Pág 3 de 6 PrimeiroPrimeiro 12345 ... ÚltimoÚltimo
Mostrar resultados 21 a 30 de 54

Tópico: FPCUB-Ciclistas portugueses contra o uso obrigatório do capacete

Já tem os pedais de encaixe ensinados Avatar de zdjota
    Registo
    24-04-2016
    Local
    PORTO
    Citação Post Original de miguelcarromeu Ver Post
    A questão não é o ser contra o uso do capacete. É a obrigação do uso do mesmo.

Deixo a mesma pergunta que deixei noutro local do mundo virtual: quais são os países da UE em que o uso do capacete é, sem qualquer excepção, obrigatório?
    espanha em algumas provincias?

a multa sao 90 euros se nao usar o capacete
    Última edição de zdjota : 05-01-2017 às 16:48

Registo
    24-04-2016
    Local
    PORTO
    Citação Post Original de gcaetano Ver Post
    Eu também do que tenho lido, não me parece que qualquer entidade ou associação esteja contra o uso do capacete, antes sim contra a sua obrigatoriedade. Acho que hoje em dia já ninguém tem dúvidas sobre a importância da correta utilização do capacete... Eu pessoalmente uso sempre, nem que seja para "ir ao pão"... Ainda assim, foram realizados alguns estudos onde as conclusões apontam no sentido de que a obrigatoriedade de utilização do capacete resulta num maior número de acidentes... No fórum vizinho da roda fina foram publicados estes links:

http://ipa.org.au/publications/2019/australia's-helmet-law-disaster

http://www.cycle-helmets.com/c2022.pdf

Nunca pensei muito neste assunto, mas não deixa de ser interessante ler estes artigos, nem que seja para alargar perspetivas.

a australia nao e um desastre completo, e o pais onde morrem mais peoes, ciclista e automobilistas....

se achamos que nao somos civilizados o suficiente pra prescindir das obrigatoriedades(como a dos prioritarios recentemente) imagino a ***** de confusao que sera aquele pais...

e mesmo assim a australia nao e o pais mais mortal para os ciclistas...

Se pedalares como falas... Avatar de miguelcarromeu
    Registo
    27-07-2012
    Local
    Sintra
    Em Espanha é obrigatório em algumas províncias, FORA das zonas urbanas. O que acho que faria sentido aqui também, por exemplo: obrigatoriedade de usar o capacete em estradas nacionais e fora das localidades. Ainda assim tenho reservas.

A Austrália lá saberá melhor que tipo de utilizadores terá. Ainda assim, 2 países em todo o mundo, sendo ambos tão distintos (2 países que são, simultaneamente, 1 continente) dá que pensar.

Tenho muitos reservas nas políticas de obrigação. Como, e muito bem, referiste, a obrigação de dar prioridade nas filas. É algo que não encaixo.

Se pedalares como falas... Avatar de camponubla
    Registo
    13-03-2010
    Local
    Maia
    Falo de Barcelona que é caso que conheço, nessa cidade o que é obrigatório são as luzes a frente e atrás (tanto de dia como de noite e a campainha. O capacete não é de uso obrigatório.
    Merida Big Seven 1000

Registo
    24-04-2016
    Local
    PORTO
    Citação Post Original de miguelcarromeu Ver Post
    Em Espanha é obrigatório em algumas províncias, FORA das zonas urbanas. O que acho que faria sentido aqui também, por exemplo: obrigatoriedade de usar o capacete em estradas nacionais e fora das localidades. Ainda assim tenho reservas.

A Austrália lá saberá melhor que tipo de utilizadores terá. Ainda assim, 2 países em todo o mundo, sendo ambos tão distintos (2 países que são, simultaneamente, 1 continente) dá que pensar.

Tenho muitos reservas nas políticas de obrigação. Como, e muito bem, referiste, a obrigação de dar prioridade nas filas. É algo que não encaixo.

nao encaixa mas teve de ser, havia inclusive queixas nas diversas autoridades e casos em tribunal pela "falta de educacao" das pessoas nao cederem a um idoso, deficiente gravida...encaixa?

este e o portugal dos borrachoes e dos malcriados, se fossemos um povo mais bem comportadinho nao havia necesidade de leis tao parvas como estas...

