Pág 1 de 25 12311 ... ÚltimoÚltimo
Mostrar resultados 1 a 10 de 242

Tópico: RCZ Race Sub 10 - Projecto Sub 9,5 a longo prazo.

Se pedalares como falas... Avatar de Fábio A.
    Registo
    20-04-2007
    Local
    Barreiro

RCZ Race Sub 10 - Projecto Sub 9,5 a longo prazo.

Citação Post Original de Fábio A. Ver Post
    Mas em principio vou abrir um topico no Cantinho do Peso, para dar a conhecer ao pessoal esta bicicleta que, para mim, considero-a uma peso-pluma!!
    Foi com muito €sforço da minha parte que hoje tenho uma bicicleta com este peso ... nunca pensei chegar a 'tanto' !

Começei, dia 23 de Abril de 2007, a andar com a minha '1º bike asserio' .. Uma Hardrock com mais de 15kg. Hoje, passados quase 3 anos, consegui com muito esforço e empenho sacar mais de 5kg a' bike..
    Para mim e' um orgulho enorme, e gostava de partilhar isso com o pessoal

Digo isto porque hoje em dia sao muitos os rider's que teem bikes peso-pluma, ora porque o material esta mais barato (??), ou simplesmente porque esta na moda.. E com isto quero dizer que o Cantinho do Peso hoje em dia e' muito mais que um mero 'cantinho' .. sao muiiitas bikes que por la andam! A minha sera 'so mais uma', a vosso ver, mas a meu ver sera sempre a minha menina sub10!
    Bem pessoal, aqui estou eu para vos dar a conhecer (se e' que ainda nao a conhecem deste topico..) a minha modesta bicicleta... uma RCZ Race à La Carte

Recentemente, com a troca das rodas e da conversao das mesmas a tubeless, cheguei a um objectivo ... o sub 10kg!

Lista de Componentes :

Quadro - RCZ Race 18’’ - 1550gr
    Caixa direcção - FSA Orbit XL2 - 100gr
    Suspensão - Reba Team + PopLock - 1650gr
    Guiador – KCNC Sc Bone - 105gr
    Avanço – Progress - 110gr
    Tampa+Parafuso – Cane Creek - 10gr
    Espigão Selim - KCNC Ti Pro Lite - 140gr
    Selim - BBB Anatomic Design- 237gr
    Aperto Espigão - Woodman - 12gr
    Punhos – Trailoff - 15gr
    Shifters - Sram x0 c/ cabos - 199gr
    Desviador Frente - LX - 175gr
    Desviador Trás - Sram X7 - 240gr
    Cassete - XT - 298gr
    Corrente - Connex - 287 gr
    Pedaleira - LX c/ parafusos KCNC - 893gr
    Pedais – Xpedo - 315gr
    Rodas F & T – FRM XMD 333 + Novatec X-light + CN Spoke Aero 420 - 1390 gr
    Tubeless – 80 Liq.+ 7 Valv. + 10 Fita (por Roda) 194gr par
    Apertos Rapidos - Mavic SLR - 87gr
    Pneus - Kenda Karma 60 tpi - 485gr x2
    Travões – Avid Juicy 7 Carbon 517 gr + 76gr (adaptadores e parafusos)
    Discos - Alligator 180gr + 24gr parafusos
    Bichas Mudanças – Union - 50 gr
    Grade bidon + Parafusos – Specialized - 40gr
    Proteçao de Escora – BBB - 20gr ?

Total : 9884 gr

Para 'comprovar' os pesos individuais, ao longo da evoluçao da bicicleta fui tirando fotografias do material na balança.
    Alguns componentes escaparam, sendo que nao tenho foto ... Mas tenho da grande parte, portanto fica a intençao

Quadro- Infelizmente não tirei foto do quadro na balança, mas pesei-o … E o que a Fizzbikes anunciava confirmou-se. Agora, sinceramente, não me lembro ao certo quanto era anunciado.. mas salvo erro eram 1570gr p/ o tamanho 18’’ (versao 2009). Tirei os apoios para V-brakes, e com isso tirei 25gr. O que perfaz 1545.. Estou a contar com 1550 pelo sim, pelo não

Caixa de direcçao- Nao pesei … A fizzbikes anuncia 100gr, e e’ com isso que estou a contar.
    Sinceramente não sei se e’ verdade ou não..

Suspensao – Tambem não a pesei. Sei que novas com o tubo ‘de origem’ teem 1640gr.
    Cortada a’ medida, e com o poplock, não deve passar das 1650gr com que estou a contar!..

Guiador –

Avanço –

Tampa+Parafuso – Não pesei.. Um dia trato disso, depois edito e meto aqui foto!

Espigao de Selim –

Selim –

Aperto de Espigao – Tambem nao tenho foto, fica para breve e depois edito.

Punhos – So tenho foto dos WCS que supostamente iria montar, mas acabei por montar as metades de uns outros punhos (trailoff) de um amigo meu .. Sei que os pesei e eram mais leves que os wcs (que com tampas pesaram 40gr certas). Dai as 15gr com que estou a contar..

Gripshifts –

Desviador Frontal –

Desviador Traseiro –

Cassete –

Corrente –

Pedaleira –

Pedais –

Rodas –

Frente :

Tras :

Tubeless –

Liquido : (Foi depois acrescentado mais liquido, de maneira a perfazer 80gr por roda.)

