Pág 2 de 14 PrimeiroPrimeiro 123412 ... ÚltimoÚltimo
Mostrar resultados 11 a 20 de 134

Tópico: Regras de Transito para Velocípedes

Já tem os pedais de encaixe ensinados
    Registo
    11-05-2006
    Local
    Fundão, Portugal

Re: Regras de Transito para Velocípedes

Desculpem, mas em que é que ficamos?
    Afinal quando circulamos numa rotunda temos ou não prioridade??

Com ou sem prioridade, como onde circulo há pouco trânsito (não é Lisboa), geralmente considero que tenho prioridade. Claro está, com muito cuidado.

Evito andar em estrada, principalmente com muitos cruzamentos e rotundas. Mesmo assim, à poucos dias fizeram-me a maior tangente. Um BMW a menos de meio metro de mim, numa zona com traço continuo e a hesitar passar. Até aqui "quase normal", não fosse um carro de uma escola de condução com o instrutor ao lado. Acreditem que quase tirei o pé do pedal.

Re: Regras de Transito para Velocípedes - ROTUNDAS

http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/Novo...trada_2005.pdf

Artigo 31.º
    Cedência de passagem em certas vias ou troços
    1 - Deve sempre ceder a passagem o condutor:

a) Que saia de um parque de estacionamento, de uma zona de abastecimento de combustível ou de qualquer prédio ou caminho particular;
    b) Que entre numa auto-estrada ou numa via reservada a automóveis e motociclos, pelos respectivos ramais de acesso;
    c) Que entre numa rotunda.
    2 - Todo o condutor é obrigado a ceder a passagem aos veículos que saiam de uma passagem de nível.
    3 - Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de € 120 a € 600, salvo se se tratar do disposto na alínea b), caso em que a coima é de € 250 a € 1250.
    4 - Quem infringir o disposto no n.º 2 é sancionado com coima de € 250 a € 1250.

Artigo 32.º
    Cedência de passagem a certos veículos
    1 - Sem prejuízo do disposto no n.º 1 do artigo anterior, os condutores devem ceder a passagem às colunas militares ou militarizadas, bem como às escoltas policiais.
    2 - Nos cruzamentos e entroncamentos os condutores devem ceder passagem aos veículos que se desloquem sobre carris.
    3 - As colunas e as escoltas a que se refere o n.º 1, bem como os condutores de veículos que se desloquem sobre carris, devem tomar as precauções necessárias para não embaraçar o trânsito e para evitar acidentes.
    4 - O condutor de um velocípede, de um veículo de tracção animal ou de animais deve ceder a passagem aos veículos a motor, salvo nos casos referidos nas alíneas a) e c) do n.º 1 do artigo anterior.
    5 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 120 a € 600.
    Portanto, quem vai na rotunda tem sempre prioridade!

Já se equilibra sozinho na bike Avatar de pvillalva
    Registo
    17-04-2007
    Local
    Mem Martins

Boas pedaladas para todos

Gostaria que me esclarecessem um assunto que para mim não é claro: O transporte das biklas!!
    Por essa Europa fora o transporte é efectuado pelas mais variadas formas com os mais variados suportes. Dizem-me que neste maravilhoso país, apesar de fazermos parte da Europa, apenas se pode transportar as biklas no tejadilho do carro.
    Isto é verdade?
    Existe alguma legislação sobre este assunto?

Abraços ciclistas

Já saca os pneus à mão
    Registo
    02-05-2006
    Local
    Ponte de Sor, Santarém, Lisboa

Se existe eu desconheço, mas vou perguntar....

O senhor dos O-Rings Avatar de ICC
    Registo
    23-08-2006
    Local
    Moimenta da Beira

Citação Post Original de pvillalva
    Boas pedaladas para todos

Gostaria que me esclarecessem um assunto que para mim não é claro: O transporte das biklas!!
    Por essa Europa fora o transporte é efectuado pelas mais variadas formas com os mais variados suportes. Dizem-me que neste maravilhoso país, apesar de fazermos parte da Europa, apenas se pode transportar as biklas no tejadilho do carro.
    Isto é verdade?
    Existe alguma legislação sobre este assunto?

Abraços ciclistas
    Bem vindo ao fórumbtt, regras existem em todo o lado e até neste fórum, vê aqui
    Frase do dia: Uma boa pesquisa faz milagres

Já se equilibra sozinho na bike
    Registo
    06-06-2007

acho que estas regras já foram actualizadas. ex: acho que já é permitido andarem duas bicicletas a par. alguém tem o código actualizado?

Citação Post Original de lgeraldo
    ...
    acho que já é permitido andarem duas bicicletas a par. alguém tem o código actualizado?

Continua sem ser permitido.
    http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/Novo...trada_2005.pdf

Artigo 90.º
    Regras de condução
    1 - Os condutores de motociclos, ciclomotores ou velocípedes
    não podem:
    ...
    e) Seguir a par, salvo se transitarem em pista especial e não causarem perigo ou embaraço para o trânsito.
    ...
    3 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 60 a € 300, salvo se se tratar de condutor de velocípede, caso em que a coima é de € 30 a € 150.

Isso é um dos pontos que se pretendem alterar...
    http://www.geocities.com/bici_portugal/

Isto também se fala neste tópico http://www.forumbtt.net/index.php/topic,11604.0.html

Registo
    18-04-2007

Citação Post Original de Bttvalongo

Neste momento o código da estrada português dá prioridade aos veículosmotores que se apresentem pela esquerda de uma bicicleta. Isto significa quese um ciclista circular numa estrada principal e for atropelado numcruzamento por um carro que apareça pela esquerda vindo de uma estradasecundária (mesmo que de terra batida), o ciclista, mesmo que morra, tem depagar os estragos do automóvel que o atropelou.
    Este é um dos erros mais comuns que se ouvem relativamente ao código de estrada...

Não existem estradas principais e estradas secundárias... Mesmo entre automóveis, se uma estrada de terra batida interceptar uma avenida com 4 faixas, vinda da direita, e não tiver nenhum sinal de perca de prioridade, aplica-se a regra geral do "quem vem da direita tem prioridade".

Citação Post Original de jfarinha

Não existem estradas principais e estradas secundárias... Mesmo entre automóveis, se uma estrada de terra batida interceptar uma avenida com 4 faixas, vinda da direita, e não tiver nenhum sinal de perca de prioridade, aplica-se a regra geral do "quem vem da direita tem prioridade".

Certo, mas a regra geral tem a tal excepção dos velocípedes e carros de tracção animal, que mesmo que venham da direita perdem a pprioridade!

Registo
    28-05-2007

eu só tenho uma dúvida, os cicistas têm que parar nos semáforos?

Regras