![]()
Ainda que não seja um adepto de SS acho que este tópico está uma maravilha... parabéns... se todos fossem como este estávamos no bom caminho.
Abraço e força...
Bruno.
BTT Golfinhos do Sado
Viva,
Sem dúvida em excelente tópico para quem gosta de SS ( e eu gosto... ), faço votos para que este tópico se mantenha por aqui pois considero que o mesmo tem aqui info relevante e certamente terá ainda mais no futuro.
Deixo aqui um pedido aos demais foristas e em especial aos que de todo não vêm qq tipo de vantagem neste tipo de bikes, que é o de se absterem de comentar / criticar, deixando assim para os que gostam um espaço de partilha de informação e de experiências que de alguma forma só irão enriquecer o "nosso" forúm e o BTT em geral...
Mais alguma informação para acrescentar ao tópico:
A Bikezone tem para venda tensores de corrente ( DMR e Kore). Também a Rolhof tem uns porreiros que vi no tópico das SS que foi cancelado, penso que o colega Zé Carlos tem fotos do mesmo e talvez possa colocar aqui...
RPires
Bom, depois de 2 dias de ensaios exaustivosPost Original de Bravellir
, na 5ª feira aqui no "nosso Kintal" e hoje nos "5 cumes", julgo que qualquer um dos sistemas demonstrou funcionar perfeitamente, agora já com os novos carretos específicos.
Acho apenas o meu sistema mais robusto e menos exposto que o do ET.
Viva,Post Original de indy
Em relação a este sistema de facto é simples e eficaz, no entanto parece-me que a corrente trabalha na roldana só por encosto, correcto? se assim for poderá haver algum desgaste da mesma, originando assim folga na corrente e como tal terá que se fazer novo ajuste (aparafusamento) do próprio esticador por forma a compensar o desgaste da roldana.
O que é que te parece acerca da durabilidade / qualidade da roldana?
O sistema do ET "não é tão simples" no entanto a mola compensa sempre a folga da corrente (como já tu próprio afirmaste) mesmo que a roda dentada vá sofrendo desgaste e esta também é fácil de arranjar pois parece-me ser idêntica à dos desviadores...
Já agora se não for pedir muito, poderás avançar o preço de um e outro sistema?
Em relação ás SS, estou de momento a montar uma, aliás, já está toda montada com excepção do carreto e esticador e por isso estou a tentar perceber qual o melhor sistema. De momento tenho a pedaleira de 32d a trabalhar com cassete de 8v e desviador traseiro.
Estou a utilizar na frente uma forqueta rigida de 11/8", mas a intenção é montar também suspensão, o problema está em que a susp que tenho é uma manitou axel comp que só dá para montar disco e a minha intenção é montar v-brake, vai daí vou ver se me aparece alguém que queira trocar uma (dentro das mesmas caracteristicas) pela minha...
RPires
É exactamente como dizes: o sistema de mola, que o ET utiliza, compensa automáticamente as folgas que vão aparecendo.
O meu sistema poderá ter de ser ajustado de tempos a tempos mas a operação é fácil e rápida. A roldana julgo que é feita de poliester e até agora não tem qualquer sinal de desgaste. Também parece bastante simples de construir em casa... se tiveres acesso a um torno mecânico (por acaso tenho).
Quanto aos preços, comprei aqui, ou seja, 15 e 20 euros (+ portes), respectivamente.
Quanto à suspensão, aconselho-te a arranjar uma com bloqueio. É que vais passar muito tempo a pedalar em pé![]()
Os preços até nem estão maus, andava com a mania do esticador da Rohlof mas este acho que ronda os 50€ e se calhar não justifica a diferença...Post Original de indy
Quanto à susp. não tinha pensado nesse assunto e será mesmpo a melhor opção, de qq forma se não aparecer nada à troca fica mesmo como está ou seja, do mais rijo que há
Coisas do destino, ainda à pouco me desfiz duma Marzocchi mxc ecc de 80 mm que agora dava um jeitasso.
RPires
Viva.
