Pág 1 de 6 123 ... ÚltimoÚltimo
Mostrar resultados 1 a 10 de 52

Tópico: Viper tr 450 (2015)

Trata por tu os "desmontas" Avatar de JARBAS83
    Registo
    11-06-2015
    Local
    Vila Real / Régua

Viper tr 450 (2015)

Boas. Aqui fica um tópico para uma bike recentemente adquirida por mim, ainda que pouco usada/conhecida pelos nossos lados, mas que apresenta uma relação qualidade/preço interessante. A Viper é uma marca belga que produz e monta as suas próprias bicicletas. No site da ProBikeshop, são modelos que frequentemente estão à venda. Espero que este tópico ajude quem estiver a pensar em comprar uma bike para iniciação do BTT desta marca e modelo semelhante. A TR 450 é o modelo mais bem equipado da gama TR, gama de entrada e mais económica da Viper. Possui um quadro típico de cross-country, ideal para passeios e pequenas aventuras em trilhos. Vou deixando aqui o meu feed-back...

Especificações:

Quadro: Kinesis 29 Alumínio 29"
    Suspensão: RockShox XC 30 Remote Lock-Out 100mm
    Pedaleiro: Shimano Deore 24/38 170mm M615
    Desviador FRT: Shimano SLX
    Desviador TRS: Shimano XT 10v
    Manípulos: Shimano Deore Rapid Fire 3x10
    Travões: Shimano Hidraulic Disc M447
    Cassete: Shimano 11-36 10v
    Corrente: KMC 10v
    Pneus: Schwalbe Smart Sam 29x2,1
    Aros: XLC-M66
    Cubos: Shimano FH-RM66
    Guiador: XLC 31,8 riser 20mm
    Avanço: XLC 80mm
    Selim/Espigão: XLC
    Peso: 13,5 kg
    Última edição de JARBAS83 : 17-02-2016 às 22:13

Registo
    11-06-2015
    Local
    Vila Real / Régua
    E, para já, com cerca de 100kms percorridos, fica uma boa impressão desta bicicleta. No entanto, ficam três apontamentos a fazer:

1: Foi necessário (des)afinar um dos batentes do desviador traseiro, visto que batia no fundo ao engrenar a 9ª velocidade. A 10ª não entrava, portanto. Resolvido em 2 minutos.

2: Para meu espanto, o pneu traseiro veio montado ao contrário. Foi fácil perceber esta falha (grave), pois têm sentido de rotação.

3: Dificuldade desde o primeiro Km em "descer" na cassete da 5ª para a 4ª e apenas nesta mudança. Apenas a descer na cassete e não a subir. Tenho de descer duas (da 5ª para a 3ª e depois subir uma para rolar em 4ª) Já agora, será necessário ajustar a tensão do cabo ou afinar o desviador???
    Última edição de JARBAS83 : 27-07-2015 às 18:58

Se pedalares como falas...
    Registo
    24-01-2008
    Local
    Santarém
    A montagem de um pneu no sentido inverso ao recomendado pela marca é uma falha grave? Porquê?
    Se experimentares,vais ver que a maioria dos pneus têem comportamentos diferentes (não necessariamente piores) se forem montados ao contrário,e até pode ser que tires mais vantagens: Mais tracção,ou mais travagem,mais facilidade em rolar...é tudo uma questão de perceber o desenho do rasto e como é que ele "trabalha" em contacto com o solo.

Atenção que isto aplica-se à roda traseira,na roda dianteira convêm usar sempre o pneu no sentido indicado pelo fabricante,pois é sempre a maneira que privilegia a travagem e a aderência em curva.

Boa bike! Se não atinas com as afinações se calhar é melhor ires a uma oficina para alguém te afinar isso e perceberes como o deves fazer.

Se pedalares como falas... Avatar de demorider
    Registo
    23-02-2011
    Local
    Barcelos
    E será que o pneu vinha mesmo montado ao contrário?

