VI BTT Tasca du Xico - Pinhal Novo - 30 Outubro

JoaoPeixe

New Member
Boa tarde a todos,
Foi a minha 1ª participação na vossa maratona e realmente que espectáculo de trilhos, deu-me vontade ir todos os dias para a Arrábida. :p
Só uma nota, vejo aqui muito gente a queixar-se da (duríssima!!!) subida do "calvário" e eu não vejo o porquê, era dificil de fazer a primeira parte sim (tinha muitos buracos) agora a seguir a essa zona fazia-se muito bem montado na bicicleta. No entanto, o que me "enervou" um pouco foi a malta que ia a pé não se desviava para deixar passar quem queria ir montado na bicicleta (que foi o meu caso), e fartei-me de dizer para a pessoa que estava a minha frente se podia encostar já que ía com a bicicleta ao lado e este simplesmente ignorou (ou seja levei a subida toda a pedalar atrás desse senhor..e ele a pé sem se desviar) e ainda teve o descaramento de dizer "os cromos vão para os 80 km's..." enfim se é ser cromo tentar fazer uma subida em cima da bicicleta meu amigo assim ia fazer as maratonas a pé e deixava a bicicleta em casa...Enfim, com isto quero apenas dizer que a malta vai tão "cega" de competição que nem se respeitam uns aos outros, quando acontece ao contrário eu deixo passar sempre quem vem a tentar subir montado na bicicleta, não ignoro ou "mando bocas".
No entanto, pensava que a meia maratona iria ter mais subidas, acho que para o ano vou a maratona :p heheh
Li aqui também o pessoal a "criticar" que a parte inicial foi muito rolante, eu acho muito bom as maratonas no inicio serem assim, pois dá para os participantes se espalharem mais e evitar aglomerados e claro que faz-se um aquecimento às pernas em vez de se começar a subir a "frio".

Parabéns à organização, pela manhã fantástica que organizaram para o pessoal.

Cumprimentos e até para o ano!!!!

Boas pedaladas
 

Foquinha

New Member

Boa tarde

sou de longe e nunca participei em nenhuma iniciativa no Sul.

Pelo que aqui li ( e vi no vídeo colocado) este parece-me um bom evento.
Como sou do Minho, tenho que ser seletivo nas minhas saídas para longe. Se alguém quiser sugerir-me um ou dois eventos de BTT (não tem que ser competição) no Sul para eu agendar para o próximo ano agradeço.

Posso pagar, sugerindo também alguma coisa para fazerem por terras minhotas........
Caso um dia queiras vir, e a manter a oferta/disponibilidade da organização da tasca, existe a possibilidade dos participantes da volta da tasca ficaram alojados/pernoitaram no parque de campismo do Pinhal Novo ou lá perto a título gratuito desde que a organização seja avisada em tempo para reservar o lugar.
Consulta aqui:
http://www.forumbtt.net/showthread.php?37374-VI-Maratona-BTTascaduXico-Pinhal-Novo-30-Outubro-2011
 

musganho

New Member
Tudo de positvo já foi dito! Agora só vou dizer o negativo:

1 - Organizaçao - Nao marquei almoço e durante a semana liguei a perguntar se podia reservar almoço para mim e para o meu colega. A resposta foi sim dei os numeros dos dorsais e disseram-me que no dia qd levantasse os dorsais pagava o almoço à parte e levantava o almoço. No dia cheguei e essa informaçao não tinha chegado lá......nao pude disfrutar o almoço.

2 - Ao dorsal n.º 539 tenho a dizer que deverá respeitar os outros atletas, e que as bocas que manda para o ar podem dar origem a desentendimentos graves. Ao pagarmos a incrição temos o direito de fazer os single track montados. Por haver pessoas que desmontam, eu não sou obrigado a desmontar! E quem desmonta deve respeitar quem quer subir e desvia-se para o lado. A inscrição é paga para se andar de bike........e não fazer pedestre! E o senhor 539 se falasse menos, tinha mais folgo para pedalar! E se pedalasse mais não tinha a pança do tamanho que tem!

Até para o ano!!! E parabéns à organização!
 
Last edited:
Ora boas pessoal do pedal.

Já praticamente foi dito mas também quero deixar aqui o meu testemunho desta magnífica maratona.

