Pág 1 de 38 12311 ... ÚltimoÚltimo
Mostrar resultados 1 a 10 de 379

Tópico: O tópico das Single Speed - Como tudo começou... e vai continuar!!

Administrador Avatar de Ludos
    Registo
    02-08-2004
    Local
    Serpa/Setúbal

O tópico das Single Speed - Como tudo começou... e vai continuar!!

Single Speed, bikes sem mudanças.
    Uns amam, outros "odeiam" e nisto esgrimem-se argumentos.
    Onde param os singlespeeders? O que vos faz gostar desta filosofia?
    Qual a explicação para este fenómeno de se estar a voltar às SS ?
    Vantagens? Desvantagens?

Opiniões, factos, ideias sobre SS é neste tópico

Já tem os pedais de encaixe ensinados
    Registo
    24-08-2004

Re: O tópico das Single Speed - Como tudo começou... e vai continuar!!

Ora bem, SingleSpeed.
    Aí está um assunto curioso.

Algumas respostas podem ser encontradas em:

http://www.trianglemtb.com/pages/passion/whySS.html

http://www.teambigtime.com/main.html

http://www.singlespeed.nl/en/

Eu pessoalmente não tenho uma explicação muito concreta sobre esse fenómeno,
    que já conquistou adeptos no mundo inteiro.

Em Inglaterra há milhares de utilizadores de singlespeed, quer seja para ir para o trabalho,
    para o mato, para competir ou simplesmente para passear.

Para mim tem tudo a ver com simplicidade, e tirar o maximo gozo de uma coisa simples
    que é andar de bicicleta (devia de ser).

Por vezes com as nossas bikes todas tecnologicamente avançadas esquecemo-nos de
    dar importância aquilo que realmente é importante e que nos fez ,a muitos, começar nestas andanças, tais como o convivio com os nossos amigos, o desfrutar da natureza, aquela sensação de liberdade, etc...

Lembem-se dos primórdios dos tempos quando tiveram as vossas primeiras bicicletas
    (o que, pelo meno para mim foi há mais de 20 anos), elas não tinham mudanças com 9 velocidades para desafinar, nem travões de disco hidraúlicos a raspar nas pastilhas, nem suspensões para verter óleo, nem amortedores com casquilhos para substituir, nem tubeless para perder ar, nem eixos ocos, nem selins com gel, nem GPS, nem ciclometros, nem....nem...

Mesmo sem todos estes artefactos eu lembro-me de andar de manhã à noite e curtir que nem um louco com os meus amigos (um abraço ao Karteiro) e só ir para casa quando me começava a cheirar que a minha mãe me ia dar mais uns belos safanões.

Hoje em dia temos a vida muito mais facilitada (até já fazem bicicletas "CONFORTÁVEIS", vejam bem) mas muitas vezes passamos tempo demais preocupados em ter tudo a funcionar na perfeição, esqucendo-nos da essência da coisa.
    Acho que é por isso que as singlespeed tem tantos adeptos.
    Ou entao sou eu a ficar velho.

Um abraço... e com ou sem mudanças, pedalem...pedalem muito.

Caros amigos do btt, foi assim que eu aprendi a andar de bike, uma simples bike bmx, da orbita...algumas das pessoas devem saber o que estou a dizer (os mais velhos claro). A malta da rua que não tivesse uma bmx, não era cool
    pois mas isso já lá vão uns anitos, eu agora nunca ia deixar de usar as belas das mudanças que dão tanto jeito, às perninhas...

Abraços a todos

Registo
    02-08-2004
    Local
    Serpa/Setúbal

Em resposta ás blasfémias proferidas em relação ás SS, (e a quem as
    possui), tenho a dizer, o seguinte:

- SS é sinónimo de simplicidade, leveza e elegância;
    - Só uma coisa simples como as SS o são, poderá provocar sensações
    simples, próximas e intensas;
    - As SS permitem uma relação de cumplicidade homem máquina,
    inigualável, em comparação com as suas irmãs tunninguisadas;
    - A forma de pilotar uma SS é unica. Existe uma clara adaptação do
    homem á máquina;
    Li isto noutro lado, e correndo o risco de vir aqui incendiar um tópico que se tem mantido coerente, talvez por falta de adeptos ferrenhos das SS (Single Speeds), vou dizer aquilo que acho:

-SS é sinónimo de arrogância, julgo eu, porque o pessoal das SS com quem me tenho cruzado por aí parece que se julga ser mais que os outros.

- Só uma coisa simples como as SS o são podem provocar sensações de puro sofrimento e pouco gozo, mas cada maluco sua mania.

- Tunninguisadas ? Tal como escrevi na v@ a quem postou, ainda deve andar de 4L porque os carros de hoje em dia em comparação á 4L são muito tunninguisados.

