+ Responder
Pág 1 de 9 123 ... ÚltimoÚltimo
Mostrar resultados 1 a 10 de 86

Tópico: [RESCALDO] 24 Horas BTT Figueira da Foz

Trata por tu os "desmontas"
    Registo
    21-10-2005

[RESCALDO] 24 Horas BTT Figueira da Foz

Organizações escola aventura nunca mais... não houve jantar para todos, os equipamentos sanitários eram poucos, não havia controle de chegada e saida durante a noite... muita batota ali houve mm à descarada... o que levou muitas equipas a desistir, como foi o caso da minha, não valia o esforço de recuperar tempo se depois apareciam ali alguns "tempos canhão" e eu baixava 10 posições! Não acrerdito que quem faz 40 minutos por volta durante o dia consiga melhorar pra 33 durante a noite... não vi lá nenhum morcego!
    Isto é só um pequeno apanhado do que se passou porque houve muitos mais episódios estranhos...
    Boas Pedaladas e verdade desportiva acima de tudo!

Já saca os pneus à mão Avatar de pmoliveira
    Registo
    20-10-2005
    Local
    SANTA MARIA DA FEIRA

Re: 24 Horas BTT Figueira da Foz

EU ESTIVE LÁ, FOI 5* :P

Tem uma tatoo a dizer "Amor de Talega"
    Registo
    01-09-2004

De uma forma em geral uma prova de BTT em 24 horas deve ser uma festa. É claro que a verdade desportiva é um assunto muito sério e tudo deve ser feito para que os resultados publicados não sejam uma farsa. O que se passou com as equipas de 4 e tempos respectivos foi uma autêntica anedota. A título de exemplo nas duas últimas voltas que dei, hoje entre as 6.00 horas e as 7.30 horas , passei por elementos de equipas adversárias , todos rotos, todos empenados, e mais tarde verifiquei que fizeram menos tempo do que eu nesse período de tempo . Acabei por não valorizar o sucedido mas as classificações e tempos que forem publicados serão os dos chips e portanto a batota que se fez irá compensar. Só mesmo . De resto deu para apreciar o ambiente e ver caras conhecidas de outras aventuras.

Vasco

Super Moderador Avatar de L.Ramos
    Registo
    06-01-2006
    Local
    Lousã

Foi a minha 1ª participação numa prova de 24 horas... e gostei!

Houve realmente falhas na organização (o jantar não chegou para todos... e eu fui o ultimo a comer massa ... mais um bocadinho... )

Os controlos de saída deixavam muitas duvidas no ar... pois se quisessemos arrancar antes do colega chegar... não havia problema, tal a confusão que se instalava por vezes (e nestas coisas há sempre pessoal mal intensionado). Este problema era facilmente resolvido com a criação de uma zona de controlo em que hovesse uma passagem em "tapetes de controlo", em que o começo da nova volta só podia ser feita após o verdadeiro termino da anterior mas uma análise aos tempos efectuados pelas equipas podem comprovar se ouve ou não situações irregulares...

O percurso era complicado no início... com 5 km quase sempre a subir, muitos deles com um trilho de terra (e pó) quentes... após os quais vinha uma zona que dava algum gozo a fazer... e terminava com uma descida alucinante (e por vezes perigosa) que era feita a fundo, com curvas rápidas em diferentes pisos (alcatrão, terra, areia, zonas com sulcos e pedras) que vinham até à meta.

Em termos de novidade para mim, foi rolar à noite em trilhos de terra... e não desgostei, apesar de ser perigoso para quem abusa (e houve algumas quedas por causa da inconsciência de alguns), tive de fazer a gestão das baterias (fiz 2 voltas seguidas) e mesmo assim quase no final fiquei reduzido a apenas uma das luzes que levava (e ainda por cima era a mais fraca )

Agora estou à espera que saia a classificação final... pois a minha equipa penso que ficou em 21º nas de 4, o que não é mau, atendendo aos mais de 40 minutos que perdemos na mudança de bike em algumas voltas, pois entre quem adormecesse, que calculasse mal o tempo de volta e chegasse tarde para substituir o colega... e no final (após um grande esforço para chegarmos antes do 1/2 dia, e assim darmos mais uma volta para tentarmos ganhar algum lugares, pois os nossos tempos por volta eram melhores que os que estavam junto a nós na classificação , mas por azar... o nosso colega lesionou-se no joelho no km 9 e ficámos por ali...

