-
Trata por tu os "desmontas"
sistemas de suspensão traseira e seus amortecedores
Olá a todos,
Após algumas pesquisas (talvez não suficientes) no forum, na net e nas revistas continuo com algumas dúvidas acerca das suspensões traseiras e dos seus amortecedores.
Sei que o tipo de construção influencia o comportamento e tipo de utilização da bicicleta mas vejo suspensões de triangulo unificado tanto em bicicletas de XC como FR e também se vê four-bar em todo o tipo de bicicletas.
Qual o tipo de suspensão que poderá minorar o bombeio no caso de utilização de um amortecedor de baixa gama (tipo rock shox bar)? E manter um comportamento aceitável.
Quais as vantagens de desvantagens de cada tipo de suspensão?
O que são os sistemas de plataforma, pro-pedal, etc?
Sei que servem para que o amortecedor "distinga" o pedalar de outros movimentos e se mantenha quietinho, e também que os preços vão sempre para cima de 3 ou 4 centenas de euros.
Que se manifestem os proprietários de bicicletas FS de entrada de gama (nos 1000/1200 euros) como é o comportamento desta gama de bicicletas?
Gostaria de fazer parte do grupo brevemente, e ainda estou indeciso entre dar 1000 euros por uma FS básica ou uns 700/800 por uma rígida competente.
Já agora se alguém souber onde posso obter mais informações agradeço.
Desde já agradeço a quem tiver a paciência para depois de ler ainda responder.
Rui
-
Tem uma tatoo a dizer "Amor de Talega"
Bem, a tua pergunta é extraordináriamente abrangente, pois actualmente as marcas tendem a criar novos (ou talvez não) conceitos de suspenção, de modo a ganhar vantagens (principalmente comerciais) sobre as outras marcas.
Aqui ficam uns links interessantes para te ajudar a perceber os diferentes conceitos e modo de funcionamento:
http://www.titusti.com/suspension.html
http://www.mtbcomprador.com/pa/english/
http://www.dw-link.com/home.html
Pedro
-
Administrador
Realmente, esmeraste-te, isso é que foi uma pergunta bem esgalhada!
Sinceramente não te sei responder qual é o tipo de "geometria" mais vantajoso em termos de redução de "bombear", até porque cada marca puxa a brasa à sua sardinha e faz a sua lavagem cerebral aos consumidores, uns é single pivot, outros é 4-bar-linkage, outros Virtual Point Pivot, outros .... um sem fim de geometrias,nomes,conceitos diferente.
Eu pessoalmente nunca costumo equacionar sistemas mais invulgares, nestas coisas sou um bocado céptico, se N marcas usam determinado sistema é porque funciona bem (penso eu). Quando vejo muita extravagancia e coisas pouco usuais torço logo o nariz, mas lá está, acho que não há maneira de chegar a um consenso nisto...
Os sistemas de plataforma, propedal, SPV, e outros, são sistemas com valvulas cuja pretensão é diferenciar as irregularidades do terreno, da força de pedalada aplicada pelo biker, neste campo acho que estamos em constante evolução e muito se tem feito de há uns tempos para cá e as coisas estão num ponto bastante aceitável, pelo menos eu na minha liquid com o amortecedor manitou 3 way swinger já consegui encontrar uma posição a pedalar em pé (onde a força induzida que leva ao "bombear" é maior) que aquilo não mexe (ou mexe 2mm)... e continua-se a evoluir 
Nesta questão acho que já percebeste perfeitamente o conceito e aquilo que digo só reforça a ideia que tinhas.
Relativamente às FS de entrada de gama não me posso pronunciar muito, a minha foi um bocadito mais cara.
Mas acho que há de tudo, para todos os gostos, na minha opinião um bom quadro com um bom amortecedor (ocorre-me o caso das Kona com amortecedores Fox) em detrimento do equipamento é uma boa opção. Já vi por aí Specialized FSR com uns amortecedores manhosos, e inclusive há um utilizador qualquer que já teve problemas com o amortecedor... às vezes vamos pelo aspecto apelativo e depois sai-nos furado. Há sempre a ter em mente que milagres ninguém faz, se os preços rondam um valor, e uma apresenta melhor equipamento que outra, alguma coisa é mais fraca, e numa bicicleta há muita coisa que pode ser "alguma coisa" sendo umas mais importantes que outras (um amortecedor mais importante que uma transmissão).. não sei se me faço entender, mas pronto...
Os links que o P.M te facultou tem informações bastante interessantes, aqui ha uns tempos tinha um site nos meus bookmarks com os varios tipos de suspensão total mais usuais e como funcionavam, mas entretanto formatei o disco e isso foi à vida....
Cumprimentos e boas pedaladas com ou sem "bombear"
-
Tem uma tatoo a dizer "Amor de Talega"
Aqui vai o resto da resposta, pois há pouco não tive tempo para mais...
Em relação aos amortecedores, o conceito dos sistemas Pro-Pedal, SPV e o do 5th element (o nome escapou-me do craneo...) baseia-se no reduzir a sensibilidade do amortecedor às cargas (ou impactos) de baixa velocidade (como são os efeitos do pedalar) e responder eficazmente e rapidamente ao impactos de alta velocidade (a terreno). Isto consegue-se pelo aumentar da compressão na fase inicial do curso do amortecedor. Em teoria o sistema era bom, mas na realidade retirava alguma sensibilidade. Actualmente já houve bastante evolução desde os primeiros (2002?) e a proxima geração da manitou promete ser um passo em frente.
O Brain da Fox (specialized epic) é um conceito ligeiramente diferente, pois o objectivo é estar sempre bloqueado até levar com uma pancada com força maior que o valor de desbloqueio do amortecedor. Este sistema possui uma válvula que ao "sentir" a pancada, abre o sistema e amortece como um amortecedor normal... No inicio o brain era lento a reagir e pouco confortável...
No caso das bikes de fs de 1000€, muitas vezes a maior diferença para os modelos acima é o próprio amortecedor, pois o sistema do triangulo traseiro é igual. É o caso das Kona.
Um caso interessante é o Giant NRS, cujo triangulo traseiro é tão eficiente que dispensa amortecedores "inteligentes", usando um básico Rock Shox... Ou um Fox básico nos States...
Pedro
-
A força é tanta que parte correntes
-
Trata por tu os "desmontas"
Obrigado a todos pelas respostas.
Vou-me cultivando por essa internet fora. (e andando na minha RT-rígida total)
E também cultivando uns euritos no quintal
Rui
Regras