Vomitar nas provas

barradinhas

New Member
Obrigado pelas dicas caro joaopeixe realmente tem sentido o que acabas te de referir tal como todos os de mais intervenientes. Vou seguir as dicas mas temo precisar de descanso para recuperar dois dias após ainda não estou com o estomago a 100% e tenho tido tonturas e dor de cabeça tal não foi o aperto que dei ao organismo. Vou tentar recuperar e descansar que bem preciso.
 

barradinhas

New Member
Caro Nozes eu baseio me na alimentação de atletas profissionais como por exemplo David Rosa. Já corri em provas na qual pratiquei esta alimentação e acredita que funcionou em pleno foi sempre a partir. Certo xc é bem diferente de xcm, mas para se andar na frente tem de ser sempre a partir logo desde inicio. Posso ainda ser novato pois só pratico btt a sério à 3 anos, mas já apreendi alguma coisa com trocas de ideias com o pessoal.
Mach 4 posso não ter ido à tropa mas já sofri bastante em cima de uma bike isso vai do espirito de sacrificio da pessoa. Agradeço a tua dica em relação à alimentação e de certo que vou experimentar para ver no que vai dar. Mas tenho a sensação que lá vou ter de ir a um médico palpita me.
 

Mach 4

New Member
Isto de andar a imitar os atletas profissionais...
Também treinas como ele?
Já fizeste ultimamente alguma prova de esforço?

Idade, peso e o tal espirito de sacrificio variam por vezes muito de pessoa para pessoa. O factor genético também contribui muito para a resistência que uma pessoa possa ter durante a sua vida desportiva.

Aqui não interessa muito a anatomia de um individuo mas sim a FISIOLOGIA. São coisas muito diferentes e que de grosso modo quer dizer que anatomicamente todos temos os mesmos orgãos mas fisiologicamente estes podem funcionar de maneiras ligeiramente diferentes, como o processo da digestão e a própria assimilação dos alimentos.

Sem te estar a querer assustar muito, isso de vómitos, arrepios, tonturas e dores de cabeça não são nada bons sinais. Acredita que tens mesmo de ir a um especialista.

Das 3 uma - ou estás a pedalar muito no teu limiar (esforçar demasiado os aparelhos cárdio-respiratório), ou podes ser alérgico a alguma substância/composto dessas bebidas isotónicas, ou então podes ter um problema gástrico qualquer com o teu estômago.

E digo isto pelo seguinte :

Á uns 10 anos atrás a minha esposa tinha muita azia, vomitava e ficava fácilmente enjoada, e ao mesmo tempo começou a aparecer-lhe aftas na boca com muita frequência. Ao principio ainda pensei que fosse a cegonha a dar os sinais da praxe, mas depois de perceber que ela não estava grávida eu disse-lhe que tinha de ir a um especialista.

Fez umas análises e uma endóscopia - resultado :

A boca do seu estômago não fecha a 100% e como fica um pouco aberta os gases provocados pelo ácido do estômago subiam pelo esófago e depositavam-se na sua boca causando as aftas. Isto acontecia principalmente á noite, durante o sono, enquanto ela estava deitada. A posição horizontal facilitava a subida dos ditos gases até á cavidade oral.

Começou por tomar o "Proton" no inicio e ainda hoje toma todos os dias um medicamento chamado "Alexim" (30mgs) para eliminar a azia que ela sente.
Fora isto todos os anos tem de ir fazer uma endóscopia para verificar se a abertura está na mesma porque se o diâmetro aumentar terá de ser mesmo operada. Até hoje (e já lá vão 10 anos) ainda não foi preciso mais nada a não ser a medicação, mas bebidas com gâs e molhos mais puxados (como os das francesinhas por ex.) acabaram.

Se o teu problema só acontece nas provas pode também ser o teu sistema nervoso (ansiedade) a provocar esses vómitos.
De qualquer forma é sempre melhor teres a opinião de um médico (ou até mesmo de dois ;)).

Desejo as tuas rápidas melhoras.
 
Last edited:
Boas,

Mach 4, peço desculpa, mas as bebidas isotónicas só se devem tomar no limite? Discordo, as bebidas isotónicas devem ser tomadas antes, durante e depois da prova ou treino e servem para repor sais perdidos e fornecer também açúcares, para além de que facilitam a absorção de água e têm melhorias comprovadas nas performances e na recuperação. Se os efeitos secundários a que se refere são aos enjoos, já existem bebidas isotónicas para estômagos mais sensíveis. E esse argumento dos homens primitivos é disparato. Como se pode misturar o desporto e saúde da actualidade com homens que não sabiam o que era uma bicicleta... nem tomavam medicamentos (ou o Sr. sobrevive às doenças com chá?)... nem carros... nem outra imensas inovações? Decerto que Vossa Excelência não vai lavar os calções de BTT à ribeira, pois não?