Depois de o ano passado ter estado presente na tasca e ter feito a meia maratona que adorei mas que soube-me a pouco, e depois de ler os comentários do pessoal que fez a maratona disse para mim “para o ano vou treinar mais e vou fazer a maratona” e assim foi, lá fui eu fazer os 80km com algum receio pois o acumulado que apresentavam era de respeito e por sinal ainda foi superior ao anunciado; mas meus amigos para quem não conhecia a serra da Arrábida que era o meu caso só posso dizer espectacular percurso, fabuloso, paisagens deslumbrantes trilhos do melhor que há, um percurso muito duro que fez com que eu chegasse ao fim com um empeno daqueles que fica marcado mas com um sentimento de conquista de um objectivo pessoal.

Quero dar os parabéns à organização que esteve praticamente tudo perfeito em todos níveis (segurança, marcações, percurso, abastecimentos e almoço etc) .

Só tenho uma coisa a apontar de menos positivo, acho que os dois primeiros abastecimentos estavam demasiado perto e o terceiro tinha um intervalo de kms muito grande em relação ao segundo abastecimento, apesar de em vários cruzamentos onde se encontrava pessoal da organização fornecerem água onde eu atestei varias vezes o meu bidão ao contrário do que alguém atrás aqui referi-o, A mim nunca me faltou água e só tinha um bidão.

Para finalizar aconselho todo o pessoal a treinar mais um pouco e para o ano fazerem a maratona, pois se quem fez a meia e gostou então se fizerem a maratona vão adorar:yeah:.

Até para o ano, se não houver nada em contrário estarei ai novamente.
 

Manuel Romão

New Member
Caros Amigos da TascaduXico,

começo por vos felicitar, merecidamente, pela fantástica organização deste evento.

Estaria neste momento a lamentar-me, se tivesse cometido o pecado capital de abandonar a Maratona, ao chegar ao fim do Calvário. Vale nestas alturas, ter um camarada e amigo destas andanças, António Henriques, que para além de ter mais calma e paciência, tinha também um elo de engate para a corrente, que me pregou uma partida. E o que tinha eu perdido se não tivesse continuado??? Acima de tudo, um resto de manhã fantástica e de puro deleite. Fiquei maravilhado com o que de natural a Arrábida tem para nos oferecer. Será inteiramente merecida a atribuição de património mundial pela UNESCO. E merecidos são também todos os elogios aos "Tasqueiros", pelos trilhos espectaculares que nos proporcionaram, pelos excelentes "piqueniques" ao longo do percurso, pela simpatia com que nos receberam e pela forma como procuram promover a sua terra e o BTT.

Grande Abraço
 

yetke

New Member
Boa noite pessoal,

começo por me "roer" de dor mas outra coisa não esperava. Ao inscrever-me na Maratona, já sabia que o empeno seria dos maiores que já alguma vez tinha apanhado.

Que posso dizer desta "TASCADUXICO" que ainda não tenha ido dito??

Penso que quem participou adorou cada momento. Mesmo aqueles que agora reclamam, lá no fundo tem de estar orgulhosos de ter participado numa das melhores Maratonas de Portugal. Desde do Staff espalhado pelo trajecto, como pelos abastecimentos, a atenção prestada a cada participante. Tudo esteve 5 estrelas!

De certeza que lá voltarei para o ano!!

Acabo só por agradecer ao Bike Vassoura dos 80km que ainda teve de gramar uns bons kilometros atrás de mim... Estava mesmo KO! E pedir desculpa ao camarada que vinha connosco por o ter abandonado já fora dos "ares" da Serra! Já estava tão desejoso de chegar a casa...


Bruno Miguel Costa
 
B

bttteam

Guest
Boa tarde colegas de pedaladas,

Não sou rapaz de escrever em fóruns mas este evento merece ser comentado, parabéns a toda a organização e restantes colaboradores e ao Zé Nora que só conhecia de ouvir falar e que ontem tive o prazer de conhecer de igual forma o Grande Campeão Gamito parabéns pela pessoa humilde que es e ao Espigão que ouvia falar das maratonas e que ontem vi chegar muito bem em 2º, parabéns.

