Viva.
Participei pela primeira vez na Maratona do Barreiro.
Aqui segue o meu rescaldo:
- Organização: acho que a prova estava bem organizada. O levantamento dos dorsais foi super rápido, nem estava à espera. Não estava ninguém na fila. Fiz o levantamento ás 8h30. O staff estava nos sitíos certos e foi sempre prestável. Como em tudo há excepcções. Um "cromo" da organização, rapaz novo, por volta dos 16 anos, estava aos cerca dos 73km. Perguntei quantos quilómetros faltavam para confirmar com o meu conta-quilómetros e ele em jeito de "brincadeira" e rir-se a dizer que faltam 3km para o final. Estava acompanhado de um GNR. Enfim.
- Percurso: para mim foi duro quanto baste. Acho que me estiquei um pouco nos quilómetros iniciais. Obviamente, paguei a factura mais tarde. Chama-se a isto um "abre-olhos"! Na minha opnião a zona de areia inicial era dispensável, contudo, como não conheço a zona admito que seria a melhor opção. Os trilhos da Arrábida são simplesmente espectaculares. Excelentes "single-track's". O piso era óptimo. Muita gravilha a obrigar à concentração constante. Na zona da separação dos 40km/80km o elemento da organização que lá estava deveria ser mais activo nas indicações. Eu só me apercebi da placa a cerca de 3mt de distância e como ía do lado esquerdo e tinha de virar para a direita, quase tive de parar devido ao pessoal que queria virar para os 40km. Aceito que deveria ir mais atento. Um amigo meu, que não ía tão atento virou para os 40km e depois teve de voltar para trás para o percurso dos 80km.
- Controlos: parece-me uma óptima ideia para que os mais espertos vejam as suas tentativas de furar o esquema goradas. Foram sempre rápidos.
- Marcações: boas marcações, contudo houve algumas vezes que tive de voltar atrás para confirmar a minha direcção. As setas feitas com fita viam-se muito bem. Algumas caminhos perto do final já não estavam "fechados" com cal.
- Abastecimentos: como não sou muito comedor, para mim estavam na medida certa. Água, fruta, bebida isotónica, bolos, barras, sumo e vinho! Também levava comida, por isso não senti falta de nada. O "staff" foi sempre muito prestável na disponibilização dos géneros e liquídos. Inclusivé, num ponto passei a pedalar e foi só esticar o braço para recolher uma garrafa!
- Banhos: as instalações sanitárias deixavam, de facto, bastante a desejar. Com certeza deve ser fruto da falta de instruendos que utilizem as ditas instalações. Não acredito que todas estejam naquele estado.
Uma pergunta: as senhoras tomaram banho onde? No parque de estacionamento uma perguntou e eu não soube responder!
A água estava quente e fria. Era à discrição.
E as classificações? Já sairam?
Obrigado e Boas Pedaladas