Pág 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Mostrar resultados 21 a 30 de 39

Tópico: De 26 HT para 29 FS, favorece os joelhos?

Domina as técnicas de queda
    Registo
    04-12-2011
    Citação Post Original de Medroso#78 Ver Post
    Boas,

esse tipo de desconforto, terá naturalmente a ver com algum mau ajuste.... e sim, a altura do selim, pode provocar dor num joelho, e no outro não (tinha precisamente o mesmo stress, localizado no mesmo sítio), mais quando pedalava na fininha (estrada). Após vários stress, mais em voltas maiores, com acumulado acentuado. Farto disto, resolvi fazer um bike fit (bem dita a hora). Baixei, e recuei o selim, para já, stress OFF. Ainda não testei em voltas longas/DURAS (fui aconselhado a pedalar, para já, soft, até habituar o corpo à nova posição). Fiquei com uma pedalada mais "redonda"..... pedalava muito "na vertical". Depois, para ajudar à festa, tenho a parte muscular da perna direita ligeiramente mais frágil. Pode também ser o teu caso.
    Das ultimas voltas noto que a dor é pior quanto mais rolante for a volta. Já dei uns ajustes na posição dos cleats e na altura do selim. Mas a dor lá aparece, menos agressiva mas aparece.

O bike fit parece-me uma boa ideia, mas como estou decidido a comprar uma bike nova faço-o quando a tiver.

Registo
    04-12-2011
    Quanto à bike nova estou com algumas dúvidas.

Entre a qua postei no inicio do tópico:

• QUADRO CANYON NEURON AL 29
    • AMORTECEDOR ROCKSHOX MONARCH RT
    • SUSPENSÃO ROCKSHOX REBA RL
    • CAIXA DE DIRECÇÃO ACROS | CANYON
    • DESVIADOR TRASEIRO SHIMANO DEORE XT SHADOW PLUS, 11S
    • DROPOUT DERAILLEUR HANGER NO. 27
    • DESVIADOR DIANTEIRO SHIMANO SLX, 11S
    • MUDANÇAS SHIMANO SLX, 11S
    • TRAVÕES SHIMANO BR-M506
    • CASSETE SHIMANO SLX, 11S
    • RODAS MAVIC CROSSRIDE
    • PNEUS CONTINENTAL MOUNTAIN KING II SL, 2,4" | CONTINENTAL X-KING SL 2,2
    • PEDALEIRO SHIMANO SLX, 11S
    • PRATOS 26 | 36
    • CORRENTE SHIMANO CN-HG600-11
    • MOV. PEDALEIRO SHIMANO PRESSFIT
    • AVANÇO IRIDIUM \ 3 - 5 \
    • GUIADOR IRIDIUM \ 3 - 5 \ FLATBAR
    • PUNHOS CANYON BRACELETS
    • SELIM IRIDIUM \ 3 - 5 \
    • ESPIGÃO IRIDIUM \ 3 - 5 \
    • APERTO DE ESPIGÃO CANYON CLINGER

E esta Radon:

Frame Radon Skeen 27,5
    Colour petrol/orange
    Headset FSA No.10 taper
    Fork Fox 32 Float 27,5 Performance, taper, 15QR
    Rear Shock Fox Float DPS Performance, 184x44
    Brakes Shimano Deore A-M615, SM-RT54 180/180mm, Center-Lock
    Stem Race Face Evolve, 31,8
    Handlebar Race Face Turbine 31,8 740mm 0.5" Rise
    Grips Radon Pro lock-on grips
    Saddle Selle Italia X1
    Seatpost Race Face Evolve 30,9x400mm
    Crankset Race Face Aeffect SL, 28x38T
    Bottom Bracket Race Face Aeffect
    Rear Derailleur Shimano XT RD-M8000-DSGS
    Gear Shifters Shimano XT SL-M8000-B-i, Direct Attach
    Front Derailleur Shimano XT FD-M8020-D, direct mount, sideswing
    Cassette Shimano XT CS-M8000, 11-speed, 11-40
    Chain Shimano Deore CN-HG701, 11-speed
    Pedals not included
    Tyres Schwalbe Nobby Nic, PerL, Kevlar, 28 x 2.25"
    Wheelset DT Swiss M1900 Spline 27,5, QR15
    Travel 120mm/120mm
    Weight ab 12,60 kg

Em relação aos preços a canyon é +/- 150€ mais cara.