- O ultimo ponto não o nego, e teem razão, mas isso cada estilo de bicicleta assim o implica...

Gostava que aparecesse por aqui um "purista" das SS para contrapor os meus argumentos.

Um abraço, e boas pedaladas, seja em SS ou MS.

Já tem os pedais de encaixe ensinados Avatar de doc
    Registo
    10-09-2004
    Local
    planeta Terra, 3º a contar a partir do sol

Se houver por aqui algum fanático do singlespeed, gostava que me esclarece-se as minhas seguintes dúvidas:
    -Fazem qualquer tipo de precurso, como por exemplo serras com subidas acentuadas ou só terreno plano?
    -Qual o tipo de prato e cassete que utilizam geralmente (numero de dentes)?
    Tenho um chasso em casa que sou capaz de recuperar para uma coisa dessas.
    Da vossa justiça

Domina as técnicas de queda
    Registo
    03-08-2004

Citação Post Original de Ludos
    vou dizer aquilo que acho:

-SS é sinónimo de arrogância, julgo eu, porque o pessoal das SS com quem me tenho cruzado por aí parece que se julga ser mais que os outros.
    Bem eu n sou ferranho das S.S. mas gosto de "guerra"
    Pá se perguntares a um rider de Hardtail ele tb acha que os riders de FS são arrogantes e que tem a mania e viceverssa... qunado vez um gaijo de SS ele provavelmete olha pa tua mula e pensa este gaijo com susp total e montes de mudanças tem a mania que tem uma ganda bike...
    e aposto que quando vez um gaijo do ciclismo tens tendencia a olhar pros pneus fio dental,pra grossura do quadro,pro volante retorçido,pro fatinho de licra a dizer "salshixa sicasal Team" e partir-te a rir na cara dele... e basta o teu olhar pra ele pensar: fds este gaijo com um andaime das obras pneus de tractor agricula, é mesmo arrogante...
    é a eterna guerra no mundo das bikes

- Só uma coisa simples como as SS o são podem provocar sensações de puro sofrimento e pouco gozo, mas cada maluco sua mania.
    Eu não uso pratos a frente e digo-te ja que não são necessárioso para o meu tipo de andamento... tal como as mudançãs não são necessárias para o tipo de andamento de um rider que use uma SS...
    e não acho justo chamares maluco ao pessual que provavelmente tem mais pernas que tu só porque se esforçam mais que tu numa subida...
    E para muito boa gente, subir com uma relação alevada a exercer um tremendo esforço fisico não é propriamente um sofrimento mas sim um prazer que permite sençações de superação inegualaveis...
    Tens o exemlo dos corredores de maratonas que fazem exforços quase desumanos e o facto de chegar a fim e superar a prova é o suficiente para penarem durante 42klm a correr e ficarem felizes no fim....
    - Tunninguisadas ? Tal como escrevi na v@ a quem postou, ainda deve andar de 4L porque os carros de hoje em dia em comparação á 4L são muito tunninguisados.
    Essa comparação não faz sentido pois tanto as 4L como os carros de hoje em dia teem mudanças... e na verdade eu acho que os carros de hoje vem com merdas a mais, por exemplo sistemas electricos demasiado complexos e sujeitos a avarias... e as 4Latas são quase indestrutiveis... ja viste alguma com os vidros electricos avariados ou com o feixo central avariado que n abre a porta do pendura, ou mesmo com os comandos dos rectrovissores a não responder...???? o memso aconteçe nas single speed ja viste alguma com as mudanças desafinadas?????
    Podes comprar antes um carro automatico de 65 cavalos com um manual de 500cvl... de facto o manual anda mais; sobe melhor; desenvolve melhor; tem mais força... etc
    Mas o automatico é mais simples de conduzir,e dá mais prazer... na cidade no para arranca,reduz,ponto morto,engrena primeira,mete a segunda,trava,para,reduz,ponto morto,engrena primeira,mete a segunda,trava,para,reduz,ponto morto,engrena primeira,mete a segunda,trava,para,reduz,ponto morto,engrena primeira,mete a segunda,trava e arranca para arranca... a manete das mudanças ja esta quente e a mão direita a ferver.... e pergunta a qualquer mulher qual é que ela prefere... Ha gostos pra tudo...
    Gostava que aparecesse por aqui um "purista" das SS para contrapor os meus argumentos.

Um abraço, e boas pedaladas, seja em SS ou MS.
    Aí tens

Registo
    02-08-2004
    Local
    Serpa/Setúbal

Hum... só para esclarecer, quando falo de SingleSpeed refiro-me a malta que transformou bikes de XC em SS, e não bikes de dirt,dual ou urban...

E não querendo estar criar um estereotipo esta malta das SS são jovens das idades dos "entas".

