+ Responder
Pág 3 de 9 PrimeiroPrimeiro 12345 ... ÚltimoÚltimo
Mostrar resultados 21 a 30 de 86

Tópico: Maratona X100 Castelo Branco-25 Julho 2010

Usa Triciclo
    Registo
    07-06-2010

Limites

Citação Post Original de FiCaçador Ver Post
    O que eu não percebo é porque é que as organizações se querem associar à federação. O que ganham com isso é limites impostos e processos mais demorados.
    Caro, não se trata de complicar nem de demorar, mas sim de uniformizar e fazer as coisas com regras. Muitas das Maratonas que se fazem por esse país fora não respeitam os regulamentos estabelecidos para o ciclismo, e não é só porque tu tens 18 anos e consigas fazer 100 km (e acredito que sim) que vamos contra os regulamentos. Um dia destes temos cadetes (15-16 anos) a fazer 120 km, e depois onde é que vamos parar, cada organização faz o que quer!
    Se o orgão máximo do ciclismo diz que nas Maratonas só devem participar atletas com 19 anos ou mais não é porque lhes apeteceu, nem foi decidido entre a sopa e o prato principal de um almoço, há razões que têm a ver com o desenvolvimento fisiológico dos atletas e que levam a que as coisas sejam assim.
    Se reparares nas categorias de XCO por exemplo, os Juniores (17-18 anos) têm distâncias adaptadas à sua idade. Só a partir dos 19 anos (sub-23), elites e por aí fora as coisas são mais "a sério".

Por outro lado, concerteza que a divulgação dos resultados da Maratona de Idanha, que foi arbitrada pela ACBI, nada tem a ver com esta associação, até porque nas Provas Abertas, a federação não exige classificações. São apenas um "extra" que os organizadores fornecem.

Uma coisa que não questionei foi a seguinte. Tens 18 anos feitos este ano, ou ainda fazes 19 anos até 31 de Dezembro?

Agnelo Quelhas
    ACBI

Tenho 18 anos feitos este ano.
    Na minha opinião a adequação de um atleta a uma maratona tem muito mais a vêr com a sua condição física do que com as alterações fisiológicas que acontecem num ano. Obviamente não têm condições para medir a condição física, logo cabe a cada participante avaliar se as suas capacidades são suficientes para... Todos os que se inscrevam é por livre vontade e própria responsabilidade, é ao participante que cabe avaliar qual a distância mais adequada ás suas aptidões.

Ainda assim fico contente em saber que no dia em que fizer 19 anos passo logo a aguentar muito melhor maratonas!
    ::::::::::::::::
    ::F. Caçador::
    :::|::::::::::::

Trata por tu os "desmontas"
    Registo
    11-08-2009
    Boa noite!

Caro FiCaçador acho que está a entrar por assuntos que não são para aqui chamados, pois pertencem mais ao foro de treino, características fisiológicas e maturidade do atleta (também só pode tirar a carta qd faz 18 anos pq será??).
    O que interessa aqui é que existe um regulamento e os participantes quando se inscrevem tomam conhecimento e aceitam esse regulamento, e nós organização também respondemos por esse mesmo regulamento quando somos chamados à responsabilidade.
    Caso esteja mesmo interessado em participar na Maratona X100 deve ler primeiro o regulamento e caso concorde com ele faça a sua inscrição em conformidade com ele, e certamente não se arrependerá.

Boas Pedaladas
    Marco Macedo

Trata por tu os "desmontas"
    Registo
    11-08-2009
    Boa noite!

Caro FiCaçador acho que está a entrar por assuntos que não são para aqui chamados, pois pertencem mais ao foro de treino, características fisiológicas e maturidade do atleta (também só pode tirar a carta qd faz 18 anos pq será??).
    O que interessa aqui é que existe um regulamento e os participantes quando se inscrevem tomam conhecimento e aceitam esse regulamento, e nós organização também respondemos por esse mesmo regulamento quando somos chamados à responsabilidade.
    Caso esteja mesmo interessado em participar na Maratona X100 deve ler primeiro o regulamento e caso concorde com ele faça a sua inscrição em conformidade com ele, e certamente não se arrependerá.

Boas Pedaladas
    Marco Macedo
    Última edição de marco@btt : 08-06-2010 às 01:40

Se pedalares como falas...
    Registo
    09-11-2007
    Ficaçador, compreendo a tua parte, mas num mundo onde há regras, e neste caso em concreto, onde o estabelecimento das distancias tem a ver com a idade, tu até pode ser uma pessoa com um desenvolvimento fisiológico acima da média e aguentares a distancia maior na boa, mas a Federação, baseada na UCI, usa regras para todos, e não apenas para um ou outro caso em concreto como é o teu.

Tenho a minha opinião acerca do assunto, que é o facto de hoje em dia não se justificar essa restrição nessa idade (porventura até aos 18 compreendia melhor), mas também reconheço que não tenho o conhecimento em termos de saude e desnvolvimento fisico para fazer essa avaliação. Como o Agnelo disse e bem, a decisão desse limite de idade, deve ter tido como base algo bem fundamentado. Daí termos que aceitar e pronto, acreditar que se alguém disse isso, é para o nosso bem.

