Pág 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Mostrar resultados 1 a 10 de 11

Tópico: Amortecedor Perde oleo e ar

  1. #1
    Usa Triciclo Avatar de Serpa
    Registo
    24-02-2011
    Local
    RETAXO - Castelo Branco
    Posts
    4

    Amortecedor Perde oleo e ar

    Caros amigos dos pedais:

    Não sei porquê, mas acho que fiz asneira...
    O meu amortecedor da minha "bichinha" Trek EX7 é um Fox RPL, mas como eu ganhei um pouco de peso e o amortecedor já não correspondia da melhor maneira, decidi meter ar... Ora, aí é que foi o problema! Arranjei um adaptador e um compressor de ar e pumba, ar lá para dentro...
    O que acontece é que agora ele está a verter oleo pela parte superior (pelo controlador do rebound e pela valvula de compressão). Mais, quando eu faço peso na bicicleta para o amortecedor encolher, ouço como que liquido lá dentro...

    Será que estraguei o amortecedor? Ou será que basta uma pequena revisão? E esta possivelmente será muito cara?

    Obrigado pela atenção

    Lúcio Serpa

  2. #2
    Se pedalares como falas... Avatar de Medroso#78
    Registo
    17-03-2010
    Posts
    1773
    ....Boas caro camarada do pedal..

    Se ainda não o fez, tire lhe já ar..... pois se ainda não o retirou, está com ar a mais, e está/esteve naturalmente a esforçar os vedantes, daí o obrigar a expulsar óleo!

    obs: quanto a pressão do ar, no site da fox tem as pressões adequadas ao seu peso. Eu meto ar no meu, mas é com uma bomba, e não abuso na pressão. Meto o que é por eles recomendado..

    Quanto ao concerto, uma revisão normal resolve isso. Óleo novo, oring´s no sítio (se o amortecedor é novo nem precisarão estes de substituição). Quanto a valores já não sei, pois até hoje não precisei de tal. Mas entretanto aparecerá alguém que ajude nesse sentidol!!
    Última edição de Medroso#78 : 05-05-2012 às 18:50
    1 @br@ço, cumprimentos BTTistas

  3. #3
    Já se equilibra sozinho na bike Avatar de Mmatos
    Registo
    22-08-2010
    Posts
    30
    o problema não sera pressão a mais pois a pressão recomendada é entre os 6.5bar e os 18bar os compressores normais fazem no maximo 8bar, mais a quantidade de ar que entrou em pouco tempo pois os amortecedores levam muito pouco ar e um toquezinho só de compressor é logo ar a mais, exprimenta a retirar só o ar e voltar a encher mas desta vez com bomba indicada e ver qual é o resultado se continuar a perder liquido é só uma questão de trocar retentores o que em principio não deve de sair caro

  4. #4
    Já saca os pneus à mão
    Registo
    18-06-2009
    Posts
    164
    Essa agora, por curiosidade verifiquei há uns dias com a bomba de manómetro e tenho 2 bars no meu amortecedor. O amortecedor veio assim de origem.
    Também me pareceu pouco mas... funciona bem? uma maravilha.

  5. #5
    Já se equilibra sozinho na bike Avatar de Mmatos
    Registo
    22-08-2010
    Posts
    30
    "Essa agora, por curiosidade verifiquei há uns dias com a bomba de manómetro e tenho 2 bars no meu amortecedor. O amortecedor veio assim de origem.
    Também me pareceu pouco mas... funciona bem? uma maravilha."

    Pelo menos é a indicação que dão no site da FOX
    http://***.foxracingshox.com/fox_tec.../float_rpl.htm

  6. #6
    Já saca os pneus à mão
    Registo
    18-06-2009
    Posts
    164
    No manual do meu amortecedor diz que admite pressões até 20 virgula qq coisa bars.
    Funciona bem portanto tem todos os motivos até para ter menos problemas de o'rings essas coisas.

