Vomitar nas provas

barradinhas

New Member
Boas pessoal venho aqui postar o meu problema o qual não sei como resolver. Este fim de semana na prova do redondo aconteceu-me novamente vomitei durante a prova, a qual acabou por se tornar muito penosa. Acordei às 6h com calma comi, fiz-me ao caminho e por volta das 9h iniciei a prova. Os primeiros 20km foi sempre a dar gás sentia me bem ia-me hidratando com isotónico ia bem classificado, eis quando comecei a ficar com o estomago todo às voltas. Sempre que puxava nas subidas ou subia muito o ritmo e aumentava a pulsação quase no meu limite quase que vomitava. Fui me aguentando assim até à primeira separação dos percursos, pedi uma coca cola para ver se estabilizava só dei dois golos, deitando tudo de imediato cá para fora. Comecei a ficar com arrepios apesar do calor que se fazia sentir, estava mesmo muito mal. Valeu a ajuda do meu grande amigo Mário (o meu muito obrigado) que parou e me ajudou a recuperar indo comigo até ao fim da prova. Para compensar tive de beber bastante água durante o decorrer da prova para minimizar a desidratação a que fui sujeito. Não comi nada até ao fim não fosse ter outro dissabor.
Agora a minha pergunta o que posso fazer para evitar esta situação desagradável? Sinto que consigo andar mas o estomago trai me e acabo por fazer classificações de treta.
Sei que é um assunto desagradável mas preciso mesmo da vossa ajuda, não posso continuar assim em vez de me divertir nas provas acabo por ter chatices e problemas o que me desanima bastante.

Espero contar com a vossa ajuda.


Boas pedaladas
 

Kamoes

Active Member
Tens feito séries?

Não percebo nada de treinos ... mas cheira-me que pode ser disso. Numa prova de estafetas fui ao grego 3 vezes em 20km( 1 hora ) ... uma delas foi mesmo em cima da meta ... isto porque nunca treinei a pulsações altas ( anaeróbio ) , ou seja, a falta de trabalho de séries custou-me o pequeno almoço todo por andar sempre a forçar.

Abraço ;)
 

NSilvaXP

New Member
Caro colega do pedal, pela descrição fornecida parece ter tido uma paragem de digestão.
Também já senti, em escassas ocasiões, sintomas semelhantes (tendo no entanto conseguido aguentar o reflexo de vómito).
A mim, ocorre-me quando o esforço despendido torna-se incompatível com a capacidade de resposta do meu corpo - quer seja devido a falta de preparação, alimentação desadequada, quer devido a condições atmosféricas.
A solução passa por aguardar a recuperação do reflexo de vómito e pela hidratação abundante seguida da ingestão de alimentos altamente calóricos. Depois sigo pedalando calmamente durante uns km's até recuperar.
Para evitar tento fazer pequenos almoços ricos mas leves e não fazer muito esforço nas primeiras subidas.

Espero que a minha experiência te possa ajudar.
Cumpz.
 

Nacs

Member
Bom dia,

Eu começo a ficar com vómitos/impressão no estômago quando a minha pulsação chega ao limite, tipo 97/98%...assim que começo a sentir os sintomas atrás descritos, levanto um pouco o pé e passa. Penso que o problema passa pelo que o Camões refere no post anterior, treino em pulsações altas.
Penso que os vómitos é um sinal que o teu corpo te dá para levantares o pé...

Cumprimentos
 

barradinhas

New Member
O mais ridículo é que treino séries, respeito o tempo de descanso e rolo bastante apesar desta semana não ter muito tempo para treinar peguei na bike apenas 3h durante a semana. Caramba acho que me dava uma coisa má se me acontecesse o mesmo que te aconteceu nessa prova.

Abraço
 

barradinhas

New Member
O problema é que parto logo à carga desde inicio, claro que realizo um aquecimento prévio. O que acho mais estranho é que após a ingestão de isotonico é que me comecei a sentir mal. Aguentei bastante o reflexo de vómito tal como tu disses te. E mais estranho ainda é que apenas deitei cá para fora água nada mais. Peço desculpa pela descrição mas quero mesmo tentar perceber o porquê desta situação.
Foi muito útil caro NSilvaXP
 

barradinhas

New Member
Possívelmente será o organismo a dizer para reduzir o ritmo, vou ter de rever o treino. Mas é doloroso saberes que tens potência para ter chegares mais à frente e o organismo fica de greve quando mais precisas. Se me puderem dar uma ajuda no tipo de séries que posso fazer agradecia.


