+ Responder
Pág 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Mostrar resultados 1 a 10 de 13

Tópico: [Rescaldo] Troféu Tigres do Pedal - XCO

Se pedalares como falas... Avatar de Trufox
    Registo
    11-01-2007
    Local
    Raposa - Almeirim (Gonçalo Estêvão)

[Rescaldo] Troféu Tigres do Pedal - XCO (Vídeos)

Boas pessoal!!!

Então como correu a coisa? Eu sei que não era muito do género da maioria, daí a pouca adesão (41 participantes em 71 inscritos), mas mesmo assim parece-me que quem veio, divertiu-se!

Neste momento o pessoal está a ver as filmagens em bruto feitas ontem... A ver se esta semana ainda as vejo!!! Estou ansioso, pois pouco vos vi a pedalar, e tenho vontade de poder ver imagens em movimento, pois fotos vi bastantes, e podem vê-las em Pack 1 e Pack 2 .

Classificação Geral XCO

Tempos por volta

Classificação Troféu TDP

Com isto fica apenas a faltar uma prova, que é a maratona (dia 10 de Junho). Será a única prova aberta a outros participantes. Haverá também uma meia maratona, mas esta não será para atletas do Troféu. O percurso já está em andamento, e em breve começarão a ter novidades.

Informo que o local onde foi a prova de ontem é privado e está vedado... Ou seja, só daqui a um ano é que lá poderão voltar a pedalar!

Fiquem bem e continuem a pedalar, sempre com boa energia e disposição!

Mais informações, podem sempre consultar o nosso site, que tento manter o mais actualizado possível.

http://dl8.rapidshare.de/files/48999...Trof_u_TDP.zip
    Última edição de Trufox : 15-01-2010 às 23:36 Razão: Link para vídeos

Trata por tu os "desmontas" Avatar de darkstar
    Registo
    07-09-2008

Re: [Rescaldo] Troféu Tigres do Pedal - XCO

Boas... O percurso tava brutal,só tenho pena que o campeonato municipal da lourinhã não tenha provas assim... A organização esteve muito bem,tava tudo muito bem assinalado,sem margem pra erros.
    O pessoal da organização também teve muito bem ao dar água a todos... Não tenho muita experiência em eventos que não sejam as provas do municipal da lourinhã mas esta foi das melhores organizações que vi,senão a melhor... Parabéns e continuem assim... Ah e ja agora tiraram mesmo muitas fotos,assim é que o pessoal gosta... Abraços e continuem com o óptimo trabalho...

Se pedalares como falas... Avatar de RTC
    Registo
    04-05-2006
    Local
    Caldas da Rainha

Eu só tenho a dizer que a v/ qualidade organizativa é por demais evidente.
    Irrepreensivel até agora!
    Este XCO, da maneira como foi feito, o percurso, os detalhes, vê-se que "percebem da poda"

Na posição de organizador de eventos, merecem muito mais participantes.

Até à Maratona!
    "Dá-lhe caloooor!!!"
    GARY FISHER Procaliber [Race Day]
    TREK Elite 9.9 SSL
    ON-ONE Carbon Race 29er

Registo
    11-01-2007
    Local

Em nome dos Tigres, muito obrigado pelas vossas palavras.

Em relação ao percurso, digo-vos o seguinte: Nenhum de nós participou numa prova de XCO nos anos mais recentes!!! O que se fez foi ver inúmeros vídeos de provas da taça e campeonato do mundo, suíço, espanhol e sei lá que mais países... Milhares de fotos, dezenas de reviews sobre percursos de XC... Depois usando os documentos oficiais da UVP-FPC e UCI criámos o circuito dentro das regras deles... Como a nossa zona não existe serra, teve-se que dar largas à imaginação... E quem esteve presente entende bem que estou a dizer... Onde poderia ser uma recta, tinham 2 ou 3 curvas apertadas, tentando que fosse necessário puxar um pouco mais pela técnica... Técnica essa que faltou a alguns participantes, que infelizmente tocaram com o corpo no chão... Apenas uma desistência por lesão, mas como estava no controlo, não consegui apurar a gravidade. Ainda houve mais duas desistências, mas ambas por avaria (corrente e selim partidos). A falta de técnica deve-se ao facto, a meu ver, que o pessoal apenas participa em maratona, onde a técnica não é tão necessária, e não se vai evoluindo!

@ RTC - Penso que 71 inscritos (onde apenas 2 ainda não pedalaram no troféu ) para a primeira edição de algo diferente, acho que foi muito bom! Sim, eu sinceramente queria ter tido mais gente, não pelos €, mas pelo ambiente que se vive, e isso é que procuramos quando organizamos um evento.