Não venha praí a malta das manobras pensar que eu me estou a referir a eles

Trata por tu os "desmontas"
    Registo
    13-11-2004

Eu tenho uma visão distinta da SS, andar com uma bike simples no k concerne à transmissão é um desafio, tenho a minha multi speed, k por vezes tem 18 Vel, outras tem 27, mas mantem a pureza dos "V" brakes, pk são mais leves, e têm capacidade de travagem suficiente para a minha utilização, no entanto sonho com uma SS em cromo, com travões de disco e uma suspensão de 80 ou 85 mm de curso, para sentir e vencer novos desafios.

Andar com uma bike de 1 só velocidade corresponnde a um patamar diferente de dificuldade, é como passar de um puzzle de 800 peças para um de 5000, é como saber k o adversário tem uma arma automática para nos anikilar enkanto nós estamos com uma navalha de ponta e mola, é como ter a possibilidade de ir para os caminhos de moto e optar pela bicicleta, sofres mais mas tens um prazer diferente, o prazer do desafio vencido!

Ñ sou contudo irredutivel, e continuarei a andar regularmente de multispeed mm depois de ter a minha SS, quando os meus amigos vão comigo ñ são obrigados a esperar por alguem k anda a inventar, por isso a bike com mudanças vai continuar a fazer parte da minha frota.

Tem uma tatoo a dizer "Amor de Talega"
    Registo
    04-11-2004
    Local
    Vila Viçosa

A história começa assim:

Eu tinha (e ainda tenho) uma Kona Explosif de 98. Para quem não sabe é um quadro em aço topo de gama, com tubos Reynolds 853. Tão contente que estava com a bike pelo conforto e facilidade de condução que proporcionava que decidi, como o quadro já estava velho, comprar um novo. Foi aí que surgiu a SS. O quadro Explosif de 2004 custava 846euros. A SS Unit de 2004 custava o mesmo preço… e o quadro era o mesmo. Um quadro de aço da True Temper, o OX PLATINIUM. Como já andava com o bichinho há algum tempo, decidi experimentar (afinal se não gostasse transformava o quadro numa multispeed, bastava trocar a ponteira).
    Comprei então a Unit. A primeira modificação foi tirar os V-brakes e pôr uns discos. Depois fui dar a minha primeira volta… um passeio de 50km em Reguengos de Monsaraz que saiu na bike magazine. Gostei, apenas sofrir para subir para Monsarz e a descer pela calçada (a Unit vem com um garfo em cromoly). Daí para a frente os meus passeios foram sempre de SS. A condução é totalmente diferente de uma MS, até parece que se reaprende a andar de bike. Dá muito mais prazer fazer um determinado percurso de SS que de MS. Se se sofre mais? Claro, para subir o esforço é maior e por vezes até é preciso desmontar… agora cada vez que aparece uma subida é um novo desafio, será que vou conseguir? Só mesmo experimentando é que se pode sentir o que é andar de SS, mas é preciso experimentar num percurso variado e de muitos km. O ideal para andar de SS é um percurso pouco plano, pois é aí que se tira todo o gozo.
    Este verão fiz com uns amigos num só dia uma etapa e meia da SuperTRavessia. De Alfaiates até perto de Monsanto. Claro que não foi uma competição, foi um passeio. Fui de SS. Fiz os 100 e poucos km totais, cheguei cansado. Se eles tiveram de esperar por mim? Tiveram! Depois das Temas de Monfortinho em que há uma secção prolongada de alcatrão mais ou menos plano… é que as SS não têm andamento para alcatrão. De resto, íamos sempre junto!
    Dias depois, fiz a maratona de Viseu, também de SS. Este percurso é que me deu gozo. Se a primeira parte era mais plana, a segunda, um sobe e desce constante, foi um espetáculo. Na parte final tive cãibras, porque andei sempre no máximo. Mas foi um grande gozo, foi.
    Só experimentado é que se pode dizer verdadeiramente se se gosta ou não se SS. Eu gostei tanto, que já comprei um quadro antigo, um Kona Kilauea, para montar uma segunda SS, desta vez com garfo e V-brakes (na Unit coloquei uma suspensão depois do sofrimento a descer a calçada de Monsaraz).
    Quanto às pessoas de SS serem arrogante… nada disso. Pode é haver pessoas arrogantes que andam de SS, isso sim, mas é preciso não confundir!
    Agora experimentem e depois então critiquem o que tiverem a criticar.

J “uma chega” P

Já se equilibra sozinho na bike
    Registo
    15-02-2005

Boas

Proponho que ponham no forum umas fotos das vossas SS com alguns pormenores da transmissão para que se possam apreciar.

Cumprimentos
    Pedro Pedrosa

Regras