É por atitudes como a que vou contar que gosto tanto do BTT,:venia::venia::venia:

Quando íamos a subir a cobra antes da entrada no single track um rapaz que trazia uma miuda atrás perguntou a quem lá estava a orientar os bttistas “a outra rapariga vai muito á frente? E o sr respondeu-lhe vai prá i a uns 5 minutos, e ele começa a gritar para a miúda, vamos Joana bora lá a outra vai já ai á nossa frente, vamos lá campeã vamos busca-la, como se não bastasse na subida das antenas (calvário) passou por mim a correr com a BIKE dele e dela ás costas uma de cada lado foi de tal forma que pessoal que ia a subir começou também a puxar pela miúda bora, bora tu es capaz.

Voltaram a passar por mim na nacional junto ao Cangalho ai a uns 40KMS/HORA e a miúda dizia-lhe estou bem aperta, aperta, quando cheguei reparei que eram da mesma equipa fui ter com ele e perguntei-lhe se era sua filha e ele respondeu que era uma miúda conhecida com grande potencial e que este ano tinha sido campeã nacional, dei-lhe os parabéns pois fez 2 nas senhoras. :podio::#1::venia:
 
B

bruno santos

Guest
Boas noites.
Sou praticante de btt a pouco tempo, e completei a minha 10 na tascaduxico, e posso garantir que melhor não havia para celebrar, tudo do melhor que vi até hj, mas dou principal destaque para a segurança, muitas pessoas sempre nos cruzamentos e elementos da gnr nas estradas de alcatrão. De tudo só posso dizer uma coisa menos positiva a chegada, demasiada estreita o ultimo km não dava para 2 bttistas, lado lado, e a recta para a neta então ainda menos. mas não é isso que tira o brilho a melhor prova que fiz até agora .PARABENS
 

MarioF

New Member
Quero dar os meus parabéns à organização por me ter dado a oportunidade de participar nesta excelente maratona onde nada falhou em termos organizativos.
Boas marcações, Gold Drink nos abastecimentos (!), pessoal super simpático e atencioso e um traçado de sonho!
Duro, mas não se podia esperar menos da serra onde o BTT português deu alguns dos seus primeiros passos, tal como eu, que me iniciei no que é o verdadeiro BTT nestes mesmo trilhos, há quase 20 anos atrás :)
Pedalar naqueles trilhos foi uma autêntica viagem ao passado! Adorei!

Quero deixar aqui um enorme agradecimento pela atitude altruísta que o atleta Aurélio Marcão dos Branquinhos do Pedal teve para comigo ao deixar-me cortar a meta à sua frente (depois de o ter passado segundos antes) após o acidente que sofri mesmo antes da recta da mesma.
Há poucas pessoas assim! MUITO OBRIGADO Aurélio!

Já agora, gostaria de saber se alguém da organização auxiliou a mãe e a filha que derrubei nesse acidente e se ficou tudo bem com a mesma, visto que mandou um trambolhão quando lhe bati em cheio.
Aconteceu quando atravessavam o percurso na curva para a meta (sem qualquer atenção para verem se era seguro fazê-lo)
Eu tinha acabado de passar o Aurélio na recta anterior e entrei com tudo na curva para a meta.
Apesar do percurso estar bem fechado com fitas e baias dei de caras com a mãe à minha esquerda e a filha à minha direita. Gritei, travei a fundo e apontei para o meio mas a mãe puxou a filha pela mão e meteu-a mesmo à minha frente. O embate foi inevitável...
Com o choque rebentaram-me, sem qualquer aviso, cãibras em ambas as pernas e só consegui "largar" umas palavras menos agradáveis para o ar... Sinto-me mal até agora por não ter prestado auxílio às duas mas naquele momento "deixei de ver" e segui como podia para a meta quase sem me conseguir manter apoiado nas pernas por causa das dores. Por isso se alguém souber se ficou tudo bem com elas, tiram-me um peso da consciência.

Por falar em peso na consciência. Sem querer, deixei cair, no percurso dentro da Serra, uma garrafa de plástico que trazia no bolso do jersey e fiquei com remorsos de não voltar para trás para a apanhar. Nesse momento só ouvia na minha cabeça as palavras do speaker no briefing inicial a dizer "Reserva florestal (...) Não deitem lixo para o chão".
Mas ao menos este peso tirei da consciência porque, algum tempo depois de acabar a maratona tive que refazer parte do percurso à procura do meu iPod que tinha perdido (e encontrei-o sabe-se lá como) e pude também apanhar do chão a minha garrafa assim como dois invólucros de gel e de barra energética que terá escapado das mãos de alguém.