Não desanimes. Ainda tens muitos km's pela frente ao longo de toda a tua vida para poderes desfrutar das distancias que quiseres. Vais ver que com a idade, as coisas acabam por não te parecerem assim tão esquisitas. Na tua idade, cada ano que passa é uma conquista (hoje já podes conduzir, mas no ano passado ainda não podias, contudo, até podias ser um bom condutor com 17 anos, mas o certo é que a carta só aos 18.... e a de pesados só aos 21.... entendes, é a mesma coisa, tem a ver com a consciencia que temos de nós próprios ao longo da nossa evolução e com o respeito das regras que são necessárias em tudo na vida, por muito que por vezes possamos achar o contrário, porque tu podes ter a maturidade necessária, mas as regras são feitas para a generalidade das pessoas, e no geral, com essa idade, essa maturidade necessária ainda não existe).

Olha, muito te invejo os teus 18 anos, é o que te digo e sabendo o que sei hoje, acredita que não me chateava de não me deixarem fazer o X100. Para o ano havia mais, era o que eu pensava. Na boa. Desfruta dessa idade que ainda tens muitos desafios pela frente.

Abraço
    Última edição de fitty77 : 08-06-2010 às 01:53

Usa Triciclo
    Registo
    07-06-2010
    Ainda assim fico contente em saber que no dia em que fizer 19 anos passo logo a aguentar muito melhor maratonas!
    Caro amigo, comentários estranhos e ironias à parte, cá estamos para responder às questões colocadas e para tentar explicar as razões de certas coisas, neste caso os escalões etários. Penso que já deu para perceber e, como em tudo na vida há sempre quem não esteja de acordo.

Espero que encares estas respostas de forma construtiva e creio que se fores um tipo inteligente compreenderás as razões da existência dos escalões.

Sem mais acrescentar,

Abraço

Agnelo Quelhas
    ACBI

Compreendo o limite, e se foi imposto que remédio há que não cumpri-lo. Só tenho dificuldade é em aceitar os 19 anos de idade mínima em vez dos 18 anos. Fui aos 100 km's de Idanha com 18, ei de fazer umas provas de 80 km's do recem chegado campeonato regional de Santarém com 18 (já confirmei e é também a partir dos 18 anos).
    Não fico muito chateado com isto porque não cheguei a ter intensão de me inscrever, porque não a cheguei a ponderar, ou melhor, ponderei-a até verificar o regulamento, que é das primeiras coisas que faço.
    Aos 50 km´s não faço questão de ir pois não me justifica a deslocação.

fitty77, tens razão no que dizes, as coisas têm de ser vistas de um modo geral, só acho que o 19º ano é excusado. Não me considero acima de qualquer média. E sim, ainda tenho muitos km's de muitos trilhos pela frente.
    ::::::::::::::::
    ::F. Caçador::
    :::|::::::::::::

Usa Triciclo
    Registo
    07-06-2010
    Aos 50 km´s não faço questão de ir pois não me justifica a deslocação.
    Apesar de não vires e de ter corrido tanta tinta por causa dessa dúvida, considero que já fica explicado para futuras questões.
    Em relação aos 50 km não justificarem a deslocação, a verdade é que serão perto de 60 km e deverão apanhar alguma dureza e as partes mais bonitas do percurso, de certeza que valem a pena. Assim, como estás no limiar dos sub-19 até poderás ganhar essa categoria.

Abraço e felicidades

Agnelo Quelhas
    ACBI

Usa Triciclo
    Registo
    07-06-2010

Reconhecimento Junho 2010 - Sarzedas-Paiágua

O 2º grupo saiu da bonita Aldeia do Xisto das Sarzedas, onde será um dos abastecimentos da Maratona, por uma descida técnica em calçada romana rumo a Rapoula. Daqui até Gatas segue-se uma zona muito rolante a convidar a boas medias. A partir de Gatas fomos bordejando sempre a ribeira até a localidade de Pé da Serra passando por Azenha de Cima e Magueija.

De Pé da Serra em diante a paisagem e o terreno começam a mudar, lentamente entramos em zona de pinhal e as dificuldades começam a aparecer. Seguimos rumo à Barragem da Cardosa por uns trilhos e singles muito interessantes com travessia de alguns ribeiros onde tivemos que molhar o pézinho.

A zona da Barragem da Cardosa tem tanto de beleza como de dureza, pois aqui começa umas das mais difíceis ascensões da Maratona, com cerca de 3 km sempre a subir seguidos de uma descida muito rápida que nos leva até Cardosa. Esta localidade muito pitoresca tem como característica as suas ruas pouco largas e algumas em single track, à saída mais uma subida e seguimos em direcção a Paiágua por trilhos numa zona de pinhal denso.

De Paiágua até à N112, onde o 1º grupo começou, é muito perto, e a maior parte desta ligação é feita em asfalto.

TODAS AS FOTOS DESTA SECÇÃO >>

Pedala tanto que tem os Cranks polidos!
    Registo
    04-11-2004
    Local
    Castelo Branco

Re: Reconhecimento Junho 2010 - Sarzedas-Paiágua

Teste de resposta a ver se isto tá a funcionar...

+ Responder

Tags deste tópico

Regras