Pág 2 de 38 PrimeiroPrimeiro 123412 ... ÚltimoÚltimo
Mostrar resultados 11 a 20 de 372

Tópico: Como montar uma Single Speed - Truques & Dicas

A força é tanta que parte correntes Avatar de BM_Pereira
    Registo
    13-06-2006
    Local
    Palmela

Re: Como montar uma Single Speed - Truques & Dicas

Ainda que não seja um adepto de SS acho que este tópico está uma maravilha... parabéns... se todos fossem como este estávamos no bom caminho.

Abraço e força...

Bruno.
    BTT Golfinhos do Sado

O senhor dos O-Rings Avatar de indy
    Registo
    12-12-2004
    Local
    Delães - VN Famalicão

Já agora, na sequência do problema do esquilas, existem cubos traseiros e eixos pedaleiros excêntricos que permitem resolver esse género de problemas. O preço é que...

Domina bem o OTB
    Registo
    23-08-2006

Viva,

Sem dúvida em excelente tópico para quem gosta de SS ( e eu gosto... ), faço votos para que este tópico se mantenha por aqui pois considero que o mesmo tem aqui info relevante e certamente terá ainda mais no futuro.
    Deixo aqui um pedido aos demais foristas e em especial aos que de todo não vêm qq tipo de vantagem neste tipo de bikes, que é o de se absterem de comentar / criticar, deixando assim para os que gostam um espaço de partilha de informação e de experiências que de alguma forma só irão enriquecer o "nosso" forúm e o BTT em geral...

Mais alguma informação para acrescentar ao tópico:

A Bikezone tem para venda tensores de corrente ( DMR e Kore). Também a Rolhof tem uns porreiros que vi no tópico das SS que foi cancelado, penso que o colega Zé Carlos tem fotos do mesmo e talvez possa colocar aqui...
    Boas voltas e sem lixo nos trilhos !

Registo
    12-12-2004
    Local
    Delães - VN Famalicão

Citação Post Original de Bravellir
    Guia MUITO bom!!! Aguardo os próximos episódios
    Acima de tudo, saber afinal qual dos dois esticadores funcionou melhor.
    Bom, depois de 2 dias de ensaios exaustivos , na 5ª feira aqui no "nosso Kintal" e hoje nos "5 cumes", julgo que qualquer um dos sistemas demonstrou funcionar perfeitamente, agora já com os novos carretos específicos.

Acho apenas o meu sistema mais robusto e menos exposto que o do ET.

Domina bem o OTB
    Registo
    23-08-2006

Citação Post Original de indy
    Acho apenas o meu sistema mais robusto e menos exposto que o do ET.
    Viva,
    Em relação a este sistema de facto é simples e eficaz, no entanto parece-me que a corrente trabalha na roldana só por encosto, correcto? se assim for poderá haver algum desgaste da mesma, originando assim folga na corrente e como tal terá que se fazer novo ajuste (aparafusamento) do próprio esticador por forma a compensar o desgaste da roldana.
    O que é que te parece acerca da durabilidade / qualidade da roldana?

O sistema do ET "não é tão simples" no entanto a mola compensa sempre a folga da corrente (como já tu próprio afirmaste) mesmo que a roda dentada vá sofrendo desgaste e esta também é fácil de arranjar pois parece-me ser idêntica à dos desviadores...

Já agora se não for pedir muito, poderás avançar o preço de um e outro sistema?

Em relação ás SS, estou de momento a montar uma, aliás, já está toda montada com excepção do carreto e esticador e por isso estou a tentar perceber qual o melhor sistema. De momento tenho a pedaleira de 32d a trabalhar com cassete de 8v e desviador traseiro.
    Estou a utilizar na frente uma forqueta rigida de 11/8", mas a intenção é montar também suspensão, o problema está em que a susp que tenho é uma manitou axel comp que só dá para montar disco e a minha intenção é montar v-brake, vai daí vou ver se me aparece alguém que queira trocar uma (dentro das mesmas caracteristicas) pela minha...

Registo
    12-12-2004
    Local
    Delães - VN Famalicão

É exactamente como dizes: o sistema de mola, que o ET utiliza, compensa automáticamente as folgas que vão aparecendo.

O meu sistema poderá ter de ser ajustado de tempos a tempos mas a operação é fácil e rápida. A roldana julgo que é feita de poliester e até agora não tem qualquer sinal de desgaste. Também parece bastante simples de construir em casa... se tiveres acesso a um torno mecânico (por acaso tenho ).

Quanto aos preços, comprei aqui, ou seja, 15 e 20 euros (+ portes), respectivamente.

Quanto à suspensão, aconselho-te a arranjar uma com bloqueio. É que vais passar muito tempo a pedalar em pé

Domina bem o OTB
    Registo
    23-08-2006

Citação Post Original de indy

Quanto aos preços, comprei aqui, ou seja, 15 e 20 euros (+ portes), respectivamente.

