Zoulou Cooma - "À lá carte"

Pequeno "teaser" do que vem.... mais logo.
Tenho de fazer a montagem de tarde... vamos lá ver se não vou ter surpresas!
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EDIT:
Antes de começar, a Regiabike tem o selo de "recomendado". Fui buscar o quadro, ainda deu para conversar com o Nuno, pessoa muito porreira.

A Bike... processo de montagem quase terminado. Quase terminado pq tive mesmo uma surpresa (acontece sp nestas remontagens). Ao montar o desviador da frente, partiu o lado contrario onde se aperta... nem fiz mta força, apenas cedeu! :s
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Antes:
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Bike q fazia as streetadas, os dirts, fez um luso-alpes etc.. gostava mto por ser uniforme. Mas qdo se engorda... tem q se emagrecer a bike! (há q começar por algum lado :) )
(Quadro está À venda... se houver interessados, apitem).

E começa o processo!
Quadro em bruto:
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Novidade: Agora têm apoio de V-Brakes. Eu dispensava, mas não deixa de ser interessante para quem queira usar. Não o pesei, mas o meu antigo pesava 2.1Kg sem nada, este com caixa de direcção aperto de selim é consideravelmente mais leve!
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"Bancada" home made! :)

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Montada! A foto ficou meia "queimada", mas tb estava com as maos sujas, nao queria mexer mto na maquina. Prometo q mais tarde tiro melhores fotos!
Não está muito limpa e ainda falta o desviador da frente. Comparativamente com a VAG, as diferenças notam-se mal se sobe para a bike! Esta é mais alongada (a Command era um 16", este é 17"... deve ser aí a dif) e nota-se q o poder a pedalar melhorou!
Ainda só aí 1km, pq não tenho desviador dianteiro, mas promete! :)

Setup:
- Zoulou Cooma 17";
- Rock Shox Reba Team (Pop Lock), anilhas em carbono, Caixa de direcção Cane Creek;
- Mavic X717 + Cubos e "Trancas" XT + Raios inox + Larsen TT;
- Pedaleira Lx com eixo Lx;
- Desviador traseiro XT; Dianteiro…. Ainda não sei; Corrente PC991; Cassete PG970
- Manipulos Lx (supressão do mostrado do esquerdo)
- Hayes HFx9 (Frente); Mx2 c/ manete Lx (trás)
- Avanço Promax Carbon look, guiador Bontrager Race Lite Carbon
- Selim Sportourer XRace, espigão Amoeba Scud Carbon
- Punhos ODI Yeti.

Fotos do material:
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(precisam de ser limpos, na montagem ficaram todos borrados)
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Last edited:
1º topico actualizado! :)

Em relação ao antes e depois, devo ter ganho uns kilitos.

Quadro deve ter uma dif de 400g do antigo para o actual.
Suspensão, a Fox foi trocada pela Reba e devo ter ganho perto de 200g.
Guiador, avanço, espaçdores tb foram trocados por carbono e componentes melhores, devo ter ganho umas 100g.

Proximos upgrades... estou a pensar "subir" a Reba para os 115mm, e trocar de travoes por um kit unico.
 

bururu

Member
Muito bonito o quadro, espectacular mesmo.
Fiquei surpreendido por não ter o reforço no espigão de selim (por acaso não sabes a explicação para isso?).
 
Sinceramente não sei!
Mas o quadro é bastante robusto.. Quero ver se amanha já lhe faço um "stres test" mesmo sem desviador da frente! :)
(talvez dê um salto na sportzone a ver o q há, ao domingo não há mta coisa aberta).
 
Primeiros 25Km feitos... só no prato do meio! :)

Escolhi um precurso q faço normalmente, 90% estrada, 10% terra... com uma subida terrivel!
E as diferenças já são notórias! Nessa mesma subida costumava recorrer ao prato pekeno, desta vez consegui subir tudo no do meio (q remédio :) ) e sp em 2ª atrás!
Como repraram o meu espigão não é recuado.. e tinha o selim no maximo para trás, tive de o chegar um pco à frente, por isso quem comprar, pessoalmente aconselho espigões sem qq recuo.

Tive um pekeno precalço já solucionado. Como repararam o travão traseiro é mecanico, e a bicha partiu o terminal e entou pela manete, fiquei sem travão de trás! Mas já troquei de bicha e de terminal! :)

O desviador devo optar pelo SLX!
 

marcomira

New Member
bururu said:
Muito bonito o quadro, espectacular mesmo.
Fiquei surpreendido por não ter o reforço no espigão de selim (por acaso não sabes a explicação para isso?).

Tambem estou curioso....pensava que era o modelo 2008, mas o modelo 2008 nao tem o reforço na testa do quadro
 
bururu said:
Chegaste a pesar o quadro?

Não, não me preocupa mto saber o peso à grama, no entanto posso dizer q com a Reba (Team) numa mão e o quadro na outra, dá para perceber perfeitamente q o quadro é mais leve q a suspensão!

