Zoulou Inkosi (mod 2011)

acarloscc

New Member
Viva. Chegou, finalmente!

É o modelo 2011 da Zoulou Inkosi.
Mudanças mais visíveis relativamente ao modelo do ano passado serão a colocação do amortecedor traseiro na horizontal e a pintura "não-anodizada" (mais fácil manutenção... apesar de eu preferir o baço do modelo anterior).

Ainda não fez sequer 1 km por isso análises ao seu comportamento ficarão para mais tarde.
Na primeira impressão ficou mesmo o ar muito robusto e compacto da bike. Tem ar de bike de guerra.

Detalhes:
- Transmissão (e afins) Shimano Deore (9v), travões Avid Elixir 3, periféricos Controltech One, suspa e amortecedor Suntour Epicon, rodas Mavic Crossride e pneus Continental MountainKing.


DSCN0592.jpg


DSCN0594.jpg


DSCN0596.jpg
 

tpfernandes

New Member
Quando olho para esse tipo de quadro com suspensão na horizontal, faz-me lembrar guiadores rectos e curtos e suspensão de 100mm. :)

Parabéns pela máquina!
 

Kamoes

Active Member
Sou sincero, preferia o quadro do ano passado ... mas esta pintura é bem melhor (o anodizado nunca "colou" lá muito bem).

Mesmo assim, tá aí uma bike catita e fiável o suficiente para andar sem problemas. A nível de equipamento, não vejo onde possa falhar.


Muitas e boas pedaladas com a máquina nova ;)
Abraço.
 

STIG_73

New Member
Ora aí está a tão aguardada máquina.

Bora lá fazer quilometros nisso até cair para o lado para fazeres uma análise como deve ser à menina.

Parabéns e briosas pedaladas.
 

essence_s

New Member
A bike está bonita, só a acho um pouco escura.
Depois da-lhe uns pormenores de cor e fica perfeita.
O guiador recto concordo que iria encaixar melhor na montagem.
Quanto ao anodizado dá mais trabalho a limpar, mas é um tratamento para a vida do quadro.
 

rodinhas chamine

Active Member
boas
Entao a maquina ja esta em casa. Ta muito bem equilibrada para o preço que falaste que querias gastar( mas se nao te importares podias dizer quanto ficou essa montagem, caso nao o queiras fazer para todos verem, manda por PM pois tenho um amigo que tambem gosta( dentro do que pode gastar numa bike FS equilibrada)desse quadro, para mim tambem gostava mais do antigo, ou nao tivesse um muito parecido,he he he, mas penso que sendo o preto brilhante fica com aquele toque que talvez tambem faça a diferença, esse quadro para mim, era branquinho.
Foi pena terem montado tambem a epicon preta, se fosse branca tambem tinha outro toque.
Concordo que logo que possas metas um guiador direito, ja agora pelas imagens da me a sensaçao que a suspensao ta com mais de 100mm, deve de estar com 120mm, se conseguires arranjar alguem que perceba do assunto e te mude isso para 100mm.
Quando quiseres começar a gastar uns trocos para tornar a bike mais pi pi, nao metas vermelho, acho que nesse preto brilhante ficaria muito bem o verde, apesar de ser do SLB se tivesse uma bike com esse preto era verde que metia.
Agora faz uns bons KM e diz de tua justiça com uma analise bem a maneira. e posta umas fotos no seu habitat natural.
Muito importante, guarda a bem, nao a deixes onde estava a QÜER
 

STIG_73

New Member
Ora bem, para começar acho o quadro fabulástico:D
Só para chatear o amigo rodinhas :evil:acho que uns dourados ficariam aí muito bem;)
Concordo que deverias meter um guiador reto e... desfaz-te o quanto antes desse selim pois é medonho:eek:mg:
De resto é só queimar quilometros:sabichao:

Ah! e não a deixes roubar...
 
Last edited:

luis biclas

Elos Rápidos
Olha uma prima da minha Cooma...
Realmente o selim mete medo, merece uma coisa melhorzinha.
Os pedais também já deveriam de ser uns de encaixe.
 

acarloscc

New Member
boas noites.

quanto aos apontamentos de cor. não estou a pensar nisso, para já. gosto imenso dela assim. para vos ser sincero, até o lettering das rodas me incomoda. manias... lol!
mesmo a Epicon fui eu que a pedi em preto.
ferraz, assim fica uma verdadeira Académic...o de Viseu!

guiador recto/pedais de encaixe... não é muito a minha onda. agora o selim (Selle Italia Q-Bik), sim... fiz hoje os primeiros 30/35km com a bike e já deu para ver que o próximo investimento será provavelmente um selim melhor. pareceu-me desconfortável. ainda assim vou dar-lhe mais uma ou duas oportunidades.
que aconselhariam para um tipo magro de anca estreita (soa mal mas é a verdade)? loool! um Selle SMP? qual? precisava de sugestões dentro da relação da bike. bom, confortável e... barato! :)

de resto os primeiros kms confirmaram a robustez da primeira impressão. ainda assim as primeiras pedaladas revelaram uma leveza e maneabilidade surpreendente.
descer em terreno irregular ganha uma nova dimensão (admito a minha rookie..ês em FS). extremamente segura nesse aspecto, dei por mim a pedalar que nem doido em sítios onde normalmente "levantava o pé" para não levar com as pancadas secas no... selim.

a transmissão está um pouco desafinada em algumas passagens. tenho que ver isso.
tenho que dar mais algum ar à suspa que está a esgotar (quase) o curso com demasiada facilidade.

os bloqueios das Epicon funcionam mesmo! de um momento para o outro aquilo vira uma rígida.
muito cuidado é com os esquecimentos... (fui avisado disso mesmo e tive sempre essa atenção em mente) uma pancada mais forte com o amortecedor bloqueado e pode ser a morte do artista.

mas foram ainda muito pouquinhos os kms feitos. nos próximos dias continuarei a explorar a bicha.
para já estou muito satisfeito. nunca tinha encaixado tão bem num quadro como neste e isso, para mim, é mesmo o mais importante. senti-me como se tivesse sido sempre esta a minha bike. e isso reflectiu-se numa confiança quase automática. é um prazer de conduzir.

assim que puder irei colocar mais algumas fotos dela, mas "no terreno".

fica aí mais uma antes da primeira saída.

