Pág 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Mostrar resultados 1 a 10 de 13

Tópico: Polir alumínio - ajuda sff

Tem uma tatoo a dizer "Amor de Talega"
    Registo
    19-04-2005

Polir alumínio - ajuda sff

Boas!
    Tenho uns cranks shimano que lixei até à minha exaustão, para remover a tinta preta. O que desejo é que o alumínio fique polido, tipo o dura-ace ou o race-fac atlas.
    Contudo não sei qual será o procedimento agora... Um lixa mais fina concerteza para remover os riscos deixados pela lixa mais grossa... E dps? Verniz e depois algum produto para polir?

neste momento depois de experimentar algum duraglite estão assim:

agradecia ajuda

O senhor dos O-Rings
    Registo
    22-05-2006
    Local
    Mafra

Re: Polir alumínio - ajuda sff

viva,
    isso é que é trabalhar os braços. para já estão bem porreiros.
    talvez quem te possa dizer como seja uma oficina automóvel. mas deve passar por "polish fininho" e uma alta rotação no polimento.
    acho que no final não deves precisar de verniz.

boas pedaladas

Super Moderador Avatar de zykon
    Registo
    08-08-2006
    Local
    Por ai...

Granda maluco

Mas está muito porreiro.

Numa oficina de pintura concerteza que te ajudam, mas agora tens que polir com uma lixa muito fina, O verniz só se for para dar mais brilho, mas logo ves como fica depois de lixado.
    depois vai actualizando

Domina bem o OTB Avatar de Sonic Reducer
    Registo
    23-01-2007
    Local
    Alhos Vedros City

eu n sei se estou a dizer o qeu é certo ou nõa mas... na área da informática o que se usa para polir o aluminio e o cobre nos coolers dos processadores( e n vou alongar o pk de se fazer isto senão.... ) usa-se lixa de água 1000, mas eu comprei a uns tempos 600 e ja axei fina e que possivelmente ja deve conseguir fazer um polimento fixe nessa situação, se quiseres tentar, pode ser que obtenhas algum tipo de resultado, mas digo que é possivel que tenhas ai trabalhinho para caraças com a lixa fina.
    Balance a bike right,
    keep the pedals turning,
    forget about everything except right now,
    and there's anywhere you can't ride....

Se pedalares como falas...
    Registo
    18-12-2006
    Local
    Obidos

Boas Tardes

No polimento de aluminio (caixilharia) é utilizado uma série de escovas que percorrem todo o perfil e é tambem utilizado um material especial, mas neste caso o polish fino e muita mão de obra faz o serviço.

Mas não te esqueças de no fim passar um pouco de verniz (spray) para proteger o aluminio, senão vais ter de andar a polir todos os dias , pois esses crancks foram preparados para serem lacados e não estão preparados para resistirem a muitos factores que agridem o aluminio em bruto, se fosse a ti uma vez que estão limpinhos pegava neles e mandava dar uma lacagem á cor que mais desejes e assim tens crancks para o resto da vida agora assim não sei não, dou-te dois dias (ao ar livre) para começar a aparecer uma espécie de salitre (corrosão) que aparece no aluminio em bruto.

de qualquer das maneiras isso deve ter dado um trabalhão vai lá vai , mas já se inventou o decapante .

se precisares de alguem que laque isso diz qualquer coisa.

Tem uma tatoo a dizer "Amor de Talega"
    Registo
    19-04-2005

Boas!
    Hoje dei mais uma demao de lixa fininha... não sei se é a 1000 mas foi a mais fina que encontrei na mestre maco. Está mais brilhante um bocadinho. não se nota na foto. não liguem ao peso que a balança não está grande coisa...

quanto ao resto, o objectivo era mesmo experimentar e aprender, li umas coisas na net mas cometi um erro grande que foi não fazer uma gradação da lixa a usar... assim sendo tenho de repetir tudo de modo a limpar alguns riscos mais profundos que a lixa mais forte fez. entretanto está como vêm. amanha ligo a rebarbadora e dou lhe com aquele pano "peludo" de polir os carros (que nome maricas que eu arranjei, lol).

em relação ao dcapante, ainda pensei nisso, mas o pedaleiro tinha muitos riscos, e pensei talvez ser melhor assim... não sei se foi ou não.

