Pág 1 de 6 123 ... ÚltimoÚltimo
Mostrar resultados 1 a 10 de 51

Tópico: Cube Elite HPT 2010

Já saca os pneus à mão Avatar de Ragedolphin
    Registo
    22-06-2005
    Local
    Setúbal

Cube Elite HPT 2010

Boas.

Agora que a minha Cube Elite HPT está prestes a passar a barreira dos 1000 kms chegou o momento de lhe fazer uma análise.

A primeira saída

Comecemos pelo equipamento (com alguns dos pesos verificados por mim):

Quadro:

Extremamente ágil e confortável, absorvendo muito bem as pancadas secas provenientes da roda de trás quando comparado com o meu antigo quadro de alumínio (Merida Matts Speed Disc). A qualidade de construção é exemplar, com umas soldaduras muito cuidadas e com uns pormenores de acabamento no mínimo deliciosos, como é o caso da barra que une as duas escoras superiores. O único aspecto negativo que encontrei até ao momento é a qualidade da pintura (que pela sua textura e toque mais parece ser uma película de vinil) que sofre imenso com as partículas projectadas pelas rodas.

Suspensão:

Passei de uma Reba Race de 100mm na Merida para a Sid Race na Cube e a diferença entre elas é notória, com a Sid a ter uma leitura mais eficiente do terreno. Até agora tem funcionado às mil maravilhas.

Travões:

São muito eficientes a desempanhar a sua função. Nas primeiras voltas andava com um pouco de receio pois não estava habituado a tanta potência. Depois de me habituar a eles é como se desde sempre tivesse a lidar com eles. Têm boa resistência à fadiga.

Transmissão:

Passei de uma transmissão full XT na Merida para um misto de XT e X0. A principal diferença que notei foi nas passagens de mudança. Passei de uma suavidade extrema dos XT para um toque mais bruto do X0. Até agora só foi necessário ajustar a tensão do cabo por volta dos 100 kms. Desde então a precisão tem sido espectacular, com passagens de mudança extremamente rápidas e sem indecisões.

Pedais:

São uns pedais razoáveis, mas estava à espera que se comportassem melhor. Não são tão intuitivos no encaixe comparados com os Shimano M520. Nestes é necessário ter uma precisão muito grande de modo a que o encaixe se consiga à primeira. Quando se tem de caminhar um pouco em pisos húmidos ou barrentos a situação piora, tornando o encaixe um suplício devido aos detritos que ficam alojados entre o cleat e o sapato, diminuindo ainda mais a pouca flutuação que os pedais apresentam

Rodas e Pneus:

As DT Swiss XPW 1600 são umas rodas OEM. Tenho-as convertidas para tubeless (utilizei unicamente fita power tape e válvulas prestas para as converter). Já as usei por todo o tipo de terrenos (pedras, raízes, regos de água) e até agora têm-se portado muito bem, sem sinais de qualquer tipo de empeno. Os rolamentos também se encontram em bom estado.
    Os pneus são da Schwalbe, Rocket Ron Evo 2.25 à frente e Racing Ralph Evo 2.25 atrás. O Racing Ralph já é um pneu meu conhecido, pois equipava as duas rodas da Merida mas na medida 2.1, confirmando o que eu já previa dele numa medida mais larga, com uma aderência fenomenal em todos os tipos de piso. Já o Rocket Ron, aparentemente um pneu mais indicado para a roda da frente, ainda não me satisfez por completo, pois acho-o mais imprevisível que o Racing Ralph a que estava habituado. Aos poucos tenho-me adaptado a ele mas ainda não cheguei ao mesmo nível de confiança.

Direcção:

É aqui que tenho a maior dor de cabeça, não pela qualidade do material em si, que é excelente, mas pelo formato do guiador (com 9º de backsweep) que em conjunto com os punhos rotativos deixa muito pouco espaço disponível para arrumar convenientemente os restantes componentes, ficando tudo muito concentrado nas pontas do guiador e depois sobra um imenso espaço vazio ao centro que não dá para ser aproveitado devido ao backsweep do guiador.

