Virilhas

#1
Boas pessoal,
Ando com um certo problema, nas 2 vezes que fui perto dos 40km, mais ou menos por volta dos 25/30km, começam a aparecer umas dores nas virilhas, mas nao sei do que possa ser, alguem com o mesmo problema ?
Penso que o acento nao sera :S
 
#3
Se for do selin será de tar alto ou baixo demais ? Eu afino o selin para ter a perna esticada na pedala é assim certo ?
Os calçoes que uso sao almofadados da Decathlon
 
#12
A dor é mesmo na virilha?
Será que não é a inguinal?
Verifica bem isso.

No Verão costumavas ter esses sintomas?
Poderá ser do mau aquecimento.

Algumas sugestões:

Não deves andar com as pernas demasiado esticadas.
Corres o risco sério de teres problemas nos joelhos.

Utilizas algum vestuário debaixo dos calções?
Se sim deves deixar de usar.

Experimenta baixar ligeiramente o selim.
Experimenta chegar o selim um pouco mais para a frente ou para trás.
Experimenta alterar a inclinação do selim.

Acima de tudo tenta utilizar uns bons calções, pois eles podem minimizar os efeitos de um selim com menos ergonomia.

São as minhas sugestões.
 
#14
Se for do selin será de tar alto ou baixo demais ? Eu afino o selin para ter a perna esticada na pedala é assim certo ?
Os calçoes que uso sao almofadados da Decathlon
Boas

o selim é afinado com perna esticada, mas apoiado com calcanhar no pedal, nao a pedalar, eu aponto mesmo para o selim, tambem.

vê aqui, este video da Patocycles.

youtube.com/watch?v=RLhTk9_g9jA&feature=player_embedded
 
Last edited:
#15
Vou tratar disso amanha entao, é que tenho quase a certeza ser do selim, dos calçoes duvido, so quando me sento no banco e que me doi o osso , mas e so no inicio dps passa.
Podera ser o selim muito pa frente ou para traz ou ate de nao tar nivelado ?
 
#16
pode ser tudo o que foi dito. selim - altura, distância ao guiador, calções...
por vezes vê-se pessoas a pedalar com o selim excesivamente alto, de tal forma que quando a o crenco está na posiçao mais baixa a um ligeiro deslocar do corpo lateralmente.

seria bom saber se fazias mas km e agora n consegues ou se estás a progredir.
já me acontceu ter dores nas virilhas no inicio de treino - mas muito raramente.
surge sobretudo depois de dias de grande carga quer na bike quer no ginásio, mas mais uma vez, muito raramente.
Acontece devido à falta de alongamentos pós treino ou aquecimento. acontece sobretudo quando os adutores ainda se estão a habituar ao esforço solicitado ( habituar = adaptação ao esforço). os adutores surgem como musculos acessórios na pedalada, sem eles pedalavamos de pernas abertas. também eles sofrem carga e necessitam de alongar e de tempo para recuperar.

a titulo de exemplo: este ano numa das saídas muito violentas e já com algum tempo de fuga do grupo, quando estava já ha algum tempo em acima dos 90%, sentia forças para continuar mas tive de abdicar devido a caimbras nos adutores!!!!!!!!!. fiquei fulo e fez-me repensar algum do trabalho de ginásio.

Pr vezes o trabalho de ginásio incide apenas nos musculos principais, esquecendo por vezes os musculos antagonistas e os acessários.
 
#17
Sim desde que comecei a andar acho que desta ultima vez as dores vieram bem mais tarde, porque da primeira vez aos 18km +- ja me comecaram as dores. Tambem pensei nisso, da habituaçao ao esforço, visto que jogava hoquei e parei, tive cerca de 6 meses sem fazer exercicio, acho que pudera ser dai tambem.
Em relaçao aos alongamentos, so alonguei 2 vezes e senti melhorias em termos de dps de os musculos arrefeceram ja nao tinha tantas dores nos ditos.
A dor na virilha é mesmo so a pedalar porque de resto nao me da dores por isso e que achei estranho
 
#18
Boas...
Primeiro a dor é só de um lado ou dos dois? Fica vermelho essa zona?
Eu volta e meia também tenho esse problema, mas é porque fui afectado por pubalgia. Mas aconselho-te a visualizares a tua pedalada e certificar que não fazes muitos movimentos laterais, pois isso para os adutores é uma carga excessiva. Também aconcelho-te a no final de andar de bicicleta fazer uns bons exercícios de alongamentos principalmente para esse grupo muscular. Por fim e com vista a melhorar o desenvolvimento desses musculos, deves fazer algum trabalho abdominal (não descorando o inferior - contudo um dos mais importantes para os adutores) e de abertura e fecho de pernas. Para isso não é necessário nenhum ginásio, pois existem muitos e bons exercícios para fazer em casa.
 
#19
Boas,

Boenx69, a meu ver deves ter o selim na posição em que te sintas bem a pedalar, nem mais a cima nem mais abaixo. Mas em todo caso acho que não deves ter a perna 100% esticada quando o pedal está em baixo, ou seja deve estar ligeiramente flectida. No que toca ao angulo do selim é exactamente igual, mas deve estar paralelo ao solo ou ligeiramente inclinado para a frente.
Toma atenção que se a tua bike tem 10 anos (atenção que não sei que idade tens) pode ser que entretanto tenhas crescido e a bike seja pequena para ti e que não trocando o quadro possas ter que remediar com a troca do avanço para um mais comprido, por forma a melhorar a tua posição de condução.

Mas isto são opiniões, o que importa mesmo é como te sentes em cima da bike.

Pelo que tenho visto noutros tópicos, estás a pedalar todos os dias ou pelo menos dia sim dia não, isto para quem não andava à muito tempo é um desgaste muito repentino nas articulações.
O corpo não está habituado. Faz um aquecimento antes de começares a pedalar e não começes a partir pq os musculos e as articulações recentem-se.

Olha que sei do que falo pq estive 3 meses parado por causa do numero e intensidade dos treinos. Ainda hoje não estou bom, pareço uma carroça velha que range por tudo quanto é articulação.
Até estou a pensar em aplicar sprayzadas de WD40 nas "canejas" para ver se trabalham melhor... eh, eh, eh...

Vai com calma, a não ser que queiras papar os 1ºs lugares em tudo quanto é prova.

Cumps
 
#20
O selim está alto de mais.

Como já disseram, a perna tem de estar apoiada com o calcanhar no pedal, completamente esticada.
Se não conseguires apoiá-la assim, é porque pedalas com a perna demasiado esticada.




Isso acontecia-me bastante no inverno, quando não tinha o selim como deve ser. Este deve estar também paralelo ao chão. Usa um nível de obra para ter o selim direito, se for preciso.