Registo
    27-07-2012
    Local
    Sintra
    Sim, sim. Aliás, aí no mundo virtual é um queixume de argumentos do género "Mas estar grávida é doença?"; "É velho para estar nas filas, mas depois vai-se por na conversa com o amigo(a) assim que sai da caixa". Portanto, tristeza é o que não falta por aí.

A questão, quanto a mim, é que estamos a criar constrangimentos a quem usa do bom-senso (o que não é o caso no exemplo das filas em locais públicos) pelo facto de nos limitarmos a OBRIGAR.

Era quase mais fácil criar um imposto para taxar a estupidez. Saímos da crise em menos de um nada. Isto porque pelo facto de estarmos obrigados a usar capacete (e eu até sou dos que usa sempre) não vai fazer com que deixem de nos roçar com os espelho, buzinar e outros comportamentos do género.

Já se equilibra sozinho na bike
    Registo
    05-11-2012
    Em França saiu uma lei em que as crianças que andam de bicicleta tem que usar capacete, sendo a multa aplicada aos país. Em Inglaterra a associação de treinadores pediu que as crianças até 11 anos não joguem à bola de cabeça, por estudos recentes apontarem para danos graves. Sou a favor do uso do capacete, há vinte anos talvez fizesse sentido discutir esta opção, mas hoje não. A segurança deve ser uma prioridade e nunca pode ser descurada, numa altura em que o tráfego de bicicletas tende a aumentar exponencialmente.

Se pedalares como falas... Avatar de Jocas22
    Registo
    23-09-2011
    Local
    amora
    Portugal foi um dos primeiros paises do mundo a abolir a pena de morte. Imagino alguem certo dia no passado deste pais perguntar: "querem abolir a pena de morte? mas que paises nao têm pena de morte? ah pois é, por alguma razao será."

Aceito milhentos argumentos, esse nao. Com todo o respeito
    Never apoogize when you aren't sorry

Registo
    27-07-2012
    Local
    Sintra
    Continuamos a debater o "uso" do capacete quando o que está em causa é a obrigação. Ninguém é contra o uso do capacete, apenas contra a obrigação do seu uso em qualquer situação. Concordo que possa ser obrigatório o seu uso em crianças e até em outras situações específicas. De forma generalizada, não. Mas claro que todos aqui estão a imaginar as sras. de permanente a ir ao pão de capacete, bem como os velhotes das aldeias, que toda a sua vida pedalaram sem qualquer problema. O problema são as generalizações.

Jocas,
    Não foi o primeiro, foi o segundo. E a sério que não estás a comparar o império português do séc. XVIII com este rectângulo de moralistas do séc. XXI.
    Compara-nos por exemplo com o Brasil. Esta semana foi notícia um deputado que queria impor a proibição da masturbação. Por cá, este tipo de propostas são mais ou menos idênticas.

Entretanto, numa estrada perto de nós, continuam a não se fiscalizar as razias, as entaladelas e os buzinões. Mas não nos preocupemos! Podemos ser entalados contra um passeio, mas a partir do momento em que for obrigatório o capacete, tudo isso desaparece! Isso e o seguro e o imposto de circulação e as luzes diurnas e, quem sabe, talvez um dia, a inspecção obrigatória.

Tem uma tatoo a dizer "Amor de Talega" Avatar de gcaetano
    Registo
    27-02-2013
    Local
    Belas / C. Branco
    Ainda não vi um argumento forte a favor da utilização obrigatória do capacete. Acredito muito mais na valia da formação e educação para as vantagens e benefício da utilização do capacete do que na mera e simples obrigação.

Já somos conhecidos por uma excessiva regulação e intromissão em tudo o que é assunto e não-assunto (embora depois boa parte das situações não seja fiscalizada ou alvo de atuação), não creio que a obrigação da utilização do capacete resolva qualquer dos problemas com que os ciclistas, peões, automobilistas e demais utilizadores da via se deparam atualmente.

Além disso há o risco de escalada da excessiva regulamentação. Começa no capacete, vai para o seguro, depois para a matrícula, depois para as cotoveleiras e joelheiras, depois para um imposto qualquer. Até que finalmente a malta deixa de andar de bicicleta porque se distorce um dos principais argumentos para a sua utilização, a simplicidade e flexibilidade de uso.

Regras