Barradinhas, na minha opinião e não sendo eu um nutricionista, não tem mal nenhum comer massa ao pequeno-almoço. Eu próprio também como antes das provas (as de XC ou quando é um pouco mais de km). Não trago nem conselho novo mas concordo com o JoãoPeixe: comer 3h antes (e é importante mastigar calmamente e bem pois, por vezes, a ansiedade leva-nos a comer muito depressa e é importante comer com calma pois a saliva tem enzimas que ajudam na decomposição dos açúcares e vai acelerar a digestão) e, antes da prova uma barrinha ou peça de fruta.
Pode também experimentar comer menos antes e levar alimento para durante a prova.
 

nunomjorge

New Member
Não poderá ser sintoma de golpe de calor? Estava muito calor no Redondo? O corpo poderá não conseguir arrefecer quando está a trabalhar em muito esforço durante algumas horas ainda mais com 35º ou 38º graus de temperatura exterior. Costumas treinar com à hora do calor? O teu corpo está habituado a altas temperaturas?
 

Go_deep

Member
Bem depois de ler estes 25 posts tenho uma pergunta para o Barradinhas? Durante a corrida, neste caso do Redondo como foi a nutrição ao longo da prova? Não foi certamente só bebida isotónica, certo?
 

tauga

New Member
Por exemplo, eu todos os dias que vou andar de bicicleta, prova ou treinar, bebo sempre leite com ceriais e nunca enjoei vomitei ou algo do genero, pelo contrario nem me sinto bem sem fazer isso, tal é o habito, mas se calhar isto só acontece porque habituei o meu corpo a isto e que a muitas pessoas não conseguem e nem tentam porque já sabem que ficam enjoados. Tudo depende do corpo da pessoa e primeira coisa que se deve aprender no desporto é conhecer o teu corpo.
 

Mach 4

New Member
Mach 4, peço desculpa, mas as bebidas isotónicas só se devem tomar no limite?
Discordo, as bebidas isotónicas devem ser tomadas antes, durante e depois da prova ou treino e servem para repor sais perdidos e fornecer também açúcares, para além de que facilitam a absorção de água e têm melhorias comprovadas nas performances e na recuperação. Se os efeitos secundários a que se refere são aos enjoos, já existem bebidas isotónicas para estômagos mais sensíveis.

miguellblcfigueira,

Quem me disse? - foi um amigo meu, que por acaso é formado em desporto e nutrição e até tem um ginásio.
Ao contrário do que muita gente acha isto das bebidas isotónicas é como o tipo de champõ que devemos comprar/utilizar para o nosso tipo de cabelo. Há muitas mas devemos experimentar até acertar. Eu dantes bebia meia lata de isostar de limão ou de laranja diluída em água antes de ir pedalar, e no fim bebia o resto também com água, e mesmo assim mais tarde ressentia-me do estômago, de tal froma que deixei de beber bebidas isotónicas. Vou experimentar um dia uma dessas para estômagos mais sensiveis (o meu amigo já me tinha falado nelas) mas para já continuo a preferir a água fresca e simples.

E esse argumento dos homens primitivos é disparato. Como se pode misturar o desporto e saúde da actualidade com homens que não sabiam o que era uma bicicleta... nem tomavam medicamentos (ou o Sr. sobrevive às doenças com chá?)... nem carros... nem outra imensas inovações? Decerto que Vossa Excelência não vai lavar os calções de BTT à ribeira, pois não?

Então vá fazer uma corrida com um preto daquelas aldeias do Quénia.
Vá dançar com um indio do Amazonas.
Vá mergulhar com os homens das Filipinas (sem equipamento).
Vá á caça com uma tribo Africana.
Vá para o campo pegar numa sachola para plantar batata, ou lavrar a terra á moda antiga, ou agitar com um pau uma oliveira, ou fazer uma vindima...

Mas afinal que letra é essa?
Desculpe agora eu, mas grande disparate foi o que proferiu nas suas ignorantes frases.

