Via Sagres - Portimão-Sagres

Zona:Costa do Algarve entre Alvor (Portimão) e Sagres
Distrito:Faro
Concelho:Vários (Portimão, Lagos, Vila do Bispo)
Nome do Track:Via Sagres
Autor do Track :ShadowLord
Origem do Track :ShadowLord
Link Para a Página de quem envia o Track:
Data:20/07/2008
Acumulado:1130m
Distância:69Km
Dificuldade Técnica:Média
Dificuldade Fisica:Média
Passa em zonas privadas?:Sim

Descrição do Track: Partindo da ideia inicial de ligar Portimão a Sagres, tendo em atenção dois factores(mínimo de estrada e o mais junto à costa possível), e após muitos meses de reconhecimentos eis que surge finalmente esta travessia. Apesar de acabada em Abril de 2007 apenas agora foi feita na integra, e com algumas correcção de trajecto. O track é linear, não se esqueçam que acaba a 50Km de onde começou :wink:

Inicia-se em Alvor na zona do dique, atravessando parte da ria até chegar perto da estação da Mexilhoeira Grande. Aqui é preciso passar a ponte do comboio portanto cuidado. Embora nesta zona seja possível passar mais junto à costa, não é possível atravessar para o Vale da Lama o que obriga a afastar para o interior e seguir o canal de rega durante alguns quilómetros. Durante esta parte muita atenção aos buracos do canal assim como a certas passagens que pode ser preciso subir/descer à mão! Ao passar a zona de Arão surgem 5 portões junto ao canal, que estão fechados. Ao passar lá deixem-nos fechados, como os encontraram, pois existem animais dentro das propriedades. Depois deste canal é preciso fazer um pouco de estrada passando por Odeáxere onde podem abastecer se precisarem! Entrando, e chegando novamente ao campo seguem por estradões e single tracks(sendo que estes são feitos pelos animais que por ali passam e podem não estar sempre visíveis) até chegarem novamente à ria de Alvor e Meia Praia. Daqui até Lagos o caminho é feito pela ecovia, entrando depois na avenida de Lagos até junto da Praia de D.Ana. Aqui mais single tracks até perto de Porto de Mós onde se faz um pouco mais de estrada. Em pouco tempo chegamos à Atalaia onde nos espera uma bela descida para a Praia da Luz. Entre a Luz e a Boca do Rio seguimos sempre junto à costa, pelas falésias, passando pelo Burgau. Atenção à entrada na Salema pois entramos numa estrada em sentido contrário! Chegando perto do Forte da Figueira é necessário subir e descer à mão. Esta parte está assinalada nos waypoints, o terreno não permite a passagem montado, mas gosto de lá passar pela vista. Daqui passamos na Figueira, onde se pode abastecer, seguindo para o Zavial, Ingrina e Barranco. Entre o Zavial e a Ingrina é preciso fazer um alcatrãozinho, mas nada de grave. Depois desta praia existe uma bela subida para o planalto de Peniche seguindo para a zona do Vale da Torre(propriedade privada) onde existem mais dois portões, que terão de abrir e voltar a fechar, por causa dos animais. Daqui, Martinhal, a Sagres é um saltinho. No inverno é possível que esta parte esteja alagada, mas existe uma alternativa em single track para cruzar para o outro lado. Chegando a Sagres passam na Baleeira e Atalaia, terminando o track no cimo da praia da Mareta.
A descrição é secante?

img5759qf2.jpg

img5773zc3.jpg

img5781df2.jpg

img5817df5.jpg

img5820ys1.jpg

img5817df5.jpg

dsc7607tz1.jpg

img5831sn9.jpg

img5841el8.jpg

img5844ss4.jpg

img5848fg0.jpg

img6290og1.jpg

img5854jn2.jpg

img5863gr7.jpg

img5871ix3.jpg

img5876ro1.jpg

img5878wa6.jpg

img5888lx3.jpg

img6257ug0.jpg

img5899xv4.jpg

dsc7495ln5.jpg

img6237ej6.jpg

img5924ke5.jpg

imag0009tb4.jpg
 

Dézinho

New Member
Boas Shadowlord,

O passeio(travessia) deve ter sido mesmo fixe, belas paisagens proporcionando assim lindas fotos. Levaste um acampamento na mochila :?: parecia um camel bak gigante :mrgreen:

Grande aventura :yeah:

Abraço,

André
 

Marreiros

Active Member
Paraiso!

Ainda bem que já estou cá! Porreiro era a malta de Portimão juntar um grupinho para fazer esta tirada ida e volta num dia! :twisted:
 
dezinho said:
Levaste um acampamento na mochila :?: parecia um camel bak gigante :mrgreen:

Grande aventura

Essa foto foi tirada numa outra travessia de 4 dias, essa sim (grande aventura!) que necessitou de mochila! Para ires a Sagres não precisas disso, o camelbak basta, a não ser que queiras levar o abastecimento da malta toda :p


Abraços
 

lobo solitario

New Member
Tenho feito, nos últimos anos, um percurso praticamente sobreponível desde a praia da Luz até ao Martinhal. Apesar de gostar dos ares da montanha, este percurso é de uma beleza incrível e tem uns troços para brincar muito divertidos. Lá estarei na primeira semana de Setembro. Louvo a iniciativa de dares a conhecer o track a todos. Digo-o outra vez: vale bem a pena.
 
D

Davide biker

Guest
Re: Via Sagres - Portimão-Sagres

ja eu nao faço o percurso de luz sagres mas sim de sagres vale santo e carrapateira... :yeah: :exacto:
 

daraopedal

New Member
Boas! Alguém da zona alinha em fazer esse percurso um destes fim-de-semana?
Eu alinho!

Digam coisas e proponham datas
Boas pedaladas
Daraopedal
 

BrunoNF

New Member
Olá.

O percurso parece espectacular. É possivel faze-lo ao contrario (sagres-portimão)? E com 1 atrelado cheio de tralha? :)

Obrigado pela ajuda.

Bons passeios
 

Britch@nko

New Member
Só agora vi este track...curiosamente julgo que pouco tempo antes da sua divulgação fiz a maior parte dele mas em sentido inverso.

É uma zona espectacular...na altura fez parte de uma travessia em autonomia com atrelado durante 4 dias. :yeah:

Noutra altura também fiz grande parte deste percurso com um grande grupo de amigos...e vale cada metro!

Bela partilha. 8)
 
O track têm a possibilidade de ser feito em sentido inverso, embora hajam zonas nas quais se torna complicado passar com atrelado. São zonas a subir e que têm de ser transpostas a pé, sendo que com atrelado se torna complicado! São exactamente a parte do forte da Figueira-Salema e a subida para a Ponta da Atalaia junto à praia da Luz. Existem nestes dois casos alternativas mas não tenho o track de nenhuma.

Abraços
 
A parte final do trajecto não está "acessível" neste momento! Ao que parece onde existiam portões, agora existem cercas, pelo que pode não ser possível atravessa-las. Fica o aviso para quem esteja a pensar em fazer esta volta!
 

rjcm78

New Member
Boas Algarvios e não só!!

Eu mais 4 amigos estávamos e estamos na disposição de fazer o TransAlgarve em 3 dias (3 etapas)....

Alguém por acaso possui os tracks a que me refiro??

Agradeço desde já a boa vontade.

Um abraço
 

ptuser_btt

New Member
Desenterrando este post... tenho muito interesse neste track para o GPS alguém o pode disponibilizar, é que estou a preparar a ida de Tróia até Portimão e falta-me o trajecto Sagres-Portimão.

Obrigado.
 
Top