Pergunto isto porque há alguns pneus (poucos que eu conheça) que têm sentidos de rotação diferentes montados a frente ou a trás.. Ou seja há pneus que montados a frente são montados de uma maneiras e atrás são montados de outra.. Não conheço os pneus em questão por isso até pode nem ter nada a ver com o que disse..

Se pedalares como falas... Avatar de Hardskin
    Registo
    21-05-2014
    Local
    Lousã
    E será que o pneu vinha mesmo montado ao contrário?
    Surgiu-me a mesma dúvida, mas como também não conheço os pneus em questão...
    A marca e modelos que eu gasto também tem sentido de rotação diferente consoante a montagem seja à frente ou a trás. Mas é sempre opcional para o fim que se pretende.

Registo
    11-06-2015
    Local
    Vila Real / Régua
    Boas. Não sabia que, numa bike, poderia, em alguns casos, tirar mais vantagens de um pneu montado ao contrário (e quando digo montado ao contrário, refiro-me a inverter o sentido de rotação assinalado na lateral do pneu). Se fosse no meu automóvel, não descansava até mandar virá-los para a posição correta, caso tivessem sentido de rotação. Numa bike, desconhecia isso...mas obg pela informação, ainda que isso me deixe um pouco renitente. Faria mais sentido as marcas, nesse caso, fabricarem pneus específicos; uns para andarem atrás e com um determinado piso, e outros para serem montados à frente, com as suas características próprias e colocarem os respectivos sentidos de rotação. Agora, vir o pneu aplicado na bike com o sentido de rotação invertido em relação ao que lá marca, deixa-me cá as minhas dúvidas. Ficam abaixo as fotos da roda traseira (fracotas, eu sei...). A frente da bike, isto é, o guiador, está à esquerda. Logo, girando a roda para a esquerda, o sentido de rotação do pneu (FRONT) deveria ser nessa direção, mas a seta indica no sentido oposto. O REAR é que aponta para a frente da bike.

Quanto ao piso, como se vê abaixo, faz diferença a sua posição. O traçado, se for invertido, não fica igual.

Última edição de JARBAS83 : 28-07-2015 às 13:37

Trata por tu os "desmontas" Avatar de elvales
    Registo
    13-09-2012
    Local
    Palhais
    Se for para montar na traseira segues a indicação rear a apontar no sentido de rotação e se for para montar na frente segues a indicação front a apontar no sentido de rotação.

Registo
    11-06-2015
    Local
    Vila Real / Régua
    Já percebi!!! Então está correto. Pensava que a indicação <REAR indicava o sentido oposto ao da rotação e não a posição da montagem na bike (se à frente, se atrás). Significa então, que, a ser montado atrás, tem de ficar com a seta do REAR para a frente, do tipo:

FRENTE DA BIKE..........<.................<.............TRAS EIRA

<<<---- <FRONT/REAR> <<<--- <REAR/FRONT>

Muito obrigado!
    Última edição de JARBAS83 : 28-07-2015 às 14:06

Se pedalares como falas... Avatar de Hardskin
    Registo
    21-05-2014
    Local
    Lousã
    A seta não indica no sentido oposto... A seta indica sempre o sentido de rotação do pneu, para a frente da bike.
    Frente da bike para a esquerda: <REAR - FRONT> indicação certa do pneu instalado na traseira.
    Frente da bike para a esquerda: <FRONT - REAR> indicação certa do pneu instalado na frente.
    A indicação REAR significa instalação na traseira. Não significa rotação para trás! A seta é que indica a rotação.
    Se fosse um pneu com um só sentido a única indicação que teria era uma seta a indicar o sentido de rotação. -------->
    No caso de um pneu em que é indiferente estar virado para um lado ou para o outro , terá uma seta do tipo <---------> ou então não terá qualquer indicação.
    Última edição de Hardskin : 28-07-2015 às 14:04

Registo
    11-06-2015
    Local
    Vila Real / Régua
    ok! entendido e obrigado mais uma vez pela ajuda/explicação. Afinal, pneu de carro e pneu de bike não tem nada a ver

Tags deste tópico

Regras