Já se equilibra sozinho na bike Avatar de JETSTREAK
    Registo
    27-08-2009
    Local
    Cacém
    Boa noite
    Estás a comparar uma 27.5 com uma 29 mas fora esse factor a radon está melhor equipada embora esteticamente a minha escolha cairia na Canyon. Podes ainda considerar a YT jeffsy acho que anda dentro dos mesmos valores e tem aparecido boas críticas no fórum.
    Da minha parca experiência e considerando a diferença de valores que apresentaste o meu conselho é que escolhas a que gostares mais.
    Cumprimentos

Registo
    04-12-2011
    Por acaso fui ver a YT jeffsy depois de ter visto as reviews do pessoal aqui do forum mas dentro dos valores monetários que pretendo, infelizmente já não tem quadros XL.

O facto de eu ter duas opções com tamanhos de rodas diferentes é que recentemente fiquei com algum receio de não ter "forma física" para uma roda 29. Experimentei uma 29 HT recentemente e notei aquela inércia inicial e um ligeiro decréscimo de agilidade. Mas isto pode ser uma questão de habito. Basicamente estou com algum receio que a mudança de 26HT da 29FS seja muito radical.
    Última edição de dahon : 30-11-2016 às 20:55

Já se equilibra sozinho na bike Avatar de JETSTREAK
    Registo
    27-08-2009
    Local
    Cacém
    Pois eu ainda ando de roda 26 e não sinto a necessidade de mudar porque o resto do meu grupo também usa o mesmo tamanho de roda.
    Ainda não experimentei nenhuma roda 29 mas do que tenho lido é natural que sintas mais a inércia inicial que será mais notória se for uma 29 de gama baixa
    com mais peso. De qualquer forma e ainda mais considerando a tua estatura penso que a 29 não será má aposta até porque perdes nos arranques mas ganhas em balanço
    e na facilidade em transpor obstáculos.
    Em relação á tua questão de dores no joelhos talvez fosse de experimentares pedais de plataforma para garantires que não está relacionado com os encaixes.
    Teres uma boa suspensão dianteira também pode ajudar.

Já tem os pedais de encaixe ensinados Avatar de Mr.sa
    Registo
    26-06-2009
    Local
    Vila Nova de Famalicão
    Se a descer também sentes, pelo que percebi, pode ou não ter diretamente a ver com o selim, pode ter a ver com a posição dos cleats, ou mesmo algum tipo de fragilidade que tens nos joelhos.

Faz um teste. Senta-te numa mesa, com as pernas a fazer 90º, e vê como se posicionam os pés naturalmente numa posição de pedalada, ou seja, sem forcares para ficarem retos. E depois vê se consegues meter os pés depois de encaixados, na mesma posição.

Se a dor que sentes for só ao pedalar, o método que podes partir é de, medires do centro do eixo pedaleiro ao topo do selim(seguindo o tubo do selim) e veres quanto dá. Deverá ser a tua medida de entre pernas*0.883. A partir dessa medida, depois tentas ajustar, mais ou menos

Já saca os pneus à mão Avatar de nmt
    Registo
    23-07-2011
    Local
    Leça da Palmeira
    Essa dor no exterior do joelho é, quase de certeza, de má regulação do cleat (experimenta rodá-lo de maneira a que a biqueira aponte menos para dentro). Quanto às bikes, escolhia sem dúvida a 29".
    YT Jeffsy AL
    Canyon Yellowstone 6.9
    Cervelo R3
    Jorbi Champion 5

Registo
    04-12-2011
    Também estou convicto que o problema está nos cleats o que tenho feito é ir experimentando diferentes posições e orientações. Já consegui reduzir a dor mas mesmo assim passados alguns kms(20-25 kms) ela aparece com menos intensidade mas aparece, para já vou continuar a testar algumas variações. Mas quando comprar a bike nova já estou como o Medroso#78 isto só lá vai com um bike fit.

Registo
    04-12-2011
    Bem já estou praticamente decidido em comprar a Canyon. Contudo e para descargo de consciência tendo eu 1,89m o tamanho do quadro indicado para mim será XL, correto?
    Tendo em conta que o tamanho do quadro que tenho agora é um 19 e é pequeno.

Já tem os pedais de encaixe ensinados Avatar de Mr.sa
    Registo
    26-06-2009
    Local
    Vila Nova de Famalicão
    Depende...

Se conseguires fazer o fit da competitivecyclist pelo menos, é mais certo saberes se as medidas do quadro XL ou L é mais apropriado para ti.

À partida é o XL, mas convém ter a certeza, porque basta seres mais longo de tronco, e mais curto de pernas para dar asneira, se for o oposto, então não haverá problema, porque pequenos ajustes, resolvem.

Regras