Encontrei a base de material para fazer uma SS de teste. A intensão é não gastar muito no inicio, pois a experiência pode não ter bons resultados e o bicho não se entranhar.
Dia 12Out2006 ->Comprei um Bina completa. 50€ por uma bicicleta (BICIFER) em que só o quadro com o eixo pesam um pouquinhinho mais que 4kilos.
Dia 13Out2006-> Desmontar a dita, seleccionar material para montar, prepara o quadro para pintura ( a spray)
Dia 14Out2006-> Estendal da roupa com o material pendurado (quadro, espigão selim, guiador sobrelevado, avanço guiador) e toca a grafitar a gaja
Dia 17Out2006-> Montagem (fase 1)
Meter caixas, meter a suspensão que trazia (o garfo não tinha medida para o quadro,, meter prato da cassete (18t)entre as anilhas na roda traseira, meter pedaleira (32t)
No teste falharam os pontos que podiam falhar ( a corrente não ficou com o compirmento certo, a corrente não ficou alinhada; no movimento a corrente salta do prato 32t, a corrente não acenta nos dentes do 32t, o guiador sobrelevado não entra no avanço).
Desanimei um pouco e fui lavar as mãos e ver TV. Hoje vou alinhar o 18t, talvez mude o prato 32t para o 44t (?) ou colocar anilhas nos parafusos que apertam o 32t, vou metre guidor recto e montra os travões. Ah e rezar para que as coisas corram melhor.
Amanhã digo como as coisas correram.
um abraço
Paulo Ramos
Pastilha, fico a "torcer" para que a montagem corra pelo melhor. Não te esqueças de que a corrente deve ficar o mais alinhada possível. Relativamente ao comprimento da corrente, provavelmente o melhor é aplicares um esticador.
ET
Aqui fica mais um guia de como transformar uma bike com mudanças, numa Single Speed.
Cortesia do desaparecido utilizador Gemini
.................................................. .......................
Boas ppl tudo bem?
Como passei a minha bike para single speed deixo aqui umas "boas" dicas para vocês transformarem as vossas bikes
explicando só a parte do carreto porque o resto acho que é relativamente simples...
Material necessário:
martelo
punção de bico, prego ou chave de fendas
cravador de corrente
chaves allen variadas
chave de carretos
Bem,começando pela parte de retirar os "rebits" k seguram os carretos da cassete...
A maneira que arranjei foi raspar no chão com o carreto maior virado para baixo, assim vai gastando as cabeças dos "rebits"
mas também risca o carreto maior :S , mas também para quem vai por SS acho que não interessa muito ter o carreto maior bom...
deixo aqui uma foto:
De seguida desmonta-s o carreto retirando os "rebits" e escolhe-se o prato que se vai utilizar
guardando também as anilhas que estão entre carretos porque estas vão servir de espaçadores para o prato não andar a "passear" pelo cepo.
Escolha dos carretos:
O cepo:
As anilhas de plástico que servem de espaçadores:
O conjunto ja montado(falta o resto das anilhas):
Aspecto de um SS home made ja feito com fita isoladora preta para ficar com um acabamento melhor
Isto tudo de um carreto de cassete, se o carreto for de rosca o processo é outro mas muito parecido.
Começa-se por retirar os carretos:
Carreto já sem os últimos carretos(lol):
Agora já sem eles:
O conjunto já montado:
Lembrem-se que têm de arranjar pelo menos mais um carreto velho para retirar as anilhas de plástico
porque as anilhas de um carreto não são suficientes para "encher" o cepo...
Pde-se utilizar também um tubo daqueles de rega ou algo do género para substituir as anilhas...
Na parte do carreto de rosca, o carreto não está completo porque falta a parte interna que contem as esferas e as patilhas que prendem o cepo...
Penso que esta tudo, daquii agora é so retirar desviadores e os pratos da frente deixando so o do meio(ou outro)e encurtar a corrente...
Ficam umas imagens depois de pronta:
Boas pedaladas singlespeedadas![]()