Pág 11 de 12 PrimeiroPrimeiro ... 9101112 ÚltimoÚltimo
Mostrar resultados 101 a 110 de 113

Tópico: [TUTORIAL] - Guia de Utilização do CompeGPS

Domina bem o OTB Avatar de shadowlord
    Registo
    07-01-2006
    Local
    Aldeia do Carrasco, Portimão, Faro

Re:[TUTORIAL] - Guia de Utilização do CompeGPS

Para quem possa ter interesse deixo aqui os tais novos DEM's ASTER prontos a usar no CompeGps, é só importar. E de Portugal Continental todo
    Depois de descompactar ocupam 1,5 Gigas, não se deixem enganar pelo rar.

http://dl.dropbox.com/u/3032677/ASTE...20PORTUGAL.rar

Abraços
    Sou um poço de coisas ruins e más... mas gosto mesmo é de dar no pó!!!

Trata por tu os "desmontas" Avatar de afr.almeida
    Registo
    06-11-2006
    Local
    Arrifana - Santa Maria da Feira

Citação Post Original de shadowlord
    Para quem possa ter interesse deixo aqui os tais novos DEM's ASTER prontos a usar no CompeGps, é só importar. E de Portugal Continental todo
    Depois de descompactar ocupam 1,5 Gigas, não se deixem enganar pelo rar.

http://dl.dropbox.com/u/3032677/ASTE...20PORTUGAL.rar

Abraços
    Boas!!!
    Após descomprimir o ficheiro não consegui efectuar a leitura. Julgo que terá a haver com extensão do fx (*.dem), pois parece que a minha versão do compegps só dá para fxs (*.cdem).

Desde já agradeço a tua atenção e disponibilidade em partilhar este tipo de informação com todos os outros usuários, após uma tarde de trabalho para conseguir apresentar este fx.

Cumprimentos

Domina bem o OTB Avatar de shadowlord
    Registo
    07-01-2006
    Local
    Aldeia do Carrasco, Portimão, Faro

Boas!

Que versão usas? Alguma bem antiga? Que nas versões 6 ele já abre os *.dem assim como *.cdem, *.hgt e *.hdr que são formatos comuns deste tipo de dados.

Abraços
    Sou um poço de coisas ruins e más... mas gosto mesmo é de dar no pó!!!

Boas pessoal, será que alguem me consegue arranjar ortofotos da serra da estrela completa, é que estava a precisar mesmo disso.
    Se alguem poder ajudar fico bastante agradecido.
    Cumprimentos

Trata por tu os "desmontas" Avatar de afr.almeida
    Registo
    06-11-2006
    Local
    Arrifana - Santa Maria da Feira

Citação Post Original de shadowlord
    Boas!

Que versão usas? Alguma bem antiga? Que nas versões 6 ele já abre os *.dem assim como *.cdem, *.hgt e *.hdr que são formatos comuns deste tipo de dados.

Abraços
    Penso que já descobri qual o problema.
    Estava a tentar abrir o fx no PDA e depois da tua intervenção é que vi que o tenho de abrir no PC. Correcto?
    Como nunca tinha usado este software, ainda estou muito verde.
    Obrigado

Abraços.

Ortos do google no compegps

Caros amantes do gps:

Após alguma tempo sem mexer no campegps, fui experimentar e a unica novidade com que me deparei foi com a impossibilidade de utilizar o mapa WorlgoogleMaps_maps.wgom no compegps.
    Alguém me sabe dizer o que se passa?
    Obrigado desde já.

