VI BTT Tasca du Xico - Pinhal Novo - 30 Outubro

FishBike

New Member
Ora aqui vai o primeiro post a destoar do que aqui está!!

No competo geral tenho de concordar que foi uma grande maratona com trilhos fantásticos para a prática da modalidade. Apesar de haver zonas mesmo muito duras e técnicas, mas é isto o BTT, só foi pena ter que se fazer muita subida à mão.

Eu fui participar nos 80km e "penei" bastante, pois analisando agora a "frio", iniciei num ritmo muito forte que acabou por se manifestar alguns km's mais tarde.

No geral, todo o percurso esteve muito bem marcado, com muita gente no percurso, mas já após o último abastecimento, depois de mais uma descida bastante técnica e com o acumulado de quilómetros, fui em frente no trilho, o que me causou um engano de 3km e consequentes 7/8min perdidos com este engano. Era já no final, mas poderiam haver um maior cuidado nessa zona, pois nem cal havia no chão a cortar o caminho e também sei que não fui o único a enganar-me...

O que me deixou realmente muito desiludido com a organização é que ano após ano, voltam a repetir o mesmo ERRO, falta de mais um abastecimento para os 80km. É que tivemos desde antes da comenda até à descida para as cabanas, ou seja, foi antes do km 30 e até ao km 68 sem qualquer apoio. Eu nem peço mais uma zona de abastecimento, mas durante esta distância, que era só onde fazíamos o maior acumulado de súbidas, deveria de existir um apoio só com águas e possivelmente de bebida isótonica como havia antes da comenda.

Meus amigos, este já vem sendo um problema identificado em edições anteriores e se à 1ª se desculpa, à 2ª já é burrice e a partir da 3ª já se considera estupidez, vocês já vão na 6ª edição e já deveriam de ter isso em conta. Pois não é responderem que muitos nem param nos abastecimentos, porque esses por norma levam apoio logístico e têm combinado os seus postos de abastecimento. Agora, aqueles que como eu, levam o "burro de carga" para a sua alimentação e hidratação (por acaso são a maioria), necessitam de pelo menos mais um apoio de águas. é que fiz mais de 15km completamente desidratado e acredito que não devo ter sido o único!!

Fora estes aspectos menos positivos, mas que tem que ser identificados e devidamente analisados, foi uma manhã simplesmente fantástica de BTT.

Chega de testamento e vou recuperar do empeno.

Bem haja a todos
FISHBIKE
 

JCR

New Member
Foi a minha 2ª TascaduXico e se no ano passado adorei, sobre este ano nem sei o que dizer...Até o S.Pedro ajudou!
Tudo ao mais alto nível.
Por favor não parem porque eu espero voltar para o ano.
Um Grande Abraço e um Muito Obrigado a todos os que trabalharam para nos proporcionar este excelente evento.
 

Heiatchy

New Member
esta e a minha 3 edicao deste Fenomenal evento...

apesar de ter desistido nao por minha vontade mas sim por avaria mecanica "Selim partido no Posto de Control 2" ainda tentei fazer uns kilometros mas era impossivel naquelas condicos...

Percurso sempre bem assinalado, varios menbros a dar indicacoes, bons trilhos, boas zonas de abastecimento... de uma forma geral correu tudo nas perfeicoes

Para min e muitos de voces esta e e sera a melhor prova de BTT Portugal
Muito obrigado Tascaduxico e ate po Ano

Telmo Melo
 

ventuinhas

New Member
Esta foi a minha 2ª participação na maratona tascaduxico, e como já foi dito tudo 5* com trilhos espectaculares, Parabéns á organização e até para o Ano.
 

Mepim

New Member
FishBike, desculpa contradizer-te, mas existiam n pontos de água entre a ZA dos 30 e a dos 68kms, se assim não fosse garantidamente não tinha chegado nem perto do fim, nalguns desses pontos de água também existiam bananas e no ponto antes da entrada para o trilho da VB perto dos 60kms existia tb bebida isotónica.

