Pág 1 de 8 123 ... ÚltimoÚltimo
Mostrar resultados 1 a 10 de 76

Tópico: [Video] Fundamentos da suspensão traseira BTT

[Video] Fundamentos da suspensão traseira BTT

Olá pessoal,

Deixo aqui a série de videos que ando a fazer sobre suspensões traseiras das bikes.
    Espero que gostem. Podem activar as legendas em PT no canto inf. direito

EP.1

EP.2
    https://www.youtube.com/watch?v=ViSyAOKYnqw

EP.3
    https://www.youtube.com/watch?v=uUGRbaWlH8M

EP.4
    https://www.youtube.com/watch?v=78DD82fx4M8

Força!
    Última edição de andrextr : 11-01-2016 às 21:32

Domina as técnicas de queda
    Registo
    28-11-2014
    Bom video!! E vi até ao fim...gostei do momento WTF a meio ehehe.
    Gostei da explicação e sao termos que estamos fartos de ler e que nunca compreendemos realmente bem... Por acaso tenho um covert e agora fiquei a saber que e do tipo linear e o meu amortecedor é um fox factory trail o que pela tabela terá um comportamento ligeiramente progessivo. Assim até fiquei sossegado porque acho a traseiro bastante ativa...

Por exemplo a nivel esquemático a covert e a capra parecem ser algo semelhantes o que leva a uma ter um comportamento linear e outro progressivo?

Fico à espera de mais videos como as diferenças de desgins das suspensões como os da SC EVIL BANSHEE (o da covert acaba por ser dos mais simples e ainda bem que assim a manutenção fica barata ahaha)e diferentes amortecedores (c ou s piggybacks)

Cumps,

Domina as técnicas de queda Avatar de maritimus
    Registo
    22-07-2015
    Local
    Cascais/Sintra
    Excelente partilha. Obg

Se pedalares como falas... Avatar de SeteGu
    Registo
    19-10-2010
    Local
    Aveiro / Santarém
    Voltaste de novo a abordar este tema.

Achei o vídeo bastante completo e fácil de entender. Os meus parabéns.

Apenas acrescentaria que o comportamento pode também ser parabólico. E isso poderá ter a vantagem de aumentar a eficiência da pedalada (claro que em contrapartida diminuindo a sensibilidade) não favorecendo o bottom out (esgotar o curso do amortecedor). Isto apesar de também concordar que o melhor (opinião pessoal) será o progressivo. Já o regressivo, sinceramente, não entendo que utilidade possa ter...

Aprendi bastante essencialmente no que toca ao comportamento de cada tipo de amortecedor.

Se me permites deixo aqui o link do tópico da nossa discussão e com o software em causa. Isto apesar do tópico ser bastante antigo.

Ola,

Dedicatep, não sei se percebi bem a tua pergunta, mas... sim de facto, a covert e a capra visualmente são bikes parecidas, no entanto tem um leverage ratio muito diferente. A capra é quase uma super-progressiva e a covert é uma linear. E isso nota-se no trilho! A Capra nunca andei, mas já andei em bikes super-progressivas (YT Tues) e em drops grandes para flat a bike é de uma suavidade tremenda, parece que o curso nunca acaba.

Isto para dizer que bikes aparentemente parecidas podem ser bastante diferentes. Basta mudar a geometria do link e da posição do amortecedor para termos alavancas completamente diferentes. Eu nos proximos dias irei fazer um video a demonstrar isso.

Setegu, sim esse topico é bastante antigo mas irei voltar a ele na forma de youtube eheh Abraço

Já tem os pedais de encaixe ensinados Avatar de Mr.sa
    Registo
    26-06-2009
    Local
    Vila Nova de Famalicão
    vídeo interessante, em que deu-me uma visão completamente oposta do funcionamento de um amortecedor À que tinha, talvez também por nunca ter andado numa xD

Domina as técnicas de queda
    Registo
    28-11-2014
    Olá André,

Acho que acabaste por responder à minha pergunta, a minha dúvida era como designs semelhantes poderiam ter comportamentos diferentes (posso estar enganado, mas a capra tambem parece ser mono pivot ativado por link), está relacionado com o link e/ou outras variaveis.

Voltando ao meu caso, e pelo que me lembro do video, se queremos um comportamento mais progressivo devemos optar por amortecedores a ar com pouco volume, por exemplo acho que o meu amortecedor e do tipo "boost valve" isto quer dizer que tem maior volume de ar o que vai conferir um comportamento mais linear correto? Mas da mesma forma que se mete tokens nas pikes o mesmo pode ser feito nos amortecores, ainda que por outra tecnica qualquer, para conferir um comportamento mais progressivo.

Cumps

A YT Capra é basicamente um FSR (paralelograma deformável com um pivot junto à roda traseira). No meu proximo video irei falar disso. Deixa o natal passar que agora nao tenho tido tempo

Sim amortecedores a ar de pequeno volume são mais progressivos. O principio é o mesmo dos tokens. Equação dos gases (P=nRT/V), onde basicamente diz que a pressão (ou a força) gerada pelo amortecedor/suspensão é inversamente proporcional ao volume, ou seja, à medida que o volume tende para zero a pressão dispara rapidamente para um valor muito elevado (o que causa também + stress nos vedantes do amortecedor). Mas se o quadro for progressivo (leverage ratio decrescente) não há necessidade de compensar com espaçadores no amorcedor etc.

A Cube Frittz 2011 é um bom exemplo de uma bike bastante "errada". Para além de ter um leverage ratio muito regressivo ainda vinha de série com um amortecedor de grande volume. É claro que quem andava com aquilo se queixava que esgotava a descer um passeio... bastava ter olhado primeiro para os gráficos antes de comprar a bike Com a Capra, ou com a YT Tues (ja experimentei varias Tues), mesmo em saltos grandes para flat a traseira da bike absorve tudo com uma suavidade enorme... já a suspensão da frente vê-se à rasca para acompanhar a progressividade da traseira e esgota em seco

Aqui segue o 2º video da saga

Novo video, com uma demonstração real !

A razão pela qual não se deve usar pré-carga nos amortecedores ou suspensões. Legendas em PT.

Regras