Quanto à suspensão, aconselho-te a arranjar uma com bloqueio. É que vais passar muito tempo a pedalar em pé
    Os preços até nem estão maus, andava com a mania do esticador da Rohlof mas este acho que ronda os 50€ e se calhar não justifica a diferença...

Quanto à susp. não tinha pensado nesse assunto e será mesmpo a melhor opção, de qq forma se não aparecer nada à troca fica mesmo como está ou seja, do mais rijo que há
    Coisas do destino, ainda à pouco me desfiz duma Marzocchi mxc ecc de 80 mm que agora dava um jeitasso.

A força é tanta que parte correntes
    Registo
    03-03-2005

Viva.
    Encontrei a base de material para fazer uma SS de teste. A intensão é não gastar muito no inicio, pois a experiência pode não ter bons resultados e o bicho não se entranhar .
    Dia 12Out2006 ->Comprei um Bina completa. 50€ por uma bicicleta (BICIFER) em que só o quadro com o eixo pesam um pouquinhinho mais que 4kilos .
    Dia 13Out2006-> Desmontar a dita, seleccionar material para montar, prepara o quadro para pintura ( a spray)
    Dia 14Out2006-> Estendal da roupa com o material pendurado (quadro, espigão selim, guiador sobrelevado, avanço guiador) e toca a grafitar a gaja
    Dia 17Out2006-> Montagem (fase 1)
    Meter caixas, meter a suspensão que trazia (o garfo não tinha medida para o quadro, , meter prato da cassete (18t)entre as anilhas na roda traseira, meter pedaleira (32t)
    No teste falharam os pontos que podiam falhar ( a corrente não ficou com o compirmento certo, a corrente não ficou alinhada; no movimento a corrente salta do prato 32t, a corrente não acenta nos dentes do 32t, o guiador sobrelevado não entra no avanço).
    Desanimei um pouco e fui lavar as mãos e ver TV. Hoje vou alinhar o 18t, talvez mude o prato 32t para o 44t (?) ou colocar anilhas nos parafusos que apertam o 32t, vou metre guidor recto e montra os travões. Ah e rezar para que as coisas corram melhor .
    Amanhã digo como as coisas correram.
    um abraço
    Paulo Ramos

A força é tanta que parte correntes Avatar de ET
    Registo
    11-05-2005

Pastilha, fico a "torcer" para que a montagem corra pelo melhor. Não te esqueças de que a corrente deve ficar o mais alinhada possível. Relativamente ao comprimento da corrente, provavelmente o melhor é aplicares um esticador.

ET

Já tem os pedais de encaixe ensinados
    Registo
    24-08-2004

Aqui fica mais um guia de como transformar uma bike com mudanças, numa Single Speed.

Cortesia do desaparecido utilizador Gemini

.................................................. .......................

Boas ppl tudo bem?
    Como passei a minha bike para single speed deixo aqui umas "boas" dicas para vocês transformarem as vossas bikes
    explicando só a parte do carreto porque o resto acho que é relativamente simples...

Material necessário:
    martelo
    punção de bico, prego ou chave de fendas
    cravador de corrente
    chaves allen variadas
    chave de carretos

Bem,começando pela parte de retirar os "rebits" k seguram os carretos da cassete...
    A maneira que arranjei foi raspar no chão com o carreto maior virado para baixo, assim vai gastando as cabeças dos "rebits"
    mas também risca o carreto maior :S , mas também para quem vai por SS acho que não interessa muito ter o carreto maior bom...
    deixo aqui uma foto:

De seguida desmonta-s o carreto retirando os "rebits" e escolhe-se o prato que se vai utilizar
    guardando também as anilhas que estão entre carretos porque estas vão servir de espaçadores para o prato não andar a "passear" pelo cepo.

Escolha dos carretos:

O cepo:

As anilhas de plástico que servem de espaçadores:

O conjunto ja montado(falta o resto das anilhas):

Aspecto de um SS home made ja feito com fita isoladora preta para ficar com um acabamento melhor

Isto tudo de um carreto de cassete, se o carreto for de rosca o processo é outro mas muito parecido.

Começa-se por retirar os carretos:

Carreto já sem os últimos carretos(lol):

Agora já sem eles:

O conjunto já montado:

Lembrem-se que têm de arranjar pelo menos mais um carreto velho para retirar as anilhas de plástico
    porque as anilhas de um carreto não são suficientes para "encher" o cepo...
    Pde-se utilizar também um tubo daqueles de rega ou algo do género para substituir as anilhas...

Na parte do carreto de rosca, o carreto não está completo porque falta a parte interna que contem as esferas e as patilhas que prendem o cepo...

Penso que esta tudo, daquii agora é so retirar desviadores e os pratos da frente deixando so o do meio(ou outro)e encurtar a corrente...

Ficam umas imagens depois de pronta:

Boas pedaladas singlespeedadas

Regras