Pág 4 de 6 PrimeiroPrimeiro ... 23456 ÚltimoÚltimo
Mostrar resultados 31 a 40 de 54

Tópico: FPCUB-Ciclistas portugueses contra o uso obrigatório do capacete

Se pedalares como falas... Avatar de Jocas22
    Registo
    23-09-2011
    Local
    amora
    uma grande falacia é dizer que o uso obrigatorio do capacete nao resolve os problemas na estrada. Nem tem que resolver, tens de levar BI obrigatoriamente e também nao vejo que resolva esses problemas ora bolas. Uma coisa nao está relacionada com a outra. Eu uso e nao tem nada a ver com quaisquer problemas na estrada, nao evita razias, nao evita coisa nenhuma nem eu espero tal.
    Usar cinto de seguranca tambem nao evita acidente nenhum, nem resolve nenhum problema dos utilizadores da via. Pode é salvar a vida de alguém. Nas obras é obrigatorio o uso de capacete mas tambem nao resolve os problemas de levar com um tijolo em cima, evita é abrir o cranio.
    Uma coisa é a seguranca da circulacao outra é a seguranca de nos proprios.

Esse risco de escalada é um mito. A escalada combatia-se se houvesse escalada, nao vejo nada disso. Obrigatoriedade de capacete pra proteccao pessoal, o que custa a perceber o que tem a ver com seguros ou matriculas.
    Mas colocar um cotovelo ou um joelho ao nivel do cranio será um argumento válido pergunto eu?
    Never apoogize when you aren't sorry

Já se equilibra sozinho na bike
    Registo
    16-03-2012
    Uso obrigatório do capacete...vai fazer correr muita tinta..

Sou apologista de uma educação cívica nas nossas vias publicas (estradas) ..mas para todos os intervenientes..condutores...motociclistas...cicli stas e peões..
    Houve um grande aumento nos últimos anos de pessoas a pedalar , nos montes e nas vias publicas.
    Também vejo cada vez mais pessoas a correr nas bermas
    Não estávamos habituados a ver tantos ciclistas de fim de semana nas estradas...nos trilhos...como também corredores.

A adaptação tem o seu tempo..
    Todos erramos e muitos de nós fazemos parte de todos os intervenientes(a mesma pessoa pode ser condutor...motociclista...ciclista e peão).
    Mais e melhor publicidade nas nossas TV´s e outros meios de comunicação.
    Mais autoridades a fiscalizar...

E depois o capacete deixar estar como está...que está muito bem...

Se pedalares como falas... Avatar de Pedro Barradas
    Registo
    06-10-2012
    Local
    Baixo alentejo
    Também é obrigatorio a utilização de reflectores, inclusive nas rodas, quantos de vos andou durante a noite sem os mesmos!!!?.. Olhem eu não tenho. Em estrada pouco ou nada fazem.. Em cidade, fará sentido face os cruzamentos... Mais importante seria obrigar a um colete /ou vestuario de alta visibilidade....( que é oq ue utilizo quando vou treinar em nocturnos, e o imprescidivel kit de luzes, Fr/Tr)
    KTM ULTRA sport 2013 (com Upgrades) | CANNONDALE F29 carbon 3 2015 | KTM REVELATOR 3500 2014

Tem uma tatoo a dizer "Amor de Talega" Avatar de gcaetano
    Registo
    27-02-2013
    Local
    Belas / C. Branco
    Parece-me é que a maioria de nós só utiliza como exemplo a nossa experiência empírica. O tipo de utilização que nós fazemos da bicicleta não é o tipo de utilização que todos os outros utilizadores de bicicletas fazem!

A possibilidade de escalada parece-me bem possível. Tem havido um lobbying fortíssimo de algumas entidades principalmente em relação à obrigatoriedade do seguro, e creio que qualquer um mais atento se apercebeu disso.

O argumento de tornar obrigatório o uso de cotoveleiras ou joelheiras tem tanto paralelismo como o da comparação da bicicleta com um carro... Mas o meu ponto de vista assentava na obrigatoriedade do capacete fazer valer circunstâncias que podem ser ou não gerais, para todo um grupo de características heterogéneas. Faz sentido que um velhote que vai para a horta ou para o café de bicicleta numa distância de 2 ou 3 kms numa aldeia seja obrigado a usar capacete?