Espigão de selim e selim:

O espigão de selim tem um curioso sistema de ajuste do ângulo de inclinação do selim que através de uma "roda" levanta ou baixa a ponta do selim. Depois é só apertar o parafuso para terminar a afinação. Só que o sistema não é muito prático. Obriga a muitas afinações até chegar à inclinação desejada, pois quando se aperta o parafuso de bloqueio a ponta do selim tem tendência em se elevar mais do que o que pretendiamos.
    O selim, Fizik Tundra MG, é confortavel mas que requer uma certa habituação, principalmente naquelas descidas de se fazer quase sentados em cima da roda de trás, devido ao seu formato.

Só espero continuar a divertir-me tanto como nestes primeiros 1000 kms.

Espero que gostem do resultado final. Se não gostarem, paciência. Eu gosto e isso é que interessa

Depois dos 100 kms do Challenge da Tomada dos Fortes

Boas pedaladas,

Paulo Santos
    Última edição de Ragedolphin : 29-04-2010 às 20:50 Razão: actualização da lista de pesos

Pedala tanto que tem os Cranks polidos!
    Registo
    04-09-2006
    Local
    Venda do Pinheiro

Re:Cube Elite HPT

Parabéns.

Bonita Bike

Registo
    22-06-2005
    Local
    Setúbal

Re:Cube Elite HPT 2010 - com fotos, muitas fotos

Obrigado David.

Utilizador Banido
    Registo
    26-01-2007

Boas
    Bonita bike

Bem me pareceu que vi essa bike na Póvoa, quando estava a sacar umas fotos ao pessoal

Dá lhe gás

Já agora, compraste a bike na tua zona, Setubal

Já saca os pneus à mão Avatar de Yankee-3
    Registo
    01-11-2006
    Local
    Couço-Coruche

Boas,

Tive o prazer de ver esta bike em acção no passado domingo, na 2ª Estafeta BTT Strix na Lamarosa e só posso dizer que é uma máquina brutal. Como tenho um fraquinho pela Cube não pude deixar de reparar nesta máquina (Ragedolphin desculpa ter olhado para a tua menina mas não consegui resistir ). Tal como é característico da Cube não podia deixar de ser uma bike super apelativa esteticamente, apesar de não ser tão espalhafatosa como algumas irmãs.

Ragedolphin tens aí um avião super fiável e muito bonito mesmo, dá-lhe kms.

Parabéns pela bike e pela excelente prestação no domingo

Trata por tu os "desmontas" Avatar de bass
    Registo
    12-04-2007
    Local
    Tomar

Bela bike e excelente análise, análises assim dão gosto de ver e rever de uma ponta a outra. Deve ter dado um trabalhão...
    Parabéns pela máquina e pela análise.
    Da-lhe muitos 1000km...

Registo
    22-06-2005
    Local
    Setúbal

Boas.

Obrigado a todos pelo elogios feitos à bike.

Citação Post Original de Hugo_BTTejo
    Já agora, compraste a bike na tua zona, Setubal
    Hugo, comprei-a numa loja on-line alemã

Citação Post Original de Yankee-3
    Parabéns pela bike e pela excelente prestação no domingo
    Yankee-3, a tua volta também foi espectacular, com a 4ª volta mais rápida. Pena os teus colegas de equipa não terem feito uma prestação ao teu nível. Ficariam com um lugar no pódio.

Domina as técnicas de queda
    Registo
    18-02-2009

Parabens pela análise está excelente.
    grande canhão e aproveita-o bem.

Já tem os pedais de encaixe ensinados Avatar de xbiker
    Registo
    12-08-2008
    Local
    Figueira da Foz

Essa Cube está muito bonita!
    Só te posso desejar muitos mais 1000 km's em cima dela.
    XCO MaiorBTTcá
    Apareçam!!

Já se equilibra sozinho na bike
    Registo
    12-06-2009

Gostei da analise. Parabens linda bike! Show!

Regras