Apesar disto concordo que o intervalo entre a ZA dos 30 e a dos 68kms não deveria ser tão grande, principalmente pelos reforços com calorias que naquele acumulado de subidas são sempre bem vindos.
 

elfuzo

New Member
Sem me alongar muito e após muitos comentários da prova em si...só tenho uma palavra para a minha discrição da mesma, EXCELENTE. O Pessoal da Tasca pode contar com a presença do Clube Praças da Armada nos próximos eventos. Mais uma vez PARABÉNS pela magnifica prova.
 

rafaxl8

New Member
eu fui um mero espatador mas em breve deixo aqui um video duma das zonas mais tecnicas,
e um dos singles que muita gente fez a pe,nao descubri se ele se faz melhor a subir se a descer,so o fiz a subir era bastante durinho
queria deixar aqui as rapidas melhoras ao CARLOS TRANCADAS que ficou bastante mal tratado depois da queda como vao poder ver no video,
so foi lamentavel + de uma hora pelo socorro
 

Vira_Milho

New Member
Houve um grupo de 3 atletas (eu incluido) que nos fartamos de chamar por ti. :p mas pronto o BTT tem destas coisas para a proxima corre melhor.
 

PedroMVG

New Member
foi tudo mt bom 5* para a prova e tb para o comes e bebes tudo 5* so acho que aquela subida a pe era desnecessaria foi uma beka btt caminhada de resto tava 5*
 

Tekas

New Member
Boas :) foi a minha 1ª vez na Tascadoxico,e que posso dizer?:-K BRUTAL:clap::clap::clap::clap:, adorei,singles lindissimos como só a Arrabida tem,o terreno 5*,abastecimentos do melhor,simpatia do pessoal do Staff,almoço um espectáculo,as sobremesas um pecado ehehheheh mas pronto é por estas e por outras inumeras razões para o ano conto estar presente de novo. :cl: :cl: :cl:
Parabens á Tascadoxico.
Beijokinhas
 

RGuerreiro

New Member
Como membro da tasca eu deixo aqui o meu muito obrigado por todos este elogios.
Havia mais que uma zona de abastecimentos liquido, algum deles até eram simples pessoal que estava em cortes de estradas/trilhos.
Mas pronto agradeço este reparo assim para o ano vamos melhorar.

As melhoras Trancadas. Não teve um apoio mais rápido porque os bombeiros enganaram-se no caminho, mas eu falei com ele e ele compreendeu.

Obrigado
 
MUITOS PARABÉNS TASCADUXICO!

Foi a 1.ª participação de elementos da nossa equipa no vosso evento e ficámos desde logo fãs.

Discordamos das opiniões negativas em relação à subida do Calvário, pois o BTT também é subidas dessas.

Os trilhos foram no geral magníficos, não conhecendo nós a zona e as possibilidades de fazer de outra forma, lamentamos o facto da Meia-Maratona ter tido demasiados kms em asfalto, pois curtimos é terra, no entanto os últimos kms mesmo em asfalto foram sensacionais.

Vivemos aqui hoje o verdadeiro e puro espírito do BTT: o companheirismo e o ambiente familiar.

Queremos também referir os pontos que considerámos mais espectaculares:
- Serviços de recepção aos atletas;
- Marcações;
- Abastecimentos (foi à bruta...);
- Almoço e sobremesa;
- Actuação do Jorge Nice.

Não fotografámos mas filmámos com a nossa GoPro. Lá para 4.ª ou 5.ª feira já devemos ter o filme pronto. Depois vimos aqui postar.

Cumprimentos a todos,
João Valério e Filipe Rodrigues (equipa: Zona 55 / O Praticante)
 

Foquinha

New Member
Infelizmente para se chegar do pinhal novo à serra da arrábida percorrem-se imensos km em estradão.
Mas se analisarem as coisas com ponderação, são cerca de 15km q permitem estender o pelotão, são 15km q permitem fazer um aquecimento, são 15 km de preparação mental para o que vem a seguir, ou seja, as famosas subidas da arrábida. E para andar na arrábida tem de se subir por algum lado. Ainda não consegui ver uma prova onde só houvesse descidas... heheheh

O regresso tb tem algumas vantagens. O organismo recupera do empeno, faz-se com menor esforço, e não há outra maneira de ter o Pinhal Novo mais próximo. A serra não se desloca. :p
 

xtrui

New Member
Muitos parabéns a todos os membros e colaboradores da Tasca:
Trilhos inesquecíveis, grande segurança nos cortes de estrada, boa sinalização, grande ambiente entre os concorrentes (pelo menos na cauda do pelotão da meia) e grande simpatia e colaboração dos elementos da organização.

Obrigado por uma grande manhã de btt e pela possibilidade de provar a vossa água-pé (a acompanhar uma bifana) no meio de boa-disposição e do verde da arrábida. Para o ano, se Deus quiser, não falho a "boda" (só espero falhar o "Calvário"...)