Criámos este Troféu com o intuito do pessoal dos arredores poderem ter um conjunto de provas, onde fosse possível competir, pois hoje em dia é só pedalar num dia e pronto já tá... Mas infelizmente o pessoal das redondezas não apareceu como se esperava, pois com tantos praticantes na zona apenas apareceram 15 ou 16 !!! Tenho a sensação que para o ano as coisas serão melhores na questão de afluência... Na qualidade vamos com certeza manter o nível! Para o ano irá haver novidades no Troféu!!! Lá para Dezembro irão ter conhecimento delas!

Até lá, fiquem bem e boas pedaladas
    Escola BTT CAJ Raposa - Inscreve-te em http://www.cajraposa.com

Já se equilibra sozinho na bike
    Registo
    09-09-2006

Espectacular!BRUTAL! Fantastico! Regresso aos velhos tempos do BTT a sério...
    Penso que são palavras que passaram pela cabeça de todos os que participaram nesta prova.

Antes de mais os meus mais sinceros Parabéns a toda a organização dos Tigres do Pedal (Organizadores das provas da Taça, de provas de 24 horas e muitas mais empresas de organização de eventos, façam um favor a todos os praticantes de BTT: coloquem os olhos em organizações amadoras como esta, que de amadora não têm nada, batem-vos aos pontos...peçam opiniões, trabalhem com amor à camisola, e se assim o fizerem, o resultado será do agrado de todos...Mais uma vez os meus Parabéns).

Existem sempre pontos a melhorar, e talvez um deles seja uma maior divulgação do troféu do próximo ano, porque um troféu destes só peca por ter poucos participantes..

Amigo Trufox deixa-me discordar de uma frase tua """Técnica essa que faltou a alguns participantes, que infelizmente tocaram com o corpo no chão.."""... pois bem, eu fui um desses que infelizmente tocou com o corpo no chão e ainda hoje estou todo dorido :P
    Agora não concordo que tenha sido por falta de técnica, mas sim por arriscar cada vez mais naqueles singles espectaculares...e olha que dos 6 que ficaram à minha frente, sei que pelo menos mais 3 foram ao tapete, pela mesma razão que eu, velocidade a mais em determinadas zonas...e bem sabes que às vezes não corre tão bem como queremos...ossos do oficio.

Isto só para dizer que quem anda à chuva molha-se e que muitas vezes não acontece pelos motivos que pensamos.
    Mas Trufox, sópara andar naquele percurso não me importava de cair novamente

Espero que para a proxima venha mais pessoal da nossa zona, porque muitos deles não foram simplesmente pela razão que tu disseste TÈCNICA.
    Mas a malta quer é divertir-se e estão todos de parabéns
    Um abraço e até à maratona

Registo
    11-01-2007
    Local

Obrigadão

Eu estou de "baixa" desportiva por ter caído por lá, e modéstia à parte consigo manobrar a bike razoavelmente bem, e até conhecia bem o percurso!!! Mas queria era fazer sempre a bombar e foi o que deu! Por isso compreendo bem o queres dizer...

Em relação à divulgação, em formato de papel saiu na BikeMagazine e Freebike a nível nacional e Jornal "O Ribatejo" e "Almeirinense" a nível regional/local. INATEL, FPCUB e CM Almeirim fizeram divulgação através de newsletters e site, usamos vários fóruns, enviámos bastantes emails, cartazes em lojas do ramo... Sei lá que mais...

Tivemos 110 inscrições (passou o limite imposto por nós de 100 participantes), mas infelizmente o pessoal não aderiu... Como disse a modos de desabafo no dia 20 de Fevereiro na divulgação do evento, pode também ter sido pelo preço acessível... Pois quando a esmola é grande o pobre desconfia...

Agora a ver vamos como decorre a maratona. A ver se há adesão ou nem por isso... Na primeira edição estiveram presentes 148 atletas, onde apenas 2 foram mulheres... A ver se os números aumentam, sobretudo do lado feminino!

Fiquem bem e boas pedaladas

Registo
    16-03-2009

A organização deste troféu merece parabéns por alguns aspectos mas há um aspecto para o qual não merecem parabéns e que deveriam reflectir sobre ele. Refiro-me à grande discriminação em termos de género. É de lamentar a discriminação que fizeram em relação às mulheres: valor de inscrição igual ao dos homens, as mesmas provas e os prémios muito inferiores aos dos homens. Qual o fundamento para o primeiro classificado masculino merecer 250€ e a primeira classificada merecer apenas 50€? Este facto é uma vergonha nos dias de hoje e é um aspecto muito negativo na vossa iniciativa. Assim não incentivam a participação feminina, antes pelo contrário. Nós também gostamos que valorizem o nosso esforço!
    Boas reflexões e mudanças nesta questão de desigualdade.

Registo
    11-01-2007
    Local

Bom dia,

Tal como já tinha referido anteriormente, para a 2ª edição do Troféu haverá novidades, e uma delas será em relação à participação feminina! A ver se consigo explicar as fórmulas aqui no fórum!

