Mostrar resultados 1 a 7 de 7

Tópico: Rotura no músculo da coxa

Já se equilibra sozinho na bike
    Registo
    10-01-2005

Rotura no músculo da coxa

Bom dia,
    Dei uma queda numa maratona em Vendas Novas e fiz uma rotura (feia) na coxa, já levo quase um mês de estaleiro, faço fisioterapia todos os dias. Alguém tem experiência deste tipo de lesões, tempo de recuperação, complicações etc.

Um abraço e boas pedaladas.
    Paulo Praça

Domina as técnicas de queda
    Registo
    03-02-2005

Boas! Relativamente a essa lesão não te sei dar nenhum conselho mas dá uma vista de olhos a estes sites e procura a lesão que tiveste, estão é em inglês...
    As melhoras!
    http://www.sportsinjuryclinic.net/cybertherapist
    http://www.physioroom.com/injuries

Hugo Carvalho
    Guest

O que te aconteceu foi simplesmente um traumatismo do músculo e estar a falar em tempos de recuperação, complicações, etc depende muito do grau da gravidade da lesão:

- Rotura muscular de 1º grau (fibrilares ou microrroturas)
    - Rotura muscular de 2 º grau (fasciculares)
    - Rotura muscular de 3 º grau (totais)

Não sei o grau, se foste operado...

Se estás a ser bem acompanhado só tens que ter paciência e esperar que o músculo volte ao que era...

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho

Já se equilibra sozinho na bike
    Registo
    10-01-2005

Obrigado pela tua resposta Hugo.
    A minha rotura segundo o fisioterapeuta foi grau 3, tive rotura do músculo, mas não fui operado. Hoje estou animado, estou na quarta semana de recuperação e fui dar uma voltinha de BTT sem forçar muito e não me senti nada mal. No entanto ainda sinto o músculo principalmente a descer escadas e tenho uma linda fibrose, que o fisioterapeuta me está a tentar "desbastar" com massagem e mas faz ir às lágrimas (prefiro um empeno 20 vezes).
    Obrigado mais uma vez,
    Paulo Praça

Hugo Carvalho
    Guest

Grau 3 sem operação... o teu fisioterapeuta saberá melhor do que eu mas o tempo de recuperação estará próximo do fim. Se já fazes o que disseste mais duas semanas no máximo e estás completamente recuperado .

Tens de aguentar as massagens!! Elas são importantÃ*ssimas!!

Não sei se chegaste a fazer hidroterapia... isso sim! É quase que milagroso mas no entanto também aconselho o ciclismo e é claro, sem forçar!!

Essa de andares a descer escadas... :? Evita ao máximo as pancadas!! Não queiras adiar mais as coisas... Deves trabalhar o músculo mas de preferência estaticamente, ou seja, sei que te vai custar ouvir isto mas... alcatrão! Faz estrada (s/impactos) a um ritmo regular e calmo e vais ver que o músculo vai melhor preparado para o mato!

E nunca é demais referir os cuidados com a alimentação! Nesta fase são importantes as massas, arroz, legumes e um bom reforço hÃ*drico...

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho

Tem uma tatoo a dizer "Amor de Talega"
    Registo
    15-04-2005

É bem verdade Hugo isso de aguentar as massagens tem que se lhe diga... há uns anos atrás quando jogava futebol foi me diagnoticado principios de pubalgia e posso te dizer que as massagens eram tão violentas que chegaram ao ponto de um simples toque ao de leve no musculo ser uma tormenta.
    Mas valeu o esforço aguenta que isso passa.
    Não sei se alongamentos faz parte da fisioterapia mas se fizer espero que sejam mais brandos contigo do que foram comigo...

Cumprimentos

V.M.

Se pedalares como falas... Avatar de Patitos
    Registo
    14-12-2007
    Local
    Leiria
    Citação Post Original de ppraca Ver Post
    Obrigado pela tua resposta Hugo.
    A minha rotura segundo o fisioterapeuta foi grau 3, tive rotura do músculo, mas não fui operado. Hoje estou animado, estou na quarta semana de recuperação e fui dar uma voltinha de BTT sem forçar muito e não me senti nada mal. No entanto ainda sinto o músculo principalmente a descer escadas e tenho uma linda fibrose, que o fisioterapeuta me está a tentar "desbastar" com massagem e mas faz ir às lágrimas (prefiro um empeno 20 vezes).
    Obrigado mais uma vez,
    Paulo Praça

Fizestes alguma ECOGRAFIA para determinar a extensão e gravidade da lesão ?
    As classificações desse tipo de lesões não se fazem " a olhometro" nem "palpação", a sintomatologia é importante, mas os exames complementares são imprescindíveis para o tratamento.

A Classificação deste tipo de lesões é a seguinte:

Grau 1 : Estiramento de número pequeno de fibras

Grau 2 : Estiramento de número considerável de fibras, causando ruptura parcial, já com hemorragia maior e perda funcional importante, pode ter defeito palpável. Sua resolução é mais lenta

Grau 3 : Ruptura muscular completa. Ocorre impotência funcional total, e o defeito não só é palpável como visível. Normalmente requer tratamento cirúrgico, e mesmo assim, há perda de força, pois o tecido cicatricial não apresenta contractilidade, ao contrário do que ocorre nos graus 1 e 2.

O tratamento é demorado, e pode ser feito com ultra-sons, introdução de factores de crescimento, repouso absoluto etc.

CIRURGICAMENTE:

Na incisão da aponeurose superficial, observamos descompressão
    abrupta, com saída da massa muscular através
    da ferida operatória. Fazemos divulsão do septo intermuscular,
    entre o reto anterior e o vasto lateral, e completamos a
    descompressão com drenagem de volumoso hematoma, produzido
    pela rotula de vasos, ramos musculares da artéria femoral.
    Por vezes Desfazemos cuidadosamente volumosos coágulos, que
    são eliminados. Estes coágulos podem ser confundidos ao toque, no fundo da cavidade criada pelo deslocamento do hematoma com a massa muscular subjacente.
    Depois de retirados os coágulos procede-se á lavagem asséptica com soro fisiológico, cauteriza-se os pequenos vasos e liga-se os ramos musculares de maior calibre.
    Por fim coloca-se um dreno em vácuo para evitar a formação novamente de hematoma

Regras