Pág 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Mostrar resultados 1 a 10 de 17

Tópico: PNSAC-Raid“ por entre cabeços e vales de pedra”-Porto de Mós

Tem uma tatoo a dizer "Amor de Talega" Avatar de paulo_strike_ribeiro
    Registo
    18-04-2005
    Local
    Vale de Santarém e outros locais

PNSAC-Raid“ por entre cabeços e vales de pedra”-Porto de Mós

Dia 12 de Junho de 2011 lá saímos nós para mais uma incursão no reino da pedra:
    O percurso começou em Porto de Mós de onde saímos por alcatrão para habituarmos as pernas à primeira ascensão do percurso até Serro Ventoso, e mais à frente Lugar da Fonte e Cabeço das Pias.

Aos 12 km, depois de termos vagueado no meio de murinhos e muretes chegámos ao Cabeço da Fórnea onde nos deparámos com a enorme cratera de estrutura cónica, a lembrar um gigantesco funil. Entrámos depois na primeira emoção do dia quando pedalámos no trilho sobranceiro ao precipício da Fórnea.
    Esta é uma construção geológica espectacular, única no país, um magnífico anfiteatro natural com cerca de 500 metros de diâmetro e 250 metros de altura onde brota a ribeira da Fórnea e onde se pode visitar (lá em baixo) a gruta da Cova da Velha.

Depois de ingeridos os primeiros suplementos energéticos enquanto se contemplava a assombrosa vista, Saímos em direcção à primeira verdadeira descida do dia; aos 13 km a descida da Barroca, também conhecida pela descida do Downhill. O epíteto diz tudo !!
    Chegados lá baixo e refeitos, das emoções, nada como mais um furo (o terceiro até aí).
    Reparado o mesmo lá fomos rolando pelo vale de Lagoeira ou Vale da Canada em direcção à subida da serpente assim chamada devida a ser composta de constantes curvas e contracurvas deslizantes e traiçoeiras.
    Passado este sofrimento agravado pelo calor que já apertava chegámos às instalações do clube desportivo de São Bento que nos pareceu um oásis naquela situação.
    Saídos dali em direcção a Covão do Sabugueiro pedalámos então pelo pedregoso planalto, onde os caminhos ladeados de muros de pedra branca são frequentes, conferindo a este local paisagens únicas, mostrando muitos sítios outrora trabalhados pela mão do Homem. Estes muros de pedra solta delimitam agora áreas de pastagem com características marcadamente serranas e já não agrícolas.
    Pouco depois de um single track onde flora “aguçada” nos foi deixando marcas nas pernas chegámos ao caminho que contorna a encosta e nos deixa ver uma fabulosa vista sobre o vale de Mendiga para onde descemos a velocidade moderada.
    Seguiu-se a Lagoa do Arrabal e a interminável subida em alcatrão até Portela de Vale de Espinho (a prova de que os vales podem existir nos cabeços) e pouco depois Bezerra aos 40 km.

Um Pouco mais à frente, no lugar de Vale Figueirinhas aos 42 km , retornámos aos anos 30 do século passado e pedalámos naquela que foi uma parte da Linha Mineira do Lena e situada na vertente oriental da Serra da Pevide, com uma vista fabulosa e desafogada sobre o vale do rio Lena.
    Percorremos por aqui cerca de 7km, alternando os troços entre trincheiras e aterro, sendo perceptíveis os taludes em pedra que suportam a plataforma da linha que percorremos e onde, na sua parte final, atravessamos dois túneis, passando então para a outra vertente da serra (lado do mar), podendo avistar a EN1, Alcobaça e Nazaré.

Saímos do troço da antiga linha para nos “desenfiarmos” por um single track inclinado e algo escorregadio mas que feito com cuidado e concentração acabou por nos dar a sensação da cereja no topo do bolo” .

Terminámos pouco depois em Porto de Mós com 52 km contabilizados e 1273 metros de acumulado de subidas.
    Ainda teríamos feito mais uns quilómetros, para a próxima aumentamos a quilometragem e as subidas.