Valvulas :

Fita : (rolo inteiro, com o cartao ‘molde’ –não se ve bem, mas são 31gr)

Apertos das Rodas –

Pneus –

Travoes – (pesados c/ as peçinhas que ficam entre as pastilhas – cada uma pesa 5gr)

Frente :

Tras :

Adaptadores – Não tenho fotos, mas pesam 14gr cada + 24 de parafusos e anilhas. Faz 76gr p/ o par.

Discos – Não tirei foto, mas pesam 90gr cada … + 12gr de parafusos, o que perfaz 180+24gr.

Bichas de Mudanças / Espirais – Não tenho foto, nem sei se os 50gr são reais .. Mas pesquisei, inclusive perguntei a pessoal que tinha colocado espirais novas, e disseram que rondava os 40/50gr ..

Grande de Bidon – Não tenho foto, mas sei que pesa 36gr. 2 parafusos de 2gr cada, faz os 40gr.

Proteçao de Escora – Penso que ronda os 20gr, tenho que confirmar. Alias, em principio quero trocar por uma daquelas peliculas protectoras (rugosas) transparentes… Esteticamente fica muito melhor, e ate são uns gramas a menos, LOL!

Foto na balança –
    Ficou uma bela borrada, alias, a balança não e das melhores.. Mas da para ter uma ideia, e principalmente confirmar que esta sub10 ! Posso-vos dizer que pesei 1kg de arroz e bateu certo, portanto …

---

Fico entao a aguardar os vossos comentarios, criticas, opinioes, ... tudo!

Cumprimentos e Obrigado pela atençao

Ps- Peço desculpa pela falta de acentuaçao (ou acentuaçao improvisada), mas o pc continua com o 'virus dos acentos'.
    Última edição de Fábio A. : 21-02-2010 às 22:16

Se pedalares como falas...
    Registo
    07-08-2004
    Bom projecto! Gosto de ver a evolução ao longo do tempo.
    Já acompanhava o teu projecto na outra secção. Parabéns.

Pedala tanto que tem os Cranks polidos! Avatar de Fabio Abreu
    Registo
    30-03-2007
    Local
    Carvoeira, Mafra
    A isto se pode chamar um maluquinho do peso hehe

Esta uma bicicleta leve e fiavel (tirando essa conversao a tubelesse que so te tem dado problemas )

Quem diria que com um quadro RCZ se fazia uma montagem assim tao fixe. Fica a faltar uma pedaleira mais bonita e um desviador trazeiro X9 com roldanas kcnc vermelhas . Depois nem mexia mais.

Abraço

Se pedalares como falas... Avatar de Paulo986
    Registo
    10-02-2007
    Local
    Setúbal
    Aqui está o merecido espaço para a máquina do Fábio!!!!

Muitos parabéns por teres atingido o teu objectivo, o sub 10! e força para o objectivo sub 9

espero ver essa RCZ sub 9,5 kg que não é difícil, custa é t€mpo

Uma suspensão nova arruma-te quase o problema

Se quiseres continuar com a suspensão, uma pedaleira, um selim e os pedais e mais uma outra mexida e também consegues!:P

Mas o mais importante é divertires te em cima dela e que faças muitos km's!

Um abraço e mais uma vez parabéns!

Já se equilibra sozinho na bike
    Registo
    19-10-2007
    Boas Fabio A. como te tens dado com essas rodas? Eu encomendei umas iguais que devem chegar esta semana e gostava de saber a tua opinião sobre as mesmas. Pelos vistos tens tido problemas com a conversão a tubeless. Diz lá promenores ao pessoal.

Cumps

Tem uma tatoo a dizer "Amor de Talega" Avatar de RicardoCupra
    Registo
    07-08-2008
    Local
    Norte
    Parabens pela evolução Fabio.

Agora realmente é tirares proveito disso, fazer muitos km's, dar cabo desses pratos para trocar a pedaleira e dar muito uso ao resto do material de desgaste para trocar por melhor ou pelo menos igual !

Tenho como "base" do meu projecto, muito do que fizeste no teu podes crer...

Boas pedaladas! Um abraço !

Trata por tu os "desmontas"
    Registo
    14-07-2008
    É preciso é ter calma Fábio com tempo e com paciência as coisas vão ao sitio, vais ver que a "saga" da conversão tubeless vai acabar e a partir daí é sempre a dar lenha

Abraço

Com este tópico aqui vou acabar por não ir tantas vezes ás análises e testes. Agora fica mais fácil de acompanhar.

paulo_gt, olha que ouvi dizer que há por aí montagens bem leves com um selim igual ao do Fábio

Já tem os pedais de encaixe ensinados Avatar de golias
    Registo
    21-02-2005
    Local
    Lisboa
    ...

essas rodas estão altamente!! super leves!!

...

Domina bem o OTB Avatar de tiago cunha
    Registo
    01-01-2009
    Local
    9 / V N Famalicão
    Boas
    A bike vai por um bom caminho, estou a ver que mais um t€mpinho e estará sub9kg
    Uma bike que leva umas rodas dessas, não acredito que ficará com essa suspensão e pedaleira, começava a pensar nisso.
    Mas por enquanto está uma bike muito fiável e de muito bom gosto.
    De resto km para cima.

Cumprimentos

Regras