Pág 1 de 38 12311 ... ÚltimoÚltimo
Mostrar resultados 1 a 10 de 372

Tópico: Como montar uma Single Speed - Truques & Dicas

O senhor dos O-Rings Avatar de indy
    Registo
    12-12-2004
    Local
    Delães - VN Famalicão

Como montar uma Single Speed - Truques & Dicas

Há tempos num outro tópico foi-me colocada a seguinte questão:

Citação Post Original de pastilha
    Viva,
    também estou a reunir material para montar uma SS, mas a duvida subsiste.
    Num quadro normal, como transformar a cassete para SS?Há adaptadores?
    A Orbea do ET mostra pouco como foi feita a SS.
    Podem dar mais dicas para adaptar a cassete ou como fizeram? Se compraram ou sei lá?
    Um abraço
    Paulo Ramos
    Como o tópico era muito abrangente, resolvi abrir um novo apenas sobre as questões relacionadas com a montagem
    desta "variante" das bicicletas; as Single Speed.
    Sou muito novato no assunto e existem neste fórum pessoas muito mais experientes.
    Alguns deles (jppina, José Carlos) ajudaram-me esclarecendo algumas dúvidas que tinha.
    Também pesquisei bastante na net sobre o assunto e, acima de tudo, gastei muitas horas em testes na oficina.

Com o que relato a seguir talvez possa ajudar outros novatos para não cometerem os mesmos erros ou terem as mesmas dúvidas. Repito, isto é apenas a experiência de 3 meses. Muito mais há para aprender.

Então vamos lá...

Estava entusiasmado com o que via e lia sobre as SS e resolvi tentar montar uma com o material extra que tinha em casa. Esta foi uma das primeiras versões:

Foi fácil de montar. Uma corrente SRAM PC69, um prato de 32 dentes LX montado nuns crenques Truvativ Firex e um carreto de 16 dentes retirado duma k7 SRAM 7.0, tudo isto já com uns 5000km de utilização anterior
    Na próxima foto é possível ver o carreto centrado no cepo através de dois tubos dum plástico duro (PVC?), cortados à medida, e um espaçador e porca de aperto retirados da tal k7 SRAM:

Só quando tentámos montar a SS do ET é que me apercebi da sorte que tinha tido. Não havia maneira de na bicicleta dele acertarmos com o comprimento da corrente. Tirava-se um elo, era muito curta, metia-se um elo, era muito comprida!
    Finalmente arranjámos uma combinação que funcionava mesmo à tangente: prato 34/ carreto 17. O nosso obrigado ao Helder, da CityBike, que nos aturava nas nossas incursões pela sua oficina em busca de pratos e carretos
    O meu sistema funcionava perfeitamente, o do ET nem tanto: esporádicamente a corrente saía fora mas dava para viver com isso.

Foi assim que fomos fazer a Rota das Capelas (ver aqui). As bicicletas portaram-se à altura mas agora aquilo já era mais que uma experiência passageira, estávamos e gostar, e resolvemos meter uma transmissão em condições, com material novo. O que lá tínhamos, tal como disse anteriormente, era mesmo muito velho. Alguns dos elos da minha corrente já tinham dificuldade em articular, os dentes do carreto pareciam agulhas e tinha receio que aquilo rebentasse tudo dum momento para o outro.

E então começou o pesadelo!
    Não tinha a noção de como uma corrente "esticava" com o uso! A corrente nova era muito mais curta, para o mesmo número de elos. Mas se lhe acrescentasse um elo, ficava demasiado comprida!
    Bom, íamos precisar dum esticador. Mas onde comprar? Descobrimos a Singlespeed.nl e resolvemos encomendar dois modelos diferentes, um para cada um, e assim já poderíamos fazer uma comparação de vantagens e defeitos para referência futura. Eu optei por este modelo:

O ET optou por este:

Fizemos a encomenda a uma 6ª e na 3ª já cá estavam
    Montámo-los rápidamente no dia seguinte... e foi a desilusão total
    As correntes estavam sempre a saltar e tivemos de regressar a casa e tentar diagnosticar o problema. A linha de corrente, a tensão da mesma, etc... tudo foi devidamente verificado.