As instalações eram suficientes para este tipo de prova (não concordo com o sacramento) pois disponibilizaram 2 balneários exteriores e os 2 balneários do pavilhão (que tiveram agua quente sempre que lá fui tomar banho), o espaço, apesar de não ser muito grande, penso que era suficiente, só faltando pontos de luz espalhados pela escola e de uma mangueira para lavar as bikes... bem mangueira havia, o que não havia era agua (alguem partiu a torneira?? ou levou-a!!! e no final não havia modo de lavar as bikes para as meter nos carros )

Atendendo que não é facil organizar uma prova desta envergadura (acho que devem ser revistos alguns pontos), a mesma esteve em bom nível pela quantidade de pessoas que teve durante o percurso (e que davam garrafas de agua), da presença da cruz vermelha, escuteiros e polícia, a sinalização era suficiente (boa ideia a de colocar luzes e uma viatura na zona perigosa da descida final), mas há sempre coisas que correm mal... e há que melhorar para a próxima!
    A minha bike...

Lousã... terra de emoções.

Se pedalares como falas...
    Registo
    10-01-2006

Olá! Antes de tudo, quero mandar um abraço ao pessoal da organização, pela simpatia ( Ana Teles e Jorge Rodrigues ) e a toda a rapaziada de apoio que, talvez pela minha idade, tiveram a gentileza de me incentivar! Quase não parei, completei 22 honestas voltas, algumas dolorosas, sobretudo a última, entre o meio-dia e a uma, na companhia do meu amigo Ricardo Trigo ( obrigado Ricardo!)
    Apareço na classificação em 5º. Acredito que aparecerei em 4º ( este foi o meu lugar) Excelente para mim! Vim da Figueira com a noção do dever cumprido, de ter curtido à brava e de ter ido até onde os meus 48 anos deixam! Já me dá gozo andar ali, tentar dar mais uma volta... e conseguir fazê-lo.. É muito bom encontrar aquela malta nova e ir pedalando com eles, saber de onde são, como estão a correr as coisas e sentir o apoio que nos prestam! Um Muito Obrigado a um jovem de cabelo curto, alourado, que no final me veio cumprimentar e felicitar, igualmente a outro mais moreno e que vi conduzir um Mercedes e... enfim...a todos! AH! E a um que me deu uma maçâ, no meio do percurso e a lavou porque estaria muito quente!!!!! Malta o meu BEM-HAJA! O desporto também é isto! É conviver, divertir-se e competir! Conseguimos, a maioria, cumprir estes preceitos!
    Se para o ano houver outra... e o corpo e a mente me deixarem... lá estarei!...

Bem-haja a todos os BONS DESPORTISTAS!!!!!

Super Moderador Avatar de L.Ramos
    Registo
    06-01-2006
    Local
    Lousã

Os participantes individuais nestas provas são os verdadeiros herois... pois é obra fazerem distâncias (como no caso do Girão) na ordem dos 290 km (e mais ) em 24 horas em cima da bike.

será que alguem já tem fotos?
    A minha bike...

Lousã... terra de emoções.

Se pedalares como falas...
    Registo
    10-01-2006

Obrigado IR ! Só depois de ler as tuas SIMPÁTICAS E RECONFORTANTES palavras percebi que és de Serpins! Não consigo distinguir, pela fotografia, se és o meu vizinho de infância, ou não! De Santa-Clara, Coimbra! Também não importa! Serás, eventualmente, um colega que com ele costuma estar e que partilha do mesmo Bem-estar e Saber-estar no desporto!
    Agora, quero partilhar contigo algo que me fez redobrar as forças e buscá-las onde elas se resguardam, acreditando que assim partilho a dor e, simultâneamente, a ESPERANÇA! O meu PAI teve um acidente vascular num olho e cegou desse mesmo olho há três semanas! Desculpa a particularização, mas ELE sempre me viu correr no Atletismo e é o meu maior fâ... continuará a sê-lo !... e a ver-me correr!
    Outra das motivações é o poder partilhar convosco, Malta Nova estas emoções, não esquecendo a minha fatia de responsabilidade, como Professor de Língua Portuguesa, na modestíssima ajuda de conduzir os vossos filhos a bom-porto! Será sonhando, assim, que vou alargando o meu querer e crer para gostar cada vez mais de exercer a profissão que abracei há vinte e três anos! Nunca esquecerei que um dia, um Grande Treinador que tive me disse: "- Serás na vida o que aprenderes no Desporto!" Obrigado Professor José Carvalho!

