-
Tem uma tatoo a dizer "Amor de Talega"
-
Trata por tu os "desmontas"
Re:Projecto: chaSSo
Ora bem, há que continua a dar cabo da bicla até ela ficar com bom aspecto! 
Uma coisa é super-positiva:
A versão actual da bike é muito mais bonita do que a versão original.
Ainda vais ser contratado para desfazer as bikes rockrider. 
Abraço!
P.S.: Foi uma noite/madrugada bem passada.
-
-
-
Meus amigos, obrigado pelas respostas!
Já vi que a pedaleira vai ter de ser com violência, tudo bem, é para isso que aqui estamos! 
Em relação à cassete, vou ver se a consigo tirar numa oficina ou assim. E depois tenho de pedir uma roda livre de bmx, é isso? Isso é só o cepo, ou é o cubo todo? Não dá para pôr uma cassete normal, ou é porque a de bmx já só vem com uma mudança? Dá para escolher a relação que queremos? É que eu tenho 34 à frente e para trás queria 19 ou 20.
Mais uma vez, obrigado pela ajuda!
-
Já consegui desmontar a cassete!
O cubo da roda só fica com um bocadinho de rosca para montar a roda livre, espero que fique alinhado.
No sítio onde me tiraram a cassete só tinham uma roda livre de 16 dentes, mas eu queria pelo menos 18, de preferência 19 ou 20. Espero que haja, vou continuar à procura.
-
Já tem os pedais de encaixe ensinados
Roda livre barata arranjas de 16 ou 18 dentes, que é o que há para as pasteleiras. 18 é mais difícil de arranjar que 16.
Cuidado a cortar o prato grande. Não podes andar á pancada a ele senão empenam-se os braços da pedaleira e nunca mais fica direito. Corta com uma rebarbadora pequena com disco daqueles finos
Os discos grossos aquecem muito e destemperas isso...
Ve isto que deve ajudar:
http://www.forumbtt.net/index.php/to...html#msg658506
-
MRocha, obrigado pelas sugestões!
Pediram-me 10€ por uma roda livre na Dechatlon de 16 dentes! Vou ver se encontro num garageiro ou noutra loja qualquer, queria uma de 18 dentes pelo menos, porque o prato da frente tem 34.
Passei mais uma noite a desfazer material. Comprei um disco e um adaptador para o berbequim (não tenho rebarbadeira) e passei a noite a cortar a cassete e a pedaleira.
Não ficou grande espingarda, mas pelo menos diverti-me (rói-te sparki, não quiseste vir!
).
Consegui cortar os dois pratos maiores da cassete, mas não consegui cortar nem desmontar os outros, por isso deixei ficar assim para já, queria ver se a experimentava no domingo.
Cortei o prato pequeno e grande da pedaleira, aquilo não tem parafusos, teve de ser mesmo com violência!
Montei o desviador (sem cabos, obviamente!) para servir de tensor e para a corrente não me saltar. Afinei o desviador para ele não mexer lateralmente.
O que me parece é que o material é bastante fraquinho, principalmente as rodas. Mas para já não vou comprar nada, quero experimentar em estradões e coisitas mais leves, para ver se gosto. Depois logo se vê, se gostar vou ter de mudar algumas coisas.
Aqui estão as fotos, como manda a sapatilha:
O disco e o adaptador para ligar ao berbequim:

A roda livre, um pesadelo autêntico:

Depois de muita faísca:

No suporte «home-made», para afinar o desviador ( http://www.forumbtt.net/index.php/topic,44984.0.html ):

Para já está assim:

