Pág 2 de 6 PrimeiroPrimeiro 1234 ... ÚltimoÚltimo
Mostrar resultados 11 a 20 de 54

Tópico: FPCUB-Ciclistas portugueses contra o uso obrigatório do capacete

Já tem os pedais de encaixe ensinados Avatar de Mr.sa
    Registo
    26-06-2009
    Local
    Vila Nova de Famalicão
    O seguro eu dou de barato, ser ou não ser obrigatório... agora capacete, sim, tem de ser. Não o ser é completamente irresponsável. É a mesma história que o cinto nos carros e a sua obrigatoriedade, até podes não usar, mas levas com multa se não o fizeres e fores caço sem ele. Vamos agora questionar a obrigatoriedade do cinto?... era o que mais faltava. Capacete obrigatório SIM!

O seguro, isso já é outra história, eu prefiro ter, mas cada um sabe se prefere arriscar não ter, por tão pequena quantia por ano...

Eu antes de ser federado, ainda fui um ano segurado através da fpcub, mas recebia assim umas newsletters com algumas reivindicações que discordava de todo... esta associação tem alguns princípios muito questionáveis na minha opinião
    Última edição de Mr.sa : 04-01-2017 às 18:21

Se pedalares como falas... Avatar de Hardskin
    Registo
    21-05-2014
    Local
    Lousã
    FPCUP vs FPC/MUbi
    Ainda bem que há organizações com bom senso a apelar por medidas a favor da segurança dos ciclistas.
    http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT79814

Se pedalares como falas... Avatar de Jocas22
    Registo
    23-09-2011
    Local
    amora
    os que sao contra o uso obrigatorio do capacete

"bom senso"
    Never apoogize when you aren't sorry

Se pedalares como falas... Avatar de fabio viana
    Registo
    30-07-2011
    Local
    Pé-de-Moura,Gondomar
    O seguro, eu não faço porque devido ao tipo de percursos que faço não é muito vantajoso, e como para já só ando na estrada/monte ao fim de semana(durante a semana é só rolo ), não é necessário, porém quando chegarem os dias maiores em que posso dar uma volta ao final do dia, ai sim secalhar irei optar por fazer.

Em relação ao uso obrigatório do capacete, eu estou totalmente de acordo.. basicamente quem quisesse andar sem ele andava, mas caso fosse apanhado levava multa, fácil e pratico.

Se pedalares como falas... Avatar de Jocas22
    Registo
    23-09-2011
    Local
    amora
    o seguro e o capacete sao coisas bem diferentes.

Um é uma questao financeira, nao tem seguro mete do bolso, cada um sabe do seu bolso, tambem acho que o seguro quem pode devia fazer mas obrigatório acho um exagero. Um ciclista como um peão muito dificilmente causam um caos de acidente, mas pode acontecer claro só que o peao tambem nao tem seguro.

O capacete é uma questao de seguranca publica e bom senso, a mesma que obriga a usar cinto de seguranca ou capacete numa obra.
    Never apoogize when you aren't sorry

Domina as técnicas de queda Avatar de Comedian
    Registo
    03-08-2014
    Bom dia
    Esta é claramente uma falsa polémica.

Li um artigo do jornal Público e que citavam alguém da FPCUB e não consegui perceber a argumentação - a minha percepção da coisa é que os motivos deles são, sem o admitirem, estéticos - todos sabemos o efeito do capacete no cabelo :P.
    Certo que na Holanda e Bélgica não se vê muita gente a usar capacete, em Londres por exemplo... já vi muita gente a usar - o bom senso diz que devemos usar - se é preciso uma lei para o obrigar? Honestamente acho que sim - a bicicleta como meio de transporte ainda é algo "novo" no nosso país e numa fase de transição faz sentido essa obrigação legal.

Canyon Nerve 7 (08/2015)
    RockRider 8.1 (07/2014)

Se pedalares como falas... Avatar de miguelcarromeu
    Registo
    27-07-2012
    Local
    Sintra
    A questão não é o ser contra o uso do capacete. É a obrigação do uso do mesmo.

Deixo a mesma pergunta que deixei noutro local do mundo virtual: quais são os países da UE em que o uso do capacete é, sem qualquer excepção, obrigatório?

Já tem os pedais de encaixe ensinados Avatar de Mr.sa
    Registo
    26-06-2009
    Local
    Vila Nova de Famalicão
    A questão é que estamos a comparar países com km's e km's de caminhos feitos para bicicletas, com um país em que todos os dias ou levas uma apitadela, ou uma raspadela, ou ultrapassagens mal medidas ou algo pior... no caso de acontecer algo pior, o capacete é algo que pode significar ir para um lado ou para o outro. É como o cinto de segurança num acidente de carro...

Mesmo em países como a Holanda eu acho que o capacete deveria ser obrigatório, os acidentes acontecem, e nós poderíamos ser sim os 1ºs a tomar uma decisão sobre segurança e obrigar a usar, e no final, Portugal e as bicicletas precisam de regulamentação, pois o perigo cruza-se connosco e quem anda todos os dias, sente-o.

O cabelo é o problema? O vento não lhe faz nada? Enfim...

Tem uma tatoo a dizer "Amor de Talega" Avatar de gcaetano
    Registo
    27-02-2013
    Local
    Belas / C. Branco
    Eu também do que tenho lido, não me parece que qualquer entidade ou associação esteja contra o uso do capacete, antes sim contra a sua obrigatoriedade. Acho que hoje em dia já ninguém tem dúvidas sobre a importância da correta utilização do capacete... Eu pessoalmente uso sempre, nem que seja para "ir ao pão"... Ainda assim, foram realizados alguns estudos onde as conclusões apontam no sentido de que a obrigatoriedade de utilização do capacete resulta num maior número de acidentes... No fórum vizinho da roda fina foram publicados estes links:

http://ipa.org.au/publications/2019/australia's-helmet-law-disaster

http://www.cycle-helmets.com/c2022.pdf

Nunca pensei muito neste assunto, mas não deixa de ser interessante ler estes artigos, nem que seja para alargar perspetivas.

Se pedalares como falas... Avatar de miguelcarromeu
    Registo
    27-07-2012
    Local
    Sintra
    Então colocamos as coisas desta forma: os outros são todos evoluídos e nós, no geral, somos um povo mais estúpido que os restantes?

Ou isso ou estamos a premiar os comportamentos desajustados e a não controlar o que realmente deveria ser controlado.

Ou então, ainda não compreenderam o alcance desta proibição. A avó quer ir ao pão e não quer estragar a permanente; a miúda gira quer ir dar uma volta na ciclovia da Expo; o Dr. de fato quer ir para o trabalho mas não quer chegar amarrotado. São constrangimentos que beneficiam o uso do automóvel em detrimento do uso da bicicleta. É preciso sair da realidade pessoal e pensar que nem todos andam de bicicleta na serra, aos pinotes, ou na estrada, fora da cidade em modo "treino". São os restantes que utilizam a bicicleta como um meio de transporte alternativo que vão ser mais penalizados.

Finalizando, há diversos estudos sobre mobilidade que desencorajam o uso do capacete pelos motivos que referi acima e, pasmem-se, porque INEXPLICAVELMENTE, em locais onde o seu uso é obrigatório (em Espanha, fora das cidades, p.e.), o número de acidentes é maior.

Só há DOIS países no mundo (Australia e N. Zelândia) onde é obrigatório o uso total do capacete. Mas lá está. Somos, mais uma vez, um povo muito avançado. Ou não.

Regras