Este é o track actualizado e corrigido (retirada a subida da serpente):
    http://www.gpsies.com/map.do?fileId=wxnowpujriyyaxdn

Uploaded with ImageShack.us

Corredoura- (em construção para ecopista)

Corredoura na Serra da Pevide

Corredoura

Moinhos da Portela de Vale Espinho

Pelo Zona do Covão do Sabugueiro

subida para o Castelejo (ou a subida da serpente)

cabeço da Fórnea

furo em Lugar da Fonte

Miradouro perto de Chão de Pias com Porto de Mós ao fundo

Fórnea

Túneis da Corredoura

Fórnea

Fotos maioritariamente por Carlos "Panzer" Pisco

Aqui o vídeo da parte do trilho sobranceiro à Fórnea

vídeo por Luís "Ferra" Canto
    Última edição de paulo_strike_ribeiro : 26-08-2011 às 23:39
    «I like the way the world looks from a bicycle»

Se pedalares como falas... Avatar de SURFAS
    Registo
    22-05-2006
    Local
    Portugal
    Bonito .... fez-me lembrar os saudosos passeios BTTour nessa zona, uma das minhas preferidas de todo o Portugal.

Fiz diversos passeios na zona incluindo às grutas, só não me recordo de quais. Belos singles ....
    A camara Go Pro no peito??
    Ande sempre no trilho.
    Não deixe marcas da sua passagem.
    Mantenha sua bicicleta sob controle.
    Preste atenção em quem vem atrás e dê sempre passagem.
    Tenha cuidado com o meio ambiente e não assuste os animais.

http://www.facebook.com/osurfas

Domina as técnicas de queda Avatar de ferra
    Registo
    26-06-2010
    Local
    Vale de Santarém, Santarém
    Sim sim, a gopro levei-a no "chesty rig" com o braço articulado que vem com o pack GoPro Helmet dá para obter a inclinação certa(para compensar a inclinação natural do corpo) para ir a pedalar e a filmar a 720p(a 960p e a 1080p o ângulo fica muito fechado na vertical e depois tens de acertar muito bem a inclinação da camera ou so gravas guiador )
    Giant Reign X2 "Regina, a Monstra"

On One 456 Summer Edition "A Princesa"

Pedala tanto que tem os Cranks polidos! Avatar de cula_ru
    Registo
    28-04-2006
    é pah belos percursos!
    Estou a ver aí um GPS na foto, por acaso não tens os tracks de GPS dessa zona para eu la ir dar uns raids? :P

Tem uma tatoo a dizer "Amor de Talega" Avatar de paulo_strike_ribeiro
    Registo
    18-04-2005
    Local
    Vale de Santarém e outros locais
    Estou a ver aí um GPS na foto, por acaso não tens os tracks de GPS dessa zona para eu la ir dar uns raids?
    Indica o Endereço de E-mail que eu envio o Track
    «I like the way the world looks from a bicycle»

Já tem os pedais de encaixe ensinados Avatar de R.Almeida
    Registo
    12-09-2008
    Bom rescaldo, numa das melhores zonas para a prática do BTT! Adoro esses trilhos...
    http://www.bttamigosdopedal.blogspot.com

Tem uma tatoo a dizer "Amor de Talega" Avatar de DEL9JUMBO
    Registo
    15-06-2006
    Local
    Figueira da Foz
    Ora ai está uma zona por onde ainda não pedalei!!
    Esta foto-reportagem aguçou-me o apetite...
    Parabéns pelo post.

Indica o Endereço de E-mail que eu envio o Track
    Enviei-te uma msg privada com o meu mail

Abraço e boas pedaladas

Pedala tanto que tem os Cranks polidos! Avatar de cula_ru
    Registo
    28-04-2006
    Com autorização do Paulo aqui fica o link para o track de GPS deste RAID caso mais alguém queira http://www.gpsies.com/map.do?fileId=rqqgodlnnwjjdjkq

Ainda hoje à tarde aindei por lá perto e resultado: um pneu novo rebentado! fiquei bue contente porque tive de andar 10km com a bike às costas e com sapatos de encaixe no meio de pedras e no alcatrão...

Pedala tanto que tem os Cranks polidos! Avatar de Ricky Rock
    Registo
    13-02-2006
    Muita bom pessoal. Adoro esses trilhos, não conhecia esses túneis, em breve irei lá aproveitar essa ecopista.

Domina bem o OTB Avatar de jnoiva
    Registo
    17-01-2005
    Local
    Setúbal\Mira de Aire
    Grande Paulo sempre a divulgar o Reino do Calcário.

Boas ped(radas)aladas

Regras