Nos tempos que CORREM ainda existe MUITA gente que NUNCA pegou numa bicicleta e que é bem capaz de lhe dar uma lição de força e de resistência, e se calhar já bem mais velhos que o senhor. E sim, estou-me a referir a todos aqueles que quase nunca estão doentes e que lavam toda a sua (pouca) roupa nos riachos por ainda não terem acesso a uma fonte de energia eléctrica.

E acredite que a maior parte também nem sequer sabem o que é uma bebida isotónica.
Veja mais o "National Geographic Chanel" para aprender que ainda hoje se pode aprender muito com as pessoas que o senhor acha que sabem pouco. Existem truques e segredos na natureza que podem ser a diferença entre a vida e a morte.

Fique bem e boas pedaladas.
 
Last edited:
Sem dúvida que existem pessoas que sobrevivem sem tais regalias mas pergunto-me se tivessem acesso a tais "privilégios" como a energia eléctrica se não a usariam tal como nós. Com isto quero dizer que concordo com o Sr. na medida em que eu não calculo a força, resistência ou mesmo capacidade de sofrimento que essas pessoas têm, mas penso que tendo nós estas "facilidades" devemos aproveitar. Não sei se me estou a fazer entender. O senhor deve ter energia eléctrica e de certeza que não irá à ribeira lavar a roupa pois pode lavar na comodidade da sua casa à máquina. Por isso mesmo discordo do seu argumento. O mesmo se aplica às bebidas isotónicas: se está estudado que melhora a hidratação e outras vantagens porque não as utilizar se estão ao nosso alcance? No meu caso, não tenho problemas com a digestão nem conheço desvantagens na ingestão de tais bebidas e sempre li (quer nas revistas ou net) que devem ser usadas mesmo nos treinos.

É verdade que tenho muito a aprender com essas pessoas (que não acho que saibam pouco), mas aquilo que sei sobre bebidas isotónicas e alimentação (que acho que se adequa ao assunto que trata este tópico) é que melhoram a performance do atleta e trazem outros benefícios ao treino e recuperação, bem como a necessidades do nosso organismo.
 

Mach 4

New Member
Para compensar tive de beber bastante água durante o decorrer da prova para minimizar a desidratação a que fui sujeito.

Se percebe realmente deste assunto e se as bebidas isotónicas são mesmo assim tão boas explique lá porque é que o barradinhas de repente decidiu em beber somente água em vez de continuar a beber as tais bebidas milagrosas?

Já disse que sem dúvida que concorda comigo, no entanto ainda acha que tem alguma razão.

Pois eu só lhe digo que na net também existem muitos estudos que provam que esta mania dos suplementos (que normalmente começam com a ingestão de barras energéticas, géis e bebidas isotónicas) é o que normalmente leva a muitos atletas abusarem mais tarde, e a cometerem infrações com quimicos proíbidos e outras porcarias clandestinas, que resultam na sua desclassificação nas provas e demais vergonhas para as equipas envolvidas.

Se calhar só com água não iria conseguir fazer o mesmo percurso se não fosse a beber esse tipo de bebidas?
Já sei que sim, e que vai dizer que simplesmente faz melhor, mais depressa e sem caíbras com a ajuda de uma bebida isotónica, e que no fim ainda vai ter uma rápida recuperação.

[...]mas penso que tendo nós estas "facilidades" devemos aproveitar.

E se de repente as "facilidades" acabassem e todos os frascos dessas bebidas custasse 120,00eur o que é que iria fazer?
O que eu lhe estou a tentar dizer é que existem outras formas caseiras comprovadamente mais baratas para obter uns resultados muito semelhantes a esses que essas bebidas dão. Repare bem na constituíção de uma dessas bebidas e pense de onde é que os compostos virão?

Essas revistas mostram apenas um produto cujo objectivo é o de vender para fazer lucro. Na net a mesma coisa.
Fazem mal? -talvez não
Fazem muito bem? - talvez não tanto quanto se pensa. Deve haver sempre alguns efeitos secundários camuflados, nem que seja a logo prazo.
Acima de tudo é um negócio que visa o lucro. É prático e acessivel, por isso toca a consumir.

Mas faço-lhe a seguinte questão :

Tem a 100 metros da sua casa um super-mercado (facilidades) com diversos legumes (tomate, cenouras, milho, cebola, feijão, etc)
e tem a 110 metros a horta do tio Jaquim com os mesmos legumes, mas mais frescos e ainda um pouco mais baratos.

A onde é que ia comprar os legumes (vegetais, fruta)?
 