Deixava só uma dica a esta e outras organizações eventos quanto aos almoços pós-maratona.
Quando é que há ementa vegetariana? ;)

Boas pedaladas a todos
 

Solis

New Member
Muito obrigado pelo track dos 80, se não passar por nenhum caminho particular espero faze-lo este fim de semana
 
L

leão

Guest
Boa noite ao pessoal betetista e respectiva organização, os meus parabéns pela excelente maratona (80 km) que me porpocionaram, um dia daqueles que só acontecem quase por encomenda, estava tudo 5***** mas não há bela sem senão e então aqui vai um reparo para a organização (que tambem já foi feito pelo fishbike) porque comigo aconteceu o mesmo perguntei por água e ninguem tinha,(passei pelo ponto de assistência mecânico, era só assistência dai para a frente fui sempre reclamando por água e nem vê-la, juntámo-nos com o pessoal dos 40km entrámos no estradão e o resultado foi sempre o mesmo, quando chegámos ao fim do respectivo caminho e ao viramos para a direita estava um posto de controlo, aí perguntei a duas pessoas que lá se encontravam se tinham água e a resposta foi que não tinham e que havia mais há frente (2km) mas avisei as pessoas que ia verificar a distância e foram +/- 8km em subida, (se a organização fizer algum rescaldo com as pessoas envolvidas, as pessoas que estavam nesse ponto podem confirmar que isto que digo é verdade), com isto não é para dizer mal, mas tentar ajudar para que a vossa maratona seja ainda melhor com TRILHOS ESPECTACULARES nessa SERRA MARAVILHOSA que eu espero lá voltar por muitos mais anos. Um bem haja a todos e boas pedaladas.
 

Netfranck

New Member
Sou assíduo nos eventos do BTT Tasca du Xico desde que começaram com os saudosos passeios que, já nessa altura eram uma referência. Desde o início que as produções deste pessoal são especiais. E são especiais, porque também eles são especiais. É difícil encontrar-se um grupo tão coeso como este e está aí a razão de tudo correr ao melhor nível:é uma maratona para pessoal que gosta do espírito do BTT feita por pessoal que possuí o verdadeiro espírito de Btt. Sou suspeito de falar, porque esta gente para mim é uma família (literalmente) e para além do mais já tudo foi dito.
Apenas a constatação de que este ano para mim, atingiram a perfeição: limaram as falhas do ano passado, o que me levará no próximo a fazer de novo a maratona. Como já foi referido, condições de segurança extremas que nos deram bastante confiança, apoio constante ao longo do percurso, usufruto de pic-nic com as melhores entremeadas que já comi até hoje, fartura e variedade do necessário e do impossível nos abastecimentos, trilhos e paisagens do outro mundo, convívio, simpatia , diversão ao mais alto nível, local de partida e chegada com animação ao nível das maiores maratonas do país e claro, o almoço com a melhor organização até hoje, com o local do almoço separado do local das sobremesas (idéia genial) como se se tratrasse de um casamento. Sem dúvida, na organização, uma das melhores, senão a melhor maratona das que participei até hoje. Parabéns a todos os Tasqueiros e o meu agradecimento especial ao Zé Nora por nos fazer sentir especiais.
Para quem não sabe, a dormida no Parque de Campismo, que faz parte do pacote, é do mais calmo que existe.É uma pena o pessoal não aproveitar. E DEPOIS VENHAM CLAMAR QUE NÂO PARTICIPAM PORQUE É CARO. Isto para mim é como nos restaurantes: quando como bem e sou bem servido não acho caro.
Gostaria também de deixar aqui os meus desejos de boas melhoras aos acidentados, que presenciei, em especial à Isabel Calixto que espero não tenha sido nada de grave, mulhher de fibra, que após a queda ainda se montou na bike e ainda foi passar pela minha Arquinhas. Grande coragem. Aos outros que caíram no início, que sirvam de exemplo para que evitem o que aconteceu. Não queiram comer o percurso à ganância nos primeiros kms, pois existe muito espaço para recuperarem e assim acabam por pôr a sua vida e a dos outros em perigo.
Desculpa a extensão do testamento, mas gostaria de chamar a atenção para um outro facto que aqui foi abordado: o facto de alguns companheiros não se desviarem dos trilhos quando sobem a pé: quando me iniciei no BTT tive o cuidado de ler aquilo que se designa de regras básicas, e onde se lê que quando, por qualquer razão, temos de desmontar, devemos deixar livre a parte limpa do trilho para quem circula montado. Pelos vistos, muita gente desconhece estas regras, assim como a do BTT ser uma actividade amiga do ambiente, e acha que, pelo facto de irem a pé, todos os que circulam atrás de si o devem também fazer. Meus amigos,independentemente de não se ser nenhum campeão a andar, todos temos o direito ao prazer de tentar conseguir ultrapassar determinado obstáculo, sem ter a obstrução do companheiro que, porque não conseguiu, acha que os outros também não são capazes e ainda se arrogam o direito de largar uma data de asneiradas e ofensas ao parceiro. Cuidado que um dia arriscam-se a acontecer-lhes o mesmo e não gostarem. Além de má educação, é maldade.
Mais uma vez, parabéns aos grandes amigos Tasqueiros, um enorme abraço ao Zé Nora e restante família e não esqueçam: nem Nosso Senhor Jesus Cristo foi ao gosto de todos. Para o ano estou lá caído outra vez:xau:
 

