X btt terrugem - sintra

goncalves2211

New Member
Realizou-se a X prova de BTT Terrugem com o percurso dos 70 Km a passar mais uma vez pelos excelentes trilhos da sempre bela Serra de Sintra.

Gostei particularmente dos singles tracks, criteriosamente escolhidos para que os atletas desfrutassem ao máximo, com os níveis de a adrenalina sempre em alta. Este ano foram acrescentados ao ao percurso maior, mais 10 Km, com dificuldades acrescidas para os atletas, já que o acumulado de subida aumentou neste percurso de forma significativa.

Isto não é uma critica, porque quem opta por fazer 70 Km nesta zona com trilhos com características muito particulares, conhece as dificuldades e está preparado fisicamente para ultrapassar os obstáculos normais numa prova de BTT com esta dimensão.

É normal por isso, que à hora que escrevo este post, haja ainda pessoal por chegar à meta, alguns vão juntar o almoço com o jantar (espero que isso não aconteça:p).

Para terminar deixo um elogio à organização pela forma como decorreu este evento, que está a crescer e atrair a fina flor do BTT nacional à Terrugem.

Parabéns e para o ano voltem a contar com a minha presença.
 

DaProfezzur

New Member
Fiz os 35km. Dou os parabéns à organização pelos trilhos espetaculares que nos presentearam. Souberam escolher muito bem o trajeto para evitar a lama destes dias chuvosos.

A única coisa que tenho a reparar é não haver abastecimento nenhum no final da prova e os chuveiros dos banhos só terem uma posição: "calor dos infernos".
 

Pirata Nuno

New Member
Boas, eu vou dar a minha opinião mas como um iniciante disto, ou seja, até hoje eu só tinha participado em duas actividades destas e foram em Abrantes ( zona onde morei durante 5 anos) e no Sardoal, dai a minha comparação seja com estes dois meus exemplos, que adorei.
Pois bem, não esperava tanta pedra, os caminhos eram muito empedrados, aquilo era malta a furar até mais não, talvez seja caracteristico da zona penso eu.
As marcações acho que estavam muito boas, esperava pedalar muito mais em zonas das arribas onde as vistas são magnificas mas não foi assim, foi muito pouco mas lá devem ter os vossos motivos naturalmente.
O abastecimento acho que estava onde devia estar nem antes nem depois.
Em relação á organização tudo muito bom e os companheiros da pedalada sempre muito antenciosos com todos aqueles que por um motivo ou outro estavam com problemas, muito bem, isto é uma das coisas que me fascina, este companheirismo ;) .
Dito isto e sem querer ficar mal na coisa posso dizer já que se houver outra e se eu tiver condições para tal , voltarei para o ano .
 

Asas

New Member
Foi a minha primeira partiicipação na Terrugem. Fui aos 35 kms e so posso dizer bem, Organização excelente, marcações ok, zonas e trilhos bastantes tecnicos, uma delicia para quem gosta de uma manha no pedal. So tenho dois apontamentos,o primeiro o banho a escaldar, era para nos tirar a pele lololo e a outra era realmente muito pedra e entulho nos trilhos, e foi quase uma proeza chegar ao fim sem furar. A repetiirr se houver oportunidade.
 

jo4o

Member
Participei em várias edições anteriores do BTT da Terrugem bem organizadas, com um ambiente caloroso e e percurso excelente. Fiquei portanto bastante surpreendido com a inépcia da organização deste ano que teve a ideia peregrina de separar os percursos de 70 e 35km logo à partida, criando uma escusada barafunda. Acabei por ir parar ao percurso de 35km, o que me fez arrepender de ter levantado cedo da cama e ter deslocado até à Terrugem.

Devido ao mau planeamento do percurso, quando se atingiram os trilhos, os participantes ainda não estavam suficientemente separados, logo se formando filas a pé, mal surgia um obstáculo por mais insignificante que fosse. Além de que muitas zonas eram simplesmente não cicláveis para os participantes típicos desta distância.

O abastecimento forneceu o mínimo indispensável, não entregando garrafas de água aos participantes – o que é positivo – mas também não dispondo de copos – o que não permitia muitas alternativas a quem queria beber água.

A lavagem de bicicletas, com uma única mangueira e sem pressão de água só pode ser considerada uma anedota.

O almoço foi aceitável, bem servido e saboroso, com o único inconveniente de incluir pratos e talheres de plástico que, além desagradáveis de utilizar, geram resíduos não recicláveis.

Em resumo, o BTT da Terrugem porventura foi vítima do seu próprio sucesso, com a organização a demonstrar ser incapaz de lidar com o elevado número de participantes que as anteriores edições foram atraindo, o que me leva a questionar futuras participações.


Uma nota final: quando concluí que estava no percurso de 35km, prossegui em ritmo de passeio, eventualmente parando para ajudar participantes com furos, avarias ou quedas. Não pude deixar de reparar que alguns dos que demonstram menos perícia são os menos cuidadosos em zonas técnicas, e os que trazem consigo menos (ou nenhum!) equipamento, são os que dele mais necessitam...
 

