Pág 1 de 216 1231151101 ... ÚltimoÚltimo
Mostrar resultados 1 a 10 de 2157

Tópico: Tutorial - Escolha de Pneus

Já saca os pneus à mão Avatar de Pernalonga
    Registo
    10-03-2009
    Local
    Aveiro

Tutorial - Escolha de Pneus

Olá a todos,

A eleição de uns pneus para a bicicleta é sempre uma das escolhas mais complicadas e pessoais que pode haver. Pois as variáveis são infinitas. Tipo de piso, tipo de condução, tipo de bicicleta, peso do ciclista, estado do tempo, estado do piso etc, além de que as ofertas existentes no mercado são quase infindáveis.
    Mas existem algumas regras que podem ajudar muito na vossa escolha.
    Para começar, numa bicicleta existe uma distinção entre um pneu dianteiro e um pneu traseiro devido as suas características, por esse motivo existem fabricantes que têm pneus para a frente e pneus para trás, existem outros que o mesmo pneu é bi-direccional, tem sentido de montagem consoante se monta à frente ou atrás, existem outros que apenas indicam o sentido de rotação.

Quando pedalamos em plano a roda dianteira vai somente pousada no chão e só necessitamos dela para dar direcção à bicicleta. É a roda traseira que aguenta com cerca de 70% do peso do ciclista, e a que é responsável pelo rolar da bicicleta.

Quando pedalamos a subir a roda dianteira vai somente pousada no chão e só necessitamos dela para dar direcção à bicicleta, é a roda traseira que aguenta com cerca de 90% do peso do ciclista e a que é reponsável pelo rolar da bicicleta.

Quando pedalamos a descer ou durante uma travagem a roda dianteira é a mais solicitada pois é ela que suporta grande parte do peso, é mais solicitada nas travagens e é ela que confere direcção à bicicleta, nesta altura é a roda dianteira que lhe confere toda a segurança e controlo da bicicleta.

Reparem, se a bicicleta fugir de frente é a morte do artista, dificilmente é controlável e a queda é inevitável. Se a bicicleta fugir de traseira é mais fácil de controlar.
    Por vezes ciclistas mais experientes utilizam a derrapagem da roda traseira para apontar a bicicleta para a curva, a roda da frente é que deve ter sempre estabilidade e aderência suficientes para orientar a bicicleta.

Resumindo:
    - o pneu dianteiro é o maior responsável pela segurança, estabilidade, direcção e capacidade de travagem da bicicleta.
    - o pneu traseiro é o maior responsavel pela tracção, capacidade de rolamento da bicicleta, e ajuda na travagem.

Então vejamos:
    - Pneu dianteiro, queremos que tenha boa direccionalidade, que escorregue pouco na travagem, e que tenha boa aderência em curva .
    - Pneu traseiro, queremos que tenha boa capacidade de rolamento, e uma boa tracção.

O pneu dianteiro deve ser sempre mais aderente, ou seja, mais largo ou com mais rasto que o traseiro. Em ultimo caso devem ser os dois iguais.

A aderência de um pneu pode medir-se de três formas, pelo tipo de borracha, pela sua largura e pelo seu rasto, estes três factores devem ser levados em consideração na nossa escolha.

Por exemplo, a Continental tem dois pneus que combinados entre si podem ter excelentes resultados: Mountain King e o Race King.

- O Mountain King, deve ser usado à frente sempre numa medida igual ou acima do traseiro.
    - O Race King, de ser usado atras, numa medida igual ou inferior ao dianteiro.

Estas duas referências de pneus têm rastos diferentes e pelo menos 3 medidas diferentes, pelo que se podem fazer boas combinações com eles.

Deve haver sempre um equiíibrio na escolha.

Na escolha de uns pneus existem ainda algumas características que os fabricantes conferem aos pneus que melhoram as suas prestações e desempenho, como por exemplo:
    - Reforços laterais, por forma a evitar os cortes.
    - Colocação de uma banda de aramida na zona do rasto, para aumentar a resistência aos furos.
    - Diversas combinações de borracha para permitir que o pneu tenha uma maior polivalência.
    - Talão lateral em kevlar, permite reduzir o peso e facilitar a montagem e acondicionamento do pneu.
    - etc.