DSCN0599.jpg
 
Last edited:

rodinhas chamine

Active Member
boas
Eu so falei na cor verde pois fica bem e diferente, claro que dourado e sempre dourado, por isso e que existem ai carradas de bikes com dourado e vermelho, por isso sugeri o verde.
O selim barato e confortavel e bonito e leve????? Sera que existe? Mas penso que um essax e uns calçoes razoaveis fazem esse efeito.
Ja agora nao limites essa bela bike a essa escuridao, tenta gostar dela com um pouco mais de cor
 

acarloscc

New Member
@luis biclas - são os esi grips chunky. desde que a primeira vez que os experimentei, não uso outros.

@rodinhas chamine - eu percebo a ideia e gosto de ver nas vossas bikes os apontamentos de cor. mas, para já, esta vai ficar assim. gosto imenso dela toda preta.
ao vivo não parece tão escura.

relativamente ao selim, tenho andado a ver os SMP Hybrid e os Extra... já agora, quais as principais diferenças entre eles?
 

PMAT

Member
Vi esta bicicleta quando estava a acabar de ser montada. Está bem porreira! :cool:

Reparei logo nos pneus. Têm uma largura digna de DH. :p

Bons treinos
 

Mach 4

New Member
Carlos,

Antes de mais nada parabêns pela tua aquisição.
Vou-te deixar as minhas impressões :

Acho que ainda é muito prematuro para mudares o que quer que seja. Disfruta da bike tal como está durante um tempo.
Dá tempo para o desgaste conseguir naturalmente "desgastar" os componentes. Só após, e no minimo, 1.000 km é que podes ter as tuas conclusões mais bem definidas do que realmente terás de trocar. Estou-me a referir do que "terás", não do que os outros acham.

Posso-te adiantar que um amigo meu já teve esses pneus montados na sua bike e não gostou, mas não é por causa disso que eu te vou dizer para os trocares.
Rompe-os primeiro, e depois logo se vê.

A Epicon (suspensão) tem tido excelentes feedbacks por muita gente por isso em relação preço/qualidade ganhas aí. Já o amortecedor não sei.
O selim, troca-o mas só se não conseguires mesmo andar com ele. E sim, o Selle SMP Evolution ou o Hibrid serão 2 opções a ponderar.

O que importa mesmo é que é a TUA bicicleta, e esqueça essa lenga lenga das cores pois eu também tenho uma toda preta e gosto dela assim, até lhe pus o apelido de "Viúva Negra".
Mas uma verdadeira bike de btt só tem uma cor - castanha ;).

Como te prometi deixo-te aqui uma foto da minha aquisição, e também ela ainda está "virgem" de up-grades :






Estou sériamente a pensar em comprar uns punhos ESI-Grips "Chunky", mas apesar do conforto já ouvi dizer que para o preço se desgastam muito fácilmente nas pontas. Tens notado isso?
 
Last edited:

sandmen

Member
Boas parabéns pela aquisição quanto ao selim concordo com o rodinhas mete ai o essax adrenaline bom bonito e barato +-50€ para um peso de 160gr
 

acarloscc

New Member
@mach 4 - a questão passa muito por aí. para já quero "romper" a bike e depois logo se verá. para já a única coisa que estou mesmo a pensar alterar é o selim por razões óbvias. mas como disse, primeiro vou dar ainda mais uma ou duas oportunidades a este Q-Bik. estive parado quase duas semanas e esta primeira reacção pode estar a pecar por precipitada.

quanto à cor... aí não há volta a dar. é toda pretinha que vai ficar. até para não ter depois o stress de andar aí com um "pé de gesso" como uns e outros... :mrgreen:

temos que combinar agora uma voltinha! abraço!

@sandmen - esse essax adrenaline? é o teu? tenho que ver isso.
 

STIG_73

New Member
tenho andado a ver os SMP Hybrid e os Extra... já agora, quais as principais diferenças entre eles?

Se não estou errado o Hybrid é mais virado para o btt e o Extra para a estrada.
Posso-te falar do Extra pois já tive um.
Pela positiva achei-o confortável e barato, pela negativa, não é concensual em termos estéticos apesar de o seu desenho se adequar a uma função muito importante e é muito pesado (cerca de 380g). O meu era branquinho :)
 

acarloscc

New Member
@ferraz - o peso não é muito importante, para mim. muito menos numa peça como o selim. quanto à estética, esta realmente não é a melhor, mas... o Hybrid é realmente a hipótese mais forte no momento. isto, se chegar mesmo a mudar o Q-Bik.

@mach 4 - estou a usar os ESI Grips há cerca de dois meses mais ou menos. ou seja, ainda não lhes consegui dar o uso suficiente para lhes provocar grande desgaste. ainda assim, só se forem uma enorme desilusão nesse aspecto voltarei a usar outros. são simplesmente extraordinários!
 

edununo

Well-Known Member
Eu já tive um Q-bik, aliás era o selim de origem da Cube e não o achei mau. Não fosse o facto de ter começado a perder a cor tão cedo não o teria trocado ao fim de pouco tempo.
 
Top