Unknown_Rider

New Member
Fiz os 35, apesar de me ter inscrito para os 70. Tal como o companheiro Goncalves2211 comentou e bem, quem conhece a zona sabe o que o espera. Depois de ver o track achei por bem não ir empenar à grande e disfrutar da companhia dos amigos nos 35.
Em boa hora o fiz, achei o percurso muito engraçado. Alguns engarrafamentos pois já se sabe que quem vai os percursos mais curtos, nem todos têm a tecnica ou loucura como lhe quiserem chamar a descer, nem a força ou o à vontade a subir.
Não vi pontos de agua aos 14kms como diziam, certo que vi la uma carrinha mas nao me apercebi se era agua. Achei os abastecimentos fracos (laranja, bananas e bolos secos, agua e santal de pessego). Não espero sandes de leitão, mas podia ser mais composto.
Banhos com agua quente até demais, mas como comentei, este deve ser o unico evento que todos nos vamos queixar de agua quente a mais.
Almoço normal para este tipo de eventos. Por 7€ não se pode esperar um casamento. A sopa esta optima.
Percurso bem marcado.

Em resumo uma manhã bem passada a pedalar com amigos.

Pontos qu enão gostei.
Não percebi a ideia da volta ao local de partida, na partida. Sei que houve quem desse 2 voltas.
 

Nelito122

Member
Fui aos 70 kms e não terminei.
Foi a primeira volta que terminei com mais dores nas costas que nas pernas. Achei o percurso muito difícil tecnicamente, nomeadamente as descidas. E não tendo eu "kit de unhas", e esperando recuperar nas descidas o efeito da subida, aquele downhill constante acabou por ser um sofrimento atroz. Foi a forma de conhecer uns trilhos novos em Sintra!

2 notas à organização:
- Se dizem no site que há agua nos pontos X, Y e Z, então cumpram. Independentemente de se ser um bttista precavido ou não, há sempre a questão da expectativa gerada por achar que em tal ponto, se precisar, há;
- Não vi grande sentido em nos levar a fazer aquela subida muito técnica na Peninha, sabendo que se podia subir por outro lado, para chegar ao mesmo sítio. Acho que foi um bocado de tortura a mais sem sentido.
 

prcr

New Member
Olá!

Eu inscrevi-me na maratona de Terrguem pela primeira vez este ano, e fui aos 70 Km.

Os pontos a melhorar penso que já foram referidos por outras pessoas:

  • Abastecimento de líquidos. No programa davam a indicação de 5 pontos de abastecimento de líquidos mas eu só me lembro de ter visto dois, e um deles estava meio "escondido" lá em Sintra - era preciso fazer um desvio do percurso para ir até lá. Felizmente eu prefiro ir sempre precavido, e contei com a colaboração da minha mulher que me esperou a meio do percurso junto a um desses pontos de água para me abastecer. Ela chegou a dar água do seu próprio cantil a uma pessoa que chegou já cheia de sede vinda de Sintra e que se deparou com os garrafões de água vazios naquele sítio. Para além disso ouviu bastantes queixas de pessoas que foram chegando... Acho que este é mesmo um ponto a rever, muita gente deve ter levado menos água consigo a contar ter muitos sítios onde pudesse abastecer pelo caminho, e depois afinal não havia abastecimentos ou a água já tinha acabado. :(
  • Descidas muito técnicas em Sintra. Em relação a isto, de certeza que há quem tenha gostado daquelas autênticas pistas de downhill, que até drops de meio metro tinham a intervalos regulares. Para quem não tem tanta aptidão para este tipo de aventuras radicais, e agravado pelo facto do piso estar tão escorregadio que parecia manteiga, aquelas descidas foram um pequeno suplício de ultrapassar.
  • Troço do percurso na linha do eléctrico de Sintra. Este foi outro ponto que achei muito perigoso e escusado. Circular por cima de gravilha pelo meio dos carris do eléctrico é propenso a "dar asneira". Não sei se alguém terá caído ali, mas foi dos pontos do percurso em que tive mais receio de dar um trambolhão.
  • Alguns cruzamentos de estradas não vigiados. O percurso atravessava algumas estradas onde a visibilidade não era a melhor e onde não estava ninguém a ajudar ao atravessamento. Felizmente pareceu-me que também eram estradas com muito pouco movimento, mas mais vale prevenir do que remediar...


Tirando estes pontos de melhoria considero que o saldo final é positivo. O trilho estava bem marcado, o percurso era variado, adorei fazer as subidas em Sintra e o contraste com a "planície" na segunda parte do percurso. As vistas proporcionadas em vários sítios do percurso (sobretudo em Sintra) eram excelentes! Também gostei muito da forma como organizaram a partida, com aqueles "recintos" para o pessoal esperar até chegar a hora da partida, com espaço de sobra para toda a gente.
 

