Mostrar resultados 1 a 10 de 10

Tópico: SR Suntour XCM

Trata por tu os "desmontas"
    Registo
    02-07-2007

SR Suntour XCM

Boas,

estou a pensar em comprar uma bicicleta com a suspensão SR Suntour XCM 100mm, não sei se é boa ou má... Alguém tem ou já teve? pelo que tive a ler aqui no forum houve umas que se partiram.. consoante o seu uso

Já tem os pedais de encaixe ensinados Avatar de MRocha
    Registo
    20-06-2007
    Local
    Arazede-Coimbra

Re: SR Suntour XCM

Pelo preço a que se vende não é má. Há uma versão porreira, a XCM-DA que tem ajuste de rebound e deve ser bem melhor.
    O pessoal diz que tem uma certa falta de sensibilidade, mas isso é porque não há óleo em banho aberto para lubrificar as pernas e então tens que a lubrificar regularmente. E acho que é preciso seres muito bruto para partires uma...

Registo
    02-07-2007

Pois, eu acho que a versão da suspensão que vem na bike é mesmo a XCM a mais básica, digo isto porque os reguladores são diferentes da versão -DA, e qual é o valor dela? não consegui encontrar nos sites portugueses...

cumps

Registo
    20-06-2007
    Local
    Arazede-Coimbra

A xcm mais baixa já vi à venda na sportzone e noutros sítios, mas a DA nunca encontrei.

As xcm sem parte hidráulica têm um defeito que é o facto de não terem mola negativa. Em vez da mola negativa têm um elástomero um bocado duro e isso deve-se notar quando a roda levanta do chão. Ao recuperar totalmente a suspensão deve parar no início do curso de forma um pouco abrupta. Nos modelos com parte hidráulica (DA) isso já não deve acontecer pois o óleo torna a recuperação menos brusca.
    As xcr já têm mola negativa, mas são um pouco mais caras.

Podes verificar se uma suspensão tem mola negativa travando a roda da frente, metes o pé em cima da roda e puxas o guiador para cima. se a suspensão esticar tem mola negativa. Algumas suspensões baratas nem molas nem elástomeros têm para controlar o bater em cima. E é um martíro andar a abrir por cima de pedras ou mandar uns saltos com elas, pois quando recuperam ouve-se um "clonk!" e levas um esticão nos braços.
    A maior parte das suspensões mais caras podem-se dar ao luxo de prescindir de usar cursos negativos grandes pois o óleo encarrega-se de controlar a recuperação eficazmente. Mas nas suspensões sem parte hidráulica um curso negativo que se note é indispensável.

Podes ver estes pormenores de construção no site da suntour que há uns pdf com os desenhos para muitos dos modelos.

Registo
    02-07-2007

fiz o que disseste na minha bicicleta sucata e não tem mola negativa

mas acho que a suspensão da bike que vou comprar é a -DA porque parece-me ser hidraulica (tem uma valvula na perna direita para bombear ar e um regulador em cada perna), mas não tenho a certeza, agradecia que confirmasses.

Registo
    20-06-2007
    Local
    Arazede-Coimbra

A tua tem umas borrachas a servir de mola negativa que como é logico atenuam a pancada que se sente quando a suspensão recupera completamente, mas não tão bem como se tivesse molas negativas.

A XCM-DA tambem tem borrachas, mas tem cartucho hidraulico.
    Vai a este site: http://www.srsuntour-cycling.com/SID...tail&tnid=1221 e saca o pdf que diz "exploded view". As borrachas a que me estou a referir são a peça número 8.

Assim vês melhor o que estou a dizer.

Domina as técnicas de queda Avatar de Tabanez
    Registo
    08-06-2008
    Local
    Cantanhede

Tenho uma VAG Sthealt B2 que vem equipada com uma SR Suntour XCM-lo, mas ando um bocado desiludido com a suspenção porque quando ela apanha muita água ela deixa de funcionar ( as borrachas ou vedantes não são grande espingarda), mas em tempo seco ela funciona bem.

Domina as técnicas de queda
    Registo
    07-04-2008

quando ela apanhar agua, desaperta os parafusos da base e puxa as lower legs pra agua escorrer.. dps tiras las e limpa bem por dentro as lower legs e os o-rings em cima pq a humidade estraga as borrachas.. nao esqueças de lubrificar dps tudo bem

Já saca os pneus à mão Avatar de Ivo_Azenha
    Registo
    10-01-2008
    Local
    Coimbra

Citação Post Original de leobxb
    Boas,

estou a pensar em comprar uma bicicleta com a suspensão SR Suntour XCM 100mm, não sei se é boa ou má... Alguém tem ou já teve? pelo que tive a ler aqui no forum houve umas que se partiram.. consoante o seu uso
    Boas leobxb!!!
    Tenho uma SR Suntour XCM RL, tenho a dizer que em tempo de verão sem água trabalha muito bem..!!! Mas quando vou dar uma volta a chover "KapuT!!!" as pernas deixam de flexionar(amortecer), entra sempre agua, e após isso tem-se que fazer uma pequena revisão(http://www.youtube.com/watch?v=C4yrfrj3YTY), que leva algum tempo!!!
    De resto até ando contente com ela!!! Mas assim que o t€mpo permitir poderá saltar fora da bike!!

Registo
    02-07-2007

Ivo Obrigado, mas o tópico já não me serve praticamente, pois nem se quer adquiri a tal suspensão nem a tal bike, agora tou com uma marozcchi... o nível é outro! obrigado na mesma.

Regras