Pág 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Mostrar resultados 1 a 10 de 29

Tópico: Cannondale F29 5 2015 (By iMiguel)

Já tem os pedais de encaixe ensinados Avatar de iMiguel
    Registo
    12-04-2010

Cannondale F29 5 2015 (By iMiguel)

Boas pessoal.

Devido a algumas dores de cabeça que a minha RCZ me deu (e prevendo o pior num futuro próximo) cortei o mal pela raiz e troquei-a. A bike foi para retoma, e da loja vim montado numa Cannondale F29 5, em alumínio, de 2015.

Equipamento:
    • Quadro: F29, alumínio, speed save, eixo BB30, 1.5" SI head tube
    • Suspensão: Lefty PBR 100mm 29, PBR XC Damper, Hybrid needle bearing technology, 45mm offset
    • Pedaleira: Shimano Deore M615 Hollowtech II, 38/24
    • Eixo Pedaleiro/ Shimano Deore w7BB30 Adapter
    • Shifters: Shimano SLX w/I-SPEC
    • Cassete: Shimano Deore, 11-36, 10v
    • Corrente: KMC X10
    • Desviadores: Frente > Shimano Deore | Trás > Shimano SLX w/Shadow Plus
    • Rodas: STAN'S ZTR Rapid 29er, 32 raios, tubeless
    • Cubos: Frente > Lefty SL | Trás > Formula DC-1422
    • Pneus: Schwalbe Racing Ralph 2.1 (tubeless)
    • Pedais: Shimano MD-520
    • Travões: Shimano XT
    • Discos: OEM 180mm/160mm
    • Guiador: Cannondale C3 Flat, alumínio, 700mm
    • Avanço: Cannondale C3, 1.5", -5º
    • Caixa Direção: Cannondale Headshok SI
    • Raios: DT Swiss
    • Punhos: OEM (vinham de origem)
    • Selim: Prologo Nago Evo X8
    • Espigão: Cannondale C3, 27.2x300mm

Com isto tudo vocês devem estar a perguntar "e o peso?". Pois, o peso com a bike toda completa está com 11,7kg. Sei onde posso retirar peso, mas para já não o irei fazer.

Em relação à máquina, ainda só consegui fazer um pequeno test-drive com 20km e 600m de acumulado, pelo que cheguei a estas breves conclusões:

> Quadro: O tamanho é um L o que faz com que seja o ideal para a minha altura (1,84m). Encaixo lá bem, é confortável e bastante ágil. Tem um aspecto dos tubos largos, coisa que gosto de ver na nesta bike.

> Suspensão: Nunca andei com boas suspensões pelo que estou maravilhado com a Lefty. Para já a lefty dispensa apresentações (agora sei o porquê da malta que usa diz que não quer outra coisa), lê muito bem o terreno, tem uma resposta rápida, super suave e para o seu peso, é bastante robusta. Sempre me fez confusão ver uma suspensão só com um lado, mas depois das primeiras pedaladas essa impressão se desfez num ápice.

> Rodas: Já tinha ouvido falar das montagens das ZTR mas nunca tinha andado com umas. Sou adepto das Mavic, mas estas, embora não sejam muito leves, fazem um rolar suave e bastante rolante. Como sou levezinho deduzo que não irei ter problemas com as mesmas.

> Pneus: Estes Racing Ralph dividem opiniões, e tal como sou adepto das rodas Mavic, em pneus sou adepto dos Maxxis, embora quando estes se gastarem aposte nos Continental RaceKing e/ou x-king (manter o 2.1 ou então passar para 2.2 à frente e 2.1 para trás, é uma questão a ponderar ainda). Como é obvio, pneus novos, o rolar foi bastante bom, aderência q/b (ou sou eu que sou azelha a curvar) e não se negaram ao terreno por onde andei (foi um misto de alcatrão (muito pouco), pedra solta, terra solta).

> Transmissão: Aqui talvez o ponto menos bom da bike. Vim de um SRAM X9 e tenho neste momento um misto de Deore com SLX. Gosto muito da SRAM, mas desta vez irei deixar estar estes componentes para ver no que vai dar. Como a bike é nova precisa das tradicionais afinações mas nada preocupante. O desviador traseiro tem o Shadow Plus, mas só me apercebi disso no final da volta e o seletor estava no OFF
    Mas tirando isso, era suave a passagem das mudanças entre os carretos. Tenho aqui mais 2 pratos (22 - 36) para colocar quando a volta for mais agreste, embora saiba que a rolar irei perder bastante velocidade.

Em termos globais estou contentíssimo com a bike (não podia ter feito melhor escolha), embora saiba que os 20km's de hoje não serviram para muita coisa, para além de fazer pequenos ajustes à bike. Equipamento novo, novo ânimo para os próximos desafios!
    Finalmente tenho uma bicicleta com uma excelente suspensão. Mas falta mais km's para poder opinar melhor sobre a burra. Por enquanto foram estas as conclusões que cheguei após o término da volta. Este domingo será o primeiro teste mais a sério no XCO em Castro Marim (colocarei depois um comment sobre o comportamento dela).

Aqui fica mais outra foto da volta de hoje.

Se pedalares como falas... Avatar de edununo
    Registo
    23-04-2010
    Local
    Maia
    Bela máquina.

Se pedalares como falas... Avatar de SeteGu
    Registo
    19-10-2010
    Local
    Aveiro / Santarém
    Máquina mesmo!

Por curiosidade que dores de cabeça deu o RCZ? Apenas li acerca do ruído que provavelmente viria do eixo...

