Vida útil de pastilhas de travão

ZéJoão

New Member
Viva,
Andei a pesquisar aqui no fórum e encontrei alguns tópicos sobre pastilhas de travão, mas não encontrei informação sobre a vida útil. O que eu queria saber é quais os sintomas mais comuns que nos indiquem que está na hora da substituição.

Tenho uns travões de disco hidráulicos SHIMANO M485 ainda com as pastilhas de origem com cerca de 10 meses e +/- 750 Km, sempre trabalharam impecavelmente, contudo na semana passada fiz um percurso com muita lama e principalmente areia, e desde então comecei a ouvir qualquer coisa a roçar nos discos, e este fim de semana já depois de uma lavagem (de mangueira) deixei de ouvir roçar para passar a ouvir um chiar que mais parece um grilo...

Serão estes os sintomas que de está na hora de mudar? O tempo de vida destas pastilhas já foi? Posso estragar o disco se não substituir?

Desde já agradeço as ajudas...
 

zykon

Super Moderador
Não se pode definir um tempo de vida, pois depende de vários factores.

O que relatas que aconteceu na semana passada, areias e lamas, dá cabo das pastilhas num instante.

O melhor é tirares a roda e veres a altura que ainda tem de calço. Quando estiver mesmo proximo do ferro, está na altura de mudar!
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

normalmente os fabricantes indicam a espessura mínima de frenante que as pastilhas devem ter para serem substituídas. Geralmente essa espessura corresponde à da mola que afasta as pastilhas, isto para que sejam trocadas antes que se comece a travar com as molas também.

Provavelmente o chiar que ouves são as molas a raspar no disco. Nada como desmontar as pastilhas e ver o seu estado (tamanho).

Uma volta com chuva, lama, areia pode comer um jogo de pastilhas em 50 km (já me aconteceu).

Jepas
 

byomotion

New Member
Na maratona do mondego, uma pastilha de trás saltou fora.
No domingo seguinte, em 50 km gastei as pastilhas novas atrás novamente, tal foi a quantidade de lama e chuva que apanhei nesse dia e acho que também foi devido ao uso excessivo dos travões num percuso muito duro.
Na bicicleta antiga, as últimas pastilhas fizeram quase 3000 km.
Tempo de vida útil, depende de muita coisa.
 

Daniel Maia

New Member
Eu tenho umas Hayes Solo, e sinceramente, nunca travou assim muito bem..

Há uns tempos para cá piorou...e nem com força máxima aplicada ao manípulo ela trava em condições..

Hora de mudar?

Onde devo comprar? algumas pastilhas são diferentes nos tamanhos certo?
 

Jepas

Super Moderador
Daniel Maia,

a hora de mudar é quando a pastilha estiver gasta e/ou danificada. Podes comprar as pastilhas em qualquer loja que venda material da Hayes especificando sempre o modelo do travão, porque as pastilhas não são iguais mesmo da mesma marca. Para o mesmo travão a única variação é no material das pastilhas: Orgânicas ou Sinterizadas (metálicas). Sobre as diferenças entre ambas já existe informação no Forum.

Jepas
 

mindo

New Member
Boas, permitam-me relatar a vida util das pastilhas dos meus travões xt:

Pastilhas de resina em água e lama: +- 100km, no último passeio, até as chapas das pastilhas os discos comeram, inclusive um dos embolos(bombitos) ficou bem raspado.

Pastilhas em metal: 1000km em terrenos mistos, talvez 500 molhado e 500 seco.

Mas estou com um problema, no travão da frente, embora limpe e lubrifique frequentemente os embolos, quando as pastilhas chegam a meio uso, tenho de meter umas novas, porque um dos embolos está a avançar mais do que devia, mas com as pastilhas novas já não avança. Será um problema da bomba?

Até breve...
 

nelson_r

New Member
Na minha bicicleta actual, que rodou pouco mais de 300 kms, tive que mudar as pastilhas de trás. A de fora estava completamente gasta, a roçar já no metal e a mola que afasta as pastilhas estava quase desaparecida.
O golpe final foi mesmo na maratona de Salvaterra de Magos. É o que dá passar por dentro de poças de água em terreno arenoso, o desgaste é muito maior.

O que vale é que mudar as pastilhas é até fácil (ontem foi a minha primeira vez), só se tem que ter muita calma e muito cuidado.

Cumprimentos betetísticos
 

BamS

New Member
Re: Vida útil de pastilhas de travão

Saudações BTTistas!!!

Eu tenho uns deore hidráulicos já há mais de 1 ano (e muitos km), ainda com pastilhas de origem, e só na ultima volta (ainda em Janeiro :s ) é que me pareceu as pastilhas estarem no fim, ao fazerem grande chiadeira, isto sem estar a travar, para além de ter sentido uma notória perda de potência e tacto ultimamente.
Ainda tenho um resto de calço em cada travão (0,5 a 1 mm), mas vou mudar antes da próxima volta.
Agora aproveito para colocar aqui duas perguntas:

- É normal gastar-se bastante mais calço dum lado do que do outro no mesmo travão, isto com o disco sempre centrado ? (agora no fim de se gastarem os calços um êmbolo está bastante mais saído que o outro)
- Ao meter pastilhas novas, como fazer os êmbolos voltarem para dentro pra dar espaço ao disco ? (técnica chave de fendas?)

Boas Pedaladas
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

É normal uma pastilha gastar-se mais do que outra especialmente se não estiverem centradas, o que provoca mais desgaste na pastilha que toca primeiro o disco.
Para meteres os êmbolos para dentro podes usar uma chave de fendas grande, podes até fazer isto com as pastilhas antigas instaladas, para não danificares os bombitos.

