Pág 1 de 5 123 ... ÚltimoÚltimo
Mostrar resultados 1 a 10 de 43

Tópico: Rodas/aros empenados. Como fazer ?

Domina bem o OTB Avatar de Command
    Registo
    13-12-2004
    Local
    Vale de Cambra

Rodas/aros empenados. Como fazer ?

Ja por diversas vezes tive que recorrer ao desempeno dos aros, quer por pancadas de pedras, por saltos ou malhos.

Lanço este tópico para os experientes do btt, que sabem como dar os respectivos ajustes ou conheçam os endereços na web que ensinem como reparar os casos mais simples.

HELP!

AÍ AÍ AÍ, O SEGUNDO MALHO DOEU MAIS QUE O PRIMEIRO, AINDA DOÍ
    Bttista que é puro, bebe da poça e come fruta da época
    ou
    leva dinheiro e mete-se nas minis e torresmos

O senhor dos O-Rings Avatar de Freakzoide
    Registo
    01-01-2005

Re: Rodas/aros empenados. Como fazer ?

Qd o ajuste nao vai lá só com a afinaçao de raios, mais vale por o aro ao lixo!
    QD o empen é ligeiro, basta um aperto de raios q vai ao sitio! É claro q nao se aperta a sorte, aperta-se na zona do empeno, do lado contrario!

Tem uma tatoo a dizer "Amor de Talega"
    Registo
    02-08-2004

Citação Post Original de Freakzoide
    Qd o ajuste nao vai lá só com a afinaçao de raios, mais vale por o aro ao lixo!
    Hummm essa pra mim não Cola...arranjo quase sempre maneira de por a roda no sitio..excepção feita quando o aro tem torções ja muito significativas!

Explicar como se alinha um roda aqui não é tarefa Fácil...e não penses que vais conseguir pôr a roda direita a 1, 2 e 3 vez...é com o tempo!

Mas vamos por passos:

Existem 2 coisas importantes ao alinhar uma roda, a 1ª é deixar a roda o maximo possivel REDONDA e não OVAL(na zona ja junção do aro é normal que haja um 'deslize')
    a 2ª é pôr a roda direitinha .

Como tu só vais alinhar a roda(porque para estares a por a roda redonda agora era dificil) o unico ponto que te interessa é o 2º.

Começe-mos por partes, 1º tens de ver se os raios têm pouca tensão(perguntas-me como assim?? tens tensómetro?? já calculava) .
    Se os raios tiverem pouca tensão a razão de a roda estar sempre desalinha está aí.

Vamos então alinhar a roda, se a roda estiver demasiado para a esquerda então tens de dar tensão nos raios do lado direito(para puxar a roda mais para a direita)e vice-versa.
    Conta quantos raios 'estão demasiados' para a direita(ou esquerda) e dá tensão nesses raios(de preferencia da a mesma quantidade de volta, tipo 1/2volta,1/4 de volta, 1 volta ....)
    Por fim quando ja tens a aroda alinhada, vês se a roda ainda está com pouca tensão, se tiver dás 1/4,1/2 ou 1 volta(depende da tensão que os raios tiverem) em todos os raios(esquerda e direito) quando tiveres feito isto aperta os raios da mesma FALANGE(todos eles) com as mãos e vais verificar que a roda vai desempenar mais um pouquinho, alinhas outra vez...e pronto.

P.S.:escusado será dizer que necessitas de um alinhador de rodas...se tiveres V-BRAKE até consegues alinhar +/-.

P.S.s raios do lado da cassete normalmente ficam sempre com mais tensão...(mesmo que tenhas disco) à frente se tiveres disco este lado ficará com um pouco de mais de tensão.

Tentei explicar-me o melhor possivel...

abraços

Pluma

Domina bem o OTB Avatar de Command
    Registo
    13-12-2004
    Local
    Vale de Cambra

Gajos porreiros!
    Ò pluma muito agradecido pela explicação, foste mais que explicito, vou tentar. :P

Mais uma vez obrigado
    Bttista que é puro, bebe da poça e come fruta da época
    ou
    leva dinheiro e mete-se nas minis e torresmos

Já tem os pedais de encaixe ensinados Avatar de doc
    Registo
    10-09-2004
    Local
    planeta Terra, 3º a contar a partir do sol

Pluma, já agora podias explicar como desenpenar uma roda oval? Tenho a roda de trás neste estado ( a roda foi enraiado por mim), quando é no alinhamentp não há crise, mas a roda oval, nunca mais consigo lá chegar.
    Da vossa justiça

Tem uma tatoo a dizer "Amor de Talega"
    Registo
    02-08-2004

Doc se a roda ja tiver com muita tensão o melhor é voltares a desapertar os raios todos.

