Via Algarviana - 03 e 04 de SetembroÉ

PFCFONSECA

New Member
VIA ALGARVIANA (2 DIAS)

Já só faltam 4 dias para mais uma aventura do ano, até agora os aventureiros são 4 (Tiago Sousa, Paulo Fonseca, Rui Luz, João Mesquita) e o desafio o de vencer a Serra Algarvia em 2 dias, num total de 290km e 7500m de Subida acumulada. 3-4 Setembro estamos lá.

http://www.facebook.com/pfcfonseca#...349055368.5147.100000894096093&type=1&theater

Saida de Alcoutim ás 07:00 Horas, pernoitamos de 03 para 04 em Messines e no dia 04 chegada ao Cabo de S. Vicente.
 
Last edited:

Tiago Sousa

New Member
Via Algarviana

Estamos lá Paulo, mais pessoal é benvindo para aumentar a motivação e partilhar alguns km's ou até a totalidade do desafio
 

HR

New Member
Boas,

Apesar de ser de bastante longe tenho uma vontade enorme de realizar essa travessia um dia, mais não sendo porque termina em Sagres (a minha 2ª terra :) ). Gosto em especial de a fazerem em 2 dias o que será de certo mais desafiante e tentador. Aguardo os vossos relatos e vou começar a estudar uma data para ver se o faço com mais uns amigos com a promessa de uns dias de descanso no "fim do mundo" (termo carinhosamente utilizado por mim a quando me refiro a Sagres)...

Que a travessia vos corra do melhor!

Muitas e boas pedaladas...
HR
 

PFCFONSECA

New Member
A logistica está preparada!
A dormida de 03 para 04 vai ser na Hospedaria Ti Raquel em Messines, como ás 07 horas da manhã de Sabado vamos ser "despejados" em Alcoutim não há muito a pensar, é pedalar + pedalar + pedalar até ao objectivo - Messines.
Caso haja pessoal interessado em acompanhar-nos no 2º dia serão bem vindos, sairemos de Messines bem cedinho (por volta das 07 horas) porque os Km a percorrer até Sagres ainda são muitos e as subidas são interessantes!
Bora lá pessoal!
 

Carlos_G

New Member
boas

então como correu essa travessia?
bastante duro não
gostava de a fazer um dia tbm mas n tenho nem preparação nem tempo para tal, um dia quem sabe!!
metam ai umas fotozinhas

cumprimentos
 

PFCFONSECA

New Member
Na 6ª Feira dia 2 de Setembro na vinda de Lisboa passamos por Messines onde deixamos o equipamento e reforço de alimentação para o 2ª dia pois a travessia é feita sem alforges.

No Sabado ás 5:40 o Rui Luz vei ter á Qta do Lago onde se encontrou comigo (Paulo Fonseca) e seguimos para Alcoutim com passagem por Altura onde nos esperavam o Tiago e o Mesquita.

O dia estava fresco e enublado, optimo para o que tinhamos pela frente. A chuva da vespera tinha "amaciado" o piso sem deixar lama, em suma não era possivél imaginar condições melhores que estas!

Despois de todos os preparos acabamos por sair de Alcoutim já com algum atrazo para a hora inicialmente prevista, eram 7:45, nada que abalasse a moral do grupo que estava de facto em alta.

Dia 1 – Alcoutim/Messines - Foram precisas 11h40m para vencer o barrocal algarvio no total foram 152km com 4000m acumulado. A saida de Alcoutim é feita rumo a norte a acompanhar o Guadiana até que se flete a poente e começamos a “mergulhar” numa paisagem imensa de pequenos montes em que a progressão é feita em inumeras descidas aos vales e subida ao monte seguinte, que grande parte pernas este. A velocidade de progressão andava pelos 15 Km/hora, nada preocupante pois tinhamos o dia todo pela frente eheheh. Fomos seguindo de aglomerado populacional em aglomerado á procura de um café, coisa que não encontramos, diziam-nos que os cafés só abriam á hora do almoço ;-( , paragem em Vaqueiros onde compramos fruta a uma venda ambulante e mais adiante em Cachopo onde fomos em busca da bela Sandes com o pão tipicamente serrano. Mais montes e vales por volta das 16:40 estavamos a chegar ao Barranco do Velho e ainda faltavam uns bons Kms, paragem para uma cola e reforço dos liquidos (preocupação constante), a paisagem começa a mudar daqui em diante, passamos a ver mais gente e mais povoações. Salir guardava-nos mais uma rampa brutal seguida de trilhos bastante tecnicos, pedra e mais pedra, até avistarmos Alte onde tivemos que superar uma ultima dificuldade até e entramos finalmente no vale que nos permitia avistarmos o viaduto da A2 e Messines do outro lado. Uma ultima paragem para aproveitarmos as uvas ali mesmo na borda do caminho e lá seguimos flectindo a sul para abordarmos Messines por uma calçada que nos consumiu o que restava de energias, e já esvamos a chegar ao objectivo. O belo do banho, alongamentos jantar e pernoita na Hospedaria “Ti Raquel”.
Que empeno! No dia seguinte ainda tinhamos muinta duresa com a foia e a picota mas a moral do grupo continuava em alta.