entretanto ainda encontrei isto... na net:

http://www.modelairplanenews.com/ma/...Spinners_1.asp

depois de ver e ler todo o artigo percebi q o aluminio está em cru ou seja sem verniz nem qualquer outro produto e ainda assim extremamente brilhante. daí, a minha ordem de trabalhos vai ser a seguinte:
    1. lixar mais até atingir mais uniformidade da superfície
    2. repetir a lixa fina de água.
    3. arranjar um produto para polir bom e polir com o tal pano peludo
    4. vou considerar as opções do verniz e lacado pois ainda não percebi qual delas será a melhor. (chaves dá ai mais uma dicas sobre o lacado sff..)
    5. tenho um quadro em ferro que vou decapare depois mandar pintar, tenho de decidir a cor para ficar bem com os cranks polidos. aceito sugestões!!

Se pedalares como falas...
    Registo
    18-12-2006
    Local
    Obidos

então...

verniz em spray compra-se ai numa loja de tintas ou de bricolage, serve só para proteger o trabalho que fizeste senão acaba como uma panela de aluminio, nova quando compras e depois de lavada 1 ou 2 vezes fica baça.

a lacagem só pode ser feita por alguem que tenha equipamento para isso, é feita através de um pó que se agarra ao aluminio através de uma carga electroestatica e depois vai ao forno a cozer, podes escolher qualquer cor RAL que queiras brilhante ou mate.

se quiseres lacar o cranck ou o quadro tens uma lacagem no Bombarral que te posso dizer onde fica, ou então podes entregar isso ai num armazem que existe ai no entroncamento, dizes que vais da minha parte e eles tratam-te disso, a lacagem disso pode custar-te ai a volta de 50€ cranck e quadro.(tem que ir limpinho sem tintas e impurezas)

alguma coisa + diz.

Domina as técnicas de queda
    Registo
    17-08-2006

Sei que pode parecer estranho mas podes usar sabão azul para polir ou aé mesmo líquido da louça. O ideal é usar lixa de água de grão 1200 humedecida e ensaboada. Trabalhas sempre no mesmo sentido até alcançares o acabamento que desejares. Depois é só passar por água (o melhor é mesmo petróleo de limpeza) e secar. Depois é mandar lacar, envernizar ou pintar.

Utilizador Banido
    Registo
    08-05-2006

Polir:

Retirar toda a tinta. O melhor será usar decapante e esfregão verde. Toda a superfície deverá ficar com o alumínio à mostra.
    Começar por lixar todos os riscos. O melhor é mesmo usar Grit 80 para não demorar muito e não fazeres muita força. Atenção: CUIDADO com a profundidade dos riscos.
    Depois de termos o quadro isento de riscos, começas com uma lixa de 400. Vai deixar imensos riscos finíssimos. É NORMAL.
    Passas para 600 primeiramente sem água, e depois podes usar um pouco de água para ajudar a criar uma pasta com o material libertado pela lixa.
    Lixa 1000 e com água, polir tudo. Aqui, o material tem de ficar liso, sem riscos, e baço.
    Massa de polir grossa + disco rotativo (brebequim ou dremel) – Usar várias esponjas e não usar esponjas muito sujas. (NOTA- PASSAR ÁGUA para não estar a usar material sujo e com pequenas partículas).
    Massa de polir fina + disco rotativo – Depois de lavar e secar muito bem o quadro, passar para esta massa. É nesta que vais conseguir um acabamento polido/brilhante.
    Para acabar e caso consiga arranjar um material da 3M (a ver se posto aqui o nome) muito bem! É um líquido, usado para polir e dá ao material um super-acabamento.

Para terminar, o melhor é não usar verniz. Estes infelizmente, dão um ar muito artificial… O melhor é mesmo pegar em cera de carro e polir o quadro 2 vezes.

Caso uses muito a bicicleta no meio da água é passar um pouco de massa e polir novamente. O meu (KONA KULA) tem durado e já lá vai +4 meses.

NOTA IMPORTANTE:
    Todo este processo leva MUITO TEMPO para ficar bem feito. O melhor será começar com as escoras e zonas de ligação. As zonas mais fáceis são os tubos principais.
    Usa máscara para não respirares nenhum pó.
    Usa óculos no caso de usares ferramentas eléctricas/pneumáticas.
    Usar luvas é opcional.

Mas que topico interessante!

Aqui vão as fotos do equipamento que custumo utilizar para polir aluminio, bem como uma peça polida!!

Só me falta mesmo é o acabamento. O verniz aprova? Alguém testou?

Boas pedaladas...

LSD

Regras