Last edited:

vodka_laranja

New Member
meus amigos
depois de muito ler sobre o assunto chego a conclusao que cada um faz o que quer e o que achar melhor.
mas fica a dica nada se faz sem treino por mais massa, gel, isotonicos, creatinas e afins que possam meter se não treinarem e sem uma alimentacao correta nunca chegaram a lado nenhum.
 
Pois eu só lhe digo que na net também existem muitos estudos que provam que esta mania dos suplementos (que normalmente começam com a ingestão de barras energéticas, géis e bebidas isotónicas) é o que normalmente leva a muitos atletas abusarem mais tarde, e a cometerem infrações com quimicos proíbidos e outras porcarias clandestinas, que resultam na sua desclassificação nas provas e demais vergonhas para as equipas envolvidas.

Se calhar só com água não conseguirá fazer o mesmo percurso se for a beber esse tipo de bebidas?
Já sei que sim, e que vai já me dizer que simplesmente faz melhor, mais depressa e sem caíbras e que no fim vai ter uma rápida recuperação

100% de acordo. Mas vamos tentar chegar a alguma conclusão: as bebidas isotónicas procuram responder as necessidades dos atletas (recuperação e performance) repondo electrólitos e energia e melhorando a absorção de água. Em contra-partida demoram mais a ser absorvida que a água. Pode parecer contraditório, mas faz sentido e por isso devem ser alternadas com água. A água tem tendência a ir para meios hipertónicos e a "fugir" de meios hipotónicos. Ao fornecer sais (também utilizados no esforço) às células do nosso organismo vai ser mais fácil absorver água. No entanto, os atletas pensam que se um pouco faz bem, muito faz melhor, levando a cometer exageros e a por mais sais do que a dose indicada. O que leva a que o corpo necessite de ingerir mais água, levando até a uma sensação de sede que parece insaciável. Não se deve ingerir mais sais do aqueles que se conseguem excretar. Eu ponho sempre um pouco menos quantidade de sais do que a dose indicada visto me sinto melhor assim. Mas como já disse: EU NÃO SOU NENHUM ESPECIALISTA e corrijam-me se eu dizer algo errado.


E se de repente as "facilidades" acabassem e todos os frasco dessas bebidas custasse 120,00eur o que é que iria fazer?
O que eu lhe estou a tentar dizer é que existem outras formas mais baratas e caseiras de obter uns resultados muito semelhantes a esses que as bebidas dão. Repare bem na constituíção de uma dessas bebidas e pense de onde é que os compostos virão?

Posta nessa situação hipotética eu diria que não iria comprar e iria procurar "formas mais baratas e caseiras de obter uns resultados muito semelhantes a esses que as bebidas dão" mas como não custam 120€... Mas eu percebo o que me está a tentar dizer e a minha opinião é a de que consumido com moderação só traz vantagens. Eu sou apologista de que se deve obter os nutrientes através de uma alimentação natural, mas reconheço as vantagens de pôr sais nos bidons. Tal como de outros suplementos que servem para "facilitar", mas nem todos. Discordo, por exemplo, de suplementos que visam aumentar as hormonas ou das doses que muitas vezes os atletas tomam de "creatinas e outras coisas dessas". Mas consumidas em doses com moderação, penso só trazerem benefícios e nem serem tão prejudiciais quanto isso.

Mas faço-lhe a seguinte questão :

Tem a 100 metros da sua casa um super-mercado (facilidades) com diversos legumes (tomate, cenouras, milho, cebola, feijão, etc)
e tem a 110 metros a horta do tio Jaquim com os mesmos legumes, mas mais frescos e ainda um pouco mais baratos.

A onde é que ia comprar os legumes (vegetais, fruta)?

Depende... claro que o mais natural parece ser a horta do tio Jaquim e que eu obviamente optaria se fossem postas estas condições. No entanto, se tivessem realizados estudos que demonstravam que as frutas e legumes do super-mercado tentam responder melhor às necessidades de pessoas que praticam desporto... Acho que optaria pelas "batatas da qualidade com extra hidratos de carbono" ou pelas "bananas ultra ricas em magnésio" :)
 

Mach 4

New Member
Tal como de outros suplementos que servem para "facilitar", mas nem todos. Discordo, por exemplo, de suplementos que visam aumentar as hormonas ou das doses que muitas vezes os atletas tomam de "creatinas e outras coisas dessas". Mas consumidas em doses com moderação, penso só trazerem benefícios e nem serem tão prejudiciais quanto isso.