Zd

Já tem os pedais de encaixe ensinados Avatar de nfh
    Registo
    02-05-2005
    Citação Post Original de shadowlord Ver Post
    [...]
    Quando os sacas vêm em geoTif. Para os puderes utilizar no CompeGps tens de converter em DEM usando para isso o Global Mapper, por exemplo.
    O procedimento é:
    File»Open data files» escolhes o ficheiro que te interessar - ASTGTM_NXXWXX_dem.tif (o outro num é para outras coisas que não nos interessam!)
    Fazes Yes na janela que vai aparecer lá (verifica se na janela diz Yes:elevation data (ie dem) No:raster image data (ie aeria photo))
    File»Export raster and elevation data»Export DEM...»Ok e escolhes como queres guardar.
    Tens um DEM que já te vai abrir no CompeGps. Tens depois no Global Mapper outras opções como guardar apenas uma parte do DEM, e mais uma série de outras coisas que não imagino para que sirvam lol
    Resta referir que para poderes fazer isto precisas do Global Mapper registado.
    [...]
    Estou a tentar aplicar a informação de altitude a um track GPS (Tools -> Calculate Land altitude for each point) usando estes novos DEM. Por algum motivo que me ultrapassa, o CompeGPS está a aplicar a altitude multiplicada por 10 (onde estavam 200mt estão 2000mt de altitude, por exemplo).

Têm alguma ideia de porque é que isto está a acontecer?

Por exemplo, nas coordenadas 42.231604N 8.612607W o CompeGPS dá-me a indicação de ser uma área a cerca de 2000 metros de altitude. Ou eu estou a ver mal, ou é impossível aquela zona de Espanha estar tão elevada.
    A minha suspeita assenta sobre a projecção a utilizar no Global Mapper. Por omissão ele usa "Geographic (Latitude/Longitude) e o datum WGS84. Deveria usar outras definições?

EDIT: ok, descobri o problema. A janela de exportação tem uma opção que corresponde às unidades a usar para a informação de altitude. Por omissão essa opção tem "decimeters", daí a razão de 1:10 na altitude .
    Última edição de nfh : 24-05-2010 às 23:54

Tem uma tatoo a dizer "Amor de Talega"
    Registo
    02-10-2007
    Já li este topico todo e rparei que já faltam imagens nas explicações.

Será que quem esteja à vontade com o programa e que queira dispender de algum tempo pode reagrupar tudo, meter o que falta e explicar mais coisas num topico novo?

Já tem os pedais de encaixe ensinados Avatar de nfh
    Registo
    02-05-2005

Script para exportar vários DEM's do Global Mapper para o CompeGPS

Boas,

Eu fiz o download dos DEM's da NASA em formato GEOTIFF que o shadowlord referiu, para toda a Península Ibérica. Como estamos a falar de mais de 80 ficheiros, era um pouco moroso estar a converter um a um para o formato .DEM que é compatível com o CompeGPS.
    Como o Global Mapper permite a utilização de scripts para automatizar tarefas, após alguma investigação elaborei o seguinte script para fazer a conversão de todos os DEM's que estiverem numa determinada pasta:

Código:
    GLOBAL_MAPPER_SCRIPT VERSION=1.00

// Loop over all DEM files in a folder and convert them
    DIR_LOOP_START DIRECTORY="D:\MATERIAL\DEM\" FILENAME_MASKS="*DEM.TIF" RECURSE_DIR=YES
    UNLOAD_ALL

IMPORT FILENAME="%FNAME_W_DIR%"
        ANTI_ALIAS=NO AUTO_CONTRAST=NO CLIP_COLLAR=AUTO TEXTURE_MAP=NO

EXPORT_ELEVATION FILENAME="D:\MATERIAL\DEM_EXPORT\%FNAME_WO_EXT%.dem"          \
        TYPE=USGS_DEM ELEV_UNITS=METERS 

DIR_LOOP_END

Substituam D:\MATERIAL\DEM\ e D:\MATERIAL\DEM_EXPORT\ pelas pastas onde estão os geotiff's e onde querem colocar os DEM's convertidos, respectivamente.
    Última edição de nfh : 09-09-2010 às 14:21

Domina as técnicas de queda
    Registo
    01-09-2008
    Não se arranja ai o link do compegps para telemovel symbian, não consigo encontrar um link fucnional.

Obrigado

Regras