Olá a todos!
Sou novato por estas bandas, mas gostava de partilhar convosco um incidente lamentável e que me deixou bastante revoltado.
Faz quase três meses que comprei uma bicicleta nova... a minha especialized... fabulosa!
Nada de grande aparato, o suficiente para me deslocar de casa para o trabalho e para me divertir ao fim-de-semana por caminhos menos "confortáveis".
Numa das minhas viagens de regresso a casa pela avenida que passa pela casa do artista e pela rotunda dos pilares vermelhos em Telheiras, fui interceptado ainda na rotunda (agora já no sentido rotunda, carrefour)por dois jovens (entre os 13 e os 15 anos) um de bicicleta o outro a pé que vinham de um bairro perto.
Depois de se atravessarem à minha frente e de me fazerem parar, começaram por perguntar as horas, disse que não sabia, olharam a bicicleta de alto a baixo e pediram para "dar uma volta" ao que respondi que não enquanto me comecei a afastar para prosseguir, pois calculei que me estavam a tentar assaltar. O que estava a pé tinha um pequeno canivete tipo suiço na mão (era vermelho) e colocou-se próximo de mim enquanto o outro, montado na "sua" bicicleta (também esta uma especialized, mas toda muito "artilhada" e certamente bem mais cara que a minha- Susp. frente e tras, discos fente e tras, quadro tubular e rectangular nalgumas zonas... não conheço os modelos...) me tentava impedir a passagem.
Contornei a situação, ignorando os palavreado que proferiam, cada vez mais agressivo e ordinário e pedalei dali para fora até que um deles grita "Anda cá cabrão, vou-te roubar a **** da bike"... fiquei assustado confesso e acelerei o ritmo.
Ja a pedalar na avenida entre a rotuda e o carrefour, sensivelmente perto de uma loja de óculos que existe ali, percebi que o jovem montado na sua bicicleta vinha atrás de mim, pelo barulho que comecei a ouvir nos raios da roda de trás... o rapazola tentava enfiar um cabo de esfregona na minha roda de tras para me fazer cair. INACREDITÁVEL!!
Não só tinha tido um encontro estranho com "crianças" 15 anos mais novas que eu, como estas me tentavam agredir e roubar!
Não parei de pedalar, não respondi verbalmente, tentei sempre afastá-lo de mim e aumentei o ritmo... coisa de loucos... uma perseguição no passeio entre pessoas e carros mal estacionados!
Perto do Cup&Cino que existe frente ao Carrefour percebi que os tinha despistado. Parei frente ao bar, local com movimento de pessoas e após estar parado uns minutos, vi na rua atrás da avenida principal, os dois "jovens". Esperei mais alguns minutos e pus-me de novo ao caminho.
Considero esta experiência inacreditável. Sou uma pessoa muito calma, pacífica e tento sempre evitar o conflito... naquele momento só me apetecia ter tido um spray, um bastão, uma descarga electrica... algo para reprimir a atitude destas duas criaturas que ao abrigo da nossa lei, não passam de menores, logo de "jovens inocentes".
Não voltei a fazer o trajecto para o meu trabalho, em parte porque está mais frio e porque anoitece mais cedo, mas continuo e continuarei sempre a sair de bicicleta para as minhas voltas, mas claro que acompanhado é sempre mais seguro.
Bons passeios em segurança!
Saudações,
Bruno.