Obrigado a todos pelas vossas dicas
 

barradinhas

New Member
Caro alcides eu já nem bebo leite pois já tive uma má experiência com o mesmo lol. De manhã é uma coca cola, 7up ou ice tea para evitar já isso. Costumo como referi comer 1 a 1:30h antes da prova massa acompanhado de uma destas bebidas. Aqui fica mais uma dica sobre a minha alimentação.
 

fox

New Member
Para pequeno-almoço às 6h da manhã massa nunca experimentei... Para além do que comeste ao pequeno-almoço, não terás comido ou bebido algo ao jantar que não tenha caído bem?
Pequeno almoço para mim é uma ou duas sandes de queijo e marmelada. Uma banana. E sumo ou água. Isto se não tiver abusado no jantar anterior e a noite tiver sido de descanso. Senão tenho de trocar o sumo por dois ou três copos de coca-cola ;)
 

RTC

Super Moderador
Mas o que te leva a comer massa e uma Coca-Cola às 6 da manhã para ir fazer uma prova de 60 kms?
 

tauga

New Member
vou dar os meus conselhos.
Isso pode acontecer por devidas razões, porque o corpo está a gastar energia na digestão e tu obrigas ao corpo de dividir essa energia pelo o esforço fisico(não é o teu caso porque comes 1 e meia mais cedo), o teu corpo pode não aceitar a bebida isotonica que bebes, ou tens um problema de estomago e é melhor ir ao medico, acho muito estranho vomitares só com agua
 
Boas,peço desculpa por me intrometer na conversa,mas,uma hora e meia antes da prova??massa ao pequeno almoço???acham que hora e meia chega para fazer a digestão de massa,e ainda por cima começa a prova logo a dar carga?
Mas porque razão tomas massa ao pequeno almoço?
Companheiro,parece-me que o intervalo de tempo entre o teu pequeno almoço e a prova tenha sido pouco o resultado foi a paragem da digestão,na minha opnião,hora e meia não chega para quem faz um pequeno almoço como esse,nunca fiz e nem faço,mas cada um é que sabe o melhor para si!!!!
 

rucaf3

New Member
A massa é um Carbohidrato k é de digestão lenta... Penso k não será ideal para provas curtas e grossas... Acho k o problema mesmo é as bebidas gaseificadas...
Não bebas nada com gás antes ...Experimenta e depois diz algo ...
 

barradinhas

New Member
NsilvaXp por acaso ainda não experimentei fazer isso mas vou ter de experimentar antes bebia sumo de laranja sunquick passo aqui a publicidade e sentia me bem. Vou mesmo de ter de desistir das bebidas com gás, a parte que me está a matutar o juizo é o facto de ter saído apenas água. Também mudei de isotónico mas já treinei muitas vezes com ele e correu tudo bem sem problema.
 
Last edited:

barradinhas

New Member
Caro fox eu como massa para estar carregado de hidratos de carbono, após isso comi mais uma banana por causa do magnésio e dos açucares nada mais. Na noite anterior não abusei e até comi pouco para o estomago trabalhar bem. Deitei me foi à 1h da manhã mas consegui descansar bem.
Acabei de responder RTC.
Realmente tauga é muito estranho é que vomitei apenas água nada mais para a semana vou consultar um médico para ver o que ele me diz.
Podes dar a tua opinião caro C.Espanhol, eu aqueço devidamente não parto à carga sem ter aquecido antes como massa pelo que referi neste post.
 

JoaoPeixe

New Member
Tive curiosidade de vir "espreitar" este tópico, isto porque ultimamente tem me acontecido algo parecido com isto, mas nunca cheguei a vomitar, apenas tive má disposição.
1º - Não há mal nenhum em comer-se massa antes de uma prova/maratona desde que seja 3h e 30 min antes pois assim ficas com a digestão completamente feita, e ficas com a energia disponível para os músculos; No teu caso tens feito uma coisa mal, isto é comes 1h e 30 min. antes, não deixas fazer a digestão daí teres sensação de mau estar e vómitos...