Jepas
 

Un4s33n

New Member
Zé João, a esta altura já deves ter as partilhas substituídas...

Com certeza que já não tinhas calços e estavas a travar ferro com ferro e metal da mola :lol:

É por essas e por outras que tenho um stock 9 pares de pastilhas formula oro em casa :lol:

Na maratona do Mondego, tanta era a lama, que me limpou com 2 pares que eram quase novos...

É mudar e fica melhor que novo! Não convém é viciar o manípulo com as pastilhas comidas, se não dá mais trabalho a colocar as novas!
 

riclop

New Member
nelson_r said:
Na minha bicicleta actual, que rodou pouco mais de 300 kms, tive que mudar as pastilhas de trás. A de fora estava completamente gasta, a roçar já no metal e a mola que afasta as pastilhas estava quase desaparecida.
O golpe final foi mesmo na maratona de Salvaterra de Magos. É o que dá passar por dentro de poças de água em terreno arenoso, o desgaste é muito maior.

O que vale é que mudar as pastilhas é até fácil (ontem foi a minha primeira vez), só se tem que ter muita calma e muito cuidado.

Cumprimentos betetísticos
Passou-se exactamente o mesmo comigo e o golpe final tambem foi em Salvaterra!!!
Mas como sou muitoooo maçarico fui ao mecanico :( As proximas já troco eu.
 

mindo

New Member
Boas, e opiniões das pastilhas de metal, não há ?

Presumo que ao falarem de 300km com umas pastilhas sejam das de resina!

Até breve...
 

ZéJoão

New Member
nelson_r said:
O golpe final foi mesmo na maratona de Salvaterra de Magos. É o que dá passar por dentro de poças de água em terreno arenoso, o desgaste é muito maior.

Pois... o meu também...
Vou este fim de semana tentar mudar, até porque o manipulo da frente só trava mesmo no fundo e já bastante mal... :s
 

hesitate

Member
É preciso ter-se muito cuidado, pois o desgaste excessivo das pastilhas põe em causa a boa saude dos discos, bombitos molas e etc...
Mais vale mudar antes de chegarem ao limite e nao por em risco o sistema de travagem quase todo...
 

duchene

New Member
As pastilhas de metal da A2z para formula oro foram as que mais me duraram até agora, resistiram ao verão, e a grande parte do inverno, com toneladas de lama, e só entregaram a alma ao criador no raid da Sobreira, que comeu metade da A2z orgânica nova que tinha atrás. A seguir no ranking vem as Kool Stop, as BBB e finalmente as A2Z Orgânicas.

Como, comparativamente sai mais barato trocar os discos do que trocar consecutivos jogos de pastilhas, estou rendido agora ás metálicas!
 

ZéJoão

New Member
Re: Vida útil de pastilhas de travão

acabei de desmontar as pastilhas e vejam o estado:


Frente:

pastilhasfrenteyu0.jpg



Trás:

pastilhastrassu2.jpg


É natural que chiasse à frente e já travasse com dificuldade, até a mola comeu...
 

BamS

New Member
Obrigado pelo esclarecimento Jepas.

mindo said:
Mas estou com um problema, no travão da frente, embora limpe e lubrifique frequentemente os embolos, quando as pastilhas chegam a meio uso, tenho de meter umas novas, porque um dos embolos está a avançar mais do que devia, mas com as pastilhas novas já não avança. Será um problema da bomba?

Já agora o teu problema parece ser o mesmo que tive (ter as pastilhas a meio e travar mal).
Isso do êmbolo parece ser normal, como já me foi esclarecido.
Por isso pode até nem ser no êmbolo o problema, mas sim nas pastilhas.
O que reparei foi que tinha ainda bastante pastilha para usar, mas que havia uma pequena zona que não tocava no disco ao travar (é tipo "passar ao lado" do disco) que nunca se gastava, chegando a um ponto em que as pastilhas tocavam uma na outra mesmo antes de tocarem no disco.
Tirei-as, lixei onde tinha pastilha a mais, pu-las no sítio e voltei a ter toda a potência novamente.

Se o que me aconteceu não é normal faxavor dizer. :roll:
 

nelson_r

New Member
riclop said:
nelson_r said:
Na minha bicicleta actual, que rodou pouco mais de 300 kms, tive que mudar as pastilhas de trás. A de fora estava completamente gasta, a roçar já no metal e a mola que afasta as pastilhas estava quase desaparecida.
O golpe final foi mesmo na maratona de Salvaterra de Magos. É o que dá passar por dentro de poças de água em terreno arenoso, o desgaste é muito maior.

O que vale é que mudar as pastilhas é até fácil (ontem foi a minha primeira vez), só se tem que ter muita calma e muito cuidado.

Cumprimentos betetísticos
Passou-se exactamente o mesmo comigo e o golpe final tambem foi em Salvaterra!!!
Mas como sou muitoooo maçarico fui ao mecanico :( As proximas já troco eu.

Eu sei que não é muito educado, mas podes dizer quanto é que pagaste ao mecânico?

Só as pastilhas custaram-me 14,50 € (Avid Juicy Three), a mão-de-obra foi minha (hehehe é só poupar).

Cumprimentos betetísticos
 

nelson_r

New Member
ZéJoão said:
acabei de desmontar as pastilhas e vejam o estado:


Frente:

pastilhasfrenteyu0.jpg



Trás:

pastilhastrassu2.jpg


É natural que chiasse à frente e já travasse com dificuldade, até a mola comeu...

A mola que tirei era um pedacinho de metal retorcido. Aliás acho que nem parecia uma mola, tal era o desgaste.
 
Top