Um ponto para meter a roda mais ou menos OVAL é atraves no niple e da rosca do raio, que é deve-se enroscar o niple ate ao final da rosca(isto so resulta se tiveres os raios todos da mesma medida(quer de um lado como de outro)).

Olha manda-me uma foto na roda que fizeste, e foca-me a zona do pipo(mas não muito perto).

abraços

Pluma

Trata por tu os "desmontas"
    Registo
    11-10-2005

Citação Post Original de Peso-Pluma
    Por fim quando ja tens a aroda alinhada, vês se a roda ainda está com pouca tensão, se tiver dás 1/4,1/2 ou 1 volta(depende da tensão que os raios tiverem) em todos os raios(esquerda e direito) quando tiveres feito isto aperta os raios da mesma FALANGE(todos eles) com as mãos e vais verificar que a roda vai desempenar mais um pouquinho, alinhas outra vez...e pronto.
    Tenho o mesmo problema na jante da frente, entendo o processo, apenas me falhou o facto de que quando a roda já está alinhada, termos que voltar a apertar todos os raios(todos mesmo?) e depois só os da mesma falange (penso que é lado) com as mãos? se poderes voltar este detalhe agradeço, pois vou tentar desempenar a roda e não quero que fique oval ou com mais tensão num lado que noutro.

Já agora sabem se na decathlon vendem chaves de raios?

Obrigado.

Se pedalares como falas...
    Registo
    21-02-2005

Citação Post Original de xingu
    Citação Post Original de Peso-Pluma
    Tenho o mesmo problema na jante da frente, entendo o processo, apenas me falhou o facto de que quando a roda já está alinhada, termos que voltar a apertar todos os raios(todos mesmo?) e depois só os da mesma falange (penso que é lado) com as mãos? se poderes voltar este detalhe agradeço, pois vou tentar desempenar a roda e não quero que fique oval ou com mais tensão num lado que noutro.

Já agora sabem se na decathlon vendem chaves de raios?

Obrigado.
    Eu sei q este tópico já é antigo mas ao lê-lo fiquei com a mesma dúvida que o xingu...

Será que o peso-pluma ainda pode tirar a dúvida...

Cumprimentos,
    Pratoni

Tem uma tatoo a dizer "Amor de Talega" Avatar de Best
    Registo
    10-08-2004
    Local
    FF

Boas!

Estive a desempenar a minha roda traseira, que tinha um empeno bastante acentuado... consegui. Ficou direitinha, perfeita... mas ao colocar de novo o pneu reapareceu o empeno novamente. o aro roda direitinho mas o pneu não. Já desmontei o pneu e coloquei novamente... parece que o pneu é que está torto...

A roda tem disco... e tem quase 4500 kms..

Está na altura de trocar de roda?
    Estarei a fazer alguma coisa mal...?
    Os pneus também empenam?
    Estará o eixo/cubo empenado?

Agradeço desde já a vossa ajuda!

Abraço
    Quais barrinhas energéticas?? Eu quero é bolos!

Se pedalares como falas...
    Registo
    21-02-2005

Citação Post Original de Bestrocker
    Boas!

Estive a desempenar a minha roda traseira, que tinha um empeno bastante acentuado... consegui. Ficou direitinha, perfeita... mas ao colocar de novo o pneu reapareceu o empeno novamente. o aro roda direitinho mas o pneu não. Já desmontei o pneu e coloquei novamente... parece que o pneu é que está torto...

A roda tem disco... e tem quase 4500 kms..

Está na altura de trocar de roda?
    Estarei a fazer alguma coisa mal...?
    Os pneus também empenam?
    Estará o eixo/cubo empenado?

Agradeço desde já a vossa ajuda!

Abraço
    mas pelo que eu percebi tu disseste que a roda(aro) roda direito mas o pneu é que está torto, certo?

Portanto a própria pergunta responde-se a ela própria, a roda está boa o pneu é que não...

e se a roda está boa para quê trocar?

Regras