Paulo Alex

New Member
Viva, estive pré- inscrito neste X btt Terrugem, mas acabei por não confirmar a minha inscrição, pois acabei por fazer uma travessia de Sintra "à borla" no Sábado 13 com 2 amigos, desde o centro da vila até ao Cabo da Roca, Via Monge e Peninha, com regresso pela descida da praia do Abano.
Passámos por alguns pontos onde tinham colocado as marcações do passeio, e cruzámo-nos mesmo com uma moto que creio ser da organização, no Santuário da Peninha. Julgo que o trilho que liga este ponto ao acesso ao Cabo da Roca é realmente demasiado técnico a subir, para a maioria dos praticantes.
Pelos comentários que li, não me arrependo da minha opção... Espero que a organização possa corrigir os pontos menos bons na próxima edição.
 

gupi

New Member
Gostei do passeio, acho que acertei com os pneus apesar da muita pedra, correu bem. Marcações boas mas é preciso ir sempre um pouco atento.
Não havia barafunda, no controlo 0 havia pela esquerda os 35kms, e pela direita os 70kms, pelo que há-de estar atento as placas. Se nalguns passeios há barafundas é por não separarem as pessoas e desta vez estava tudo bem segmentado. jo4o não acho que seja ideia peregrina nenhuma, e basta olhar para as pessoas que estão ao nosso lado e percebemos logo se vão fazer 35 ou 70 kms.

Barafunda foi o arranque os 35kms em que arranquei, e dei uma primeira volta, e depois vejo ao fundo da estrada pessoal a andar e entrei atrás de outros para uma segunda volta que ainda estavam a sair e vim parar cá bem atrás. Até percebo a ideia daquela volta inicial, sempre eram mais umas centenas de metros para alongar, mas depois não ter uma divisória das pessoas que já o tinham feito e voltar a uma segunda volta, fui pura estupidez.
 

CD

New Member
Também gostei do percurso dos 35Kms, embora tivesse sabido a pouco, talvez para o próximo ano vá para a maior distancia. Achei o percurso bem marcado. O inicio com a volta ao recinto da feira para mim não fez grande sentido, mas também não vejo algum problema nisso, pena é o pelotão ser tão grande e acontecer aquilo que o gupi descreveu.

Vi várias pessoas no percurso a tirar fotos, mas só vi as da página do Btt Terrugem. Alguém sabe onde estão mais fotos?
 
Eu também participei nos 35Kms, e gostei bastante. As paisagens eram agradáveis, os trilhos por onde passamos abriam bastante a adrenalina. Estava muito bem sinalizado, mas tinha-mos de tomar atenção ao percurso em certos sítios.
A pedra acho que também foi um problema, pois houveram vários furos, mas faz parte do conceito de Btt.
Pontos negativos, na minha opinião, só mesmo o facto de a água dos banhos estar a escaldar.
 

JorgePedroso

New Member
Boa noite,

Venho dar os parabéns à organização e agradecer a bela manhã, e um pouco da tarde :rolleyes:, a fazer aquilo que gosto.

Fiz os 70 kms, adorei andar na serra, apesar de conhecer o local, mesmo depois de ter visto o gráfico, de ter tomado consciência de eram uma série de kms sempre a subir, definitivamente não estava preparado para subir tanto de seguida mas este é um problema só meu, ou melhor, da minha condição física.

Quanto ao percurso, considero bem escolhido, bastante diversificado e estava, no geral, bem marcado. Nunca me enganei e raramente tive duvidas. Em Sintra, de facto, os trilhos estavam algo perigosos devido às últimas chuvadas mas, com atenção, havia sempre um local para passar sem correr demasiados riscos. houve um ponto ou outro sem vigilância, pareceu-me ser estradas com pouco movimento e estavam devidamente assinaladas com uma sinalética. Os locais de perigo também estavam assinalados.

Os abastecimentos estavam o qb, fruta, água e bolos secos. Nunca vou com demasiadas expectativas nem à espera de um banquete.

Em matérias dos pontos de água, aí sim, encontro uma falha. Por norma, não vou prevenido. A minha bike já é pesada e as minhas pernas fracas. Levo as ferramentas e que jeito deram, pois saltou-se o cranque ao km 6 ou 7, mas água e comida levo o suficiente para me deslocar entre abastecimentos. Para mais, tinham anunciado diversos pontos intermédios de água, o que me deixou ainda mais tranquilo. Na realidade, não vi nenhum :( mas admito que houvessem, talvez meio escondido porque eu, a partir de determinados kms, já pouco vejo. Situação a rever

Bom, na verdade, encontrei o tal dos "garrafões vazios", o tal onde uma senhora, amavelmente, me cedeu da sua água, vinha completamente sedento e a contar com este ponto para o efeito. Soube-me pela vida que o motor já vinha a gripar. Aproveito para agradecer a sua gentileza e espero que o meu agradecimento lhe chegue.

No geral, a nota é muito positiva e voltarei para o ano. Não é por acaso que todos os anos juntam 700/ 800 pessoas no evento.

PS: Também não achei bem não terem oferecido um jersey comemorativo ao Presidente da Câmara de Sintra para fazer o passeio. :)
 
Top