É óbvio que o pedaleiro e a cassete ficaram um bocado «amassados», por assim dizer, devido a tanto corte. Mas acho que vai dar para desenrascar para já e ver como é que a coisa corre.
Por favor, façam sugestões.
Já agora, o que acham do quadro e da forqueta? Acham que tem alguma qualidade, o suficiente para melhorar algum material se for necessário, ou não serve como base?
A descrição no site é esta: "geometria desportiva; aço HI TEN; tubos oversize; três camadas de pintura;".
O link é este: http://www.decathlon.pt/PT/rockrider-5-0-h-67486718/
Mais uma vez obrigado pela ajuda e pela opiniões!
-
Já tenho a roda livre de 18 dentes, custou-me 3€! E pensar que na decathlon queriam 10€.
Também já tenho espaçadores, só falta montar. Vamos lá ver se consigo pôr tudo alinhado para amanhã dar uma voltinha.
-
Re:Projecto: de chaSSo a desenrascada
O chaSSo já rola!
Ainda com bastantes defeitos, mas já fiz o passeio inaugural na SS! Fui dar uma voltinha pelo parque da cidade, só para ver como as coisas corriam.
Digo-vos uma coisa, descobri hoje que não sei andar de bicicleta! É bastante diferente e até mais difícil andar numa bicicleta destas em relação a uma MS com suspensão.
Antes de sair tive de trocar a cassete pela roda livre. Como não tinha chave para aquela cassete tive de inventar um bocado. Martelei uma chave de bocas para dentro da cassete e fiz alavanca com uma chave allen grande. Depois de algumas marteladas, palavrões e suor, aquilo lá saiu.

Depois montei a roda livre de 18 dentes com anilhas espaçadoras:

A roda livre que coloquei precisava de levar umas anilhas antes, para não ficar tão encostada à roda e para não torcer tanto a corrente. O problema é que a rosca do cubo é pequena, por isso só pude colocar 2 anilhas, senão não conseguia rosquear a peça. Deixei ficar assim, afinei o desviador que está a servir de tensor e segui caminho.
Achei o quadro bastante confortável, menos à frente claro, nota-se bastante a diferença entre a forqueta e a suspensão, mesmo que só tenha andado em terra batida já dá para sentir a diferença.
A frente é mais baixa do que na Stumpy, é mais difícil de controlar, mas acho que isso também se deve um pouco aos pneus, que são muito fraquinhos. E à falta de suspensão, claro.
Senti muita falta dos pedais de encaixe, parece que vou ter de gastar dinheiro para pôr uns spd nesta (não estava a contar com isso).
Mais problemas, mal comecei a pedalar, sentia algumas passagens em falso e cheguei à conclusão que era a roda livre a apertar mais no cubo e a esmagar as anilhas para dentro dele por causa da força. Quando olhei já aquilo girava tudo às ondas.

A partir daí foi o festival do Salta-Corrente! De 10 em 10 metros, pimba, lá saltava a corrente, umas vezes à frente, outras vezes atrás. Quando pedalava mais forte, a corrente saltava. Quando deixava de pedalar, a corrente saltava na mesma. A pedalar para trás, a mesma coisa. Apeteceu-me deitar a bicla ao lago, mas em vez disso sentei-me e voltei a afinar o desviador. O parafuso que empurra o desviador para dentro já não ia mais por isso pus um bocadinho dum galho entre o parafuso e o desviador para ele ficar mais para dentro.
Conseguem vê-lo?

Decidi também tirar mais elos à corrente para ela ficar mais apertada.
Antes estava assim:

Depois ficou assim:

A partir daí as coisas melhoraram e a corrente deixou de saltar. Parece-me que era de ter demasiada folga.
Em relação à voltinha, foi bastante divertida, é uma forma muito diferente de andar de bicla, diverti-me bastante.
Não sei como hei-de fazer com o problema do alinhamento da corrente. Vou ter de tirar aquelas anilhas, que já empenaram e colocar outras. Mas mesmo assim, como a rosca é curta a linha de corrente nunca vai ficar certa. Alguém tem alguma sugestão de como resolver isto?
Será que vou ter de trocar a roda, para uma que tenha um cubo normal e colocar um daqueles kits para SS? Não queria gastar muita massa para já, sem saber se vou dar uso à bicla e se aquele quadro e forqueta valem a pena o investimento. O que acham?

Obrigado desde já pela ajuda!
Regras