Sim, também concordo com essa sua observação, mas o problema é que muitos deles começam a esquecer o significado da palavra "moderação".
Creio mesmo que por vezes na alta competição, pressionados pelos treinadores/patricionadores, alguns atletas são em parte quase "obrigados" a ingerir certas substâncias, meticulosamente estudadas para passarem despercebidas nos controles anti-doping. Só que mesmo assim algumas acusam excesso de quantidades e depois já está o caldo entornado.
(Vejam aquela polémica com o Contador no último ano).

Mas o que importa aqui é saber que uma boa alimentação e um grande descanso são a base para qualquer um aperfeiçoar a sua performance, sem por vezes ter a necessidade de recorrer a outros suplementos.

No caso do barradinhas acho que o facto de ter acordado muito cedo, ingerido massa ao pequeno almoço, ter esperado somente 1h30m de digestão após ter comido, ter puxado bem nos primeiros 20km e estar calor naquele dia ajudou a que vomitasse naquela altura. Mas continuo a dizer que o factor ansiedade (nervos) e o esforço extremo que estava a fazer ajudaram o vómito.

O que acho mais estranho é que após a ingestão de isotonico é que me comecei a sentir mal.

Agora isto também deve querer dizer alguma coisa...
Só uma pergunta - este tipo de bebidas normalmente não tem lactose?
Não será ele alérgico a este composto uma vez que também se deixou do leite por já ter tido uma má experiência com o mesmo?
 
Last edited:

brunormt

New Member
Vou dar a minha opinião e parece-me que só podem ser 2 coisas:

- Ou esforço muito intenso, acima do limiar anaeróbio.
- Ou paragem de digestão.

Já agora....um suplemento não é dopping.
Tudo deve ser tomado com moderação, ou se nós tomar-mos quantidades "inapropriadas" de café por exemplo, também não tem efeito dopante?! Quem diz café, diz álcool, ou outra coisa qualquer.
Outra questão, que foi referida anteriormente..a pressão sobre os atletas, por parte de treinadores/patrocinadores (podem ser pais tb)/obtenção de resultados, etc.....
Só toma essa substâncias quem quer.
A não ser nos escalões muito novos - iniciados e inferior. Pois os estudos apontam para que a ingestão de substâncias dopantes se dá cada vez mais cedo ;)
Os atletas adultos só cedem a esta pressão se quiserem efectivamente a vitória a qualquer custo!

É a minha opinião, vale o pouco que vale ;)
 
Last edited:

santigomes

New Member
boas olha a mim tambem me acontece isso eu penso que seja o sistema nervoso ou tambem do pequeno almoço e noto tambem muito no meu ritmo
 

Mach 4

New Member
Cada vez mais me convenço que isto dos vómitos tem tudo a ver com isso mesmo - o sistema nervoso (ansiedade).
E se calhar mais algumas coisas (já referidas) a ajudar.
 

agirão

New Member
Calma e nada de modificar os hábitos diários!

Estamos habituados a comer uma sandocha mista e um sumo, vai uma sandocha mista e um sumo. Durante a prova, iremos repor o que for necessário. Uma bela sandes de marmelada e pedala-se mais uns quilómetros. Nada de stress!
 

barradinhas

New Member
Mach 4 claro que não tenho possíbilidade de treinar como ele a mesma quantidade de horas mas tento. Sim todos os anos faço prova de esforço e até ao momento não existe arritmias, sendo o batimento cardiaco regular. Respondendo à tua pergunta apenas me sinto assim aquando da realização das provas, nos treinos consumo as mesmas bebidas isotónicas e faço o mesmo esforço dependendo do tipo de treino (séries).
É de salientar que sou um pouco nervoso, e que por vezes fico todo rijo antes de iniciar as provas não me perguntem o porquê pois não sei responder. Sei que não tenho nada a provar a ninguém mas a cabeça manda muito ao analisar estes acontecimentos. Bem que cena essa da tua esposa comparada com a minha foi bem mais grave espero que esteja tudo bem com ela.

Obrigado


Boas pedaladas
 

barradinhas

New Member
Caro miguelblcfigueira concordo contigo no aspecto da elevada importância da utilização das bebidas isotonicas, se estas não funcionassem decerto ninguém as usava. Faz parte da evolução do desporto e tal como referis te a sua utilização é uma mais valia.
Experimente realizar um percurso duas vezes com isotonico e outra sem, partindo do principio que ambas as vezes se sentem mesmo bem e vejam em quanto tempo realizam das duas vezes. Isto só mesmo para testar.
Acho que comi rápido de mais se bem me lembro pois fiquei cheio rapidamente, secalhar comi depressa de mais.
 
Top