A.Moura

Member
Ora com já foi tudo dito cá fica mais um para mim foi 5**** , não fui para os 80km nem 40 porque os couratos entremeadas frebras ect... estavam presentes aos 8km mais ou menos no passeio dos 20km e ai não resisti em fazer o respectivo passeio para o ano la estaremos novamente tenho algumas fotos do Passeio onde podem ver em bttpesnoar em eventos e rescaldo de eventos :)

http://bttpesnoar.foruns.com.pt/t25-6-maratona-pinhal-novo-bttascaduxico-2011
 
Last edited:

Amarcao

New Member
Boas malta pedaleira!

Sem demoras, PARABÉNS ao BTTascaDuXico!

Não vou querer estar a repetir mto do que já foi dito, pelo que deixo para o rescaldo completo e FOTOS já disponiveis no blog.

Aproveito também para agradecer as palavras do atleta Mario Fonseca (MarioF), pelo acontecimento que tb já havia descrito no meu rescaldo. Embora eu tb ainda fosse um pouco "cego" para a entrada na última curva desferir-mos uma valente aceleração apercebemo-nos logo que algo ia correr mal quando as senhoras se preparavam para atravessar e foi quase inevitável. Para mim a decisão foi muito rápida, perante aquela situação de "crise" foi como se a meta fosse logo ali e deixou de ser o mais importante naquele momento. Como o Mario tinha acabado de me passar, já após um enorme esforço de recuperação até então, era merecido terminar à minha frente.

Realmente, ao fim de 4h de intenso esforço físico, chegamos com os níveis de concentração tão baixos que nem tivemos o descernimento de ir perguntar pelas senhoras e qual a sua situação, pelo que se houver informações agradeço tb que comuniquem.

Tasqueiros aprovadíssimos e se td correr dentro da normalidade, até 2012 e vou fazer por me levar acompanhado ao "casório" por + membros da nossa equipa!

Abraço e boas pedaladas
 
Last edited:

vezinho

New Member
Foi a minha primeira participação bela maratona. Gostei muito com excepção da informação da localização do 2º abastecimento que estava errada e também da sua distância para o 3º. Realmente a serra da Arrábida e os trilhos escolhidos são espectaculares.
Mas para a próxima "já não me enganam" com os abastecimentos. Deram a informação que seriam perto do KM 18, 40 e 67 e eu não parei no abastecimento ao KM 30 (10 KM depois do primeiro!?) porque ia preparado para parar ao KM 40. Depois é que foram elas.... as cãibras a falta de água ( quando passei num abastecimento perto do KM 60 já não havia água)

Penso que é um aspeto a melhorar para VII tasca

Boas pedaladas
Micaelo
 
Last edited:
Top