Pág 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Mostrar resultados 1 a 10 de 30

Tópico: Rockshox Monarch RT3 Debon Air

Já saca os pneus à mão
    Registo
    10-08-2013

Rockshox Monarch RT3 Debon Air

Boas,

Alguém aqui com este amortecedor? Que pressão estão a usar para que SAG e com que peso?

Obrigado

A pressão do amortecedor depende do tamanho do amortecedor e do curso da bike (ou seja, do leverage ratio), portanto não dá para comparar entre bikes diferentes. Só dá para comparar pressões de suspensões.

Já saca os pneus à mão
    Registo
    10-08-2013
    Engraçado,

Meti a mesma questão em outro forum e não me vieram com essa historia! Alias recebi as respostas que necessitava!

Thanks anyway
    Última edição de Tyto : 11-01-2017 às 13:51

Se pedalares como falas... Avatar de FMCurto
    Registo
    10-11-2009
    Lol, as vezes recebemos o que queremos, se é o que precisamos é outra história

Se até o mesmo modelo de um garfo pode ter vários cursos (100,120,140,etc...) não é estranho usar sempre a mesma pressão para cursos diferentes?
    "Work is nothing but a place to rest sandwiched between two long rides.
    Some see a job as a source of stress. Others see it as a place to ride to and from, prop your feet up, eat some lunch - and get paid for it."
    PEARL IZUMI

Se pedalares como falas... Avatar de Hardskin
    Registo
    21-05-2014
    Local
    Lousã
    Meti a mesma questão em outro forum e não me vieram com essa historia!
    Tyto, há histórias com um final feliz e outras nem por isso... Depende do argumento!

Já saca os pneus à mão
    Registo
    10-08-2013
    Lol, as vezes recebemos o que queremos, se é o que precisamos é outra história

Se até o mesmo modelo de um garfo pode ter vários cursos (100,120,140,etc...) não é estranho usar sempre a mesma pressão para cursos diferentes?

Não digo que não mas Aqui tb não os vejo a falarem em curso... No geral há-de rondar esses valores.

Tudo o resto depende de gosto pessoal, estilo, terreno, por aí... por norma os debonair levam mais pressão que os modelos não debonair, era mais ao menos aí onde queria chegar.
    Última edição de Tyto : 11-01-2017 às 14:55

Amigo, eu desenvolvi recentemente um simulador de amortecedores de ar onde podes ver a % de SAG para cada pressão e para um determinado curso da bike e peso do rider. Amortecedores mais pequenos levam mais pressão. Por exemplo eu na minha bike de DH tenho uma mola de 500 lbs enquanto que colegas meus com peso semelhante têm molas de 300 ou 250 lbs (porque têm um amortecedor maior, logo a alavanca é menor). Se reparares os fabricantes de amortecedores nao mostram as tabelas de pressao para os amortecedores (só mostram para suspensões), só os fabricantes das bikes é que o fazem para amortecedores (porque depende do curso da bike).

Podes ver o simulador aqui:

Tens aqui outro video sobre amortecedores a ar que fiz o mês passado:
    https://www.youtube.com/watch?v=3HeL5NNHbFw

PS: Não te fixes nos valores de pressão, o que interessa é o SAG final.

PS2: Só o facto de ser a lata Debonair já leva mais pressão do que a lata standard porque a camara negativa é maior. No video que partilhaste eles usam a lata standard.

PS3: Porque raio é que no video eles recomendam um SAG na lata soloair 10% menor que na Debonair? Acho que tentaram simplificar demasiado, e acabaram por fazer um video sem pés nem cabeça.

Abraço e boas pressões.
    Última edição de andrextr : 11-01-2017 às 17:11

Já saca os pneus à mão
    Registo
    10-08-2013
    Muito bom, por acaso já tinha sacado o teu exel .

Tenho que ver que parâmetros meter para o meu modelo.

Infelizmente é muito difícil de encontrar esses valores para os amortecedores da actualidade... Para dificultar hoje em dia cada amortecedor tem 4 ou 5 latas diferentes e "10" tamanhos entre olhais diferentes. Só consigo arranjar os desenhos técnicos para os antigos Fox Floats e DHX, que alias está o link no excel

Abrç

Já saca os pneus à mão
    Registo
    10-08-2013
    Que SAG aconselhas então para umas descidas de enduro com alguns saltos e drops softs pelo meio, e muito rolar á mistura. Tenho 140mm de curso no amortecedor

Thanks for the tips man e bom trabalho
    Última edição de Tyto : 11-01-2017 às 17:48

Regras