Encontrei este artigo interessantíssimo no site da Surly e utilizei-o como uma checklist. A única coisa que não estávamos a cumprir era com o carreto traseiro... Tínhamos correntes novas (eu até tinha posto uma de 8v, em vez da de 9v), um prato novo mas o carreto, apesar de termos escolhido uns ainda bem conservados, eram usados (não estavam à espera que fôssemos comprar uma k7 nova para lhe retirar um carreto, pois não? ). Os tipos da Surly desaconselhavam vivamente o uso destes carretos. Diziam eles que as rampas (aqueles sistemas HG, IG...) que os carretos têm para suavizar a troca de velocidades são um convite às correntes saltitonas Ora bem, pensei eu, as nossas correntes das bicicletas com mudanças não andam sempre por aí a saltar sem mais nem menos... mas neste caso, considerando o facto de a corrente ser nova e o carreto não, o que é uma ajuda para a corrente saltar (quem nunca experimentou aqueles estalidos ao tentar meter uma corrente nova numa k7 velha?), talvez seja mesmo esse o problema. Tínhamos de comprar carretos especifícos
    Compramos 2 destes, na versão 18 dentes (eram os últimos, parece que a Shimano deixou de os produzir):

E 2 destes, na versão 16 dentes:

Enquanto não chegavam, surgiu-me uma ideia! Peguei em dois carretos de 21 dentes, fui a uma serralharia e pedi para me emprestarem a rebarbadora. Ó pra mim a fazer faíscas

E fiz 2 peças destas:

Que montei assim:

E apliquei assim:

E voilá!
    Fiz no Domingo passado 40km de sobe e desce bem puxado, com chuva, lama, pedras... e nem um estalido, nem uma fuga da corrente Se calhar devia registar a patente para vender os direitos ao Tio Shimano...

Entretanto chegaram os carretos novos e montámo-los hoje:

Aqui está o ET, num misto de alegria e alivío após o primeiro teste drive. Alegria por ter a sua SS novamente operacional. Alivío por ter conseguido sprintar na rampa da rua dele sem bater com os "tin-tins" no quadro

Amanhã ao final do dia ou na 5ª feira já faremos um teste a sério... se tudo estiver ok, "5 cumes" aqui vamos nós!

Espero ter ajudado. Agora... mãos à obra!

Re: Como montar uma Single Speed - Truques & Dicas

Guia MUITO bom!!! Aguardo os próximos episódios

Acima de tudo, saber afinal qual dos dois esticadores funcionou melhor.

Finalmente, tenho a certeza que sabes que a streakx vende uns kits para ss

Domina as técnicas de queda
    Registo
    26-02-2005

Para ajudar à "festa" fica a informação de que a DMR comercializa um kit completo para SS composto por:
    anilhas para cassete, roda dentada (normalmente 16 d.) e esticador de corrente.

A Orbea do ET é lindaa!!! :P

Bons passeios!

Tem uma tatoo a dizer "Amor de Talega" Avatar de esquilas
    Registo
    17-02-2006
    Local
    Pena

Boas

Estou a montar uma singlespeed, ou melhor, a tentar e surgiu o velho problema da corrente que fica muito lassa ou muito curta

A soluçao era um esticador daqueles acima apresentados, mas aqui surge o problema, nao tenho sitio onde o encaixar

Entao como hei-de resolver este problema?

Pensei nos half-link ou numa guia tipo chaincat...

ou entao nestes tipo de esticadores que apoiam na escora horizontal

[img]http://www.************************/Images/Models/Full/10137.jpg[/img]

Mas gostava de preferencia, nao utilizar nenhum esticador para a bike ficar mais "limpa".

