Pág 2 de 45 PrimeiroPrimeiro 123412 ... ÚltimoÚltimo
Mostrar resultados 11 a 20 de 442

Tópico: Soluções e considerações para uma relação 1x [1x1;1x8;1x9;1x10;1x11]

O senhor dos O-Rings Avatar de Freakzoide
    Registo
    01-01-2005
    bururu,
    efectivamente parece-me ser a a melhor relação é ter um prato de 34 na frente (ou até 36, se não subires muito) e com uma cassete 11-36 tens uma larga opção.
    Actualmente nas minhas 2 bikes ainda tenho 3 pratos, mas só estou À espera do desgaste para me converter (inicalmente) a 2 pratos na frente (e depois logo se verá).

Já saca os pneus à mão Avatar de bururu
    Registo
    25-01-2006
    Local
    Torres Novas
    Sim, inicialmente pensei em por um prato 36 com cassete 11-36 o que ia equivaler ao 32x32 que tenho actualmente (isto falando em relações leves).
    Só optei pelo prato 34 para ter um pouco mais de descanso nas pernas.
    Mas só depois de ter esta transmissão montada é que vou poder dar a minha opinião

Trata por tu os "desmontas" Avatar de Joel O.
    Registo
    10-02-2007
    Local
    Aveiro
    Olá

a relação prato 36 com cassete 11-36 parece-me um pouco agressiva, pelo menos para mim.
    Creio que o melhor compromisso será mesmo um prato 34.
    Só não sei ainda por que opção optar, nem onde adquirir. Mercado nacional parece-me que não vou ter muita sorte.
    Estou também um pouco relutante quanto à dispensa do guia. A minha bicicleta é uma FS e não sei até que ponto consigo uma configuração de total confiança para o meu andamento.

Estou com pouca vontade de passar para as dez velocidades, mas cada vez mais me parece que este mercado manipulador vai fazer de mim o que quer.
    A bem dizer, o meu desviador já acusa algum cansaço.

Super Moderador Avatar de RTC
    Registo
    04-05-2006
    Local
    Caldas da Rainha
    Tenho um quadro em aço o qual uso actualmente 2x9. A minha ideia era, a breve prazo, meter só um prato à frente. Com base nisto, pergunto a quem já tem alguma rodagem neste sistema.

- É racional manter a relação 1x9, com cassete 34?
    - Se for, acham que resulta bem com prato 34?
    Ou acham melhor, caso seja alteração para ficar, optar desde já por um setup 1x10v?

Para vos ajudar pedalo mais em força do que em cadência.
    "Dá-lhe calorrrr!!!"

STRAVA

Registo
    10-02-2007
    Local
    Aveiro
    Na minha opinião, sim é.
    Tudo depende é da configuração que queres.

Eu utilizo neste momento 1x9 com prato 32, e para subir considero que está no ponto. É uma relação mais pesada para as pernas que as mais baixas para 2x9, e uma volta com mais acumulado pode pesar um pouco nos momentos em que estamos menos preparados. Quando digo mais acumulado, são voltas que ultrapassam os 2500m, mas também não se faz uma volta nesses registos sem se estar minimamente preparado.

Para um prato 34 (o que ando actualmente a considerar) acredito que já fique um pouco mais puxado, e para subidas longas com pendentes mais exigentes, já se deve tornar um bocado penoso. Por isso acredito que já se justifique uma cassete com 36. E aí, o rácio mais leve é praticamente igual ao anterior

Na minha opinião a configuração prato 32 e cassete 11-34 é uma excelente configuração tendo em conta aquilo que gosto de fazer. Passeios longos, com alguma subida à mistura. A rolar, com alguma ginástica de cadência permite manter velocidades de 34km/h. Um pouco mais se tivermos disponibilidade de pulmão. Pode ser limitado para algumas pessoas. Na minha opinião não é assim tanto, já que não sou especial apreciador de trilhos que permitem essa velocidade (autoestradas de gravilha ), e mesmo quando tinha a talega, não passava dessa velocidade.

Como tudo, é uma questão de experimentar. Facilmente se bloqueia o desviador da frente, retira os pratos dos extremos , e assim já testar a bicicleta nas condições em que lhe queremos dar uso.

É uma relação que tem ser tomada em coerência, perfeitamente consciente da utilização que queremos dar à bicicleta, da nossa condição e dos trilhos por onde vamos passar. De outra forma, pode ser penoso, e perverter o gozo que é andar de bicicleta.

Ultimamente ando a considerar colocar um desviador de caixa curta, mas dá-me a ideia que a shimano não lançou essa opção. Que mais opções existem? Gostava de colocar um saint, mas é caro. Pouco mais encontro. :\

O senhor dos O-Rings Avatar de Freakzoide
    Registo
    01-01-2005
    Um prato de 32 parece-me curto... É a medida mais comum de prato do meio numa pedaleira de 3 pratos e mesmo no monte esgoto facilmente o prato 32-11 nas descidas mais "longas".

Registo
    04-05-2006
    Local
    Caldas da Rainha
    Obrigado Joel O. pela opinião.

O uso que pretendia dar seriam essencialmente voltas curtas e técnicas, com alguma subida.
    Prato iria colocar 34. Cassete usava agora 9v de 34 e depois mais tarde veria se justificava colocar cassete de 10v de 36d.
    "Dá-lhe calorrrr!!!"

STRAVA

Registo
    10-02-2007
    Local
    Aveiro
    Olá,
    esqueci-me de perguntar. Roda 26 certo? é que faz diferença...

Creio que para essa utilização, é uma opção válida.
    Já agora, que prato 34 vais utilizar? E que sistema vais utilizar à frente? Guia?

Registo
    04-05-2006
    Local
    Caldas da Rainha
    Sim sim. Roda 26.

Pratos poderei colocar um FSA low-cost ou então abro um pouco mais a bolsa e comprava um Race Face single, já que a pedaleira também é Race Face.

Guia, uma vez que o desviador é caixa média e não gosto de andar com a corrente muito curta, devo ter mesmo que por um guia. Já andei a ver marcas e é tudo muito caro. Um MRP 1x parece-me bem mas acho-o caro.
    Sabes de mais alternativas baratas? Também posso pedir a um amigo habilidoso com o torno para me fazer uma peça home-made, caso seja possível.
    "Dá-lhe calorrrr!!!"

STRAVA

Tem uma tatoo a dizer "Amor de Talega" Avatar de qmark
    Registo
    29-05-2009
    Local
    Caldas da Rainha
    Também ando a estudar este assunto e encontrei estes guias de corrente a bom preço:

XCR Single Ring Chainguide - BB MOUNT

aqui.

Regras