2º - Ao começares com elevada frequência cardíaca começas a acumular muito latacto nos músculos e isso cria um mau estar enorme, pois é uma forma do corpo responder fisiologicamente as elevadas concentrações de latacto no corpo (Muitos atletas de alta competição durante o treino de Tolerância láctica chegam a vomitar devido a esse "mau-estar" provocado por essa concentração elevada). Desse modo deverás treinar mais vezes (séries longas a intensidades altas, é um trabalho mesmo muito forte e difícil de realizar)a tolerância láctica para assim habituares o teu corpo a manter um bom desempenho (sem mau estar) com elevadas frequências cardíacas e ácido láctico.

3º - Eu antes das maratonas comia sempre uma sandes mista e um sumo, e ficava muito mal disposto ao inicio mas depois passava..desde que comecei e comer massa com ovo 3h e 30 min. antes da maratona e 30 min. antes da partida uma barrita de cereais que a má disposição simplesmente desapareceu, isto é o estômago aceita melhor. Mas cada um é como é..a mim pode cair bem mas a outro pode cair mal.

Em suma, toma o pequeno almoço sempre 2h a 3h antes da maratona aí a 30 minutos da partida come uma barrita de cereais para não ires já em fraqueza!
Espero ter ajudado

Boas pedaladas
 

Nozes

Active Member
Acho que é na alimentação que a maior parte dos novos atletas chegados a este desporto mais erram.
Bebidas com gás ao pequeno almoço? Comida super calórica e de difícil digestão? Acho que não é preciso ser um nutricionista para se perceber que há coisas que não se devem fazer.

Os hidratos de carbono devem ser "carregados" nos dias anteriores à prova,e na noite anterior o jantar deve ser leve,para a digestão não impedir o sono (tão ou mais importante),e ao pequeno almoço,sumos de fruta (Sunquick não é sumo,é uma mixórdia que até enxofre e ácidos estranhos tem),pão com doce,fiambre (de peru ou frango teem menos gordura e mais proteína) e a "barra energética natural",a banana... o tempo de antecedência com que se deve tomar o pequeno almoço vai de cada um,para mim,e para um pequeno almoço leve 1h30 a 2h chega perfeitamente.

Não sou nutricionista,mas já aprendi umas coisas em 20 anos de btt,e já cometi muitos erros.Por sinal nunca vomitei em plena prova,mas já fiz algumas bastante mal disposto por ter comido coisas que não me caíram bem,especialmente comida com gordura a mais. A maior parte das provas que fiz até hoje foram de XC,em que o ritmo é diferente das maratonas.
 

Mach 4

New Member
Aqui concordo plenamente com o Nozes.

Esta gente de certeza que não fez tropa....

Parece que o pessoal tem de começar a comprar uns livrinhos do ABC da nutrição.

Metam de uma vez por todas nessas cabecinhas que existem 2 tipos de açucares :

- Os de digestão/assimilação rápida (açucares simples)

- Os de digestão/assimilação lenta (açucares complexos)

Refrigerantes ao pequeno almoço >NUNCA, JAMAIS. Grande erro!!!

Massas, arroz e feijão (hidratos de carbono) são para comer nos 2 ou 3 dias que antecedem a prova, acompanhados de muito e bom descanso.
Para o pequeno almoço no dia da prova é fazer uns ovos mexidos (somente com um fio de óleo) com umas fatias de fiambre de peito de frango (ou perú) e um sumo de laranja natural a acompanhar, mais uma pequena taça de cereais (com aveia de preferência) e uma torrada de pão integral com um pouco de compota. Um café no fim para ajudar a digestão.

Ficam com vitaminas, proteínas, calorias e sais minerais suficientes para arrancarem em grande na dita prova.
Não é preciso mais nada.
Só é mesmo preciso controlar as doses e o tempo que antecede a maratona, e tudo irá correr tudo bem, e sem vómitos vos garanto.

Nota - As bebidas isotónicas só se devem beber no LIMITE do esforço. Antes disso podem ser muito fortes e causar efeitos secundários muito desagradáveis. ÁGUA - simples e pura, ainda continua a ser a melhor fonte de hidratação que a natureza nos fornece. Lembrem-se que os homens primitivos não tinham nada dessas mer..as e corriam kilómetros para matar uma presa. Guiem-se pela história e não pelo que vos dizem ou lêem. "Think by yourselves".
 
Last edited:
Top