Entretanto li uma notícia em que o SE diz que a obrigatoriedade da utilização do capacete dificilmente terá pernas para andar...

De qualquer forma, acho este debate salutar, em última caso o pior que pode acontecer é "concordar em discordar!".

Se pedalares como falas... Avatar de miguelcarromeu
    Registo
    27-07-2012
    Local
    Sintra
    Boas pedaladas, com ou sem capacete.

https://instagram.com/p/BO7Ym9Pjxyd/

Registo
    27-02-2013
    Local
    Belas / C. Branco
    Citação Post Original de miguelcarromeu Ver Post
    Boas pedaladas, com ou sem capacete.

https://instagram.com/p/BO7Ym9Pjxyd/
    Não se faz... hehehe

Super Moderador Avatar de Nuno Félix
    Registo
    26-10-2005
    Local
    Faro - Lavre
    Citação Post Original de gcaetano Ver Post
    (...)Faz sentido que um velhote que vai para a horta ou para o café de bicicleta numa distância de 2 ou 3 kms numa aldeia seja obrigado a usar capacete?(...)
    Por essa ordem de ideias, os carros também apelidados de "mata-velhos" não precisam de cintos de segurança... Ou então, em utilizações de laser, qualquer pessoa pode andar de carro sem cinto, de mota sem capacete...

É do típico português que estaciona mal o carro: "Ah, xôr guarda, é só para ir comprar o jornal!"

Aplicando às bikes: "Vou só ao café ler a Bola, pelo que não preciso levar capacete nestes 500m na Marginal"...

O uso do capacete nas bicicletas, a meu ver, não deve ser obrigatório. No entanto, deve ser fortemente aconselhado o seu uso, para prevenção de danos em caso de acidente. É para isso que ele (o capacete) serve! Assim como outras proteções existentes para carros, motas, bikes, etc...

Basicamente, vai da consciência de cada qual! Se tiver um acidente de bike e os danos em mim causados são decorrentes de incúria minha (não uso de capacete, por ex), não é um eventual seguro que me vai proteger... Teria que ser eu a prevenir-me e a pensar nas eventualidades antes delas ocorrerem...

Ride safe!
    Lavre é uma Nação!

Registo
    27-02-2013
    Local
    Belas / C. Branco
    Na minha ordem de ideias não entra a comparação com um automóvel ou outros veículos motorizados para os quais seja necessária habilitação legal para a condução.

De resto, tirando o contexto dos exemplos, concordamos em tudo.

Se pedalares como falas... Avatar de miguelcarromeu
    Registo
    27-07-2012
    Local
    Sintra
    Nuno Félix,

Mais uma vez, como poderás verificar, ninguém se está a opor ao uso do capacete mas sim à sua obrigação. Como tal, é exactamente o que tenho vindo a dizer, bem como outros utilizadores.
    Agora comparações com veículos automóveis são descabidas. Nesse caso sou eu que digo: "por essa ordem de ideias os peões que saem dos passeios deviam andar com capacete porque aumentam exponencialmente o perigo de serem atropelados".

Com em tudo na vida tem de haver meio termo. E nós, cá no burgo, temos de perder o hábito de recorrer a Leis quando devíamos recorrer a sensibilizações.

Se pedalares como falas... Avatar de SeteGu
    Registo
    19-10-2010
    Local
    Aveiro / Santarém
    É verdade que falta muita sensibilização. Claro que o problema nas estradas está muito mas muito longe de ser a utilização/obrigação ou não de capacete.

Eu comecei a andar de bicicleta muito novo... já nem me lembro se usava capacete ou não. Parece-me que não seria mal pensado obrigar as crianças, por exemplo, a usa-lo. Seria uma forma de alertar/sensibilizar tanto os pais como os próprios filhos. Depois mais tarde, pelo menos, já optavam de forma consciente. Claro que tinha sempre de haver informação mas, pelo menos, já ganhavam esse hábito...

Regras