Desde o meu post anterior, continuei a efectuar várias acções voluntárias no âmbito de Projecto Limpar Portugal (PLP), que entre várias coisas, já incluem 3 voltas de BTT de aprox. 40-60 km cada, para reconhecer, descobrir, fotografar e registar lixeiras na base de dados nacional (http://www.3rdblock.net), e uma volta pelos caminhos da zona a servir de guia para um grupo de veículos TT pertencentes a várias Autoridades Públicas Responsáveis por esta área! Muitos desses caminhos estão enlameados e parcialmente submersos, e em circunstâncias normais nunca lá iria andar nesta época do ano! O panorama aqui pela minha zona não é animador e suspeito que existem bastantes mais lixeiras e depósitos de entulho escondidos! Segue a minha triste galeria pessoal (clicar)!
Relembro a quem quiser ajudar o Projecto, que pode fazer outras coisas sem ser ir limpar no dia 20/03/2010! Uma tarefa importante consiste em fotografar e registar lixeiras, por exemplo aquelas que encontram durante as vossas voltas de BTT pelos trilhos de Portugal! Existem uma base de dados nacional pública de lixeiras, bem como coordenadores concelhios em contacto com as autoridades responsáveis, a quem são comunicados os dados recolhidos no terreno!
Existem muitas lixeiras que serão impossíveis de limpar dia 20/03/2010, por questões de dimensão, número, dificuldades logísticas e falta de voluntários! Mas há aspectos do PLP que acho que serão importantes:
- As Autoridades Responsáveis já não podem dizer que "não existe lixo nesta zona", "ai, não sabíamos que existiam lixeiras na zona", "já sabíamos, mas temos outras coisas mais importantes para fazer" e outras tretas esfarrapadas! Mesmo que não queiram e contra a sua vontade, a pressão pública e mediática vai obrigá-las a agir e a alterar comportamentos!
- Permite recolher dados que são públicos, abrangentes e mais exactos; sobre o estado real ambiental do lixo em Portugal!
- Existem acções no terreno visíveis para as populações, que podem ajudar a educar e a alterar comportamentos!
- É talvez a maior acção de educação cívica ambiental jamais feita neste país!
Pessoalmente, confesso que ando cada vez mais desiludido e desmoralizado e com vontade de deixar de colaborar! São os baldes de água fria, as bocas que já ouvi, a falta de apoio e voluntários, gente que não vai ao terreno e que têm por isso uma opinião irreal da situação, o pessoal que faz exigências absurdas para colaborar na limpeza (tais como refeições pagas, pinças e tenazes para não ter de tocar no lixo (Nota: todos os voluntários do PLP irão ter luvas de protecção e não irão recolher lixos considerados perigosos)), etc...!![]()
![]()
Volto a renovar o apelo! O pessoal do BTT é um dos grupos que melhor conhece os caminhos e os terrenos de Portugal! Quem não puder ou não quiser colaborar na limpeza de dia 20, poderá colaborar na identificação, geo-referenciação e registo de lixeiras!![]()
![]()
![]()

Responder com citação