  7. #7
    Usa Triciclo Avatar de Serpa
    Registo
    24-02-2011
    Local
    RETAXO - Castelo Branco
    Posts
    4
    Obrigado...
    Mas tenho uma duvida... para o meu peso (115 Kg), diz que tenho de ter uma pressão no amortecedor de 230-240 psi o que equivale a 15-16,5bar. o meu compressor não dá mais do que 7bar (100 psi)! (site: http://*** .foxracingshox.com/fox_tech_center/owners_manuals/07/eng/oe_custom_products/float_rpl.htm)
    será que o ar do compressor fará mal aos amortecedores? O amortecedor levou uma revisão geral (óleo, oring's e vedantes - mandei meter tudo novo, apesar deste já não ser novo, mas saiu impecável) ainda á pouco tempo.
    Acho que vou fazer o que recomendou... tirar o ar todo e meter novo, mas desta vez com a bomba de alta-pressão!
    E já aprendi uma coisa... AR DE COMPRESSORES SÓ NAS RODAS.... :P
    Agradeço a ajuda!

    Continuação de óptimas pedaladas, que eu agora enquanto não arranjar este pequeno pormenor de mecânica, irei estar em repouso...

    Abraços

  8. #8
    Se pedalares como falas... Avatar de oliana
    Registo
    31-05-2008
    Local
    Setubal
    Posts
    1074
    O problema não será do ar dos compressores mas do tipo de compressor e de quem os utiliza. Como não conseguimos controlar o caudal de ar quando estamos perto do limite admissível acabamos por fazer asneira. Se tivermos um manómetro para que o compressor não ultrapasse a pressão desejada, tudo bem. Mas se o manómetro for apenas daqueles indicadores, quando retiramos o dedo do gatilho, já corremos o risco da pressão ter ido além do indicado. O ideal é mesmo uma bomba de alta pressão, que se compra já com preços acessíveis, para evitar chatices futuras. Também tenho um pequeno compressor e não o utilizo por esses motivos.
    No entanto as suspensões e amortecedores aguentam uma pressão bastante acima do que normalmente se utiliza.
    Agora, isso nada tem a ver com a zona do rebound, pois o óleo trabalha na bainha, onde o ar não chega em situação alguma. Essa zona é independente, e no caso do meu Ario é quase anacessível.
    O que sai, ou poderá sair, é o lubrificante do o-ring. Mas ainda assim é sempre preocupante, pois onde eventualmente a saída de alguma quantidade de lubrificante é precisamente pela bainha. Ou pela válvula de enchimento, que ainda assim será em pouca quantidade.
    Normalmente, um amortecedor é semelhante em funcionamento a uma bomba de encher pneus, só que depois de a esticarmos taparíamos a saída. A câmara de pressão será precisamente onde está o ar que entrou, e óleo estaria naturalmente no tubo que faz de bainha, na bomba.
    Muito simples.
    O meu Ario funciona comigo por exemplo com 55/60 psi. Mas indicado pela marca, aguenta mais de 200 psi.. Uma tolerância que nos deixa descansados no caso de utilizarmos as ferramentas indicadas.
    Espero ter ajudado.
    Boas pedaladas.
    Última edição de oliana : 07-05-2012 às 13:59

  9. #9
    Usa Triciclo Avatar de Serpa
    Registo
    24-02-2011
    Local
    RETAXO - Castelo Branco
    Posts
    4
    Obrigado Oliana!

    Ajudou e muito... Por um lado fico mais descansado por me ter dito que se saír é o lubrificante... Por outro lado se é um pouco preocupante...
    Por enquanto, sem experimentar em esvaziar e encher de novo com a bomba de alta pressão, ele não bloqueia... Mas enfim... a ver vamos...

    Obrigadão por toda a ajuda e o tempo dispensado nos comentários que me têm fornecido!

    Continuação de óptimas pedaladas! Apesar de agora o tempo não ajudar muito ao convite...

  10. #10
    Se pedalares como falas... Avatar de Marco Nunes
    Registo
    22-04-2009
    Local
    Vila Real de Santo António
    Posts
    1386
    Boas

    Em ultimo caso mandas fazer uma revisão ao amortecedor e fica como novo. Em caso de duvida deves perguntar a alguém entendido (aqui no Fórum, amigos, loja), antes de fazer algo que prejudique o material.

    Fica bem.
    Excelentes Pedaladas para Todos

Regras

  • Você não pode colocar novos tópicos
  • Você não pode responder
  • Você não pode adicionar anexos
  • Você não pode editar as suas mensagens
  •