Dia 2 - Messines/Cabo São Vicente - Mais 152 km + mais 11h.50m de tempo total com 3300 de acumulado. Saida de Messines ás 7:20 superamos uma pequena dificuldade e surge a paisagem deslumbrante da barragem do Arade em que circulamos entusiasmadamente rapido até que depois de passarmos por cima da barragem em direcção a Silves, rapidamente acalmamos com algumas paredes brutais pela nossa frente. A seguir vinha a maior montanha em que a subida á Picota pela vertente sul em que as curvas de nivél eram cruzadas rapidamente com inclunações acima dos 20%, chuva e nevoeiro, baixa rapida de temperatura, foi a maior dificuldade do fds sem duvida. A passagem no topo da Picota pelas pedras molhadas e escorregadias não foi menos facil mas fomos recompensados por um banquete de amoras a mais abaixo junto de Monchique figos muito bons. Paragem para a bela da sandes em Monchique por volta das 12:30 e a constactação que circulavamos a uma média de 10 Km hora ao chegar ao alto da Foia, subida que comparada com a Picota pareceu surpreendentemente facil! Daqui em descidas alucinantes até Marmelete e até Bensafrim a 40 Km hora. Hora da coca cola e toca a andar Barão de São João ainda com umas dificuldades de subida que nos deixaram no topo da montanha junto ás eolicas onde se andou muito rapido até descermos para Vila do Bispo. Daqui em diante a dificuldade rezumia-se ao vento e ao cansaço que já era bastante! A aproximação ao Cabo de é sempre euforica e triunfal, desaparecem as dores nas pernas e no resto do corpo e apodera-se de nós o sentimento fantastico de objectivo cumprido.

CONSEGUIMOS FAZER A VIA ALGARVIANA EM 2 DIAS!

Felizmente não houve quedas nem grandes problemas macanicos, somente uma corrente partida (eu Paulo Fonseca) e 2 raios partidos (Rui e Mesquita), o tempo foi optimizado ao maximo caso contrario não sei não …

Em suma, para uma aventura destas, a mais dura de sempre para mim, bem mais duro que o GEO RAID DA ESTRELA 2010, é precisa alguma preparação mas mais que tudo um grupo não muito grande e bastante unido.

Obrigado ao Tiago pela ideia (Louca), ao Rui Luz e ao Mesquita por aceitarem o desafio.

Após esta experiencia sou uma pessoa mais rica!

Algumas fotos:

http://www.facebook.com/profile.php...?set=a.2343189816594.133716.1155436454&type=1

http://www.facebook.com/profile.php...388.65739.100000894096093&type=1&notif_t=like
 

RTC

Super Moderador
Assim está bem...é "d'home"!
:D

Pena não poder ver as fotos...por não ter o "livro da cara" lol.

Abraço.
René
 
Last edited:

marcosilva

New Member
pela descrissão deve ter sido expectacular! sou sincero tb gostaria de fazer uma coisa destas um dia.......ainda nao perdi a esperança.....quanto a voçês muitos parabens! ;)
 

Aussie

New Member
3 semanas e 3 empenos.
GR22, Coimbra-Lisboa pelos caminhos de Santiago e a Via Algarviana que com um piso muito duro e o seu acumulado de subidas deixou-me de rastos e ao mesmo tempo com uma satisfação imensa por ter partilhado nestes 3 eventos excelentes momentos com bons amigos que conheci neste "mundo" das bicicletas de montanha :)

René, essa do "livro da cara" ainda me deixou a pensar uns segundos LOLLLL

Para a próxima o Mesquita é o homem indicado a andar com a máquina em punho pois esteve muito folgado :)

1abc
Rui Luz
 

PFCFONSECA

New Member
Aqui fica um link para o album de fotos que temos: http://www.flickr.com/photos/67299093@N08/sets/72157627487175127/ .
O fotografo de serviço durante a travessia foi só o Tiago dai não termos muitos registos fotograficos.
Já passaram 24 horas, já fiz 2 treinos ligeiros para ajudar a recuperar e o empeno é brutal, o maior que me lembro desde que comecei a pedalar á 4 anos atraz, mas a sensação de superação é muito boa!
Boas pedaladas pessoal
 
Top