Com este tutorial esperamos que a sua escolha de pneus seja facilitada.

Qualquer dúvida ou sugestão, disponham. Temos aqui um canal de comunicação aberto.

Obrigado
    Boas pedaladas. De SANTACRUZ, claro...

Domina as técnicas de queda
    Registo
    05-03-2008

Re: Tutorial - Escolha de Pneus

Bom tutorial!

"- Colocação de uma banda de aramida na zona do rasto, para aumentar a resistência aos furos."

Com isto o pneu irá ser muito mais pesado certo? como é que posso saber se o pneu que uso tem aramida na zona do rasto? tem alguma referencia na descrição do pneu?

cumprimentos

Domina as técnicas de queda Avatar de gilbertolopes
    Registo
    02-06-2009
    Muito bom

Uma vénia ao autor....E uma tabela de pesos máquina+atleta vs pressão dos pneus frente e atrás?

Boas pedaladas

Trata por tu os "desmontas" Avatar de cris_bugio
    Registo
    24-09-2008
    Local
    Olhão
    Citação desnecessária - Consultar Regras!

Isso era a cereja no topo do bolo... Mas e não será como nas suspensões, em que acaba por não servir de muito, porque não depende somente do peso? Pela minha (pouca) experiência, deverá depender do estilo de condução e do terreno... mas também do tipo de quadro. Se uma pessoa tem uma bike com suspensão total, mais vale ter os pneus com uma pressão mais elevada. Se tiver uma rígida sem suspensão e usar a mesma pressão alta vai andar aos saltos!

Se houver alguma tabela desse tipo poderá ser interessante, mas não será com certeza muito precisa... ou eficaz. Na minha opinião, claro.
    Última edição de Jepas : 07-05-2010 às 17:19

Se pedalares como falas... Avatar de Mach 4
    Registo
    23-03-2010
    Local
    Matosinhos
    Eu na minha rigida uso os "clássicos" - Frente > MAXXIS IGNITOR 2.1 / - Trás > MAXXIS TT LARSEN 2.0. Com eles montados a minha bike passou a chamar-se de "Spider Bike". Apenas chamo a atenção que o pneu traseiro "cola" mesmo ao chão, por isso não sei se será o ideal para quem quer rolar muito depressa....

Se pedalares como falas... Avatar de Patitos
    Registo
    14-12-2007
    Local
    Leiria
    No verão uso Larsen TT 1.9 em ambas as rodas, nos meses mais chuvosos troco o da frente pelo Ignitor

Já se equilibra sozinho na bike Avatar de Edgar Navalho
    Registo
    20-08-2009
    Local
    Barreiro
    Boas, eu estou a pensar em por um maxxis larsen tt 2.0 atrás e um maxxis ignitor 2.1 á frente, acham que é uma boa opção para o verão?

O senhor dos O-Rings Avatar de Tiago6
    Registo
    27-02-2010
    Local
    Vila Real
    O ignitor foi o melhor pneu que eu usei...No entanto uso tanto atrás como a frente....

Se pedalares como falas... Avatar de Mach 4
    Registo
    23-03-2010
    Local
    Matosinhos
    Citação Post Original de Edgar Navalho Ver Post
    Boas, eu estou a pensar em por um maxxis larsen tt 2.0 atrás e um maxxis ignitor 2.1 á frente, acham que é uma boa opção para o verão?
    No teu caso usava o "Ignitor" 2.1 á frente e atrás durante o tempo mais seco. É o que eu também estou a pensar fazer.

Já se equilibra sozinho na bike Avatar de Edgar Navalho
    Registo
    20-08-2009
    Local
    Barreiro
    Boas, afinal mudei as minhas ideias completamente e decidi por dois pneus schwalbe, atrás pus o litlle albert 2.10, e á frente o black jack 2.0.
    Esta escolha foi mais a pensar em maratonas e em preços baixos.
    Subir é bom, mas descer e melhor!

http://img440.imageshack.us/img440/6435/srammk5.png

Tags deste tópico

Regras