Pág 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Mostrar resultados 11 a 20 de 27

Tópico: Descer com o amortecedor bloqueado ou aberto

Se pedalares como falas... Avatar de Mach 4
    Registo
    23-03-2010
    Local
    Matosinhos
    Eu acho que tu ainda não deves ter isso bem regulado...
    Eu por causa das coisas ando sempre com o meu Foxrp2 aberto, salvo em subidas mais íngremes, e isto porque se numa descida o manteres fechado o mais certo é um dia te esqueceres de o abrir, e um se deres um salto um pouco mais alto...pimba, lá vai o amortecedor para uma revisão forçada. Foi isso mesmo que aconteceu com um amigo meu.

Amortecedores fechados só mesmo em subidas ou largos km em alcatrão, de resto SEMPRE abertos por causa das coisas...e do "pacote".
    " A gula e a preguiça são pecados mortais, e devem ser pagos com Suor ."
    (Mas sujem só os pneus com o esforço ...não as cuecas ).

Já tem os pedais de encaixe ensinados Avatar de Jorge S
    Registo
    15-01-2009
    Local
    Silves - Albufeira
    É o velho síndroma de adaptação a FS: "primeiro estranha-se e depois entranha-se" só que normalmente a malta estranha é o bombear e a perda de algum rendimento na pedalada e não o comportamento em descida, esse costuma ser até a primeira vantagem reconhecida pelos iniciados.
    Talvez não tenhas a pressão suficiente no amortecedor ou apenas sintas falta de sentir o chão debaixo do pneu nas descolagens e aterragens , sensações essas que são em parte anuladas pelo amortecedor. De qualquer modo a tua técnica em cima da bike adaptar-se-á a essa nova realidade e daqui a algum tempo vais é estranhar quando fizeres uma descida em cima de uma rígida.

Trata por tu os "desmontas"
    Registo
    21-02-2012
    Local
    Algarve
    Boas,

Concordo com a as respostas gerais do tópico, se o amortecedor existe ele é para ser usado! Só não uso o meu nas subidas e em alcatrão que conheça bem.
    Claro, tem que estar ajustado.
    Como já foi aqui dito, uma pancada forte com o amortecedor fechado pode provocar sérios danos no mesmo, e a gente sabe que eles não são nada baratos, mesmo a reparação...

Cptos

Já se equilibra sozinho na bike
    Registo
    14-01-2007
    Eu tenho FS já há uns bons anos e a descer é sempre aberto!!!! Dependendo da pericia de cada um e da velocidade que desce e por onde desce pode não se notar mas "ele" vai a "trabalhar", eu quando me esqueço de abir sou logo avisado pelo impacto do selim no rabo (pois o amortecedor não absorve a irregularidade e faz com que a traseira salte). Em pequenas irregularidades até é possivel passar sentado que não se passa nada mas se tiver fechado nota-se bem.
    O puxar a bicicleta no caso de FS já requer alguma tecnica, porque com o nosso peso o amortecedor vai com uma certa percentagem de utilização (SAG) e se puxarmos assim de repente para cima o SAG absorve parte do nosso esforço e a bicicleta não sobe o que pretendemos mas basta fazer força para baixo e depois puxar aproveitando a extensão do amortecedor para ajudar na elevação...

Tem uma tatoo a dizer "Amor de Talega" Avatar de Brunocarvalho
    Registo
    20-12-2010
    Local
    Lisboa
    A descer aberto sempre q seja em mau piso
    Viva la vida Canyon Nerve al 7.0 2015

Se pedalares como falas... Avatar de Medroso#78
    Registo
    17-03-2010
    Boas amigos do pedal.

Tál como já foi dito (e muito bem), sempre aberto pelas obvias razões também anteriormente referidas. Mas o meu amigo antes de tudo, terá que rever a pressão do amortecedor (no site da fox tem lá a pressão adequado ao seu peso) repare, com isto não estou a afirmar que a pressão não está correta (mas isso novo vem com uma pressão "universal"). De seguida, deverá rever o "rebound" que é o que trabalha a velocidade da recuperação do amortecedor.

Vamos lá supor que o seu rebound tem (+/-) 20 cliques, aconselho-o a po-lo a meio, e no terreno vai regulando (ou põe-no a recuperar + rápido ou + lento) isto já tem muito a ver com o gosto de cada um. Estes pormenores têm que ser naturalmente bem estudados, para que possa tirar o máximo de rendimento/prazer dos sufisticados mecanismos que adquirimos!!

nota: quanto + lenta é a recuperação + soft se torna o passeio (mas nota-se + o tál "bombear"). Logo, quanto + rápida é a sua recuperação, + racing se torna a voltinha!

Espero te-lo ajudado.
    1 @br@ço, cumprimentos BTTistas

O senhor dos O-Rings Avatar de petiagos
    Registo
    22-01-2010
    No meu caso que uso o FOX RP23:

- Posição Open - DESCIDAS - com conforto e muito mais confiança, apesar de eu não ser um expert das descidas e até por vezes cortar-me em algumas mais ténicas ou mais ingremes.
    - Posição Propedal:
    vai sempre na posição 3 em estrada e estradões e alguns trilhos com poucas irregularidades
    vai na posição 2 em trilhos com mais irregularidades e algumas descidas menos acentuadas e técnicas
    posição 1 é raro usar --- passo logo para o open.

No caso do RP23 o bloqueio total não existe ... existe é a posição 3 que se aproxima do bloqueio total, por isso quando o amortecedor vai nesta posição ,mesmo em terreno irregular, faz o seu trabalho, amortece mas com uma pancada mais seca.

Quanto ao rebound ... gosto dele rápido .. por isso vai sempre quase no máximo ...

Domina bem o OTB Avatar de meloy
    Registo
    22-12-2011
    Local
    Alfragide
    Pois já colhi muitas opiniões!!!

Muito obrigado a todos!

O que sinto mesmo é a falta de sentir o chão!!!

Na realidade ainda não me adaptei bem aos "saltos", isto é! ao puxar a bike com os pés engatados!

Já vi que tenho de modificar a técnica para aproveitar o rebond!

Se pedalares como falas... Avatar de Medroso#78
    Registo
    17-03-2010
    Sim claro. Tudo tem uma fase de adaptação. Uma HT com os pés presos, ao fazr força para cima ela vem junto. Uma FS como tem o curso do amortecedorm a roda traseira fica "sempre" colada ao chão...

nota: quando diz: "O que sinto mesmo é a falta de sentir o chão" o amortecedor é quem passou a sentir o chão (pancada)!!
    1 @br@ço, cumprimentos BTTistas

Domina bem o OTB Avatar de meloy
    Registo
    22-12-2011
    Local
    Alfragide
    Bom depois de um período de "observação" concluo que o controlo da bike se faz muito melhor com uma "hardtail",

Muito do controle e acções que se fazem com a bike são "absorvidas" pelo amortecedor, pelo que existe uma resposta mais tardia aos nosso reflexos.

A questão dos saltos: é verdade que dá para fazer saltos (puxando a bike com os pés engatados) aproveitando o rebound, é necessário ganhar técnica para o fazer, mas estes saltos nunca serão tão "instintivos" e imediatos quanto os nossos reflexos (isto comparando sempre com uma "hardtail")

De qualquer das formas a suspensão total tem grandes vantagem nas subidas muito sinuosas e perdoa o corpo quando o cansaço o fustiga...

Regras