Usando os dados deste ano:

Participantes Masculinos - 68
    % Participantes Masculinos - 0,957746479
    Participantes Femininas - 3
    % Participantes Femininas - 0,042253521
    Total Participantes - 71

Prize Money - 500

Prize Money Masculino - 479 (500 x 0,957746479)
    Prize Money Feminino - 22 (500 x 0,042253521)

Masc Fem
    Class. % Valor Class. % Valor
    1º 50,00% 240 1º 50,00% 11
    2º 25,00% 120 2º 25,00% 6
    3º 12,00% 58 3º 12,00% 3
    4º 8,00% 39 4º 8,00% 2
    5º 5,00% 24 5º 5,00% 2
    Total 481 24

Os valores estão a arredondar para cima!

Como se pode verificar assim é a maneira mais justa sem discriminação para ninguém! Prémios serão até ao 5º, mas caso o valor do prémio seja inferior ao valor da inscrição, passa a ser apenas o Troféu.

Este ano optamos por não o fazer... Mas depois dos seus emails antes do início do Troféu, acertámos que iria ser assim no ano seguinte. Se seguíssemos este método este ano, nenhuma das atletas teria prémio monetário!

Caso haja outro método ainda mais justo digam!

Fiquem bem e boas pedaladas

Registo
    16-03-2009

Já é do conhecimento de algumas pessoas que a Matemática exerce um papel formatador na sociedade devido às suas aplicações e modelos que são cada vez mais usados em áreas muito diversas. Também já é reconhecido, por vários investigadores nacionais e internacionais, o poder que esta ciência tem para para marginalizar e excluir cidadãos quer por estes não terem conhecimentos matemáticos ou por serem usados processos e modelos sem reflexão ou análise crítica. Este método que recorre apenas a percentagens é um exemplo de um procedimento matemático que exclui e discrimina.
    Reconheço que é a vossa forma de agir, mas felizmente que já há muitos que optam por outros métodos que envolvem outros conceitos e pressupostos.
    A Matemática não pode ser usada sem reflexão crítica porque ela tem um grande poder social, económico e político com implicações na vida de cada um de nós.
    Continuação de boas análises e reflexões!

Registo
    11-01-2007
    Local

Penso que não é bem o local correcto para se falar deste assunto, visto ser um tópico de rescaldo, mas sinto a necessidade de responder.

Na minha opinião, repito, na minha opinião, não será a curto prazo que veremos mais atletas femininas nos trilhos... E digo isto porquê? Apenas e somente por razões culturais. Tudo começa na infância onde os pais acham que as meninas não devem jogar à bola, nem andar de bicicleta nem qualquer outro tipo de desporto visto como coisas de rapazes!!! Enquanto esta mentalidade não mudar não veremos mais mulheres nos trilhos ou a praticar outro tipo de desporto visto como masculino, que é algo ridículo. Por isso digo, não será de um momento para o outro, mas espero que mude, pois pelo menos na minha parte, o farei.

Também parte das organizações, pois têm que criar mais eventos para crianças e adolescentes no intuito de os fazer compreender o quanto é bom pedalar e ganhar gosto pela modalidade... Aqui sim, erramos, mas iremos emendar se possível, para o ano.

Na questão da inscrição gratuita ou inferior em relação à masculina (dita por si "Discriminação positiva" no rescaldo do Raid de Coruche), sou totalmente contra... Pois discriminação é sempre discriminação!!! Pois se é positiva para alguém, será negativa para outros...

Tal como lhe disse nos emails que trocamos em Janeiro, onde eu já previa a pouca adesão feminina, e se bem se lembra, indiquei % e não falharam muito! Nada melhor que a maratona mais falada do momento, a de Portalegre deste fim de semana:

Atletas Masculinos 3156 0,977695167
    Atletas Femininos 72 0,022304833
    Total 3228

Em 3228 atletas, apenas ~2,3% são mulheres, valor inferior ao que encontrámos no Troféu... Ok lá vai dizer que são números e percentagens, mas é a realidade! Não há mulheres no BTT suficientes para que haja competitividade. E daí, os valores dos prémios têm que ser de acordo com a competitividade existente!

Como se pode ver no Troféu, as 3 atletas inscritas estiveram na resistência, mas apenas 1 compareceu no XCO e nem precisou de se esforçar (e já nem precisa de vir na maratona para ficar em 1º, pois a 2ª classificada já não virá mais... a 3ª não sabemos)... Será que eram merecedoras de um valor de prémio igual ao atribuído aos atletas masculinos? É óbvio que não, pois não era justo relativamente à falta de competitividade.

Só para finalizar e não irei falar mais acerca deste assunto (neste tópico), veja o caso da Sandra Araújo, que vence todas as provas de XCO, e este mês pode-se ler na revista FREEBIKE à qual ela deu uma entrevista, que pouco treina, e continua a vencer... Onde está a competitividade?

Em PedalaDelas pode encontrar alguns tópicos acerca deste tema...

Fique bem e boas pedaladas

+ Responder

Regras