Serah que com o half-link vou lah ou aquilo com o tempo a corrente vai lassando e ela salta?

A força é tanta que parte correntes Avatar de ET
    Registo
    11-05-2005

Fui apanhado completamente de surpresa: nunca pensei fazer parte de um guia de montagem de singlespeed
    Só falta colocar a minha no monte para atestar da eficácia da transmissão!
    Patu, obrigado pelo elogio à minha Orbea

ET

Se pedalares como falas...
    Registo
    21-02-2005

indy, não percebi nesta foto a razão de teres um segundo carreto mais pequeno perto do esticador...

A força é tanta que parte correntes
    Registo
    03-03-2005

Pessoal, o Guia está espectacular.
    Penso terem contribuindo em muito para uma nova variante do virus do BTT. O BTT-SS.
    Vou-me infectar, de forma consciente, e tentar espalhar por mais uns quantos este bicho.
    Nem só de mudanças vive o BTT.
    BTT-SS forever.
    Obrigado

Se pedalares como falas...
    Registo
    21-02-2005

Porque carga de água é que o ET tem v-brake à frente e disco atrás?

Não havia mais material para montar foi?

A força é tanta que parte correntes Avatar de ET
    Registo
    11-05-2005

Muito simples, Pratoni, como desejava colocar uma forqueta rigida para ter melhores performances a subir, a que consegui arranjar não tinha apoios para travão de disco, por isso optei (obrigatoriamente) por V-Brake

ET

O senhor dos O-Rings Avatar de indy
    Registo
    12-12-2004
    Local
    Delães - VN Famalicão

Bravellir:
    Sim, sei que a Streakx vende esse kit. Mas acho que é preferível ter espaçadores de várias medidas feitos em casa para facilitar o acerto da linha de corrente.
    Quanto aos esticadores, o tempo o dirá... o meu aparenta ser bastante mais robusto e permite uma montagem "mais limpa", como diz o esquilas. O do ET está mais exposto e tem a fragilidade dum desviador normal mas como tem mola permite manter a tenção da corrente constante. A experiência dirá qual o factor mais importante.

Patu:
    Também acho a Orbea do ET muito bonita
    Já agora, também acho que devemos agradecer à Maiacycles pois foi no "arquivo morto" da sua oficina que conseguimos encontrar o tal quadro Orbea, as forquetas e o meu lindo avanço côr-de-laranja
    Obrigado, Patu!

Esquilas:
    Não sei como resolver o teu problema. Apenas relatei a minha experiência. Espero que encontres uma solução e que enriqueças este tópico com ela

Pratoni:
    A porca de aperto tinha tendência a esmagar os espaçadores, que são dum tipo qualquer de plástico. Assim optei por meter antes da porca o último carreto, apenas para aumentar a resistência. A ideia era aplicar-lhe a maravilhosa rebarbadora e cortar-lhe os dentes (o que entretanto já fiz ).
    Mas lembras-te que na altura estava a utilizar aquelas "guias de corrente" (que se vêem na foto)? Para desapertar a porca temos de segurar o carreto com aquela ferramenta que tem um pedaço de corrente. Ora bem, na ferramenta que possuo essa corrente é um pouco larga e entrava muito à justa no meio das guias, daí que tenha deixado ficar os dentes do carreto pequeno pois davam jeito para aplicar a ferramenta

Quanto aos travões do ET... julgo que foi em parte devido ao material que possuia e também por a forqueta não ter apoio para disco...

Pastilha:
    Isto não é um tópico para arranjar adeptos para as SS. É apenas para partilhar a minha experiência recente e ajudar a resolver problemas semelhantes que possam surgir a outras pessoas. Pessoalmente não penso, para já, passar a andar exclusivamente de SS. Conto continuar a andar na BTT "convencional" , na bicicleta de estrada, etc. Andar e construir a SS é apenas uma actividade muito engraçada Só é pena não haver disponibilidade para andar nelas todas todos os dias

Regras