Nisto tudo, vai um grande abraço para todos os amigos que me acompanharam nestas 24 horas: Vasco Correia e Teresa, Ricardo Trigo e Micaela, Rui Galvão, Sérgio Mateus, Filipe Barreirinhas, João Trigo e um Grande Abraço para os meus mestres de cozinha privados: Maria João e António.
    O 24 horas também é isto...ou deve ser tudo isto...

António Girão

Se pedalares como falas... Avatar de penatabua
    Registo
    04-01-2006
    Local
    Zona de Lisboa e "Catedral do BTT-Idanha-a-Nova"

Oi malta, belo fds semana, em que se respirou e TRANSPIROU BTT a 100%.
    Parabéns, á organização pelo esforço de continuar com esta prova(apesar de ter que melhorar e alterar alguns aspectos) e a todos os participantes, que apesar do carácter competitivo, ainda tinham forças para 10 dedos de conversa.
    Abraço

A força é tanta que parte correntes
    Registo
    17-01-2005
    Local
    Arruda

Boas

Foi um Fim-de-Semana mesmo em Grande para o 1-61 Solo Honda e a sua nova "Italianinha"

No final e contas feitas rendeu 400kms de carro e 260kms de bike (20 voltas honestas)... Até já estava a ficar tonto com tanta volta

Um agradecimento muito especial ao Amigos do acampamento "W" e a todos os outros amigos que também lá estavam. Obrigado por puxarem por mim dentro e fora dos trilhos.

Quanto a "batotas" se as houve acho lamentável... para mim o importante é competir com os meus limites e não andar a fazer bonito na folha de classificações...

Sugestões:
    - Os sensores deveriam estar nos atletas (numa pulseira) e não nas bikes.
    - Na meta deveria haver 2 passadeiras, uma de chegada e outra de partida, havendo 4 ou 5 metros neutros, podia-se usar o esquema boxes da F1.
    Desta forma só contaria a nova volta quando alguém da equipe tivesse terminado a sua volta.
    Além disso sabia-se os tempos de cada atleta por volta e totais.
    E evitavam-se os atropelos na zona de chegada entre atletas que iam continuar e atletas que iam parar.
    - Os pontos de controlo durante o percurso deveriam ir-se alternado aproveitando os sensores em vez dos miudos a perguntarem o numero do pessoal que passava.

Abraço
    Nelson "Honda"

Já se equilibra sozinho na bike
    Registo
    04-04-2005

Boas

Concordo com as opiniões do Honda. Embora não tenha ido com espírito competitivo (a não ser comigo próprio, para tentar fazer melhor que no ano passado), a prova é sem dúvida um apelo à competitividade de todos pelo que é necessário fazer tudo para que a verdade desportiva esteja sempre presente e se minimize a possibilidade de haver atletas com intenções menos boas a fazer maroscas... (a ocasião faz o ladrão!).

De resto e com o devido respeito, pois sei que organizar um evento desta natureza e dimensão não é nada fácil, e envolve uma logística bastante apertada, posso indicar alguns pontos de melhoria para o ano que vem (até porque já é a segunda prova que vou deste género e já tenho termo de comparação):

- é indispensável que as casas de banho tenham condições e dimensão para tantos atletas, e que fiquem perto do acampamento; no ano passado estavam super longe mas eram boas, este ano estavam perto mas não eram grande coisa... alguns ainda descobriram o ginásio que era um bocadinho melhor, mas a escolha do local deve ter em conta esta situação... é fundamental!

- parece que o jantar não chegou para todos..... a ter sido verdade (não pude comprovar), é uma falha muito grave... a organização sabe à partida quantos atletas vai ter e não pode faltar água nem comida... as pessoas pagaram a inscrição e não podem ir a contar com comida e bebida e depois faltar alguma delas.... é uma questão de planeamento, e mais vale levar a mais do que faltar! A melhorar....

- a questão da contagem dos tempos já foi debatida, por isso não vale a pena bater mais no ceguinho... reforço apenas que se pode e deve fazer melhor uso da tecnologia existente, e arranjar forma de fazer um controlo manual 'invisível' nos postos e não na partida, para que haja um plano B em caso de falha dos sistemas, bem como um controlo de eventuais tentativas de batota por parte de atletas menos bem intencionados;

- outras coisas como local de lavagem de bicicletas e afins, não sendo indispensáveis, são sempre uns miminhos porreiros...

- quanto à marcação do percurso e controlo por parte da polícia e dos voluntários dos postos, não tenho nada a dizer, a não ser agradecer a todos pelo esforço e paciência em estar ali a ajudar, a dar apoio, água, indicar o caminho, mandar parar o trânsito, foram incansáveis!

penso que é tudo....

+ Responder

Regras