Pág 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Mostrar resultados 1 a 10 de 15

Tópico: Como desempenar uma roda de bicicleta

Como desempenar uma roda de bicicleta

boas!
    alguem sabe como desempenar a roda de bicicleta tenho uma chumbo e anda sempre com as rodas num 8 alguem sabe como desempenar?
    cumprimentos!

Se pedalares como falas... Avatar de tpfernandes
    Registo
    23-07-2008
    Local
    Vila Nova de Famalicão
    Ir à loja mais próxima!

Se não sabes como desempenar uma roda, não vais aprender do dia pra noite mesmo com o melhor entendido do mundo aqui a explicar-te.

É um serviço que requer muita experiência.

Domina bem o OTB Avatar de MSoares
    Registo
    28-12-2008
    Local
    Tavira
    Sim, isso é serviço para mecânicos com experiência e muito mais não te posso dizer. Há cerca de um mês levei a minha à oficina para desempenar a roda traseira e levou cones, esferas e um eixo novo se não estou enganado. O meu pai, que até percebe qualquer coisa de mecânica, dizia que aquilo era só jogar com os apertos dos raios...

Já se equilibra sozinho na bike Avatar de ty@gu
    Registo
    28-01-2009
    Local
    Pelos trilhos de Soure...
    Boas

Se pesquisares pelo fórum também há já um tópico onde um colega explica bem como o fazer... No entanto será sempre melhor deixar a tarefa a quem perceba do assunto!

Cumprimentos

Isso é facil...
    Tens um raio a puxar o aro para a esquerda e outro a puxar para a direita, REPETIDAMENTE. É só ver, se o aro desvia para a esquerda apertas os raios que puxam o aro para a direita. ( nao tem nada que saber) Ter o cuidado de ver se os raios, neste caso os que puxam o aro para a esquerda, não ficam com muita tensão, se sim é desapertar um bocado...
    A tensão dos raios... Bom isso é musica, tocas no raio e vez o ton de nota que dá em relação aos outros raios, e com isto vou directo a manutenção depois de andar ter o cuidado de ver sempre se algum raio esta froxo (fora de ton) porque é isso que leva ao empeno de uma jante, as escadas, pedras e os saltos são meros pretextos...

Ps: Msoares não levou mais nada porque não dava,(talvez uns reflectores aqui) bom mecanico, atencioso com os clientes...

O senhor dos O-Rings Avatar de Freakzoide
    Registo
    01-01-2005
    Pois... afinar da esq para a direita é facil.. é "só aperta aqui, aperta dali" o problema é qdo a roda está oval.

Já faço as minhas afinações e montagens nas bikes desde q sei andar, ou seja... há 22 anos.. e só mto recentemente enraiei uma roda sozinho. Não ficou perfeita, mas ficou mto aceitavel. No entanto, só o fiz pq era para uma 2ª bike... se fosse para a minha, com material de 1ª, nunca o faria.

Oval é facil... aro novo.
    Enraiar uma jante? isso sim é de homem, eu ando à um mês devolta de uma roda e não consigo alinhar o cubo com o aro, vou para a 3ª e ultima tentativa, vale a pena tentar não se estraga nada.
    ja agora pergunto se usou alguma plataforma para enraiar ou foi mesmo em cima de uma mesa, ou na bicicleta?

O senhor dos O-Rings Avatar de Freakzoide
    Registo
    01-01-2005
    lá por estar oval, nao quer dizer q seja aro novo, como diz no video, tem a ver com a tensão q tem nos raios, consegue-se corrigir ligeiramente um aro oval.

Eu enraiei com a roda na vertical, numa mesa e com uma roda montada ao lado para me ir seguindo.
    Primeiro coloquei os raios todos, um "para um lado, outro para o outro", foi só contar buracos e pronto, la foi.
    No final estava um pco oval e descentrada, tive de corrigir com tensão nos raios, ficou quase perfeita.

Sim esse oval é remediavel, na tensão dos raios, neste caso tanto os que puxam o aro para a esquerda como para a direita, de preferencia desapertar ou apertar de igual modo.
    Estava-me a referir ao oval de quedas e saltos...

Regras