Novidades... desviador, comprei o SLX, mas tem o mesmo "problema" q todos os Shimano q comprei até hj tiveram (já tive um Deore e um XT q ainda tenho), não consegue empurrar a corrente do prato do meio para o pekeno! Deverá estar relacionado com o meu eixo pedaleiro, mas a verdade é q o SRAM X-GEn não tinha este problemas, alias, era practicametne instantâneo até em esforço.
Vou ver se consigo colocar uma anilha no aperto do eixo, para o obrigar a ficar mais saído do lado direito.
 
Bem... novas fotos! :)
Apesar de não parecer, a bike está bastante suja! Ante-ontem fiz cerca de 40km, onde cerca de 10 foram em terra mto solta (quase areia), por isso o branco já não é assim tão branco! :p

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E aqui uma foto dos meus 2 "charutos":
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Em relação ao problema do SLX, fiz uma anilha caseira em borracha com um pedaço de camara de ar. Foi o suficiente para o eixo ficar cerca de 2mm mais saído na direita e para o desviador consegur empurrar a corrente para o prato pekeno! :)

Apesar de não ser maniaco, gostava de a pesar, a ver se consigo ter/chegar uma Sub-11! :)
 

Andre

New Member
Mas o teu quadro nao tem aquele reforço junto ao espigao de selim que torna o quadro feio :wink:. Mas ainda bem porque assim fica muito melhor :mrgreen:
 
Bem... como esta semana estive pelas terras de Lisboa a trabalho, aproveitei para deixar a bike na Patucycles para limpeza, revisão à suspensão e para subir o curso. A suspensão levou "tudo" novo: Borrachas, retentores, esponjas, vedantes.... e digo-vos, está um espetaculo! É notória a diferença do antes/depois!
Foi também sangrado o travão da frente, mudadas as pastilhas e comprei um protector de escora novo, uma vez q o antigo estava rasgado já.

A bike parecia q estava a "sair do stand", até os pneus vinham "pretinhos". :D

Aqui fica uma "geral" da bike com a nova altura ao solo:
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Vou ter mesmo de cortar o tubo de direcção, isto porque quero tirar uma anilha de 3mm q tenho em baixo, para me baixar um pco a frente. Hj senti nas subidas mais técnicas bastantes dificuldades em manter a frente no chão.

A Reba em detalhe:
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Os 115mm permitem que se use uma pressão mais baixa, pois temos mais curso não se corre o risco do "bottom out" tão facilmente. No entanto continuo a usar a mesma pressão q usava antes. Depois da voltinha de hj, ali a abraçadeira branca ja foi parar ao "topo" da perna depois dum drop com cerca de 1.5m (com aterragem a descer, não era flat!!)

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O meu aro de tras... já passou por tanto... Até com v-brakes já levou... e sim, é um "Disc"! Por isso é q se ve a falta de tinta em algumas partes! Mas continua sempre a bombar, com um empeno mto ligeiro.

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O leme do comandante! :)

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Há pco referi a dificuldade em manter a frente no chão, pois, tb vou ter de baixar uns mm à frente do selim. O "Amoeba Scud" (quem é q já tinha ouvido falar disto, hem? :) ) tem 2 parafusos, consigo regular perfeitamente a posição do selim.

Por fim, o q mais me impressionou na lavagem:
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A cassete e a corrente estão novas! :shock: Tudo limpinho mesmo, nunca pensei q fosse possivel ficar assim! É claro q tive q lhe dar com o Weldtite TF2 antes de ir andar para continuar como um relogio, mas no final dos 21Km de hj (de monte), ainda está mto fixe o look da transmissão
Tb dá para ver a nova proctecção de escora da PRO, a substituir uma BBB com mais de 9000Km em cima! :)


Continuo com a ideia de fazer o upgrade aos travões, uma vez q os de tras é um peso descomunal, apesar de ter "renovado" o da frente. Estou indeciso entre 4 modelos:
- Hygia Elite (maior potencia q os Usagi)
- Hygua Usagi (menor peso q os Elite)
- Shimano SLX
- Hayes Stroker (promoção na Fizz é apetecivel).

Tb estou com uma mentalidade mais aberta para os pedais de encaixe, vamos lá ver! :)
 

fitibomba

New Member
Re:Zoulou Cooma - "À lá carte" - Upgrade: Reba 100->115mm

Recomendo vivamente os hayes stroker trail...quanto aos outros não posso comentar dado que nunca os experimentei mas troquei para hayes porque pretendia algo que travasse mesmo e não abrandasse apenas :wink:
 

Le0n1x

New Member
Re:Zoulou Cooma - "À lá carte" - Upgrade: Reba 100->115mm

Boas,

Sou exactamente da mesma opinião do Fitibomba, eu também coloquei a pouco tempo uns hayes strocker taril e não posso estar mais satisfeito... Aquilo trava que é um sonho....

Quando comprei andei a ver esses 4 +/- e decidi abandonar os Hygia pela simples razão que não há grande feedback :roll: e ficou os SLX e os Hayes Strocker Trail, mas depois de apanhar uma promoção na fizz não pensei duas vezes...
 
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