de água nova , e talvez ande sempre de mochila as contas

Fixe , depois quero ver essa iniciativa , durante a semana ando a tarde , o meu dia de folga é a Segunda-Feira

zdjota - Vou ler os manuais nas horas vagas , depois também informo aqui.

Pois compreendo , depois também vou metendo fotos no meu diario de bordo da Scott Scale 965 2017 e vocês vão me lá todos ajudando hehehe

Ui isso desmontar tudo nahh não me quero aventurar a tanto , preciso quanto mais não seja levar a "burra" de 4 em 4 meses aos representantes da Scott ou a oficina aqui perto

Não convém molhar os discos ? mesmo em frios?

Em relação aos calções acho que vou fazer um misto xD

Pensei que o Wd 40 fosse bom para limpar como normalmente é usado nas motas eu tenho uma e uso.

Lavar pensei que fosse só com água hehehe

Ok vou ver uma multitool mais completa
    Boa ideia a das ferramentas num Bidon

bidon, agora uso apenas pra levar uma isotonica caseira pra acompanhar a agua que vai na mochila, e mais pratico e esta sempre disponivel pra beber sem parar em qualquer altura,e so meter a boca na chupeta

nunca provei nada disso flapjacks mas se for bom e poder fazer em casa melhor.

Obrigado hehehe ,Bh queres comprar ? vou meter a venda... Sempre vai ser mais leve que a Ktm de DH 18Kg +- ufa
    Última edição de LightStriker : 17-03-2017 às 16:10

Domina bem o OTB Avatar de lucard
    Registo
    08-03-2016
    Local
    Viseu
    Opa as alças do meu caem, mas por minha culpa, comprei o L (devia ter comprado o M), não gostei de como me caiam, optei pelo L.
    Comprares jersey para colocar calções de DH em cima é uma opção, se bem que aumentas o calor corporal (mais uma camada...) e se não fores usar joelheiras, não acho que seja necessário.
    As luvas, tem vários tamanhos. Experimenta vários até encontrares um confortável. Para mim, uns modelo são o M, outros o L.. Tenho dedos cumpridos...
    As barras compro, das mais baratas do continente/jumbo/pingo doce, por norma, sempre que em promoção para poupar mais. Atualmente ando "viciado" nas do jumbo de amendoim e chocolate. Não são tão boas como as especificas para desporto mas, tem Hidratos de carbono (aka açúcar) e todos os benefícios de sementes, como aveia, e os do amendoim. Sim com o calor ficam moles como tudo, parece que ficam "murchas" é só o senão... e chocolate + calor = papel higiénico na mochila . Mas como disse, só levo uma no jersey para emergências, as restantes vão na mochila e não ficam tão moles.
    Porque não faço barras em casa? Simples. Não estou para ter o trabalho. Apesar de eu saber que ficam muito melhores, levam o que eu quero, com as propriedades que eu quero. Mas só o trabalho...

Bolsa de água, vais ao continente outlet (retail park) e compras uma (ou várias) por 3€ de 1 Litro, com um bocal brutal!

Em relação ao concelho de desmontar a bike toda para lavar, cruz credo... Se tivesse tempo para fazer isso cada vez que vou andar, ou a bike fica cheia de M**** era sinal que tinha ganho o euromilhões. Eu cá só dou uma lavadela com a mangueira, shampoo, lavadela de novo. Limpeza de óleos (corrente e bainhas), e re-olear, bainhas e corrente. Tudo com óleo de "gotas", não uso spray's. De 6 em 6 meses tenho agendado revisão (por norma em troca de época, ou seja, entrada da primavera, final de verão.
    Preciso de rodinhas na Bike. Ando sempre a comer terra...

Se pedalares como falas... Avatar de edununo
    Registo
    23-04-2010
    Local
    Maia
    Eu limpo com frequência a transmissão, bainhas da suspensão e travões.
    De resto não ando sempre a desmontar a bike. Quanto muito quando há muita lama, retiro os cranks para limpar o movimento.
    Rodas, nunca as afinei. Ao fim de 2 anos estão certinhas. Nada de empenos. Tive sim um azar: Parti um raio na roda de trás.

Registo
    24-04-2016
    Local
    PORTO
    quero ver como limpam uma destas:

LOLLOL

Registo
    08-03-2016
    Local
    Viseu
    Essa bike nem sequer em minha casa/carro entrava assim... Ficava no mato... Junto com a carrada de ***** que vem agarrada... Descobertas arqueológicas a esta hora?
    Em caso de semelhante... Bombas BP, 1 euro. Resolvido.

Registo
    24-04-2016
    Local
    PORTO
    lol, e se nao tiveres bombas perto? pois..eu levo-a assim pra casa e mando a mangueira abaixo e passo por agua depois e que entro em casa com ela senao o marido ralha-me xD(pra alem dos vizinhos) xD

depois e desmontar e lavar ....

agora com o verao e mais o po portanto nao ira existir essa necessidade, ufa inda bem...

Registo
    06-06-2015
    Local
    São Pedro do Sul - Viseu
    Obrigado a todos pelas dicas a todos

se se a minha chegar a ficar assim tão suja lavo e levo mais regularmente a oficina

Segunda já arranco as 7:30/8:00 de São Pedro do sul para Viana do Castelo - Monção para ir buscar a minha

Registo
    08-03-2016
    Local
    Viseu
    Boa sorte com a bina... Temos de combinar algo

Registo
    06-06-2015
    Local
    São Pedro do Sul - Viseu
    Isso é que era Não tenho é grande andamento ainda Estou muito verde ainda , tenho de tirar a ferrugem

Regras