Um abraço

RG

P.S.: parabéns aos primeiros classificados e muitos parabéns, pelo seu tempo espectacular, ao mestre Marco Chagas!
 

PBM

New Member
Boa Noite...
pelo 3 ano consecutivo a marcar presença na tascaduxico....esse pessoal está cada vez mais profissional...ESPECTACULAR....não me arrependo nem um pouco dos 220km para cada lado...quanto á meia maratona já esta tudo dito....quero deixar aqui um agradecimento especial aos guias da prova dos 20km...e em especial ao meu conterrâneo de Castelo Branco...não é todos os dias que se ouve chamar o pessoal de Vila Velha de Ródão ao microfone, em Pinhal Novo eheheheheh...não deu para beber o cafezito mas quando vier aqui a Beira e só avisar que tomamos aqui em VVR ou em Castelo Branco....e...até para o ano, isto se a TROIKA não nos lixar a vida...

Continuação de Boas Pedaladas
 
Last edited:

babalu13

New Member
Boa noite!!Foi a minha primeira Tascadoxico e adorei como praticamente já tudo foi dito os meus parabéns a toda a organização e ate para o ano!!
 

Mais Pedal

New Member
100% BTT Team - Montijo
Começamos por dar os parabéns ao pessoal da Tascaduxico pela excelente organização.
Foi a nossa 1ª Participação neste evento já bem conhecido no panorama BTTista.
Participamos na meia maratona, onde praticamente tudo correu bem, apenas algumas quedas de colegas, mas felizmente sem consequências.

Achamos o percurso lindíssimo, sobretudo na Serra da Arrábida. Deu-nos enorme gozo, fazer aqueles singles brutais, excepto a já referida subida do Calvário que como o próprio nome indica foi realmente um verdadeiro "calvário" para a grande maioria dos participantes. As várias placas que iam aparecendo ao longo deste "calvário" estavam muito simpáticas e divertidas, muito bem colocadas, pois eram as únicas coisas que nos faziam divertir com a situação, mesmo levando a "bike ás costas".
Os abastecimentos estavam excelentemente abonados de tudo, desde febras, couratos, entremeadas, vinhos, aguas, sumos, frutas etc...estavam mesmo 100%. Os vários pontos de controlo, também estavam bem colocados e visíveis. Aqui deixamos um reparo, para uma falha na marcação de um atleta nosso, que percorreu todo o percurso, passando por todos os posto de controlo mas que por falha dos Sr.s no local da marcação do dorsal, não foi registado, resultando da desclassificação.
Todo o percurso estava, em geral, bem marcado/sinalizado, mas nalguns pontos tínhamos que estar atentos as fitas colocadas nas ramadas das árvores, pois quase que resultava em enganos.
Os banhos e as lavagens das bikes, pelo que nos foi dado conhecer, estavam também, bem organizados assim como os almoços...este ano não almoçamos mas para o ano iremos ficar para degustar as iguarias da ementa da Tascaduxico.

Resta dizer que para o ano estaremos presentes a 100%.

100% BTT Team - Montijo
Foto2246.jpg


Foto2249.jpg


Foto2256.jpg


Foto2257.jpg


Abraço 100%

Visita o nosso site em: http://montijobtt.blogspot.com
 

Alexonos

New Member
Boas!

Tb foi a minha 1ª tascaduxico, passei a respeitar mais a palavra calvário (quando vir o António na televisão até tremo) no primeiro Single a pique, a roda traseira passou-me por cima da cabeça, fui de peito ao chão, o que vale é que aterrei nas "palhinhas", uns arranhões mas nada de grave, mais uns kms à frente mais uma queda, por ter ficado com o calção preso no selim ao desmontar (hahahahahahhah) e fui fazendo ao meu ritmo, modesto mas dedicado, assinei a 426 posição, mas para mim, ciclista domingueiro em Lisboa foi um desafio quase maior que a vida... e passar naquele pórtico de chegada soube mesmo muito bem...

Parabéns à organização, tudo muito bem montado, ao pessoal nos cruzamentos que dava indicações, ao pessoal dos abastecimentos e os demais envolvidos, e parabéns especialmente a todos os companheiros de prova que demonstraram um espirito de camaradagem exemplar.

um grande bem haja para todos, acho que se comemorou condignamente o espirito do btt.

abraços
 

wilsoncycles

New Member
Tudo muito bem organizado, gostei, achei só um pouco rolante mas a serra ainda fica um pouco longe
salientar o 3 lugar da minha esposa que subiu ao pódio espectacular
 
Top