De qualquer das formas acho que ficaste a ganhar bastante. Acabou também por ser um negócio de oportunidade, não?

Registo
    12-04-2010
    Boas.

Parti ha umas semanas atras o desviador e o dropout ficou empenado. Enviaram-me dropouts que supostamente davam e... nao davam! Tive que o desempenar, mas aquilo ficou remediado, então para nao correr o risco de partir novamente e depois ficar desarmado, fui a loja e perguntei quanto me davam por aquela como retoma. Agradou-me o valor, e fez-se negocio. Acabou por ser um negocio de oportunidade. Digo-te que os travões XT que tinha na outra fiquei com eles, bem como os pedais

Da volta que dei hoje, foi muito pouco, apenas deu para as afinações iniciais e gostei bastante dela... Parecia um puto a delirar com um brinquedo novo! Posso dizer que o animo para o BTT rejuvenesceu

Se pedalares como falas... Avatar de Insignia
    Registo
    03-09-2013
    Local
    Tas a ver ali...não tem nada a ver!
    Bela máquina!!!
    Tens muito por onde tirar peso
    Quando a vida me desafia, eu dobro a aposta!

Registo
    12-04-2010
    Muito mesmo, mas para já fica assim. Tenho que pedalar muito nela para meter desgaste no material

Domina bem o OTB Avatar de Duarte86Dias
    Registo
    04-05-2010
    Local
    tavira
    Hum.... Com que então uma Cannondale. Por acaso surpreendeste-me, não estava á espera dessa compra

Tenho-te a dizer que bonita é ela, e fazendo umas trocas de material com outras que tens lá por casa é capaz de perder umas gramas valentes! A melhor das sortes com ela e domingo lá te espero para os lados de castro marim, onde a coisa se avizinha dura como um raio...

Abraço

Registo
    12-04-2010
    Duarte, ninguém sabia desta compra, excepto o rapaz da loja (domingo falamos melhor).

Como sabes, nunca fui moço de pedalar em bom material, pelo que as pedaladas que dei ontem foi uma diferença da noite para o dia, mas 20km não chegam para nada... Apenas deu para os ajustes iniciais. Tenho que falar com o Shôr Professor para um pequeno fit, posso faze-lo em casa mas não fica tão certinho.

Nem me fales nisso, quando vi 5 voltas pensei "podia ser pior", mas só depois é que me lembrei da extensão e do declive por volta... Rapidamente me chamei tudo e mais alguma coisa lool Mas não há-de ser nada, se não posso fazer uma boa classificação, ao menos sirvo de aguadeiro e serviço de geis à malta eheh

Obrigado e espero ter acertado finalmente na máquina.

Abraço

PS: É verdade, aqui os trilhos do alentejo esperam-te (bem como a restante malta)! Houve quem já tivesse pedalado por cá e tenha gostado e apenas só viu uma pequena %
    Última edição de iMiguel : 27-03-2015 às 22:22

Registo
    12-04-2010
    Boas.

Após uma semana a pedalar com a máquina (embora não tivesse pedalado todos os dias), posso dizer que fiz 77,6km com um acumulado de 1850. Em termos de conforto, nada a ver com a outra bike que tinha, bastante (muito) confortável. Nesta semana, para além dos treinos, participei numa prova de XCO (#1 Taça Regional do Algarve em Castro Marim) embora a prova me tenha corrido extremamente mal (senti-me mal devido ao calor) a bike portou-se bem. Consegui ter um arranque rápido (dentro do que me é possível, e dentro do possível na minha cat.), consegui ultrapassar bem os obstáculos da pista, embora a mesma fosse bastante dura e técnica. É ágil, consigo ter boa aceleração com ela. Em termos de amortecimento, cada vez estou mais rendido à Lefty... Lê o terreno que é um mimo e quando bloqueada não mexe (parece uma barra de betão).

Há um detalhe que vou ver amanhã junto à oficina que é dar outra afinação nas mudanças, pois a que eu faço não fica (ainda) a 100%. Hoje, por exemplo, ao terminar o treino reparei que a corrente teimava (quando estava nos carretos pequenos) em ficar entalada entre a roldana de baixo e a caixa do desviador... Não me perguntem como isso ficou assim porque não sei... Senti a transmissão "presa", parei e vi isso assim... Só à mão é que ela volta ao sitio, mas ao chegar novamente a esses carretos, volta ao mesmo... Amanhã vejo isso com o mecânico. E sim, tenho o selector do "Shadow Plus" no "ON".

Resumindo, estou bastante contente com a máquina e já por várias vezes pensei o "porque é que não comprei uma máquina destas há mais tempo?". Dia 11 de abril haverá nova prova de fogo para a F29, falo do SRP160. Assim que terminar e recupere os sentidos do empeno, logo descrevo o comportamento dela.

Abraço.

Registo
    12-04-2010
    Boas.

Ao fim de umas pedaladas valentes posso afirmar que acertei na bicicleta para mim! Super confortável, a lefty é um mimo, enfim, um misto de variáveis que abonam a meu favor. Mas em como tudo na vida, há coisas que são menos boas e nesta bicicleta o ponto negativo é a transmissão (não gosto da shimano, ponto!). O que me está acontecer agora (e sim, já fui à oficina 3x com ela) é a corrente ficar entalada no desviador traseiro, na roldana de baixo, ou seja, fica entalada entre a cage do desviador e a roldana. Já tiramos a dita, voltamos a colocar e... nada! O problema ainda continua. Alguém já teve algo parecido?

Regras