[Votação] - Cranks e Clicks Março 2009

fg

New Member
Filipino: não estou de acordo contigo, e não é por ter sido eu a ganhar este mês :wink:

Este concurso do Forum destina-se a betetistas. Pessoas que gostam de andar de bicicleta no campo. A algumas dessas pessoas que gostam também de registar os excelentes momentos que o BTT lhes proporciona.
Fazem-no normalmente sem grandes preocupações estéticas ou técnicas, por vários motivos : temos que fotografar rapidamente senão o resto da malta começa a "mandar vir"; as máquinas utilizadas são tudo menos "profissionais", etc... não conheço ninguém que se dê ao trabalho de levar uma SLR para um passeio de BTT(a não ser o Ludos :twisted: ). Não é prático e pode sair caro, em caso de queda, por exemplo.

Dito isto, é evidente que quem aprecia as fotos para nelas votar, apesar de ter isto em conta, valoriza também os factores relacionados com a técnica como os relacionados com a estética. Nem podia ser de outra forma. Para além do interesse betetístico, digamos assim, as fotos têm que estar minimamente focadas e enquadradas e o "assunto" tem que ser interessante também do ponto de vista estritamente visual.

Onde eu discordo de ti é quando te referes ao telemóvel.
Quem faz as fotos são pessoas, não são os aparelhos. Uma 24x36 nas mãos de um tipo com pouco "jeito", dificilmente fará uma boa foto.
Um bom fotógrafo não precisa de uma Hasselblad para sacar uma foto magnífica.
O fotógrafo que eu mais aprecio (o falecido Henri Cartier-Bresson) usava uma Leica não reflex, só fotografava a preto e branco e imprimia sempre o negativo integral, sem qualquer corte ou edição. Desvalorizava totalmente a questão da técnica e foi o criador da teoria do "instante decisivo". Uma teoria válida como muitas outras....
Mas voltando ao assunto - o meu telemóvel até tira umas boas fotos, tem resolução de 5 Mpixeis e algumas regulações interessantes, técnicamente superiores a muitas máquinas portáteis....logo, não é por aí....
Há que valorizar a criatividade, independentemente dos aspectos técnicos.
Se reparares há até quem ponha em causa a edição das fotos. Felizmente, na minha opinião, essa regra foi alterada. Eu não costumo editar muito as minhas fotos de BTT. Às vezes corto uma parte da imagem, porque não houve tempo de enquadrar como deve ser, outras vezes acentuo o contraste ou a saturação porque as condições de luz não foram devidamente medidas, etc. Com os meios que hoje temos ao nosso dispôr (e a facilidade do seu uso) seria uma limitação despropositada impedir as pessoas de melhorarem um pouco aquilo que obtiveram no momento fugaz do "disparo". O instante decisivo não é fácil.....
Abraços e boas fotos
...... e boas pedaladas (dessas e das outras)

p.s. isto é um bocado como a velha discussão sobre o que é que é mais importante : a bicicleta ou o ciclista :mrgreen:
 

Filipino

New Member
Boas fg...

Um bom fotógrafo não precisa de uma Hasselblad para sacar uma foto magnífica.
Tens toda a razão!! :|

Dito isto, é evidente que quem aprecia as fotos para nelas votar, apesar de ter isto em conta, valoriza também os factores relacionados com a técnica como os relacionados com a estética
É claro que sim, mas eu também não disse o contrario. O que eu estava a querer explicar é que muitos que participam não ligam a qualidade mas sim ao "contiudo" da foto!!!

consegue ver muito mais alem duma linda paisagem, dum espelho de agua, etc etc...
Eu falei no espelho de agua não foi pela tua foto, porque já passaram por este passatempo muitas assim e na maioria saíam vencedoras!!

o meu telemóvel até tira umas boas fotos, tem resolução de 5 Mpixeis e algumas regulações interessantes, técnicamente superiores a muitas máquinas portáteis
Provavelmente o Sony Ericsson C902, que é um granda móvel... :eek:fftopic:
 

mnunes

New Member
Sem dúvida que concordo com o colega fg, mas para apanhar o tal "instante decisivo" é preciso "olho" (ou sorte ;) ). Ter uma boa máquina não é sinónimo de grandes fotos, claro que não, mas, nas mãos de quem domina minimamente a arte, dá uma grande ajuda, no entanto, levar isso para o monte, não é nada prático, claro.

Com esta mensagem, e com a anterior, não estou nem quero fazer a apologia da técnica em detrimento da parte artística, até porque, noutros contextos que não o btt, há muitas abordagens (e muito válidas) à fotografia (Lomo, Polaroid, pin-hole, etc, etc) em que a parte puramente técnica é desprezada, mas não entremos por aí...
O que eu queria dizer, e como o Filipino destacou, é que por vezes se acha que, por exemplo, por ter uma grande paisagem a foto é necessariamente boa ou melhor do que outras que só têm uma bike encostada a uma parede ou um pau. Pode ser ou não, depende de muitos factores: técnicos, artísticos, oportunidade (o instante decisivo), combinações destes ou até todos juntos (que grande foto seria :p). A vencedora do mês de Novembro (salvo erro) era uma belíssima paisagem, mas se não estivesse também tecnicamente boa (cor, enquadramento, etc), acredito que não teria tantos votos. Também já tivemos vencedoras pelo "oportunismo" do momento, por exemplo a do bttista a subir uma parede :shock:.
Haveria muitos exemplos...


Abraços,
mnunes

P.S Filipino, eu não sou expert, nada disso. Sei uma ou outra coisita em termos teóricos, mas na prática (onde interessa) sou uma desgraça :evil:
 

ignite

Member
não é a maquina q faz o fotografo, nem a bike o ciclista

mas com um conhecimento do que se faz, ou algum jeitinho
conseguem-se bons resultados

seja uma boa foto com um telemóvel
ou uma subida/descida complicada e cheia de pedras e buracos com uma pasteleira!
 
Top